quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia Nacional da Consciência Negra


O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695. No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.
O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado. No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

Assaltantes explodem posto do Bradesco em Upanema

Uma quadrilha fortemente armada invadiu a cidade de Upanema, durante a madrugada desta quinta-feira, 20, encurralhou a Policia Militar e civis a tiros, explodiram os caixas eletrônicos do posto de auto atendimento do Bradesco e fugiram em dois carros.
Ação foi rápida e bem articulada. Os assaltantes ficaram prontos estratégicos nas ruas próxima ao Destacamente Militar, atirando para o lado e na direção de algumas casas que abriram as portas ou ascenderam as luzes por curiosidade. A meta era intimidar a polícia.
Entre os moradores, sensação de pânico. Relatam que quando começaram os tiros, saíram de suas camas e/ou redes e se jogaram no chão, em cantos de paredes para evitar serem atingidos por balas perdidas.
Paralelo a isto, outro grupo de assaltante invadiram o posto onde estava o caixa eletrônico, instalaram as dinamites e explodiram, deixando dinheiro espalhado pelo local. Fugiram com tudo que deu para juntar e com destino ignorado.
A Polícia Militar e Civil de Mossoró se dirigiu para dá reforço aos policiais de Upanema. Na rua, encontraram capsulas de espingarda calibre 12 e pistolas. Os moradores relataram ter ouvido disparos contínuos, como se fosse de uma metralhadora. Na fuga, a quadrilha espalhou grampos na rodovia para evitar possívei perseguição policial.
Outro assalto
No município de Brejinho, também explodiram o caixa eletrônico do Bradesco, mas neste caso os assaltantes erraram a carga no local e não conseguiram destruir a unidade. Fugiram sem levar o dinheiro. A quadrilha ao fugir da cidade, também espalhou grampos na rodovia.
Fonte:De Fato