sexta-feira, 30 de abril de 2010

PREFEITURA DE MESSIAS TARGINO DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE EMANCIPAÇÃO



Para que você não perca essa grande festa do calendário de eventos de Messias Targino, eis a programação, de forma bem ordenada:

DIA 7 DE MAIO DE 2010


17:00 - SESSÃO SOLENE NO CENTRO DE CULTURA E EVENTOS
19:00 - APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA "SEU CORPO EM MOVIMENTO"
19:30 - FESTIVAL DE VIOLEIROS:

1ª DUPLA - CHICO DE ASSIS E IVANILDO VILA NOVA
2ª DUPLA - ANTÔNIO LISBOA E EDMILSON FERREIRA
3ª DUPLA - RAIMUNDO SOBRINHO E JOCIVAL VIANA
APRESENTADOR E DECLAMADOR IPONAX VILA NOVA
20:00 - SHOW COM "OS NONATOS" E "FORRÓ DE ARROMBA"

DIA 8 DE MAIO DE 2010

5:30 - ALVORADA
6:30 - CORRIDA FEMININA
7:20 - CORRIDA MASCULINA
8:00 - CORRIDA DOS "SENIORES"
8:30 - CELEBRAÇÃO COM BENÇÃOS
9:20 - "PARABÉNS MESSIAS TARGINO", COM O TRADICIONAL BOLO
16:00 - INAUGURAÇÃO DO ABATEDOURO PÚBLICO MUNICIPAL
17:00 - INAUGURAÇÃO DO PÓRTICO DA CIDADE
18:00 - INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CULTURA E EVENTOS
INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL
18:20 - LANÇAMENTO DO LIVRO "ESSÊNCIA" DA ESCRITORA MESSIENSE LUZIA MEDEIROS
19:00 - POSSE DE EDIMAR TEIXEIRA DINIZ COMO MEMBRO EFETIVO DO ICOP - INSTITUTO CULTURAL DO OESTE POTIGUAR
20:00 - APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA "SEU CORPO EM MOVIMENTO"
21:00 - SHOW COM "SIRANO E SIRINO" E "CAVALO DE PAU"

Sessão solene vai homenagear Historiador Edimar Teixeira Diniz, neste dia 22.

O Presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino,informou durante a última Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira (16), que a Sessão Solene requirida pelos vereadores,para homenagear o primeiro Vice-prefeito eleito do nosso município e historiador EDIMAR TEIXEIRA DINIZ, será realizada dia 22 de Maio.
Historiador EDIMAR TEIXEIRA DINIZ
O presidente informou que os preparativos da Sessão já foram discutidos com os dois vereadores e em breve estará sendo emitidos os convites e será feito todo trabalho de divulgação junto à comunidade.
“Durante a Sessão será feito uma entregue de uma comenda ao homenageado em agradecimento pelos seus relevantes serviços prestados ao município de Messias Targino e ao seu povo”.

Micarla coordena campanha do PV

As ações do Nordeste da corrida de Marina Silva pela presidência da República ficará a cargo da prefeita de Natal
Erta Souza // ertasouza.rn@dabr.com.b

A prefeita Micarla de Sousa foi escolhida, ontem, por unanimidade como a coordenadora da campanha da pré-candidata do PV, senadora Marina Silva, à sucessão presidencial. Dirigentes da legenda participaram do encontro regional em Natal realizado no Hotel Vila do Mar, na Via Costeira. A prefeita chegou ao evento no final da tarde para receber o comunicado dos dirigentes do partido.


Oficialização ocorreu ontem durante encontro de dirigentes nordestinos Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Sobre a escolha do seu nome para coordenar a campanha da pré-candidata do PV à Presidência da República, Micarla afirmou se sentir honrada com o convite dos colegas. "Marina é uma mulher que terá o apoio não só das mulheres, mas o respeito de todo o Brasil, pois é uma pessoa que tem ética acima de tudo", destacou.

A prefeita disse que dedicará ao máximo para ajudar a senadora na campanha deste ano. "Vamos ajudá-la no que for preciso nos mais diversos setores", disse. Micarla comparou a pré-candidatura da senadora com a sua em 2008 quando as maiores forças políticas do estado se uniram contra ela."Estão querendo que Marina seja café com leite, mas vamos votar nela também no segundo turno", disse arrancando aplausos dos outros dirigentes do PV.

Questionada como vai conciliar a coordenação de uma campanha presidencial, mesmo que no âmbito regional, com a administração de Natal, Micarla respondeu: "Não vai mudar nada. Até porque expliquei ao pessoal do partido que tenho as minhas responsabilidades como prefeita que me impedem de ficar distante da cidade", afirmou.

O dirigente do PV no Ceará, Marcelo Silva, disse que foi na Região Nordeste onde a pré-candidata do partido mais se destacou. "Marina cresceu 4% no Nordeste na última pesquisa do Instituto Datafolha, enquanto que nas outras regiões esse crescimento foi de apenas 2%", disse. Em relação à escolha de Micarla como coordenadora regional da campanha do PV à sucessão presidencial, Marcelo destacou: "Tudo é uma questão de lógica. Micarla foi a primeira prefeita eleita no Brasil pelo Partido Verde, além do mais ela tem um bom entendimento com os dirigentes em todos os estados da região".

Emparn constata seca verde para as regiões Oeste e Central do RN


Meteorologistas do órgão afirmam que, se o agricultor plantar, o prejuízo é certo. Nível das chuvas na região, que deveria ser de 70ml³, chegou apenas a 42 ml³.

A paisagem inteiramente verde, de um jeito que chega dá gosto. Mesmo assim, o agricultor do semi-árido potiguar não vê nem a cor do milho ou do feijão. Esta é a chamada seca verde, que começou a assolar o interior do Rio Grande do Norte, principalmente nas regiões Oeste e Central. Ao que tudo indica, plantar nestes lugares vai ser sinônimo de perder a safra.

A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), baseada no aquecimento das águas do Atlântico Norte aliado ao fenômeno El Niño – cuja influência causou quadro climático de chuvas abaixo da média para o inverno deste ano. Para agravar a situação do agricultor familiar, a projeção é de que o período chuvoso do semi-árido se encerre já em meados de maio.

De junho a janeiro do próximo ano, a expectativa é de que a região sofra com a seca. “É um longo período sem chuvas, e o quadro climático do inverno não está nada melhor para a agricultura, mas a cultura do agricultor familiar é essa. Estamos falando de um povo que vive para plantar, colher seu sustento da terra. No inverno, eles também recebem incentivos e sementes do Governo, então eles arriscam”, é o que constata o meteorologista Gilmar Bistrot, da Emparn.

Seca verde

A seca verde acontece quando o déficit de chuvas previstas chega aos 30 ou 40%. Em grande parte do agreste, segundo Bistrot, tem chovido apenas 60% do esperado. “A média do semi-árido para esta época é de 70 ml³, então, o registrado ultimamente é de aproximadamente 42 ml³ apenas”, relata.

Para os proprietários de terra que dispõem de sistema de irrigação em suas fazendas, não há problema algum. A recomendação para aqueles que dependem das chuvas, no entanto, é de que nem sequer plantem – principalmente quando o plantio for o da soja. Bistrot enfatiza que, mesmo em condições favoráveis, esta cultura já apresenta risco aos agricultores. Em um quadro de seca verde, principalmente, estes riscos são potencializados. “É certo: quem se arriscar, vai ter prejuízo”.

Enem de 2010 Ministro espera poder aplicar as provas em 6 e 7 de novembro


Sexta-feira, 30 de abril de 2010 - 12:19
Foz do Iguaçu (PR) - O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse na manhã desta sexta-feira, 30, que espera realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010 nos dias 6 e 7 de novembro. A intenção inicial, de aplicação das provas em outubro, esbarra no calendário eleitoral.

O anúncio foi feito antes do encerramento do encontro internacional de comunicadores da educação Em Busca de uma Política de Comunicação para a Educação da América Latina, realizado em Foz do Iguaçu, Paraná, desde terça-feira, 27. O encontro reúne jornalistas e comunicadores.

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estudam nova data para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto inicialmente para 7 de novembro. Haddad disse esperar que o resultado do Enem saia na primeira semana de janeiro de 2011.

Assessoria de Comunicação Social