quarta-feira, 5 de setembro de 2012

'Saúde é a área mais angustiante da administração', admite Rosalba Ciarlini

“A saúde é a área mais angustiante da nossa administração”. Foi com essa frase, reconhecendo o atual estado da saúde no Rio Grande do Norte, que a governadora Rosalba Ciarlini abriu a coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (5), na governadoria, para apresentar o balanço de 60 dias do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência.

Ao lado da equipe de coordenação do Plano, a governadora se concentrou em apresentar os pontos que evoluíram nos primeiros dois meses de combate ao estado de calamidade pública na saúde. Segundo ela, os recursos prometidos pelo Ministério da Saúde estão em andamento e o Estado está investindo além do planejado.


De acordo com o coordenador do Plano, Luiz Roberto Fonseca, o ponto crucial, e de maior impacto para a população, que é a redução de pacientes em corredores dos hospitais, principalmente do Walfredo Gurgel, não foi possível de ser concretizado nesses primeiros meses devido a problemas entre o Hospital Universitário Onofre Lopes e o Tribunal de Contas da União (TCU). Inicialmente, o hospital controlado pela UFRN seria responsável por 60 leitos para atender a demanda do Estado.


Em contrapartida, 35 novas unidades serão implantadas no Hospital da Polícia Militar nos próximos 30 dias, além de 7 salas de cirurgia. Também serão abertos 40 leitos no Hospital João Machado e 29 no Ruy Pereira para tentar aliviar a situação do Walfredo.


Tanto Fonseca quanto a Governadora deram ênfase à responsabilidade dos municípios na administração da saúde como sendo um fator primordial para aliviar os casos de urgência e emergência nos hospitais do Estado. “Todos os municípios do Rio Grande do Norte estão com a gestão plena dos recursos da saúde enviados pelo Governo Federal. Cabe a cada prefeito, a cada secretário, definir onde é prioridade para investir. A carência na medicina básica reflete diretamente nos atendimento de urgência e emergência”, declarou a governadora.


Pessoal

Outro ponto abordado diversas vezes ao longo da coletiva foi a folha de pagamento do pessoal da saúde. De acordo com Rosalba, o Estado tem repassado 17,6% da arrecadação para a pasta, 5,6% a mais do projetado, que era de 12%. Deste montante, 80% são repassados para o pagamento de folha de pessoal.


“Estamos com o ponto eletrônico implantado em 90% das unidades de saúde para que possamos atuar junto dos profissionais que não cumprem suas jornadas de trabalho a fim de enxugar essa folha. Também estamos convocando os profissionais que estão cedidos para outros órgãos, mas que não estejam trabalhando diretamente com o SUS, para se apresentar e serem conduzidos às unidades que necessitam, tal como fizemos na Educação”, disse a governadora.


Sobre a greve dos médicos, a chefe do executivo informou que tem encontrado resistência da categoria em negociar, principalmente sobre a questão de bater ponto. No entendimento de Rosalba, os médicos devem sim mostrar que cumprem com suas jornadas de trabalho.


Cegonha

Ainda durante a coletiva o secretário de Saúde do RN, Isaú Gerino, confirmou a liberação pelo Ministério da Saúde de R$ 46 milhões para a ampliação do programa Rede Cegonha no Rio Grande do Norte. De acordo com o secretário, esse montante será direcionado para a ampliação das ações de combate à mortalidade materno-infantil em todo o estado.

Fonte:De fato 

Topa tudo? Eike Batista confirma interesse pelo SBT

Glamurama acaba de encontrar Eike Batista no Mr. Lam, restaurante dele no Rio. E perguntamos, claro, sobre a especulação do momento: afinal, o senhor vai comprar o SBT? “Como empresário, olho tudo. Não tenho expertise na área, mas posso contratar quem tem. É um interesse real meu, mas ainda não fiz nenhuma proposta direta. Chega um certo momento em que ter mídia é bom”, disse Eike. Caso vire dono de emissora de Silvio Santos, sabe o que o empresário mudaria na programação? “Gosto de programas sobre saúde, documentários e educativos.” Mas e a audiência, Eike? Por acaso seria um canal sem fins lucrativos? “A vida pra mim é cor de rosa. É assim que tem de ser. Los Angeles é uma cidade muito perigosa, mas só lembramos de glamour e tapete vermelho quando falamos sobre ela. Conheço a turma lá de fora e sei que as notícias que dão sobre o Brasil, por exemplo, afastam os turistas. Isso não é bom para o desenvolvimento do país”. Então tá.
Fonte:Uol/o xerife

Brasil é o maior mercado consumidor de crack do mundo

O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme resultado de pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os dados do estudo – que ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país – foram apresentados hoje (05) na capital paulista.
Os resultados do estudo, que tem o nome de Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), apontam ainda que o Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. A cocaína fumada (crack e oxi) já foi usada pelo menos uma vez por 2,6 milhões de brasileiros, representando 1,4% dos adultos. Os adolescentes que já experimentaram esse tipo da droga foram 150 mil, o equivalente a 1%.
De acordo com o relatório, cerca de 4% da população adulta brasileira, 6 milhões de pessoas, já experimentaram cocaína alguma vez na vida. Entre os adolescentes, jovens de 14 a 18 anos, 44 mil admitiram já ter usado a droga, o equivalente a 3% desse público. Em 2011, 2,6 milhões de adultos e 244 mil adolescentes usaram cocaína.
O levantamento do Inpad revelou também que a cocaína usada via intranasal (cheirada) é a mais comum. Aproximadamente 5,6 milhões de pessoas já a experimentaram na vida e, somente no último ano, 2,3 milhões fizeram uso. Entre os adolescentes, o uso é menor, 316 mil experimentaram durante a vida e 226 mil usaram no último ano.
A pesquisa também comparou o consumo de cocaína nas regiões brasileiras em 2011. No Sudeste está concentrado o maior número de usuários, 46% deles. No Nordeste estão 27%, no Norte 10%, Centro-Oeste 10% e Sul 7%.
Agência Brasil

Comissão de Justiça da CMN aprovou a revogação do aumento da tarifa

Vereadores acreditam que a atitude do Poder Executivo foi ilegal e inverídica.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal de Natal (CMN) aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 037/2012, que revoga a Portaria nº 047/2012 no qual determina o aumento da tarifa do transporte público em 10%. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 72/2012, que institui o Plano de Mobilidade Urbana e dispõe sobre a autorização e concessão do serviço público de transporte coletivo na cidade.

Os membros da comissão afirmam que o aumento realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é considerado um ato ilegal e que a justificativa dada é inverídica. O vereador Ney Lopes Júnior (DEM) comentou que o projeto de lei - relacionado à licitação do transporte - está dentro do prazo estabelecido e a publicação do ato administrativo não respeitou isso.

Nas justificativas estabelecidas pela portaria nº 047/2012 diz que a licitação do Sistema de Transporte não havia prazo para aprovação na CMN.

"O projeto chegou a Câmara, a pouco mais de uma semana, e regimentalmente temos 15 dias para emitir o parecer. Cumprimos o prazo e decidimos por unanimidade por anular a portaria que concedeu o aumento da tarifa", explicou o vereador.

Segundo a comissão de Justiça, o novo projeto sobre a licitação chegou ao Legislativo no dia 22 de agosto. Os membros estavam analisando dentro do prazo de acordo com o Regimento Interno. Sobre o projeto de Licitação do Transporte, que também foi aprovado, os membros afirmam que serão necessárias alterações na redação atual.

O projeto de lei da licitação agora seguirá para apreciação da Comissão de Finanças, já o decreto legislativo será apreciado e votado amanhã (06), em plenário.

Fonte:Nominuto

 

 

ELEMENTOS REALIZAM ARRASTÃO NA BR 226 EM JANDUÍS

Pedaços de arvores usados na barricada

A central da policia militar de Janduís, registrou por volta das 03h30min dessa quarta-feira (05), mais um assalto a mão armada, dessa vez os elementos foram mais ousados e fecharam a BR 226 entre Janduís e Campo Grande/RN.

De acordo com a policia, cerca de 4 elementos usando troncos de arvores formando uma barricada fecharam a BR a cerca de 1 km do centro de Janduís, obrigando todos os veículos que passavam pelo local pararem.

4 ocupantes de um  Uno Mille Wei, placa NOH 5329, da Prefeitura Municipal de Frutuoso Gomes. que se dirigia a Natal para realização de consultas medicas foram feitos reféns pela quadrilha.

Segundo o motorista, por volta das 03h30min, ao avistarem a barricada feita pela quadrilha, ele diminuiu a velocidade do carro e nesse momento 4 homens saíram do mato atirando e obrigando ele a parar o veiculo, e em seguida, todos foram levados para uma estrada carroçável do sitio Divisão e nas proximidades da antiga Fábrica de Tijolos os elementos fizeram o verdadeiro arrastão e fugiram usando o carro da prefeitura.

Após tomarem conhecido do ocorrido, a guarnição de serviço sob o comando do Cabo Silva realizaram várias diligencias pelas estradas da região na tentativa de localizar os suspeitos que fugiram com destino a região da Paraíba.
Fonte:Carinha da Net

Apresentação de Título de Eleitor não é obrigatório na hora de votar

O cidadão não precisa do título de eleitor para votar. O documento atesta a existência do alistamento eleitoral, o que significa que ele está habilitando a exercer o direito de voto. Porém, não é mais necessário sua apresentação obrigatória no momento da votação.
Para votar, basta comparecer ao seu local de votação (Zona e Seção eleitoral) portando algum documento de identificação oficial, original e com foto. Nas eleições gerais de 2010 existia a determinação que obrigava a apresentação do título de eleitor, devido a uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu posteriormente que a ausência do título não deve impedir o eleitor de votar.
Conforme Resolução Nº 23.372, do TSE, os documentos que podem ser apresentados pelo eleitor são: carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitaçãoFonte:Jean Carlos

29ª FEIRA DA CULTURA DE PATU- 07 À 14 DE SETEMBRO

Com o sentimento de realizar um tanto e a premência do sustento cultural e divino, o patuense, ao regressar de cada setembro, desponta destinado a falar, viver, comercializar, a desenhar a cultura em seu entorno abrangente, em seus feitos através das festas, celebrações e todas as manifestações sejam escritas, sejam orais, gestuais ou religiosas, tais entorno são a essência para a apreensão dos díspares valores morais e étnicos que norteiam o comportamento social onde a maior instigação encontra-se na compreensão de como esses valores tornam-se intrínsecos em cada sujeito e como cada um conduz as emoções e as reflexões no outro. 

 Advém a Festa de Nossa Senhora das Dores e a 29º Feira da Cultura, os ventos rumam, os destinos dos patuenses decretam a maior movimentação cultural do Oeste potiguar, sopro que incita cada munícipe a vivenciar as celebrações da vida e da fé, um chamado a setembrear, tornando esse momento singular de dádivas divinas e que expressa livremente a cultura popular, estando presente no âmago de cada filho desta terra como o brilho nos olhos ao enxergar a majestosidade da Serra, que cintila em nossas vidas a cada alvorada.


Genival C. dos Santos Júnior
Secretario Mun. da Cultura e Juventude
 




PROGRAMAÇÃO SOCIOCULTURAL DA 29ª FEIRA DA CULTURA DE PATU

07/09- Sexta feira: 

21:30- Abertura da 29º Feira da Cultura
· Hasteamento das bandeiras do Brasil, Patu e da Cultura
· Cortejo cultural com a Banda de Musica Luiz de França Dantas e o Boi de cortejo de João de Arthur.

08/09- Sábado:

15:00- Abertura da II FliPatu- Feira do Livro Patuense  
19:30- Cinema na rua: Morte e Vida Severina
· Visitas a Exporart, II FliPatu, Exps. artísticas na Pref. Municipal, Tendas e Palco Cultural.
·  Tendas: Pastoral da Criança, Grupo de Capoeira Raça, Creche Escola Cantinho da Criança e Blog H de moda
21:00-Leilão da Paróquia

09/09- Domingo:

15:00- II FliPatu- Feira do Livro Patuense
19:30- Cinema na Rua: Meu País
· Visitas a Exporart, II FliPatu, Exps. artísticas na Pref. Municipal, Tendas e Palco Cultural.
  • Tendas: Grupo de Capoeira Cordão Ouro, Sindicato Patronal de Patu, Casa de Oração São Miguel Arcanjo e Centro de Idosos João Inácio.
21:00- Apresentação cultural do Grupo de Dança Recriart
21:30- Apresentação cultural do Projovem
22:00- Apresentação de Repentistas

10/09- Segunda- feira:

19:30- Cinema na Rua: O Alienista
·  Visitas a Exporart, Exps. artísticas na Pref. Municipal, Tendas e Palco Cultural.
·   Tendas: CAPS- Patu, Departamento de esportes de Patu, Academia de Jiu-jitsu, Associação de pescadores de Patu
21:00- Apresentação cultural do Grupo Elion
21:30- Show de calouros


11/09- Terça- feira:

19:30- Cinema na Rua: O Paraíso Religioso
·  Visitas a Exporart, Exps. artísticas na Pref. Municipal, Tendas e Palco Cultural.
·   Tendas: Séc. Mun. de Turismo e Meio Ambiente, CDL – Patu, Moto-clube Anjos da Serra e Fórum das mulheres.
21:00- Apresentação cultural da E. Est. João Godeiro
21:30- Apresentação cultural da E. Mun. Raimundo Nonato
22:00- Apresentação cultural da E. Est. Dr. Edino Jales
22:30- Show com Valores da Terra

12/09- Quarta-feira:

19:30- Cinema na Rua com: As Mães de Chico Xavier
·  Visitas a Exporart, Exps. artísticas na Pref. Municipal, Tendas e Palco Cultural.
· Tendas: PDA - Novo Sertão, Associação Comum. Do Jatobá, INSS – Agencia Patu e Moto Clube Impossíveis do Asfalto.  
21:00- Apresentação cultural da E. Mun. Raimundo Rocha
21:30- Apresentação cultural do Curso de Pedagogia do CAP
22:00- Apresentação cultural do Grupo Patuart
22:30- Show com Valores da Terra

13/09- Quinta- Feira:

19:30- Cinema na Rua: Rio
·  Visitas a Exporart, Exps. artísticas na Pref. Municipal,   Tendas e Palco Cultural.
·   Tendas: PROJOVEM- Patu, Apostolado da Oração, PETI - Patu e Policia Militar
21:00- Apresentação cultural do Grupo de Percussão do PETI 
21:30- Concerto com Banda Musica Luiz de França Dantas  
22:30- Show com Valores da Terra

14/09- Sexta- feira:       
 
19:30- Cinema na Rua: Tapete Vermelho
·  Visitas a Exporart, Exps. artísticas na Pref. Municipal, Tendas e Palco Cultural.
·   Tendas: Igreja Evang. Batista Emanuel, Banco do Brasil e AABB Comunidade, Grupo JOCAP, PELC – Patu.
21:00- Apresentação cultural da Comunidade Negra do Jatobá
21:30- Apresentação cultural da Escola Mun. Francisco Francelino de Moura
22:00- Apresentação cultural Riartsconquista – Riacho da Cruz/RN
22:30- Apresentação cultural do Grupo de Dança Recriart
23:00- Encerramento da 29º Feira da Cultura

AGORA CONFIRA A PROGRAMAÇÃO FESTIVA DA 29ª FEIRA DA CULTURA

  • 07/09
Banda Feras
Forró na Pisada
  • 08/09
Ferro na Boneca
Forró Na Tora
  • 09/09
Os Nonatos
Pé de Ferro do Forró
  • 10/09

Grafite
Xote do Pankadão
  • 11/09
Forró dos Três
(A SE CONFIRMAR)
  • 12/09
Banda Ipod
Estilo Moral
  • 13/09
Forró Pegado
Xote do Pankadão
  • 14/09
Saia Rodada
Forró Magote  
Fonte: SECOM/blog do campelo