quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Nova eleição para escolha do prefeito de Caiçara do Norte está marcada para 3 de novembro

TRE-RN realizará nova eleição em Caiçara do Norte no dia 3 de novembro
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte marcou para o domingo, 3 de novembro, nova eleição no município de Caiçara do Norte, quando serão eleitos prefeito e vice-prefeito para o exercício do mandato até 31 de dezembro de 2016.
A realização do pleito foi motivada por decisão do plenário do tribunal, na sessão do dia 13 de agosto último, que desproveu recurso manejado em sede de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, para manter a cassação do mandato do prefeito e do vice-prefeito do município por captação ilícita de sufrágio.
O pleito será realizado por meio dos sistemas eletrônicos de votação e de totalização de votos desenvolvidos pelo TSE. Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 5 de junho de 2013.
Poderão concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data marcada para as eleições e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.
Aqueles que tiverem dado causa à anulação da eleição de 7 de outubro de 2012 não poderão participar da nova eleição. Somente poderá participar da eleição o partido que, até 3 de novembro de 2012, tenha registrado seu estatuto no TSE e, até a data da convenção, tenha órgão de direção constituído no município e devidamente anotado no TRE-RN.
As convenções partidárias para deliberar sobre formação de coligações e escolha de candidatos a prefeito e vice-prefeito serão realizadas no período de 10 a 15 de setembro de 2013. O candidato deverá desincompatibilizar-se de cargo gerador de inelegibilidade nas 24 horas seguintes à sua escolha em convenção.
A propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 21 de setembro e, nas hipóteses previstas na legislação, poderá ser feita até a véspera do pleito.
Fonte:Thaisa Galvão

Walter: “Minha posição é de rompimento, porque Rosalba não atendeu expectativas”

Cotado nas últimas semanas como pré-candidato do PMDB ao governo do Estado, o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, descartou concorrer ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Em entrevista ao Jornal de Hoje, o filho do ministro da Previdência, ex-governador Garibaldi Filho (PMDB), defendeu, pela primeira vez, o rompimento do PMDB do governo Rosalba Ciarlini (DEM) e a entrega de todos os cargos que o partido possui na estrutura da gestão estadual.
“Eu fico muito lisonjeado e honrado com a lembrança de alguns amigos, vereadores, colegas deputados, do ex-ministro Fernando Bezerra, de prefeitos, mas meu nome não está à disposição do PMDB. Vou tentar ser de novo deputado estadual”, afirmou Walter na manhã desta terça-feira, em contato com O Jornal de Hoje.
“Na verdade não houve nenhum lançamento do meu nome, mas, de um tempo para cá, começou a se especular. Porém, meu nome não está à disposição da legenda”, afirmou o deputado estadual, se dizendo “muito honrado de estar no segundo mandato de deputado” e já sendo lembrado para disputar o governo.
ROMPIMENTO
Ao negar que seja pré-candidato a governador, Walter defendeu o fim da aliança do PMDB com a governadora Rosalba Ciarlini. Crítico do governo Rosalba na tribuna da Assembleia, é a primeira vez que ele assume publicamente a posição de defensor do fim da aliança política entre o PMDB e a governadora que ajudou a eleger em 2010.
A posição do peemedebista, de defesa do afastamento, será formalizada no próximo encontro estadual do PMDB, previsto para outubro que vem. Endossando uma posição majoritária na base do PMDB, Walter defende, entretanto, que o partido tenha candidato próprio ao governo do Estado em 2014.
“Eu acho que não há definição de nomes ainda, mas o PMDB tem vários nomes. O momento não é de definir nomes. Defendo a candidatura própria, para discutir nomes no momento próprio. Mas defendo o afastamento do governo Rosalba e a entrega dos cargos”, disse o líder da maior bancada de sustentação ao governo Rosalba na Assembleia Legislativa.
“Quando houver a reunião do PMDB, a minha posição será de rompimento com o governo Rosalba, porque não atendeu as expectativas do povo do nosso Estado, e defendo a entrega dos cargos indicados pelo PMDB. É a minha posição”, reforçou o parlamentar.
Apesar da posição pró-rompimento, Walter deixa claro que defenderá o apoio institucional do PMDB à administração estadual. “Defendo que o PMDB entregue os cargos, mas claro que o PMDB continuará sendo o interlocutor para ajudar o RN junto ao governo federal. Só que o PMDB não precisa de cargos para continuar ajudando o Estado”.
PARTIDO
Da prática à realidade, contudo, o rompimento caberá ao PMDB como um todo, comandando majoritariamente pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, mas que também sofre influência do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, pai de Walter. “Isso – rompimento – é decisão do partido. Vai ser em outubro e a minha posição é essa. Eu sou apenas um deputado estadual”, disse Walter.
Para o líder do PMDB, o governo não tem correspondido às expectativas do povo do RN. “É necessário que o próximo governo possa otimizar, dinamizar, aprimorar e focar na gestão pública, aumentar a capacidade de investimento, alavancar o nosso estado”, disse ele, que está concluindo MBA na Fundação Getúlio Vargas, referência nacional de ensino superior, e começando a fazer mestrado na mesma área. “O próximo governo tem que ter planejamento estratégico para os próximos quatro ou oito anos. Defendo que o PMDB apresente um nome para governador que, se eleito, irei ajudar, se for eleito deputado estadual”, finalizou.
Fonte:JH

Servidores em greve protestam em frente à casa da governadora do RN

Grevistas das áreas da saúde e educação participam da manifestação.
Manifestantes querem retomada das negociações com o governo.

Servidores das áreas da saúde e educação do Rio Grande do Norte protestam em frente à residência oficial da governadora Rosalba Ciarlini pedindo a retomada das negociações com o governo do estado. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde), Simone Dutra, os manifestantes querem a retomada das negociações sobre a greve com o governo do estado.
O protesto começou por volta das 9h30 desta quarta-feira (21) no hospital Walfredo Gurgel. De lá, o servidores saíram em caminhada pela avenida Hermes da Fonseca, passaram pelas avenidas Salgado Filho e Nascimento de Castro até chegarem à residência oficial na rua Ministro Raimundo de Brito por volta das 11h.
A assessoria de imprensa do estado confirmou que a governadora está em casa e informou que o governo encara a situação com absoluta normalidade, já que protestar faz parte da democracia. A assessoria explicou ainda que toda audiência com a governadora tem que ser solicitada e protocolada na Casa Civil e que os grevistas não fizeram nenhum tipo de solicitação deste tipo.
De acordo com a presidente do Sindsaúde, os manifestantes já montaram tendas no local e podem acampar em frente à residência oficial caso não sejam recebidos pela governadora. "Se não formos recebidos faremos uma assembleia aqui mesmo hoje a tarde com os servidores para definir se permaneceremos ou não acampados aqui", disse.
Fonte:G1