quarta-feira, 22 de julho de 2015

Semarh investe em dessalinizadores para amenizar efeitos da estiagem

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está investindo na manutenção, instalação e recuperação de dessalinizadores, em comunidades difusas no interior do Estado. Através da Coordenadoria de Hidrogeologia (Cohidro), a Semarh concluiu recentemente a manutenção de 68 sistemas de dessalinização, implantados pelo Governo do Estado, em 40 municípios, beneficiando mais de 6000 famílias.
Para o Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, os dessalinizadores são obras estruturantes para se conviver com a falta de água no semiárido. De acordo com ele, a semarh vai iniciar um processo de recuperação de mais 55 máquinas no intuito de deixar em funcionamento os 125 sistemas que são de responsabilidade do Estado.
Fonte:Blog do Xerife

Empresa americana vai apontar potencialidades turísticas do RN

Nos próximos meses o Rio Grande do Norte terá suas belezas naturais do interior e do litoral expostas em outros países e estados, segundo planeja a secretaria estadual de Turismo. Por meio do Seminário do Plano Estratégico e Marketing Turístico do Rio Grande do Norte, realizado ontem na Escola de Governo, o Governo do Estado dá o primeiro passo para a interiorização do turismo no RN, objetivo principal do evento.   Entre outros assuntos, secretários de turismo de todas as regiões do Estado discutiram sobre infraestrutura dos atrativos turísticos do interior, o perfil dos turistas por polo, a identificação de oportunidades de negócios pelo empresariado potiguar e definição de propostas para um plano de ação em prol do turismo.   Segundo o secretário de Turismo Ruy Gaspar, o governo contratou a empresa americana Solimar para nortear ações e fazer um levantamento de todos os potenciais turísticos no estado. A contratação custou a quantia de R$ 1,4 milhão e a empresa tem o prazo de um ano para a conclusão do estudo.   O valor a ser investido em estratégias de marketing só será definido quando a empresa apresentar o estudo com todas as potencialidades identificadas e o que pode ser investido na divulgação dos destinos.   “Primeiro vamos fazer um diagnóstico da demanda, um raio-x de todo o potencial. A importância dessa ação é total, porque a vocação do nosso estado é o turismo, só que agora a gente vai sair do lado amador, do achismo e vamos fazer uma coisa técnica”, explicou o secretário.   Ainda segundo Ruy Gaspar, a tendência é que as ações de marketing sejam mais voltadas para a Europa e América do Sul, que são os locais que mais concentram voos para o Rio Grande do Norte.   Participaram do seminário realizado ontem representantes do turismo dos municípios dos cinco polos segmentados pelo governo como de maior vocação turística. Os polos são o Costa das Dunas, que abrange todo o litoral; o Polo Costa Branca, na região do litoral de Mossoró, o Polo Serrano, Polo Seridó, que inclui principalmente Currais Novos, Parelhas e Caicó e o Polo Agreste-Trairi.   Os recursos que serão investidos são do Banco Mundial através do Programa RN Sustentável. “O turismo hoje é o maior empregador do Estado, com 120 mil empregos diretos, sem falar nos indiretos. Nós temos uma cadeia fantástica do turismo que poderá ser multiplicada”, disse o governador Robinson Faria.
Fonte:Novo Jornal

Programa Ronda Cidadã é lançado nesta quarta-feira na zona Leste de Natal

As ações vão compreender inicialmente a AISP 4, formada pelos bairros de Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, lançou na manhã de hoje, 22, o Programa Ronda Cidadã no Centro Social Padre João Perestrelo, no Bairro de Mãe Luíza, zona Leste de Natal.
O Governador Robinson Faria, juntamente com a secretária de segurança, Kalina Leite e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Angelo Dantas, estiveram presentes na solenidade que marcou o inicio do projeto piloto do Ronda Cidadã, programa prometido pelo governador na campanha.
e67946
O Programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, se descuidar do policiamento reativo, com o policiamento repressivo, de forma qualificada. 9 viaturas e um trio de motocicletas, além do policiamento a pé estarão presentes na comunidade 24h.
Para Cel Angelo Dantas, os policiais militares que estarão empregados no projetos tiveram treinamentos para trabalhar de perto com a comunidade em geral. “Os policiais fizeram cursos foram e outros estão recebendo instruções por multiplicadores. Com certeza a população local irá sentir a diferença desse trabalho”, disse.
As ações vão compreender inicialmente a Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4), formada pelos bairros de Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis, que têm uma população estimada em 30 mil habitantes e aproximadamente dois quilômetros quadrados.
i67o6i946
Detalhes do Programa Ronda Cidadã
-Primeira zona de implantação do Programa Ronda Cidadã: Zona Leste;
-Bairros atendidos: Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis;
-População atendida estimada: 30 mil habitantes;
-Domicílios atendidos (estimativa): 8.700;
– Disque Ronda: cada viatura terá um número de telefone visível no carro para que a população possa ligar diretamente e comunicar a ocorrência;
-Área de atendimento: 2 km²;
-Redução no tempo de resposta da ocorrência;
-Polícia Militar passa a atuar não apenas na consequência do problema, mas também na causa;
-Integração com o Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadão de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência (semelhante ao funcionamento da Lei Maria da Penha), Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado);
– Base Móvel estará interligada com o sistema de videomonitoramento do Ciosp;
ESTRUTURA DO RONDA CIDADÃ:
– Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (8 viaturas);
– 1 base móvel;
– Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas (3 motocicletas);
– Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (6 duplas para patrulhas);
– 112 policiais militares;
– Dois pelotões de policiamento: reativo e proativo;

Fonte: Com informações de 190RN.com

Contratos de clubes com a TV estarão em análise na CPI do Futebol

O direito de transmissão do futebol pelos veículos de comunicação será uma das questões a serem tratadas na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Futebol, do Senado Federal, segundo o relator da CPI, Romero Jucá (PMDB-RR). “Isso é uma relação comercial entre o clube e uma ou duas redes de televisão. [Vamos discutir] como democratizar isso, como discutir isso para que efetivamente tenhamos um posicionamento que seja transparente e ao mesmo tempo construtivo”, disse hoje (21) durante entrevista no programa Espaço Público da TV Brasil
Perguntado se o Legislativo pretende atuar na questão que envolve os contratos dos clubes com as empresas de comunicação que transmitem as competições pela TV, por exemplo, o Campeonato Brasileiro da Série A, Jucá disse: “Esse é um dos pontos que vamos avaliar, a relação comercial da rede de televisão, do time de futebol, da Confederação Brasileira de Futebol [CBF]. Essa relação não está muito clara para a população”. 
A CPI foi criada, em maio deste ano, para investigar denúncias de irregularidades em contratos da CBF referentes a competições organizadas pela entidade, após as prisões dos dirigentes da Federação Internacional do Futebol (Fifa) decorrentes da investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre fraude na escolha dos países-sede das duas próximas Copas do Mundo (Rússia, em 2018, e Catar, em 2022). A CPI é presidida pelo senador Romário (PSB-RJ).

As reuniões do colegiado começarão no dia 4 de agosto, após o recesso parlamentar. “Vamos solicitar as informações do FBI [Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos], vamos começar a ouvir setores. Veja bem, na CPI, o objetivo não é só processar alguém, mandar prender, porque o Marin [ex-presidente da CBF, José Maria Marin] já está preso [na Suíça] e o Ministério Público já está investigando. Alguém tem dúvida que o FBI passou as informações e o MP está investigando?”, disse. “A CPI não pode se esgotar no processo investigativo, tem o processo propositivo. O que vai mudar no futebol depois da CPI?”
OPERAÇÃO LAVA JATO
Alvo das apurações da Operação Lava Jato, Jucá criticou durante o programa o vazamento de depoimentos de delação premiada. “Uma denúncia feita por alguém, que não está comprovada, em um país sério, não vazaria”, disse.
Segundo ele, os vazamentos contribuem para acirrar o momento de crise vivido pelo país. “Defendo um grande pacto entre o Executivo, Legislativo e Judiciário para que a gente reordene o país”, ressaltou. “Acho que não adianta jogar mais fogo, há um processo claro de combustão”, completou.
O senador disse ainda que contribuiu com as investigações e aguarda a decisão. “Investigar é legítimo. Quem está na vida pública está sujeito a isso. O demérito não é ser investigado, mas ser condenado”.
Fonte:Agência Brasil

EUA monitoram obras da Odebrecht no exterior e apontam sinais de corrupção

A diplomacia americana monitorou os negócios da empreiteira brasileira Odebrecht no exterior e apontou para suspeitas de corrupção em obras espalhadas pelo mundo na segunda gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010). Telegramas confidenciais do Departamento de Estado americano revelados pelo grupo WikiLeaks relatam ações da empresa brasileira e suas relações com governantes estrangeiros. Lula é citado em iniciativas para defender os interesses da Odebrecht no exterior.

Em 21 de outubro de 2008, a embaixada americana em Quito descreve a pressão imposta sobre as empresas brasileiras pelo presidente daquele país, Rafael Correa. O governo equatoriano ameaçava expulsar Odebrecht e Petrobras, alegando descumprimento de contratos.

A embaixada americana em Quito, porém, alerta ao Departamento de Estado dos EUA que o motivo da pressão seria outro: corrupção. "Alfredo Vera, chefe da Secretaria Anticorrupção do Equador, levantou questões sobre os preços e financiamento dos contratos da Odebrecht", indicou o telegrama. "Apesar de não termos informações de bastidores no projeto San Francisco (usina), o posto ouviu alegações com credibilidade de corrupção envolvendo o projeto de irrigação da Odebrecht em Manabi de um ex-ministro de Finanças que se recusou a assinar os documentos do projeto diante de suas preocupações sobre a corrupção", afirmaram os EUA.

Outro alerta se referia às condições do empréstimo do BNDES ao mesmo projeto. "O posto também ouviu preocupações de um funcionário do Banco Central sobre termos desfavoráveis nos empréstimos do BNDES que apoiariam o projeto de irrigação", diz o telegrama. Segundo os EUA, ambos os problemas teriam ocorrido em 2006, no último ano do governo de Alfredo Palácio. "Apesar de não termos a história completa da ira de Correa contra a Odebrecht, suspeitamos que a corrupção e a pobre construção da empresa amplamente devem explicar suas ações (em relação a Correa)", indicou a diplomacia.

Lula
O ex-presidente é investigado pela Procuradoria da República no Distrito Federal por suspeita de favorecimento da Odebrecht no exterior por meio de financiamentos do BNDES. Lula nega.

Num telegrama de 5 de outubro de 2009, a embaixada americana no Panamá relata a Washington a situação delicada que vivia o então presidente local, Ricardo Martinelli. Numa conversa entre diplomatas e um ministro do governo, os americanos são alertados de que um escândalo de corrupção estaria prestes a eclodir, envolvendo a Odebrecht. "O administrador da campanha de Martinelli e hoje ministro, Jimmy Papadimitriu, disse à Emboff (sigla para "oficial da embaixada") que notícias estavam a ponto de sair de que Martinelli recebeu grande contribuição para sua campanha da construtora brasileira Odebrecht, que estava conduzindo várias grandes obras públicas no Panamá", indicou o telegrama, que cita como Martinelli virou alvo de ataques quando deu à empreiteira contrato de US$ 60 milhões para a construção de estrada "sem licitação".

Em 30 de outubro de 2007, outro telegrama apontou para a relação da Odebrecht com políticos estrangeiros. O caso se referia à viagem de Lula a Angola, naquele ano. "A visita de Silva (Lula) ajudou a concluir um acordo entre a gigante construtora brasileira Odebrecht, a paraestatal angolana no setor do petróleo Sonangol e a Damer, até então desconhecida empresa angolana, para construir uma usina capaz de produzir não apenas etanol para exportação, mas gerar 140 megawatts de eletricidade por ano", diz o texto.

O papel de Lula não é colocado em questão. Os EUA levantam questões sobre a parceria fechada pela Odebrecht: "O acordo, chamado na imprensa de um entendimento entre a Sonangol e a Odebrecht, aloca 40% das ações para a Odebrecht, 20% para a Sonangol e os restantes 40% para a Damer". "Fontes na embaixada brasileira afirmaram que a Odebrecht foi "evasiva" quando questionada sobre a Damer, enquanto outras fontes apontam que a Damer está conectada com o presidente angolano (José Eduardo) dos Santos".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte:Estadão Conteúdo

Convênio de R$ 4 mi investirá em escolas de música no RN

Quarenta e uma associações dos dez municípios do Rio Grande do Norte foram selecionadas, através do Edital de Bandas Filarmônicas para a Juventude para receberem investimentos de aproximadamente R$ 90 mil. A assinatura do convênio será feita nesta terça-feira (21), às 9h na Escola do Governo.
O recurso deverá ser investido na aquisição de 75 instrumentos musiciais, incluindo materiais de consumo e acessróios, computadores e impressoras, além do apoio de um maestro por 4 meses e a formação técnica sistemática para beneficiários e gestores.

Os recursos destinados para estes investimentos são do Governo do Estado do RN, através do RN Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e das Finanças. O valor total do investimento é na ordem de R$: 4.081.121,06, com o benefício direto para 2.237 jovens residentes no interior do Estado.

Durante a assinatura dos convênios com as associações serão assinados termos de cooperação entre as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado, com a finalidade de assegurar recursos para a continuidade da banda após o investimento inicial aportado pelo Governo.

Este termo consiste na garantia do pagamento do regente/maestro, bem como do custeio para manutenção dos instrumentos durante toda a vida útil da banda filarmônica. Além disso, muitas prefeituras disponibilizarão espaço adequado para os ensaios e para a guarda dos instrumentos, assumindo a contrapartida de 10% dos recursos para que as associações se tornem aptas a assinarem o convênio.

“O empenho em favor da evolução social, econômica e cultural de uma população jovem, em sua grande maioria carente, merece a colaboração de todos. Aprender e se dedicar à música estimula o raciocínio lógico, a memória e as atividades intelectuais nos nossos jovens”, diz Julliane Faria, secretária da SETHAS.

Para capacitar e apoiar todo o processo de implantação das 41 bandas filarmônicas foi contratada a Associação Musical e Cultural do RN – AMUSIC, Associação Musical de Cruzeta, com a coordenação do maestro Humberto Dantas, Bembém.

A AMUSIC tem a função de orientar as associações na aquisição dos instrumentos, formação dos regentes/maestros, formação dos alunos/beneficiários, organização de eventos para apresentação das bandas filarmônicas.

Veja a lista das associações e municípios contemplados no Edital 03/2014 – Bandas Filarmônicas para Juventude

Açu-Mossoró: TIBAU – Associação de Educação e Cidadania Santos Dumont;
Alto Oeste: PARANÁ – Associação Comunitária nossa Senhora de Fatima Povoado de Monte Alegre; ÁGUA NOVA – Associação dos Produtores Rurais Pedro Sobrinho de castro; ENCANTO – Associação Comunitária Novo Horizonte ; PILÕES – Associação Desportiva e Cultural de Pilões (ADECUP),  RAFAEL FERNANDES– Sociedade Beneficente Priscila Sena Lima; RIACHO DA CRUZ – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Riacho da Cruz – TENENTE ANANIAS – ADESAN ;SÃO FRANCISCO DO OESTE – Associação Comunitária Oeste Cidadania de São Francisco do Oeste; ALEXANDRIA– Associação dos Produtores da Comunidade do Sítio Jatobá; CORONEL  JOÃO PESSOA– Centro Social Manoel Francisco de Carvalho; RIACHO DE SANTANA – Associação do Bem-estar socioeconômico e cultural santanense; RIACHO DA CRUZ – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Riacho da Cruz.

Agreste Litoral Sul: PASSAGEM – Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável dos Moradores da Comunidade da Lagoa da Esperança;
NOVA CRUZ – Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura Popular Palácio Lauro Arruda Câmara da Cidade de Nova Cruz;
ARÊS – Núcleo espirita Dr. Juca; ESPÍRITO SANTO– Associação dos Agricultores Familiares e Artesões; VÁRZEA – Associação Comunitária Cultural e de Desenvolvimento Social e Infraestrutura de Várzea; GOIANINHA – Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura de Goianinha ; SERRINHA – Organização para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável;

Potengi: RIACHUELO – Associação Cândido Batista Cavalcante; RUY BARBOSA – Associação Comunitária Minha Saúde Minha Vida; BOM JESUS– Associação Clube de Mães e Idosos Lindalva Gomes; LAGOA DE VELHOS – Associação dos Artesãos de Produtos Agropecuários e Fito derivados – AGROFITO; SANTA MARIA– Associação de Apoio ao Fórum de Políticas Públicas e Sociais de Santa Maria; SENADOR ELÓI DE SOUZA – Associação Agro e Pesca do P.A Passagem do Juazeiro.

Terras Potiguares: SÃO GONÇALO DO AMARANTE – ICPDEF- Instituto Cultural e Práticas Desportivas Florat.
Trairi: CORONEL EZEQUIEL – Associação Assistencial e Cultural Irmã Eliza; PASSA E FICA– Associação Comunitária Rural dos Jovens do Fernando da Pista; SERRA DE SÃO BENTO– ACOCA-Associação Comunitária de Cacimbas; SÍTIO NOVO – Associação Comunitária Chiquinho Fernandes;  SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE– Associação Comunitária Amigos da Casa de Cultura Palácio Borborema Potiguar da Cidade de São Jose do Campestre/RN;  BOA SAÚDE– Associação Comunitária dos Trabalhadores de Boa Saúde; JAÇANÃ – (ACORDES) Associação Cultural de Desenvolvimento Estudantil e Social.

Sertão do Apodi: GOV DIX SEPT ROSADO – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Governador Dix-Sept-Rosado; FELIPE GUERRA– Grupo Arte-é-ria de Teatro e Dança; UMARIZAL– Organização para a Cidadania e Desenvolvimento de Umarizal Terezinha de Souza Fonseca.

Mato Grande: BENTO FERNANDES– Associação Comunitária de Comunicação e Cultura Jaime Ferreira de Andrade.

Sertão Central Litoral Norte: CAIÇARA DO RIO DO VENTO – Associação Comunitária Manoel Barbosa; LAJES- Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura de Lajes; JARDIM DE ANGICOS– Associação dos professores de Jardim de Angicos.

Seridó: BODÓ – Associação de Pais e Mestres.
Fonte:Mossoró Hoje