segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vaias e xingamentos para Galvão no UFC Rio 3

As vaias e xingamentos para Galvão Bueno  no HSBC Arena no momento em que a Rede Globo entrou no ar para a transmissão do UFC Rio 3, às 0h40 de domingo, com a íntegra dos combates entre Minotauro x Dave Herman e Anderson Silva x Stephan Bonnar, se transformaram instantaneamente em um dos tópicos mais lidos das redes sociais, além de marcar o retorno do narrador ao Ultimate no padrão global.

Novamente 'ovacionado' com sonoro "Ei, Galvão, vai tomar no...", assim que os quase 16 mil presentes no ginásio perceberam que o programa da emissora carioca havia começado. A 'homenagem' vazou imediatamente no áudio da transmissão, e os técnicos da Globo cortatram momentaneamente o som para anular o 'calor' da torcida.

"Estamos ao vivo de verdade desta vez, amigos", disse o locutor, em alusão às críticas que a Globo recebe por ser obrigada a passar os combates realizados no exterior com pelo menos meia hora de atraso. O motivo é uma cláusula de contrato exigida pelo UFC.
Fonte:DN online

Publicado decreto que regulamenta cotas nas universidades e escolas técnicas

Estudantes de baixa renda e os que se declaram pretos, pardos ou indígenas terão prioridade no caso de não preenchimento das vagas reservadas às escolas públicas em instituições de ensino superior e técnico. A determinação é da nova Lei de Cotas, regulamentada pelo Decreto nº 7.824 publicado hoje (15) no Diário Oficial da União. Há, ainda,  Portaria do Ministério da Educação de número 18, que detalha o decreto.
Os textos informam que 50% das vagas disponíveis nas instituições de ensino superior devem ser destinadas a quem cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas. Metade das vagas das escolas técnicas será reservada a quem cursou o ensino fundamental.
As cotas serão preenchidas de acordo com as notas dos alunos. As vagas remanescentes estarão disponíveis aos auto declarados pretos, pardos ou indígenas, seguindo a ordem de menor renda. Em seguida, terão prioridade os demais estudantes de baixa renda.
A renda será calculada com base nos três meses anteriores ao da inscrição no processo seletivo. A portaria estabelece exclusão do cálculo os programas sociais, como o Bolsa Família, Pró-Jovem e demais programas de transferência de condicionada de renda implementada por estados ou municípios.
As instituições de ensino terão, a partir de hoje, prazo de 30 dias para iniciar a implementação das disposições. As reservas serão graduais, 25% das cotas por ano, ou seja 12,5% das vagas totais. O prazo final é 30 de agosto de 2016.
Fonte:O xerife

Horário de verão começa à meia-noite de sábado

Durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado da Bahia terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação.

Além da economia pouco expressiva de energia, os estados do Norte e Nordeste não aderem ao horário porque sua posição geográfica não favorece um aproveitamento maior da luz natural no verão, como ocorre nas demais áreas. De acordo com o ministério, por estarem mais próximos da linha do Equador, nesses locais incidem menos raios de luz ao longo do dia nos meses de verão.

A Bahia, único estado do Nordeste a participar, aderiu ao horário de verão por opção própria em 2011. Este ano, o governador da Bahia, Jacques Vagner (PT), chegou a anunciar que não haveria adesão pelo alto grau de rejeição da população ao horário diferenciado. No entanto, a Agência Brasil entrou em contato hoje (15) com a assessoria de imprensa do governador, que confirmou a participação do estado.

A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado (20). Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Fonte:Nominuto
 

INEP divulga locais de prova para Enem 2012

Os alunos já podem consultar seus locais de prova para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibilizou a consulta em seu endereço. Os alunos devem preencher apenas seu CPF e a senha escolhida durante a inscrição da prova.
O exame acontece nos dias dois e três de novembro.
Faça a sua consulta clicando Aqui.

Kelps Lima, do PR, assumirá cadeira de Nélter Queiroz

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) decidiu pedir licença do cargo. Diante das prováveis ameaças que vem sofrendo, tomará doril. Sairá de cena por um bom tempo.
O suplente Kelps Lima já providenciou o paletó de posse para assumir a cadeira, temporariamente. Apesar da proteção ininterrupta do Bope, Nélter foi aconselhado a não participar de comemorações pelas vitórias dos candidatos que apoiou estado afora. A única que marcou presença foi a do filho George para prefeito de Jucurutu. Disse que preferia morrer no palanque a faltar.
Kelps Lima (PR) ficou na suplência de Deputado Estadual. E assumirá na próxima terça 16/10 cadeira na AL. Kelps Lima nasceu em Natal, em 1972, no bairro do Alecrim, é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com especialização em Gestão Pública, também pela UFRN. A principal atividade profissional de Kelps Lima é atuar como advogado em causas de direito constitucional e direito administrativo, sendo fundador e sócio do Escritório Consensum Advocacia, em Natal, um dos mais respeitados da cidade. Na área pública, Kelps já ocupou alguns cargos governamentais, entre eles o de coordenador jurídico da Secretaria de Educação do Estado e o de Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Natal. Como secretário de Mobilidade Urbana, entre janeiro de 2009 e março de 2010, Kelps Lima criou o Projeto Via Livre, que foi eleito em 2009 o melhor projeto de mobilidade urbana num concurso realizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília. O projeto Via Livre foi o marco de uma nova forma do município de Natal encarar o problema de trânsito e transporte público, reunindo esses dois aspectos da vida social num único conceito, o de mobilidade – equilibrando interesses coletivos de pedestres, carros particulares, ciclistas, caminhões, taxis, ônibus.
Com o afastamento do Deputado Nelter Queiroz (PMDB), diante das prováveis ameaças que vem sofrendo, a requisição foi feita 14 dias após a divulgação feita pela Polícia de que o ex-presidente da Câmara Municipal de Assu, Odelmo de Moura Rodrigues (PSD), como mandante de vários crimes de pistolagem na região do Vale do Açu, encomendara a morte de Nélter Queiroz. A medida foi tomada após pedido feito pela Assembleia Legislativa e prefeitura municipal de Assu ao secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha.
*Fonte: São Vicente em Foco.