segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Cinegrafista atingido por explosivo em protesto no Rio tem morte cerebral

O cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Ilídio Andrade, 49, ferido em uma explosão durante uma manifestação no Rio de Janeiro, teve morte cerebral diagnosticada na manhã desta segunda-feira (10), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Santiago foi atingido na cabeça quando registrava o protesto, na quinta-feira (6).

No mesmo dia em que foi ferido, Andrade passou por uma neurocirurgia para estancar o sangramento e estabilizar a pressão intracraniana. Além do afundamento de crânio, ele perdeu parte da orelha esquerda.
Em entrevista à "TV Globo", a mulher do cinegrafista, Arlita Andrade, diz que não consegue perdoar os responsáveis pela morte. "Perdoar? Meu marido está indo embora, eles destruíram uma família. Uma família que era unida, muito unida mesmo", afirmou.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu no domingo o estudante universitário e tatuador Fábio Raposo, indiciado como coautor da explosão que matou o cinegrafista. Segundo informações da Polícia Civil, Raposo foi localizado na casa dos pais, no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.
Pela explosão que feriu gravemente o profissional da "Band", Raposo foi indiciado por homicídio qualificado pelo uso de artefato explosivo e pelo crime de explosão. Se condenado, ele pode receber uma pena de mais de 30 anos de prisão.
O delegado Maurício Luciano, titular da 17ª DP (São Cristóvão) e responsável pela investigação, informou que Raposo aceitou colaborar com a polícia em benefício da delação premiada. Arlita disse que tem recebido informações sobre a investigação da polícia.
"Eu vi [Raposo] pedindo desculpa, mas eu acho que o que falta neles é o amor, o amor pelas pessoas, porque a gente não faz isso. Ele disse que foi sem intenção. Que seja, mas meu marido estava trabalhando, estava mostrando uma manifestação", afirmou a mulher do cinegrafista.
 O advogado do estudante afirmou que já identificou o nome da pessoa que atirou o rojão e que deve entregá-lo à polícia. "Através do Fábio localizei uma pessoa que é íntima deste rapaz e me passou a identidade e o CPF deste rapaz. A pessoa me passou e vou entregá-lo à autoridade policial", afirmou o advogado Jonas Tadeu Nunes em entrevista à "Globonews".
Fonte:UOL

Desembargadora ordena que processo da TelexFREE seja analisado e devolvido para sua apreciação

A decisão sobre o futuro da TelexFREE no Brasil pode estar mais perto de ser esclarecido. Em despacho realizado na última sexta-feira (07), a desembargador Cezarinete Angelim, do Tribunal de Justiça do Acre, determinou que os desembargadores Samuel Evangelista e Adair Longuini se manifestem e que os autos sejam, finalmente, analisados e devolvidos para sua apreciação.
Fonte:O xerife

Rosalba espera o TSE para decidir sobre reeleição

Mais que uma decisão política, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) precisa de uma definição jurídica antes de resolver se é candidata à reeleição ou não. Ela responde a pelo menos dois processos, em trâmite no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos quais foi condenada à inelegibilidade e a perda do mandato.  O efeito mais iminente contido em ambas as decisões – o afastamento imediato da chefia do Executivo – foi revertido em sede liminar, ou seja, provisoriamente. Mas a determinação de inelegibilidade, o que se traduz em perda dos direitos políticos por oito anos, continua a assombrá-la. Nos meios jurídicos, há controvérsias e dúvidas quanto ao alcance da decisão do TSE.
O advogado de Rosalba Ciarlini, Thiago Cortez, entende que os acórdãos (decisões colegiadas do TRE/RN) foram suspensos na integralidade. Na compreensão dele, portanto, até que o mérito seja julgado pelo TSE, a governadora está garantida no cargo e ao mesmo tempo é plenamente elegível. “Todos os impedimentos, na minha opinião, estão suspensos. A defesa trabalha com a hipótese de ela ser candidata”, enfatizou o advogado Thiago Cortez.
Nos bastidores já se sabe de algo como certo: Rosalba Ciarlini trabalha com a possibilidade de julgamento definitivo dos recursos até, no máximo, o mês de abril. Ela tem até junho para provar estar elegível e plena de disputar o pleito. Mas espera antecipar o veredicto. Se passar pelo crivo da Justiça Eleitoral, a governadora tentará convencer o DEM a ceder a legenda para enfrentar a campanha eleitoral deste ano.
Fonte:Jean Carlos

"Não há um município no RN que não tenha nossa marca",diz a Ex-governadora Wilma em Umarizal

A ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria disse que o povo do Rio Grande do Norte está “comparando” a época em que ela governo o estado com a atual administração e vendo quem fez o melhor para a população potiguar. Em entrevista exclusiva que concedeu a FM Fraternidade 104,9, na residência do ex-prefeito Rogério Fonseca, Wilma disse se preocupa com a situação do RN e que sua decisão – de disputar o Governo ou Senado – virá da aclamação popular.
“O povo ta comparando. O povo ta me escolhendo não é porque a atual governadora não está cumprindo a sua parte, o povo está comparando como é que funcionavam os serviços essenciais, como a gente administrava como nós conseguíamos fazer tantas obras, porque não há um município do RN que não tenha nossa marca, e a gente ver o contrário, a gente fica procurando o que esse governo já fez e não encontra”, disse Wilma na entrevista com o radialista Agmar Dutra.

 Questionada sobre o porquê dos adversários temerem tanto seu nome em uma disputa pelo Governo do Estado, Wilma disse que “O que sinto hoje é que nossos adversários cansaram de tentar nos derrubar e hoje a gente ver a população muito entusiasmada com a nossa ação política e comparando como nos governávamos antes e como está sendo governado hoje”, disse.

Wilma concluiu dizendo que a administração atual, da governadora Rosalba Ciarlini não agradado a ninguém.  “O governo não tem agradado ao servidor, não agrada a população mais pobre, aos empresários, não agrada ninguém. Então é essa comparação que está fortalecendo nosso nome”, concluiu.



Por Léo Silva - Editor - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia

A ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria disse que o povo do Rio Grande do Norte está “comparando” a época em que ela governo o estado com a atual administração e vendo quem fez o melhor para a população potiguar. Em entrevista exclusiva que concedeu a FM Fraternidade 104,9, na residência do ex-prefeito Rogério Fonseca, Wilma disse se preocupa com a situação do RN e que sua decisão – de disputar o Governo ou Senado – virá da aclamação popular. “O povo ta comparando. O povo ta me escolhendo não é porque a atual governadora não está cumprindo a sua parte, o povo está comparando como é que funcionavam os serviços essenciais, como a gente administrava como nós conseguíamos fazer tantas obras, porque não há um município do RN que não tenha nossa marca, e a gente ver o contrário, a gente fica procurando o que esse governo já fez e não encontra”, disse Wilma na entrevista com o radialista Agmar Dutra. Questionada sobre o porquê dos adversários temerem tanto seu nome em uma disputa pelo Governo do Estado, Wilma disse que “O que sinto hoje é que nossos adversários cansaram de tentar nos derrubar e hoje a gente ver a população muito entusiasmada com a nossa ação política e comparando como nos governávamos antes e como está sendo governado hoje”, disse. Wilma concluiu dizendo que a administração atual, da governadora Rosalba Ciarlini não agradado a ninguém. “O governo não tem agradado ao servidor, não agrada a população mais pobre, aos empresários, não agrada ninguém. Então é essa comparação que está fortalecendo nosso nome”, concluiu. Por Léo Silva - Editor - Uzl em Fotos - O Retrato da Notíciaautoconhecimento
A ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria disse que o povo do Rio Grande do Norte está “comparando” a época em que ela governo o estado com a atual administração e vendo quem fez o melhor para a população potiguar. Em entrevista exclusiva que concedeu a FM Fraternidade 104,9, na residência do ex-prefeito Rogério Fonseca, Wilma disse se preocupa com a situação do RN e que sua decisão – de disputar o Governo ou Senado – virá da aclamação popular. autoconhecimento

Mensagem anual foi lida pela lider do executivo messiense na Câmara do Vereadores,Vejam as metas para 2014

Assistência Social e promoção da cidadania:
- dar continuidade do pleno funcionamento do CRAS, com as diversas ações por ele desenvolvidas, destacando-se aqui a mediação dos processos grupais do serviço socioeducativo para famílias, a realização de atendimento individualizado e visitas domiciliares às famílias referenciadas, o desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias no território, a assessoria aos serviços socioeducativos desenvolvidos no Município, a realização de reuniões de grupos de convivência, a realização de trabalho social com o público da assistência social;
- elaborar, executar, incentivar e desenvolver programas e projetos em defesa dos direitos da mulher, do idoso, da criança, do adolescente e pessoas com necessidades especiais, observando ainda as diretrizes da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e orientações e deliberações do Conselho Municipal de Assistência Social; Conselho Municipal do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Tutelar;
- contribuir e formular diretrizes e políticas sociais que propiciem o acesso à assistência social;
- elaborar e garantir ações e serviços socioassistenciais, para criança, adolescente, jovem, mulher, idoso e famílias em situação de vulnerabilidade;
- incentivar as políticas voltadas para geração de trabalho e renda;
- contribuir e orientar, implantar a efetivação de políticas objetivas de qualificação profissional visando o atendimento do mercado de trabalho como Oficinas de Geração e Renda;
- elaborar, executar, incentivar e desenvolver programas de esclarecimentos e defesa dos direitos da mulher, da comunidade negra, do idoso, da criança e adolescente, das pessoas portadoras de necessidades especiais e da juventude no âmbito da Administração Municipal, de acordo com as orientações e deliberações de seus respectivos conselhos;
- orientar e encaminhar ao INSS pessoas que se enquadram no Benefício de Prestação Continuada – BPC;
- formatar e realizar capacitação para profissionais da assistência social e de outras áreas interligadas com a assistência social;
- realizar palestras em Escolas, com Grupo de Gestantes, Pai e Mães do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil – PETI, Grupo da Terceira Idade “Viva Melhor” e beneficiário do Programa Bolsa Família – PBF;
- realizar comemorações do Dia das Mães, festas juninas, dia dos pais, festa da criança e festas natalinas;
- realizar o Forró Terapia todas as sextas-feiras para os idosos;
- realizar o 1º Dia Festivo com pais e crianças do Programa de Erradicação ao trabalho Infantil – PETI no dia 12 de junho data em que é comemorado o Dia do Combate ao Trabalho Infantil;
- realizar ampla campanha no Dia 18 de Maio – Dia do Combate à Exploração Infantil;
Saúde:
- continuar prestando à população, com regularidade e eficiência, os serviços de atendimento médico, atendimento odontológico e atendimento laboratorial;
- encaminhar às unidades de saúde de referência de média e ampla complexidade os pacientes que necessitem de atendimento médico mais especializado, prestado por tais unidades, conforme disciplinamento do Sistema Único de Saúde – SUS;
- manter em regular e eficiente funcionamento todos os programas de saúde, tais como PSF, Programa de Agentes Comunitários da Saúde, Programa de Agentes de Endemias, PMAQ e outros;
- realizar a Semana de Combate à Dengue e outras medidas com vistas à prevenção e ao combate da doença;
- orientar e efetivamente auxiliar às gestantes, com ações diversas;
- realizar projetos de prevenção combate à violência, às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST´s e às drogas;
- realizar o Projeto Medida Certa;
- realizar campanhas de prevenção e combate ao câncer, inclusive o Mês Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama;
- realizar campanhas de prevenção e combate à hipertensão arterial;
- realizar campanhas de combate ao abuso sexual e à exploração sexual de crianças e adolescentes;
- realizar a Semana da Saúde da Mulher;
- realizar campanha de combate ao fumo;
- dar especial apoio aos portadores de deficiência;
- concluir, com recursos próprios, a Sala de Fisioterapia;
- concluir o amplo projeto de saneamento e esgotamento sanitário.
Agricultura, pecuária e meio ambiente:
- realizar cortes de terra para plantio;
- continuar mantendo o Programa Garantia Safra-2013/2014- 209 agricultores cadastrados;
- cadastrar mais agricultores para participarem do PNAE-2014
- construir 20-Pais na zona rural do Município;
- recuperar as estradas da zona rural do Município;
- dar apoio aos trabalhadores que precisam do PRONAF junto ao Banco do Nordeste e ao Banco do Brasil;
- vacinar os rebanhos bovinos contra a febre aftosa;
- conseguir a perfuração de mais poços para o Município;
- fazer o peixamento nos açudes do Município;
- construir mais unidades de habitação no campo, dentro do Programa de Habitação Rural;
- recuperar açudes em comunidades rurais do Município;
- cadastrar mais agricultores para participarem do Programa Compra Direta.
Para tanto, continuaremos com as parcerias que vêm dando resultado, com Sindicato da Agricultura Familiar, EMATER, Visão Mundial, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, SEAPAC, Governo do Estado, Governo Federal, Centro Juazeiro e outros organismos.
Educação:
- distribuição de kits de material escolar para alunos do 1º ano;
- sorteio de prêmios para os alunos matriculados na rede municipal;
- distribuição de fardas escolares;
- capacitação na metodologia JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos;
- reforma e ampliação da sala multifuncional;
- aquisição de carteiras escolares para a Escola Municipal Professor Júlio Benedito;
- Programa Saúde Bucal na Escola;
- aquisição de teatro de fantoches, para a Universidade Infantil Elza Jales e para a Escola Municipal Professor Júlio Benedito;
- adesão e continuação de vários programas educacionais (Mais Educação, PNAIC- Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Trilhas, Plataforma Freire, PSE -Saúde na Escola, Atleta na Escola e Aulas de reforço).
Infraestrutura, moradia, serviços públicos e melhoramento urbano:
- conserto de pavimentação de ruas;
- capinagem de ruas e terrenos baldios;
- limpeza e pintura de unidades de ensino da zona urbana e da zona rural;
- aterro das ruas que não são ainda pavimentadas;
- reforma no novo Abatedouro Público;
- reforma no prédio do antigo Abatedouro Público;
- reforma do Posto de Saúde da Comunidade Trincheira;
- conclusão da Praça da Saudade;
- conclusão do Pórtico de acesso à cidade pela Rua Professor Otoniel Tomaz de Almeida;
- conclusão da pavimentação de várias ruas;
- conclusão da Creche;
- construção do prédio que servirá como garagem para os veículos da Prefeitura;
- construção de 35 lombadas nas ruas da cidade;
- construção de novas unidades habitacionais
- recapeamento com manta asfáltica de parte da Avenida Genuíno Fernandes Jales, a partir da Rodovia BR 226, e de outras ruas da cidade.
Esporte:
- campeonato municipal de futsal de ruas e comunidades rurais;
- campeonato municipal de sênior;
- torneio feminino de futsal
- torneio regional de vôlei de areia;
- maratonas e corridas de rua;
- campeonato municipal de futebol de minicampo;
- campeonatos regionais de futsal masculino e feminino;
- campeonato regional de futsal das categorias de bases sub-18, sub 15 e sub 13;
- apoio a todas as equipes de Messias Targino que participarem de campeonatos em outras cidades.
Cultura e Lazer, pretendemos retomar com vitalidade o nosso calendário de eventos. Deus há de nos proporcionar um ano melhor, com chuvas regulares e mais recursos financeiros, para que possamos a fazer as grandes festas culturais que não apenas alegram a nossa gente, mas que também atraem rendas para o Município.
Fonte:Blog da Prefeitura de Messias Targino