terça-feira, 21 de janeiro de 2014

CBF consegue derrubar liminar, e Flamengo vai para a Série B

A CBF informou nesta segunda-feira que conseguiu derrubar a liminar concedida pela Justiça de São Paulo que obrigava a entidade a devolver para o Flamengo os quatro pontos retirados pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
Como a liminar que devolve os quatro pontos para a Portuguesa ainda não foi cassada, o clube carioca ocupa, no momento, a 17ª posição do Brasileiro, com 45 pontos, e estaria rebaixado para a Série B.
O STJD puniu o Flamengo com a perda de quatro pontos devido à escalação irregular do lateral André Santos no jogo contra o Cruzeiro, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogador, que foi expulso no segundo jogo da final da Copa do Brasil, foi julgado no dia 6 de dezembro, um dia antes da partida contra o clube mineiro, e foi condenado a um jogo de suspensão. No entanto, ele participou da partida.
Já a Portuguesa foi punida pelo STJD pela escalação do meia Héverton no empate sem gols com o Grêmio. O atleta havia sido expulso contra o Bahia e cumprido suspensão automática contra a Ponte Preta, mas foi julgado na sexta-feira que precedeu o confronto do domingo com o Grêmio e pegou dois jogos de suspensão. Assim, teria que ficar de fora de mais um jogo.
Fonte:Folha de São Paulo

Ciência sem Fronteiras divulga resultados parciais de quatro editais

Os resultados parciais de quatro chamadas do Ciência sem Fronteiras estão disponíveis no painel de controle do programa. Os resultados são dos editais de intercâmbio para a França, Suécia, Irlanda e Áustria. O estudante recomendado ainda terá que ser aceito por uma universidade do país em que se candidatou.
O Ciência sem Fronteiras visa a promover a mobilidade internacional de alunos e pesquisadores e incentivar a visita de jovens pesquisadores qualificados e professores experientes ao Brasil. As áreas prioritárias são: ciências exatas (matemática e química), engenharias, tecnologias e ciências da saúde.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Até agosto do ano passado, foram concedidas 43,6 mil bolsas em graduação e doutorado-sanduíche, o equivalente a 43,17% da meta. 
Fonte:Agência Brasil

Henrique Alves fala que pode disputar o governo

Declaração do presidente da Câmara dos Deputados foi dada em almoço na casa de Fafá Rosado, em Tibau.

O presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), deputado federal Henrique Eduardo Alves admitiu que, se houver uma coalizão de forças em torno do seu nome poderá disputar o Governo do Estado. O presidente da Câmara dos Deputados esteve ontem (20) à tarde em Tibau, onde participou de um almoço oferecido a ele pela ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (PMDB) e pelo deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM). 
Ao participar de uma pequena entrevista coletiva, Henrique Eduardo deixou claro que, a sua pretensão é de se manter no plano nacional, manifestando desejo de concorrer à reeleição no pleito deste ano. "É muito importante a minha presença e a de Garibaldi Alves Filho no cenário nacional", raciocinou o parlamentar peemedebista.
Ele reconheceu não somente a certa crise envolvendo o relacionamento entre o PT e o PMDB no plano nacional, mas reiterou que as duas agremiações estão unidas nacionalmente, com a presença de Michel Temer como vice-presidente da República. Mesmo assim, Henrique Eduardo fez questão de dizer que independente de uma aliança no plano nacional, quando da formatação das coligações, prevalecerão as questões locais.
"Nós vamos ouvir o partido para definirmos o nosso caminho, sem nenhum radicalismo, sem nenhuma intolerância. Nós não aceitaremos mais isso, esse tipo de política, até porque nós já fomos vítimas do radicalismo e da intolerância. E aquele caminho que nós entendermos ser o melhor para o Rio Grande do Norte levaremos aos partidos aliados", explicou Alves.
Em relação à disputa pela única vaga reservada ao Rio Grande do Norte no Senado da República no embate eleitoral de outubro e também a possibilidade de apoio dos peemedebistas ao nome de Wilma de Faria (PSB), o dirigente do PMDB/RN disse ter a certeza que este impasse será solucionado em um curto espaço de tempo. Segundo ele, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças regionais do PMDB serão convocados a se manifestarem a respeito do voto para o Senado da República. 
"A executiva estadual, assim como a nossa bancada na Assembleia Legislativa será convocada a discutir essa questão", acrescentou Henrique Eduardo Alves, citando que o PMDB possui hoje mais de 60 prefeitos, 40 vice-prefeitos, além de um grande número de edis. "Nós vamos ouvir a todos, para que cada um manifeste a sua posição", afirmou o peemedebista.
Quanto às declarações da deputada federal Fátima Bezerra (PT) de que, se o PT se sentir isolado pelo PMDB pretende buscar outros parceiros políticos, o deputado Henrique Eduardo Alves disse respeitar a posição manifestada pela parlamentar. "Na hora que o PMDB tiver outras opções, é natural que o PT também busque outros parceiros", comentou Henrique.
Entendimento
O peemedebista confirmou ainda o desejo de manter um entendimento no campo político com o DEM no Rio Grande do Norte. Henrique Eduardo Alves citou o bom relacionamento que mantém com o senador José Agripino. Apesar do seu desejo pessoal, o deputado federal Henrique Eduardo Alves frisou que, antes de pensar uma composição com o PMDB, seja no campo majoritário ou proporcional, o Democratas precisa decidir se a governadora Rosalba Ciarlini será mesmo candidata à reeleição, o que Henrique entende como sendo legítimo da parte da chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte.
"O senador José Agripino tem sido uma liderança muito correta com o PMDB. Na eleição passada, ele se somou a Garibaldi na disputa majoritária, mas o DEM tem um problema para resolver antes que é a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini que eu entendo como sendo um direito natural, de pleitear ou não. Então, vamos aguardar. Tudo tem a sua hora, mas faço questão de registrar o comportamento sempre leal sempre com o PMDB por parte do senador José Agripino", disse Henrique admitindo que, palavras de incentivo ao seu nome por parte tanto do senador José Agripino quanto do deputado estadual Agnelo Alves (PDT) serve como encorajador à sua participação na disputa majoritária deste ano.
Emparedamento
Veículos de comunicação ligados à governadora Rosalba Ciarlini noticiaram que a verdadeira razão para o afastamento do PMDB da base de sustentação política da chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense teria sido o "emparedamento" comandado pelos peemedebistas no sentido de tirar vantagens do governo estadual.
Ao ser questionado a respeito desta questão, o dirigente do PMDB potiguar mostrou-se perplexo. "Eu não quero acreditar que ela tenha dito isso. Se existe uma pessoa que sabe que esta não foi a razão do rompimento é a governadora Rosalba Ciarlini. É uma coisa tão desrespeitosa uma informação como essa, que não acredito que tenha partido de Rosalba, que eu conheço e dou a ela um atestado de boa-fé, de sinceridade, de honestidade, de humildade e eu sei que ela jamais diria isso, pois ela sabe que não foi essa a razão. E o PMDB ajudou e eu posso dizer que não votei nela, eu apoiei o governador Iberê Ferreira de Souza, mas como eu perdi a eleição e Garibaldi havia ganho a eleição, então, ou ele vinha para cá ou eu iria para lá. Como eu perdi e, eu sei ganhar e sei perder, me juntei ao ministro Garibaldi, para reunificar o PMDB. A partir daí procuramos ajudar e Mossoró é testemunha. Todo Estado é testemunha. Na vinda aqui da presidente Dilma, defendemos sua postura. Sua pessoa e também as suas qualidades", explicou Henrique Eduardo voltando a dizer que o afastamento do PMDB se deu em função do autoisolamento do Governo do Estado que evitou diálogo com os correligionários. Alves citou ainda a criação do Conselho Político que teve apenas uma reunião.
"Nós criamos um Conselho Político, olhe que formado por dois ex-governadores Garibaldi (Filho) e (José) Agripino, que somados são 16 anos de experiência administrativa; o deputado federal, João Maia, a nossa presença, o deputado Rogério Marinho. Enfim, um Conselho Político de experiência, de qualidade. Mas esse Conselho Político não se reuniu sequer uma vez. Quantas vezes eu reclamei: governadora (Rosalba Ciarlini), vamos reunir o Conselho Político, pelo menos uma vez por mês, analisar o que aconteceu, projetar o que pode acontecer, a senhora nos informar a situação do Estado, como poderemos ajudar mais, fugir do pontual, e fazer uma coisa mais conceitual e não consegui. O Conselho Político se reuniu uma vez para decidir a sua instalação e nunca mais se reuniu. Então, acho que fechou o Estado completamente, tanto, que depois do PMDB, rompeu o PR, com a mesma reclamação da falta de um diálogo melhor, maior, de mais qualidade", acrescentou Henrique Eduardo Alves. 
O almoço de ontem contou com a presença de lideranças políticas de Mossoró, representando a Câmara Municipal, além de expoentes da política ligados aos municípios da região Oeste, Vale do Açu e Costa Branca.
Convocação a Fafá
O presidente da Câmara dos Deputados fez elogios rasgados à anfitriã da tarde de ontem. Henrique Eduardo Alves afirmou que a sua presença ontem na residência de verão da ex-chefe do Poder Executivo mossoroense serviu para que o comandante do PMDB reafirmasse o convite para que a ex-prefeita Fafá Rosado dispute um assento no Poder Legislativo nacional.
"É uma convocação que fazemos a ela. Para que ela venha a se somar conosco e assim, possamos formar uma bancada importante na Câmara Federal. Nós vamos trabalhar no sentido de formar uma coligação que nos permita eleger de quatro a seis deputados federais", informou Alves.
A ex-prefeita Fafá Rosado mostrou-se satisfeita com as declarações do presidente estadual do seu partido. Ela reconheceu que a população de Mossoró vem cobrando de modo insistente a sua permanência na vida pública, segundo ela, resultado de uma boa ação realizada durante oito anos, ou seja, dois mandatos consecutivos como chefe do Executivo.
Fafá disse ainda que não definiu a sua participação no processo eleitoral deste ano. Ela ressaltou que ainda existe tempo até a realização das convenções, no entanto, reiterou que, se depender da população mossoroense o seu caminho será a Câmara dos Deputados.
Retorno de Cláudia à Prefeitura
Questionado por representantes de veículos de comunicação de Mossoró e região Oeste a respeito do posicionamento a ser adotado pelo PMDB em uma eleição suplementar na cidade, o deputado federal Henrique Eduardo Alves foi incisivo: "Eu estou lutando ainda para restabelecer o mandato da prefeita Cláudia Regina". 
O presidente do PMDB no Rio Grande do Norte descartou uma possível aliança envolvendo o seu partido e o Partido Socialista Brasileiro em uma eventual eleição suplementar na cidade. "Não seria ético discutir isso, pois, como disse permanecemos acreditando no retorno da prefeita Cláudia Regina e do vice-prefeito Wellington que é do PMDB", afirmou.
A posição de Henrique Eduardo se deve ao fato de, nos últimos dias, terem surgido rumores de uma aproximação política envolvendo lideranças locais do PMDB e PSB. Ao manifestar o seu desejo e acima de tudo o empenho para que a prefeita afastada retome o cargo, coloca um fim nas especulações em torno de uma chapa PMDB/PSB em Mossoró.
Fonte:Nominuto

Nascido mulher, 1º homem a dar à luz na Argentina relata o caso inédito.

O transexual Alexis Taborda, 27, que nasceu mulher, é o primeiro homem a dar à luz na Argentina. Casado oficialmente com a também transexual Karen Bruselario, nascida homem, ele aceitou parar o tratamento hormonal que fazia para ter feições masculinas.

Conseguiu assim engravidar –os dois mantiveram os respectivos órgãos originais– e realizar o sonho de sua mulher de ser mãe. Há um mês nasceu Gênesis Evangelina, a filha do casal.
*
Desde os seis anos eu sabia que era transexual. Queria fazer xixi em pé, jogar futebol, me vestir como homem. Com 19 anos eu assumi minha nova identidade. Não revelo meu nome antigo porque isso é voltar ao passado, e minha história já é outra.

Eu e a Karen estamos juntos há quatro anos e queríamos ter um filho. Se adotar uma criança na Argentina é difícil para um casal hétero, imagine para um casal transexual.

Como esse era o sonho da vida dela, aproveitei que eu não estava tomando hormônios para fazer um check-up e ver se eu podia engravidar. O médico disse que sim.

Para mim, foi muito complicado psicologicamente voltar a menstruar, já que nos últimos seis anos tomei hormônios para isso não acontecer. Eu já tinha uma figura total de homem e deixar o tratamento de lado foi traumático. Meus peitos voltaram a crescer, e agora não vejo a hora de conseguir fazer uma cirurgia para tirá-los.

Minha companheira me ajudou muito. Ela me dizia o tempo todo que eu continuava sendo homem que nada tinha mudado, e que seriam só nove meses.

Durante a gravidez, só senti que estava grávido quando minha filha chutava. Nos outros momentos, era como se não fosse comigo. A Karen vivia pedindo para eu tomar cuidado com a barriga, porque realmente eu não me tocava que era comigo.

Na hora do parto, escolhi cesárea.

Quando a Gênesis nasceu, combinamos com a enfermeira que a primeira pessoa a ter contato com ela seria a mãe, e assim foi feito.

Mas precisamos da ajuda de um advogado porque o hospital queria colocar "senhora Alexis" na ata hospitalar do nascimento da minha filha. Como eu tenho minha identidade reconhecida pela Lei de Igualdade de Gêneros, eles foram obrigados a colocar no registro "senhor".

Escondemos a gravidez até os cinco meses, porque moramos em Victoria [a 371 km de Buenos Aires], uma cidade muito pequena, com pessoas muito conservadoras. Ficamos com medo.

Chegamos a ouvir coisas horrorosas como "vocês dão nojo", "pobre dessa criança". Mas não nos abalamos. Agora, não deixarei ninguém falar mal da minha filha.
Estamos desempregados. Fiz curso técnico de administração hospitalar, mas aqui ninguém nos dá emprego.

Dividimos um apartamento com uma amiga e recebemos doações de amigos e familiares. Até o fim da gravidez, vendíamos empanadas e tortas na rua.

A Karen, que já tinha se prostituído, voltou à rua. Mas isso me fazia muito mal e há seis meses ela parou.

Acho curiosa a fama fora da Argentina. Sempre leio "Primeiro homem grávido na Argentina" na internet. Mas é louco se ver em todos os jornais, sites, se olhar no espelho e falar "não tenho trabalho, não tenho como dar sustento à minha família"

Fonte:Folha de SP

Inter de Milão prepara proposta de R$ 47,5 milhões por Hernanes, diz site

Peça importante da Lazio, o meio-campista Hernanes pode mudar de ares dentro da Itália...


Peça importante da Lazio, o meio-campista Hernanes pode mudar de ares dentro da Itália. Segundo o site Tutto Mercato, a Internazionale de Milão estaria preparando oferta de 15 milhões de euros (cerca de R$ 47,5 milhões) para comprar o brasileiro.
O valor, porém, não é chega a ser o que a Lazio pede para liberar o jogador de 28 anos, que tem multa rescisória de 17 milhões de euros (cerca de R$ 53,8 milhões).
Hernanes tem contrato com a equipe da capital italiana até 2015, mas a imprensa do país garante sua saída do clube. Os ingleses Manchester United e Tottenham também estariam interessados em contar com o brasileiro.
Neste domingo, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Italiano, o meio-campista saiu do banco para marcar o gol da vitória por 3 a 2 sobre a Udinese já aos 45 minutos da etapa final. Com o tento marcado, Hernanes chegou a quatro gols marcados em 23 jogos disputados na temporada e, apesar de ter sido reserva na partida em questão, foi titular nas cinco partidas anteriores.
O meia brasileiro deve voltar a campo neste sábado, quando a Lazio recebe a líder Juventus pela 21ª rodada do Campeonato Italiano. As equipes se enfrentam no Estádio Olímpico, a partir das 17h45.
Fonte:ESPN.com.br

Sinte/RN confirma greve dos professores da rede estadual de ensino em todo RN

A antecipação da volta às aulas no calendário letivo 2014, planejada para todo o Brasil, pode não acontecer na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. Isso porque devido ao não atendimento às pautas de reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN), os docentes mantêm indicativo de greve para o próximo dia 22.

O Sinte vem negociando com o Governo do Estado desde setembro do ano passado, quando foi firmado acordo que previa o atendimento a pautas como revisão do Plano de Carreira do Magistério, redimensionamento do porte das escolas e gratificação dos diretores, complementação na base salarial dos funcionários da educação e convocação dos concursados.

 
"O indicativo de greve continua de pé. Fizemos assembleia dia 11 deste mês, enviamos ofício ao Governo do Estado comunicando a decisão e até agora não obtivemos nenhuma resposta do Governo, nem se marcou data para nos receber", disse o coordenador-geral do Sinte, Rômulo Arnald. 
 
A secretária de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, disse que só poderá responder aos trabalhadores da educação após o estudo dos impactos no Orçamento do Governo gerados pelo atendimento às pautas do Sinte. 
 
"Para responder, nós precisamos de informações concretas. Já recompomos direitos represados desde 2006, como aposentadorias e promoções horizontais. Agora precisamos esperar o resultado do estudo de impacto, mas pelo menos o reajuste do piso e o 1/3 de férias estão garantidos", afirmou a secretária Betânia Ramalho.
 
O Governo do Estado e o Sinte têm apenas uma semana para fazer o acordo que pode evitar a greve, até então confirmada para o dia 22 deste mês. O Sindicato espera apenas que a lei seja cumprida e que não está disposto a abrir mão das pautas, que já seriam recorrentes, enquanto o Governo pede paciência para que se possa analisar a situação.
 

Informações: O Mossoroense