sábado, 12 de abril de 2014

GRANDE CIRCO BRASIL, AQUI VOCÊ É O PALHAÇO

Ó senhoras e senhores
Este é o circo de horrores
Cujo igual nunca se viu
A terra dos mil favores
Dos grandes enganadores
e de um povo tão servil

Venha para o picadeiro
Todo alegre e faceiro
Receber o meu abraço
Nosso povo é festeiro
Alegre, alvissareiro
E tem nariz de palhaço

Pela ordem e o progresso
Os senhores do congresso
Enchem suas algibeiras
E s'eu escrevo possesso
Minha culpa eu confesso
Já cansei da brincadeira!

Só mesmo sendo de circo
pra viver pagando mico
a cada nova eleição
A urna é um pinico
Aonde o voto, o do rico
é que manda na nação.

Quem tem grana financia
Campanhas com mordomia
Candidato é sultão
Esta tal democracia
Anda tão oca, vazia
que não vejo solução

Quando o sujeito é eleito
O pacto já está feito
É o "toma lá dá cá"!
Vereador ou prefeito
Tem que logo dar um jeito
Do financiador pagar

Governador, presidente.
Deputado delinquentes
Senadores descarados
Vivem nos mostrand'os dentes
Andam sempre sorridentes
Bem vestidos e trajados

Já o povo "cambalhota"
Paga as contas, idiota
C' o imposto arrecadado
Grita, berra, se revolta
Mas perece sem resposta
Tocado, igualzinho gado

Eu já fui um seresteiro
Do amor/paixão obreiro
Com versos bem perfumados
Mas confesso, companheiro
Qu'é tanto bicho rasteiro
Que mudei o meu traçado

É tanta a patifaria
Que me falta a alegria
Para um verso pueril
Eu, palhaço, que ironia
Deixei de ser minoria
No grande Circo Brasil.

Jorge Linhaça via Jatão Vaqueiro/Patu News
 

SOS Municípios: Wilma sugere cobrança de compromisso dos presidenciáveis

Presidente do PSB/RN, a vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, participou na manhã desta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa, do evento SOS Municípios 2014, que é promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e cobra o aumento de recursos para as cidades.
A ex-governadora do estado e ex-prefeita da capital reforçou a necessidade de aprovação urgente das PECs que tramitam no Congresso Nacional (PEC 39/2013 no Senado e 341/2013 na Câmara) e que ampliariam o FPM de 23,5% para 25,5%, mas propôs algo que considera mais ousado: que os gestores cobrem, neste ano eleitoral, o compromisso dos candidatos à presidência com o pacto federativo que redistribuiria melhor os recursos e acabaria com a rotina humilhante do “pires na mão”.
“Reconheço a dificuldade dos municípios e declaro total apoio. Os gestores estão desamparados, sem a atenção do Estado e nem da União. Durante esta campanha para presidência vamos fazer um debate com os candidatos, saber quem pretende se comprometer com esse tema. A verdade tem que ser dita e ninguém tem que ter medo: nunca aconteceu na história do Brasil uma situação tão difícil, como nesses últimos três anos. Estamos vivendo em alerta máximo, já que o caos financeiro está comprometendo a prestação de serviços públicos essenciais”, observou.
Fonte:O xerife

Começa neste sábado a campanha de rua das eleições suplementares de Mossoró

Começa neste sábado (12) o prazo regulamentar da eleição suplementar de Mossoró, de acordo com o calendário eleitoral estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isso quer dizer que, a partir deste sábado, os pré-candidatos a prefeito e vice estão liberados para iniciar suas manifestações.
Francisco José Júnior (PSD) e Luiz Carlos Martins, da coligação “Liderados Pelo Povo”, começam se movimentando pelo Vuco-Vuco. Até o meio-dia, eles passarão por 10 ruas, terminando na Praça Felipe Guerra, por trás da Caixa Econômica Federal. No período da tarde, a programação começa às 16h, a partir da Rua Marechal Deodoro, nas proximidades da Conab, atravessando 16 pontos até o Centro Comercial do bairro Abolição II.
Larissa Rosado (PSB) e Alex Moacir (PMDB), da coligação “Unidos Por Mossoró”, começam sua campanha pelo centro de Mossoró. Das 8h às 12h, eles percorrem seis pontos partindo da Rua Marechal Negócio (Conab), até o mercado central. Durante a tarde, a caminhada recomeça às 16h, partindo do bairro Belo Horizonte, precisamente da Rua da Alegria, passando por 16 locais, até a Avenida Coelho Neto.
Cláudia Regina (DEM) e Canindé Maia (DEM), da coligação "Força do Povo", agendaram o início da campanha para a Avenida Alberto Maranhão, começando no cruzamento com a Rua Felipe Camarão, passando por outros cinco ou seis cruzamentos. Por enquanto, os candidatos seguem no face a face, apertando as mãos e abraçando os eleitores, já que não foi autorizada a confecção de material de campanha.
Os pré-candidatos Gutemberg Dias e Neto Vale (PC do B), da coligação “Muda Mossoró”, iniciam a campanha às 9h, com uma plenária no Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró (SECOM). Às 11h, almoçam no Mercado Central e, em seguida, visitam a Confraria Sêbado, concluindo o dia com Reuniões de Calçadas em vários bairros. No domingo, realizam visita no Vuco-Vuco, participam de visita à catedral e concluem com visita a bairros.
Os candidatos Cinquentinha e Ronaldo Garcia (PSOL) não informaram agenda. Josué Moreira e Aremir Gonzaga (PSDC) só começam a trabalhar a partir de segunda-feira, 14.
 
CNPJ
Até esta sexta-feira, 11, apenas os candidatos Francisco José Júnior (PSD) e Larissa Rosado (PSB) tinham recebido os Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJ) de suas campanhas. Provavelmente, em apenas 24 horas, talvez pouco ou nenhum material gráfico de ambos os candidatos tenha saído do forno.
 
CANDIDATURAS
Seis chapas disputam a eleição suplementar de Mossoró, marcada para o dia 4 de maio próximo. São elas: Cláudia Regina, prefeita/vice Canindé Maia (DEM); Francisco José Júnior (PSD), prefeito/vice Luiz Carlos Martins (PT); Larissa Rosado (PSB), prefeito/vice Alex Moacir (PMDB); Cinquentinha, prefeito/vice Ronaldo Garcia (PSOL); Josué Moreira, prefeito/vice Aremir Gonzaga (PSDC); Gutemberg Dias, prefeito/vice Neto Vale (PCdoB).
Fonte:De fato

Maior simulação do Enem mobiliza estudantes em Natal

Os estudantes do ensino médio e dos pré-vestibulares de todo o Rio Grande do Norte terão a chance de participar, no dia 27 de abril, da maior simulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Brasil. As provas serão aplicadas simultaneamente em mais de 200 cidades brasileiras, distribuídas em 24 estados, e devem mobilizar cerca de 100 mil jovens que se prepararam para ingressar em instituições de Ensino Superior.
 A simulação é organizada pelo Sistema Anglo de Ensino, cujo representante potiguar é o Complexo Educacional Contemporâneo, instituição que será responsável pela aplicação das provas em Natal. O simulado é em um modelo compacto, com 90 questões de múltipla escolha divididas entre as quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas. A prova terá início às 13h. A partir das 19h do mesmo dia, será disponibilizado um sistema de correção online, para que os participantes já possam verificar o número de acertos.

Outro diferencial da simulação é o fato de os estudantes também terem acesso a web-relatórios de desempenho, que serão publicados no dia 23 de maio na internet. Por meio do relatório, os jovens vão poder avaliar o seu desempenho e compará-lo em relação aos demais participantes de todo o país. Os cinco mais bem classificados ainda receberão premiação. Cada um vai ser contemplado com um iPad, uma forma de reconhecer e motivar os estudantes pelo desempenho obtido.

As inscrições são gratuitas e já foram iniciadas pelo site www.simuladoaberto.com.br. Estudantes de qualquer escola do estado podem participar, desde que estejam devidamente inscritos até o dia 24.

Conteúdo afinado
De acordo com a professora Irany Xavier de Andrade, diretora geral do Contemporâneo, a simulação respeita as especificidades do exame, com questões nos mesmos moldes, além de ser uma ótima oportunidade para que o estudante observe o quanto está afinado com o conteúdo. “Todos sabem da importância que o Enem vem tomando a cada ano, sendo utilizado como processo seletivo para respeitadas universidades e programas como o Ciências sem Fronteiras, por isso a simulação é um excelente treino que vai deixar o estudante ainda mais preparado”, avalia a professora Irany.

Fonte:Tribuna do Norte