quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prefeitura decide cancelar concurso público e culpa imagem negativa gerada pela imprensa

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) decidiu anular o concurso público, agendado para o próximo domingo, 22, que oferecia 12 vagas, distribuídas entre os cargos de procurador, assessor jurídico, agentes de tributos e fiscal do Procon.
Em matéria veiculada no site da Prefeitura Municipal de Mossoró consta o seguinte esclarecimento: "A compreensão da administração do município é que em razão da ação judicial movida pelo Ministério Público contra o certame e em razão do enfoque negativo que a imprensa deu ao concurso, não há um clima de segurança e tranquilidade para a aplicação das provas".

O cancelamento do certame ocorre após o Ministério Público ingressar com Ação Civil Pública (ACP) apontando uma série de irregularidades no processo seletivo.
Inicialmente o MP expediu recomendação ao poder público municipal pedindo a anulação do concurso baseado em fortes indícios de irregularidades, desde a modalidade de licitação utilizada até denúncias contra a Fundação João do Vale, empresa organizadora do certame.
Questionado pela equipe do jornal O Mossoroense na última sexta-feira, 13, sob recomendação do Ministério Público, o procurador-geral do município Olavo Hamilton afirmou que o processo seletivo não seria anulado, uma vez que, segundo ele, todo o procedimento do concurso tinha sido legal.
Diante da resistência do poder público municipal, o MP ingressou então com uma ACP na Justiça, sendo que segunda-feira, 17, o juiz Pedro Cordeiro, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, emitiu despacho concedendo um prazo de 72 horas para a PMM se manifestar sobre as suspeitas do parquet estadual.
"Nós entendemos que não existem ilegalidades aptas a anularem o concurso, porém a legitimidade de um certame não se baseia somente na legalidade, mas também no sentimento de legalidade. A ação ingressada pelo MP gera uma instabilidade muito grande, por isso decidimos anular, até mesmo para que não haja nenhum tipo de suspeita", destacou Olavo Hamilton, diferentemente do que havia defendido na semana passada.
Segundo o procurador, os valores referentes às taxas de inscrição serão devolvidos a partir da próxima semana. Ele revela ainda que não será elaborado um novo concurso, pelo menos este ano. "Não haveria tempo hábil para homologação do certame devido à legislação eleitoral. O concurso então ficará para a próxima gestão", diz.
A investigação do Ministério Público, que culminou com o cancelamento do concurso, averiguou que é ilegal, para a contratação de empresa executora de certame, a utilização da modalidade pregão, onde a seleção é feita apenas através de menor preço. O procedimento também destacou a existência de fortes indícios de ilegalidades cometidas pela Fundação João do Vale na realização de processos seletivos em municípios como Guaraí, em Tocantins; e Timon, no Maranhão.

Fonte:o Mossoroense

Estudo inédito mapeia dez diferentes tipos de câncer de mama

BBC Brasil – A pesquisa, realizada por cientistas do Canadá e da Grã-Bretanha e publicada na prestigiada revista Nature, analisou mais de 2 mil mulheres com câncer, e seus resultados devem começar a ser aplicados em hospitais dentro de no mínimo três anos.
Para os especialistas, é possível comparar o câncer de mama a um mapa do mundo. Os exames atuais, mais abrangentes, teriam a capacidade de classificar a doença em diferentes “continentes”.
Agora, com as novas descobertas, será possível mapear a doença em até dez diferentes tipos, com um grau de definição muito maior, como se fossem “países”. “O câncer de mama não é uma doença, mas sim dez diferentes doenças”, disse o chefe do estudo, Carlos Caldas.
“Nossos resultados abrem caminho para que no futuro os médicos possam diagnosticar que tipo de câncer uma mulher tem e os tipos de remédios que vão ou não funcionar, de uma maneira muito mais precisa do que é possível atualmente”, acrescenta o pesquisador.
Fonte:o xerife

Sou Fã do MESSIAS ONLINE

Geruza Medeiros,messiense que mora Guarulhos Sp,acompanha as notícias de Messias e região pelo MESSIAS ONLINE,por isso ela é fã do MO,nosso blog agradece o carinho.
Você também lê nosso blog diariamente? e deseja que sua foto seja publicada como a que está acima?é simples é só enviar um comentário dizendo que é nosso fã.

Dia do Índio História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
 Fonte:sua pesquisa.com

Os Tops do Brasil

Maria das Graça Foster, Dilma Rousseff e Eike Batista: os três brasileiros na lista da ‘Time’ das 100 pessoas mais influentes do mundo (Agência Petrobrás e Ueslei Marcelino/Reuters e Chris Goodney/Bloomberg)
A presidente da República, Dilma Rousseff; o bilionário brasileiro Eike Batista; e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, estão na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2012 da revista americana Time. A lista deste ano passa a contar com três brasileiros contra apenas uma no ano passado. Em 2011, apenas a presidente Dilma fez parte da relação.
A lista, divulgada nesta quarta-feira, elege pessoas que “inspiram, entretêm, desafiam e mudam o mundo”. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o jogador de basquete Jeremy Lin e o grupo de ativistas da internet Anonymous também fazem parte do ranking.
A lista da Time menciona ainda os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a presidenta do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netaniahu.
No perfil, Cristina Kirchner destaca a personalidade forte e desafiadora de Dilma: “uma vez eu vi uma foto de Dilma Rousseff, aos 22 anos. Ela estava em pé na frente de um tribunal militar, em 1969, e os juízes escondiam seus rostos com as mãos. Ela exalava desafio.”
Fonte:padua campos

Bebê nasce com seis pernas

Um bebê nasceu com seis pernas em um hospital de Karachi, no Paquistão. A deformidade colocou a vida do bebê seriamente em risco, e os médicos estão lutando para salvá-lo.
 A imagem foi feita na UTI do hospital paquistanês, onde ele está internado, e foi divulgada pelo Instituto Nacional da Saúde da Criança do país.
 As seis pernas são resultado de uma rara condição genética, explicaram autoridades do hospital.
Fonte:portal R7

Gugu Liberato entrega casa em Riacho da Cruz e é recebido por multidão

Na tarde desta quarta-feira (18/04), uma multidão, formada por mais de duas mil pessoas, aguardou a chegada de Gugu Liberato, à cidade de Riacho da Cruz, no Oeste Potiguar. Na ocasião, o apresentador da Rede Record gravou o quadro “De Volta pra o Meu Aconchego”. O programa, que deve ir ao ar no domingo (29) na Rede Record, realizou o sonho de Carmecleide Araújo: voltar a morar em sua terra natal, com casa própria, e abrir uma sorveteria.
 
Gugu e a família chegaram a Riacho da Cruz em um ônibus padronizado por volta das 14 horas e foram recebidos com fogos, aplausos e gritos calorosos da população. Após a recepção calorosa do público, os antigos moradores de São Paulo, seguiram em um arrastão puxado pela banda Forró Magote até a nova casa da família Araújo. A casa custou R$ 30, 000 e foi reformada em 12 dias.
 
Para Gugu, a recepção do povo riachocruzense foi uma das mais enérgicas do quadro “De volta pro meu aconchego”. “Esta é a parte boa: realizar o sonho das pessoas. De tão gratos que eles ficam, o trabalho se torna só satisfação”, disse o apresentador. Veja as imagens Aqui
Fonte o mural de riacho da cruz

Senhores pais vejam e reflitam:Pai Espanca Filha em Campo Grande MS - MS Record

Dívidas agravam a crise

A governadora Rosalba Ciarlini pediu que o Governo Federal suspenda a cobrança das dívidas previdenciárias dos 139 municípios potiguares que estão em estado de emergência devido a seca. O pleito foi apresentado ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, durante audiência ontem.
 Na companhia da bancada federal potiguar (onde estiveram ausentes apenas os deputados federais Fábio Faria e Fátima Bezerra), Rosalba Ciarlini fez o relato ao ministro da situação dos municípios potiguares que estão com emergência decretada. Ela disse que a falta de chuva compromete não apenas a produção agrícola e pecuária, mas também o consumo humano e animal. A governadora informou que a localidade em pior situação é Luís Gomes: os cerca de 10 mil habitantes do município estão sofrendo com a falta de abastecimento desde outubro do ano passado.
Antes de se reunir com o ministro, a chefe do Executivo potiguar também tentou fazer uma mobilização com outros governadores nordestinos, para apresentar pleito comum ao Governo Federal. Por telefone, Rosalba falou com os governadores do Piauí, Wellington Dias, e da Bahia Jaques Wagner.
Ao ministro Fernando Bezerra, Rosalba Ciarlini pediu prioridade para liberação das emendas parlamentares. O titular da Integração Nacional disse que analisará os pleitos da governadora, mas assegurou que o Governo Federal lançará um projeto para o Nordeste.
O ministro antecipou algumas das medidas que o governo está analisando para minimizar o sofrimento dos nordestinos atingidos pela seca.  Entre as medidas estão a ampliação das verbas destinadas para o abastecimento de água através de carros pipa e para a distribuição de cestas básicas e a agilização da execução do programa Água para Todos (que prevê a construção de cisternas, poços artesianos, barragens subterrâneas e adutoras simplificadas).
O Governo Federal também pretende reduzir o preço do milho comercializado para os produtores de leite dos municípios atingidos pela seca. Outra proposta que está sendo estudada é a concessão de uma bolsa-estiagem para os habitantes das cidades mais atingidas.

Fonte tribuna do norte

Estudante será idenizado por danos morais,por ter sido impedido de usar o banheiro

Um estudante da rede pública de ensino, em Natal, será indenizado em R$ 5 mil por danos morais, após fazer as necessidades fisiológicas em plena sala de aula por não ter obtido autorização do professor para ir ao banheiro. A defesa alegou que o cliente sofreu constrangimentos morais, quadro de angústia grave, o que culminou na perda do ano letivo pelo aluno e necessidade de acompanhamento psicológico.
A decisão é do juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Airton Pinheiro, e foi publicada no Diário da Justiça desta segunda-feira, 16. O magistrado entendeu a atitude do professor como uma “interpretação restritiva” sobre as normas que proíbem que os alunos se ausentem da sala de aula “provavelmente decorrente da “falta de experiência do mesmo”.
O município de Natal chegou a fornecer assistência psicológica ao adolescente no período subsequente ao problema e segundo o juiz o adolescente não sofreu sequelas, e não há nexo de causalidade suficiente a associar o evento com a perda do ano letivo pelo autor. Ele entendeu suficiente a indenização de R$ 5 mil pelo constrangimento.
Fonte:jean carlos