quinta-feira, 7 de junho de 2012

Messiense é Campeão dos JEMs na modalidade Xadrez

O jovem Messiense João Vitor Guilherme de Souza, de 13 anos, filho de Ceiça Guilherme e do advogado Alcimar Antonio de Souza, foi campeão da Modalidade Xadrez (Categoria Infantil), válido pelos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs). 

Atualmente o mesmo cursa o 9º ano do ensino fundamental, no Colégio Mater Chisti em Mossoró.

Outro messiense que disputou os JEMs na modalidade Xadrez foi Moisés Almeida, também aluno do Colégio Mater Chisti, na categoria Mirim, mas terminando em 7º lugar.
Fonte:olhar messiense

UFRN entrará em greve no próximo dia 12 de Junho

Na Assembleia Geral do dia 06 de junho de 2012, os professores da UFRN aderem ao movimento grevista que já atinge 51 universidades em todo pais, mas deixa um ar de pelegagem. 
Após imensas relutâncias no apoio a greve das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) os professores da UFRN resolvem aderir a greve nacional dos professores mediante plesbicito neste dia 12 de junho de 2012. Conforme estatuto da Associação dos Docentes da UFRN, Adurn.

Em caso favorável a UFRN entrara em greve no dia 15.

De fato existem inúmeras problemáticas que geram mal estar entre categorias com a ocorrência de greves, porem este direito conquistado na luta não deve ser desmerecido e/ou desrespeitado, afinal se não tivesse prejuízo nem adiantariam greves, pois nada causaria de impactante nos administradores a fim de proporcionar a abertura e atendimento ao que a classe trabalhadora reivindica. 

Fonte: Carlos Santos

Listão dos "Fichas Sujas" será divulgado na próxima terça-feira (12).

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) ainda não liberou a lista de gestores e ex-gestores que tem condenação na Corte e que, em tese, estariam impedidos de disputar as eleições deste ano, se a "Lei da Ficha Limpa" for aplicada pela Justiça Eleitoral. 
A nova data de divulgação do "Listão dos Fichas Sujas" foi marcada para a próxima terça-feira (12). 
A lista ainda não saiu porque não foi finalizada a tempo para ser votada em plenário. O  presidente do TCE, Valério Mesquista, afirma que a votação ocorrerá na próxima sessão. 
Depois de aprovada, a lista será encaminhada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), órgão que dará publicidade.
 
NOTA DO BLOG: E em Messias Targino será que vai ter algum candidato ficha suja? vamos esperar para ver,a lista como já foi dito sairá terça que vem.

Twitter avisa que fará mudanças do seu passarinho que é o logotipo do microblog

O Twitter anunciou na quarta-feira (6) uma remodelação no seu pássaro azul, que passará a ser o símbolo universal do microblog, sem a necessidade de caracteres junto ao logo da companhia.
“Nos últimos seis anos, o mundo se familiarizou com um passarinho azul. O pássaro está em toda parte, constantemente associado ao serviço do Twitter e ao Twitter como empresa”, escreveu o microblog.
“A partir de hoje, você vai começar a ver um pássaro do Twitter simplificado”, explicou. “Não vai mais haver a necessidade de texto, caracteres tipográficos ou um ‘t’ para representar o Twitter”.
Conforme a empresa, o pássaro foi desenhado em cima de três círculos que se sobrepõem – “semelhantes à forma como suas redes, interesses e ideias se conectam e interagem com os de colegas e amigos”.
Hoje é feriado de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo). É um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

Operação "Boi com sede bebe Lama"

Três delegados e 16 agentes da policia civil, estão realizando a Operação ""Boi com sede bebe lama"", na região de Caraubas e alto Oeste do Rio Grande do Norte e interior da Paraiba.

Os Policiais de quatro delegacias ""Defur, Denarc, Dea e Divipoe"" estão cumprindo mandados de busca e apreensão e efetuando prisões. Um casal já está detido na cidade de Caraubas.


Os detalhes da Operação, serão fornecidos, na manhã desta sexta feira 08 de Junho, segundo informações do Delegado Odilon Teodosio, Titular da Divipoe.


O Câmera está acompanhando a Operação e a qualquer momento tras mais informações.

Fonte:o camera 

Convulsão: um lapso passageiro

Causada por epilepsia ou em decorrência de lesões no cérebro, crise pode ocorrer quando menos se espera


Seu dia segue a rotina como em qualquer outro e, de repente, uma pessoa à sua frente cai, começa a se debater e você percebe que ela solta saliva pela boca. Se você já presenciou uma cena assim, sabe que isso pode acontecer quando menos se espera – e que nada mais é do que uma convulsão. Se ainda não vivenciou algo parecido, é bom saber como agir quando chegar a sua vez de socorrer alguém nessa situação.

"Uma crise convulsiva é a manifestação física das descargas elétricas das células cerebrais. Os neurônios começam a disparar impulsos elétricos de forma simultânea, desregrada, e aí acontece a forma convulsiva das crises epilépticas", explica o neurologista Roger Tuassig Soares, chefe de equipe do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. "Ou então uma pequena área do cérebro começa a emitir os impulsos em excesso, e as áreas vizinhas vão sendo afetadas na sequência até que o cérebro inteiro é tomado em uma convulsão."

De acordo com o médico, que é membro da Academia Brasileira de Neurologia e da American Academy of Neurology, não há idade certa para que as convulsões aconteçam. "Quando as crises começam na infância até o início da fase adulta, o mais comum é que a causa das crises seja a doença que conhecemos como epilepsia. Já quando elas começam na maturidade ou na velhice, é provável que seja sintoma de uma lesão no cérebro, como um acidente vascular cerebral ou um tumor", esclarece Soares. "De qualquer modo, quando as crises se iniciam é preciso fazer exames, como tomografia ou ressonância, para verificar se há alguma lesão no cérebro que precise de tratamento."

Segundo o neurologista, pessoas que têm outros membros da família com epilepsia estão mais sujeitas a terem o mesmo problema. "Hipertensos, diabéticos, fumantes e pessoas com colesterol alto têm maior risco de doenças vasculares cerebrais e, consequentemente, podem desenvolver a epilepsia. Além disso, os traumatismos cranianos também podem gerar crises."

Neurologista do Hospital Samaritano de São Paulo, Valéria Santoro Bahia diz que a convulsão é um sintoma de algo adquirido como um acidente vascular, trauma, tumores, etc. "Antes da crise se iniciar, a pessoa pode ter alguns sinais, como mal-estar gástrico, visões estranhas e movimentos repetitivos de somente um membro do corpo", alerta a médica.
Fonte:folha universal

Revista revela tentativa de fuga no cdp de Patu



Durante revistas realizadas nas manhãs de segunda (04) e de terça (05) no CDP - Centro de Detenção Provisório de Patu, foram encontrados dois aparelhos celulares, muitos ferros que são transformados em armas, um tablete de maconha, dois carregadores para celular, uma broca e uma furadeira manual conhecida como arco de pua, que estava sendo usada para furar uma perede de uma das celas do CDP. 
A revista que abortou um plano de fuga em massa dos apenados, onde um bloco da parede estava sendo escavado, foi comandada pelos agentes penitenciários do CDP juntamente com a Polícia Militar e o Grupo Tático Operacional (GTO) da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu.

FONTE: PATU NEWS

PRF registra 14 acidentes no início do feriadão nas estradas do RN

Com o período de chuvas desde a noite da última quarta-feira, os motoristas precisam redobrar atenção para evitar acidentes. Até a manhã desta quinta-feira, a Polícia Rodoviária Federal contabilizou 14 acidentes, mas nenhum com vítima fatal.
De acordo com a PRF, a maioria das colisões ocorreu na BR-101 entre os quais um engavetamento envolvendo cinco veículos na Zona Sul. A PRF está realizando uma operação especial que seguirá até a meia noite de domingo (10).
Serão aplicados os testes de bafômetro sistematicamente durante toda a operação. Os policias que atuam na área administrativa e aqueles com escalas regulares reforçarão a fiscalização nas estradas.
Segundo a PRF, um planejamento estratégico foi elaborado com foco em fatores de riscos. Estatísticas apontam que as principais causas dos acidentes nas rodovias são as ultrapassagens indevidas, o excesso de velocidade, a condução dos veículos de duas rodas fora das normas de segurança e a embriaguez ao volante.
Na operação Corpus Christi de 2011 foram registrados 54 acidentes, com 42 feridos e uma vítima fatal. Os telefones 4009-1555 e 191 são os canais de comunicação imediata com a PRF durante as 24 horas do dia.
Fonte:jean carlos