quinta-feira, 15 de março de 2012

Ossos achados na China podem ser de espécie humana desconhecida

Anatomia mistura traços de humanos arcaicos e modernos.
Estudo foi publicado pela revista científica 'PLoS One'.

Fósseis de pelo menos três indivíduos descobertos em uma caverna na China, e que datam da Idade da Pedra, pertenceriam a uma espécie humana até agora desconhecida, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira (14).
Os fósseis mostram que estes indivíduos tinham características anatômicas muito diferentes, uma mistura de traços humanos arcaicos e modernos, destacaram estes paleoantropólogos na revista científica americana "PLoS One".
Esses indivíduos viveram entre 11.500 e 14.500 anos atrás. É a primeira vez que os restos de uma nova espécie que viveu em um período tão próximo ao atual são encontrados no leste da Ásia, disseram os especialistas.
Estes fósseis são um raro aporte a uma etapa da evolução humana recente e ao começo do povoamento da Ásia.
Este grupo é contemporâneo aos humanos modernos (Homo sapiens) do começo da agricultura na China, uma das mais antigas do mundo, disseram os pesquisadores, liderados pelos professores Darren Curnoe, da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), em Sidney, Austrália, e Ji Xueping, do Instituto de Arqueologia de Yunnan (sul da China).
Os paleoantropólogos foram cautelosos, contudo, em relação à classificação desses fósseis, devido ao incomum mosaico de características anatômicas que revelam.
"Estes novos fósseis poderiam ser de uma espécie até agora desconhecida, uma que sobreviveu até o final da Era do Gelo há cerca de 11 mil anos", disse Curnoe.
"Também poderiam descender das tribos de humanos modernos desconhecidos até agora, que emigraram da África muito antes e que não contribuíram geneticamente a populações modernas", acrescentou.
Os fósseis, que incluem crânios e dentes de, pelo menos, três pessoas, foram encontrados em 1989 em Maludong, ou Cova do Cervo Vermelho, na província de Yunnan, mas não foram estudados até 2008.
Um quarto esqueleto parcial tinha sido encontrado em 1979 em uma caverna no povoado de Longlin, na vizinha Região Autônoma Zhuang de Guangxi, mas permaneceu incrustado na rocha até ser finalmente extraído em 2009.
"Este descobrimento abre um novo capítulo na história da evolução humana -- o capítulo da Ásia -- e é uma história que apenas começa a ser contada", disse Curnoe.
Fonte:g1

BEZERRO NASCE COM ANOMALIA NA ZONA RURAL DE UPANEMA/RN


Foi encontrado ontem 14/03 sem vida pela manhã na várzea do Rio Upanema um bezerro que nasceu com anomalias, mais precisamente na propriedade do Sr Oswaldo, o mesmo trouxe o bezerro para sua casa no Sítio Cajueiro próxima do sitio Pereiros, zona rural do município de Upanema.
Fonte:cg na mídia/contexto upanemense

Diário Oficial publica mudanças nas regras do Enad

Brasília - O Diário Oficial da União publica na edição de hoje (15) a portaria com as mudanças nas regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), anunciadas nessa terça-feira pelo ministro Aloizio Mercadante (foto). As regras valem a partir deste ano. O exame, que era aplicado apenas a estudantes que estão concluindo o curso superior, avaliará também alunos do penúltimo semestre de graduação.
Serão avaliados pelo Enade este ano alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística,marketing e  processos gerenciais. A área de comunicação social poderá ser organizada em subgrupos que permitam a avaliação de componentes específicos do setor.
De acordo com a portaria, o Manual do Enade 2012 será divulgado até 1º de junho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Ficam dispensados do Enade 2012 os estudantes dos cursos descritos acima que colarem grau até 31 de agosto deste ano. Ficam dispensados também os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2012, em órgão conveniado com a instituição de ensino superior (IES) de origem do aluno.
O Inep disponibilizará no endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, até 1º de junho, as instruções e os instrumentos necessários às IES para a inscrição dos estudantes habilitados ao Enade 2012. A inscrição poderá ser feita no período de 16 de julho a 17 de agosto de 2012.
A ausência de inscrição de alunos habilitados para participação no Enade 2012, nos termos e prazos estipulados, poderá levar à suspensão de processo seletivo para os cursos.


Fonte: Agência Brasil

USP aparece entre as 70 melhores instituições de ensino superior com melhor reputação no mundo

A USP (Universidade de São Paulo) deu um salto e aparece entre as 70 instituições de ensino superior com melhor reputação no mundo, segundo ranking do THE (Times Higher Education) publicado em Londres.
No levantamento do ano passado, a USP não figurava nem entre as cem melhores. Agora, está na faixa entre o 61º e o 70º lugar. É também a única representante de toda a América Latina na lista.
O THE é um dos mais importantes avaliadores de universidades no mundo.Para compor seu ranking de reputação, foram ouvidos 17.554 acadêmicos e pesquisadores de 137 países.
Outras instituições no Brasil, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), continuam fora da lista das 100 melhores.Eles puderam indicar até 15 instituições que consideram as melhores do mundo em seus campos de estudo. Harvard foi apontada como a melhor universidade.
A USP aparece em melhor posição no ranking de reputação (subjetivo) que em outro (objetivo) também feito pelo THE.
No ranking geral, que foi divulgado no fim do ano passado e envolve 13 critérios (como relação aluno/professor, quantidade de discentes e docentes estrangeiros, número de trabalhos científicos publicados, dinheiro aplicado em pesquisa etc.), a USP aparece em 178º lugar. A Unicamp, em 286º.
Uma boa reputação, assim como uma boa colocação nos rankings com critérios objetivos, pode facilitar a obtenção de dinheiro para pesquisas, atrair estudantes e também professores e pesquisadores capacitados de outros países.(Folha).
Fonte:padua campos

TCE investiga contrato de R$ 6 milhões da Prefeitura de Macau

O Tribunal de Contas aprovou a realização de Inspeção Extraordinária na prefeitura de Macau para apurar possível irregularidade em licitação e posterior contratação de serviços, envolvendo recursos na ordem de R$ 6 milhões. A concorrência pública foi realizada pelo prefeito Flávio Veras para drenagem e pavimentação asfáltica na sede e conjuntos residenciais do município.
O Ministério Público de Contas, através do procurador Luciano Ramos, havia pedido suspensão do processo licitatório, cautelarmente, por irregularidades e superfaturamento de preços. O prefeito foi intimado a se manifestar sobre as irregularidades apresentadas, quando informou sobre o cancelamento da licitação. Posteriormente, a prefeitura lançou uma nova concorrência pública.
Mais uma vez, o corpo técnico do TCE detectou os mesmos erros do processo anterior e expediu nova recomendação para que o Prefeito analisasse “a real necessidade dos serviços de pavimentação constantes no projeto da licitação”. Além disso, foi sugerido uma reformulação no projeto para que fossem observadas “as normas do Código de Trânsito Brasileiro quanto à sinalização viária, bem como às exigências constantes nas normas de acessibilidade”.
Fonte:o xerife

Estudantes do RN participam da Feira de Ciência da USP

Evento promoviso pela Universidade é considerada a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia.

 Nove estudantes do Rio Grande do Norte estão participando da Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), considerada a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia, promovida pela Universidade de São Paulo (USP). Todos eles estudam em Escolas Estaduais do Rio Grande do Norte.
Esses alunos que vão apresentar os trabalhos são do município de Umarizal, Natal, Passa e Fica, Parnamirim, Pilões e Luís Gomes. E os temas são bem variados, desde sobre Energia Solar até sobre Harry Potter.
Os estudantes responsáveis pela apresentação dos nove projetos estão sendo acompanhados por seus respectivos orientadores. O Estado assumiu as despesas com passagens aéreas e ajudas de custo (hospedagem, alimentação e deslocamento) para os alunos, orientadores, diretores das Escolas e diretores da Direds envolvidas.
Os autores dos melhores trabalhos apresentados na Febrace ganharão medalhas e bolsas de iniciação científica do CNPq. Entre os ganhadores serão selecionados nove estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF) que acontece de 13 a 18 de maio na cidade de Pittsburg, Estados Unidos.

Fonte:no minuto

Bandido liga para agência dos correios de Riacho da Cruz e exige deposito de 5 mil reais em sua conta

Assalto moderno com uso da tecnologia. É como pode ser definida a ação de um malévolo hoje à tarde na agência dos Correios de Riacho da Cruz.
Uma pessoa ligou para a agência dos Correios exigindo, sob ameaça, que a pessoa que atendeu ao telefone (uma funcionária dos Correios) fizesse um deposito de cinco mil reais em sua conta. O malévolo passou o numero da conta e o titular da mesma para que o deposito fosse efetuado. Diante da situação a funcionária da agência passou e foi levada até o hospital.
A policia militar foi acionada, e repassou o caso para policia federal que irá tentar rastrear a ligação e a agência da conta fornecida pelo malévolo.
Informações do Sgt Pedro/mural de riacho da cruz

Iniciativa positiva;Artistas janduienses ensaiam o espetáculo A Paixão de Cristo, que será apresentada dia 6 de abril

Em sua décima edição, o espetáculo A Paixão de Cristo está mobilizando os artistas e entidades envolvidas com a peça cultural, que será apresentada no dia 06 de abril. 
Os grupos culturais janduienses foram mobilizados, bem como produtores, estudantes e crianças. Ao todo, a peça contará com a participação direta de 60 pessoas. 
O texto de A Paixão de Cristo é uma recriação do artista popular Amilton Lima com direção de Daniel Vieira. 
O evento cultural tem o apoio da Prefeitura de Janduís, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ponto de Cultura Semearte, Ponto de Cultura Em Cena Ação, Casa de Cultura Vapor das Artes e Auge Empreendimentos.
Fonte:Janduis online

POLICIA MILITAR DE CARAÚBAS RECAPTURA FORAGIDO DO PRESÍDIO PUBLICO




A Policia Militar de Caraubas, com apoio do Grupo Tatico Operacional de Patu e Olho D’agua dos Borges e do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Oeste, prendeu no inicio da noite de quarta feira 14 de Março de 2012, “Jarbas Benedito da Silva” que havia fugido no inicio da tarde de hoje do Presídio provisório, “Promotor Manoel Alves Pessoa Neto” na cidade de Caraubas.
Jarbas fugiu na tarde de hoje, escalando o muro do presídio em companhia de outro detendo que morreu alvejado com disparos efetuados pela sentinela do presídio. Eles usaram cordas artesanais “Terezas” fabricadas com os próprios lençóis.
Na fuga, “Francisco Josivan Aguiar Freitas”, 25 anos, natural de pau dos ferros, foi alvejado e morreu antes mesmo de chegar ao hospital da cidade.
No momento da fuga Jarbas tomou uma motocicleta de assalto e abandou poucos Km depois. Ele foi foi recapturado dentro de uma residência na cidade de Olho D’agua dos Borges.
Segundo informações do Cap. Carvalho, comandante do policiamento da cidade de Caraubas e que comandava a operação, Jarbas estava muito cansado e quando percebeu a presença dos policias tentou se refugiar dentro de uma residência. O mesmo não reagiu a prisão. Jarbas já se encontra de volta no presídio.

Fonte: Ocâmera

Ministro Ayres Britto é eleito para presidir o STF

O ministro Ayres Britto foi eleito, por 10 votos a 1, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2012-2014. A eleição aconteceu no início da sessão plenária da Corte, na tarde ontem.
Ele substituirá o ministro Cezar Peluso no mais alto posto da Justiça brasileira, mas não cumprirá o mandato de dois anos porque em novembro completa 70 anos, idade determinada para aposentadoria compulsória dos ministros da Corte.
O STF também elegeu, como vice-presidente, o ministro Joaquim Barbosa. A posse dos ministros nos referidos cargos acontecerá no dia 19 de abril, às 16h.
Em relação à vice-presidência do ministro Joaquim Barbosa, o ministro Ayres Britto lembrou o "período de plena harmonia" na condução dos trabalhos no Tribunal Superior Eleitoral, quando ocuparam a Presidência e Vice-Presidência da corte eleitoral.
Apesar da eleição para o biênio, o ministro Ayres Britto deve deixar a Corte antes do término do mandato, uma vez que atinge a idade limite para a aposentadoria compulsória em 18 de novembro deste ano.
Fonte:Jean carlos

CADA UMA- Prefeito de cidade na Itália proíbe população de morrer


Por meio de uma lei municipal, o prefeito de uma cidadezinha na Itália deu vida eterna a toda a população, de cerca de 4 mil pessoas. Desde o início do mês está proibido morrer em Falciano del Malssico, no sul do país.
Por decreto, ninguém está autorizado a ir para o além, pois não há cemitério na cidade e o do município vizinho, onde eram enterrados os mortos de Falciano, está lotado.
Até a instalação de um novo cemitério, “fica proibido ultrapassar as fronteiras da vida na Terra”, diz o decreto.
No entanto, duas pessoas morreram, desobedecendo o decreto. Mas elas não devem ser punidas, pois o prefeito nada disse sobre perseguição de almas.
Blog do Diassys