terça-feira, 21 de abril de 2015

Casa do Estudante de Natal não recebe alimentação há cinco meses

Más condições levaram universitários a voltar para o interior do estado.
Governo afirma que não tem responsabilidade legal pela casa.

Sem receber alimentação há quase cinco meses, moradores da Casa do Estudante de Natal reclamam do descaso do governo do Rio Grande do Norte. Os relatos são de que as más condições do local estão levando estudantes a voltarem para o interior. A casa abriga atualmente 90 pessoas no bairro Cidade Alta, na Zona Leste de Natal.

Em entrevista ao RN TV 1ª Edição, os estudantes informaram que tentaram resolver a situação com a Secretaria Estadual de Assistência Social, no entanto, sem respostas, os moradores recorreram ao Ministério Público. De acordo com eles, um prazo foi dado para a retomada da entrega dos alimentos, porém a recomendação foi descumprida.

O governo informou que não tem responsabilidade legal pelas casa do estudante esoalhadas pelo estado. Em nota, a Secretaria de Assistência Social explicou que o fornecimento dos alimentos obedecia a um Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2009. Como a direção da Casa do Estudante não atendeu a determinadas recomendações, o TAC foi encerrado, segundo o governo.

Fonte:G1/RN

Prefeitas do RN serão homenageadas em evento na capital

A Prefeita Municipal da cidade de Janduís, Ligia Félix, será uma das homenageadas do evento que tem o título principal, Mulheres na Política Potiguar 2015.

O evento terá o lançamento do cartaz “Homenagem as Mulheres Potiguares com Mandato” e será realizado nesta sexta-feira, 24/04, as 09:30 da manhã, na Assembléia Legislativa, na Praça 7 de Setembro, na capital do Estado do Rio Grande do Norte, Natal.

Várias autoridades como a Senadora Ana Amélia (PP-RS), presidente da Fundação Milton Campos e outras participaram do evento.


Reitor da UEPB apresenta na Uern experiência de autonomia universitária

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe a visita do reitor da Universidade do Estado da Paraíba (UEPB), na próxima quinta-feira, 23. O professor Rangel Júnior atende convite do reitor Pedro Fernandes para apresentar a experiência da autonomia financeira adotada pela UEPB, em 2004.
O reitor da UEPB vai expor todo o processo de conquista da autonomia ao Conselho Universitário (CONSUNI), que que foi convocado extraordinariamente para debater o tema. No mês passado, o reitor Pedro Fernandes esteve na instituição paraibana acompanhado dos pró-reitores de Planejamento Fátima Raquel Rosado Morais e Adonias Vidal de Medeiros Júnior (Adjunto). Na ocasião, ouviu relato sobre a autonomia implantada pela UEPB e fez convite ao reitor para vir à UERN. "A autonomia financeira da UERN se configura em nosso grande desafio", afirmou o reitor Pedro Fernandes.
A reunião do CONSUNI será realizada na sala dos Conselhos ( prédio da Reitoria), a partir das 9h.
Coletiva - O reitor Rangel Júnior concederá entrevista à imprensa, ás 8h30, no gabinete do reitor Pedro Fernandes. Em seguida, fará exposição sobre a autonomia financeira da UEPB para os conselheiros da UERN (CONSUNI).
Fonte:De Fato

Primeira vitória de Senna na Fórmula 1 completa trinta anos

Domingo, chuva e hino do Brasil. A combinação significou muita alegrias ao fãs de Fórmula 1 durante as décadas de 1980 e 1990 e teve como ponto de partida o dia 21 de abril de 1985. Há 30 anos uma vitória incontestável de Ayrton Senna no GP de Portugal foi a primeira dele na categoria e suficiente para colocar de vez o então jovem de 25 anos como candidato a estrela do automobilismo.
O autódromo de Estoril estava sob um temporal naquele domingo. A pista escorregadia exigia um talento raro para dar conta de escapar das armadilhas sem cometer erros. Nas longas duas horas e 67 voltas da prova, 17 dos 26 pilotos abandonaram e nenhum deles conseguiu acompanhar Senna. O brasileiro, que havia conquistado no sábado a primeira pole position da carreira, liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada com mais de um minuto de vantagem para o segundo colocado, o italiano Michele Alboreto, da Ferrari.

A habilidade em guiar na chuva já era conhecida desde o ano anterior, quando em Mônaco o piloto, então estreante na categoria e guiando pela Toleman, conseguiu chegar na segunda posição. Mas faltava a Senna a oportunidade de guiar um carro competitivo, como teve em 1985. A Lotus preta e dourada era a chance de figurar no pelotão dos líderes e se na abertura da temporada lhe faltou sorte para pontuar no Brasil, na etapa seguinte tudo foi favorável.

A chuva que tanto fazia os adversários rodarem em Estoril, ajudou Senna a ter uma prova tranquila. Ganhar logo na segunda corrida pela Lotus foi o que o brasileiro precisava para comprovar o quanto tinha potencial para se tornar um dos melhores pilotos da história. Também em 1985, ele também ganharia o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, quando novamente foi pole position.

Senna, conhecido pelas vitórias na chuva, ganhou a primeira prova em um domingo de notícia triste para o Brasil. Eleito para assumir a Presidência da República, Tancredo Neves faleceu no mesmo dia em São Paulo vítima de problemas intestinais. Em seu lugar assumiu o seu vice, José Sarney, o último a comandar o País antes da volta das eleições diretas, em 1989.

Fonte:Agência Estado/Tribuna do Norte