quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Estudo aponta que praticar sexo deixam as pessoas mais inteligentes

Um novo estudo mostra que praticar sexo pode melhor a performance e aumentar a neurogênese (a produção de novos neurônios) na parte do cérebro onde as memórias de longo prazo são formadas, o hipocampo.
Os cientistas da Universidade Maryland, nos Estados Unidos, descobriram que ratos de meia-idade que fizeram sexo apresentaram mais sinais de melhora da função cognitiva e da “função do hipocampo”, aponta artigo publicado pela “The Atlantic”.
Ter relações sexuais também ajuda a balancear os efeitos do estresse crônico, de acordo com estudo conduzido pela Universidade Konkuk de Seoul (Coreia).
O experimento feito com ratos revelou que a atividade sexual pode ser útil “para a neurogênese no hipocampo adulto e a função de memória de reconhecimento contra as ações supressivas de estresse crônico.”
A revista questiona se o contrário pode acontecer: “pessoas mais inteligentes fazem mais sexo?”.
Infelizmente a resposta é “não”. Na verdade, adolescentes mais inteligentes tendem a começar a vida sexual mais tarde.
Ter uma grande memória diminui a probabilidade de uma iniciação sexual precoce dos adolescentes, de acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, realizado em 2012.
Para os que sonham em ficar mais inteligentes apenas com sexo, a chefe do Centro Colaborativo de Neurociência da Universidade Rutgers, Tracey J. Shors, logo avisa que não é tão simples.
Fonte:Folha UOL

Obras de duplicação da BR-304 devem começar em fevereiro

As obras de duplicação da BR-304 devem ser iniciadas no mês de fevereiro. De acordo com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, a presidente Dilma assina a ordem de serviço no próximo dia 23, quando a presidente vem a Natal para inauguração do Estádio Arena das Dunas.
A BR-304 é um eixo importante até o Ceará. Se conecta com a BR- 116 e a BR-101. É um eixo estruturante e integrador”, ressalta o general Fraxe.
A obra inclui a duplicação de 16 quilômetros da Reta Tabajara, construção de viadutos e a abertura de marginais. A Reta Tabajara é a primeira ação concreta que a presidenta dará ordem de serviço. “A empresa que venceu a licitação já está com o projeto pronto para começar obra. Por ser uma obra extensa, será realizada em vários lotes que em dois longos verões bem trabalhados deve ser concluído”, garante o diretor-geral do Dnit.
O Departamento Nacional de Insfraestrutura de Tranportes também inicia neste primeiro semestre de 2014, as obras do viaduto das Avenidas Abel Cabral, Maria Lacerda e do gancho de Igapó, eliminando os maiores gargalos do trânsito da capital. A licitação será lançada entre o final de janeiro e início de fevereiro.
A licitação para revisão da Ponte de Igapó será relançada com novo patamar de preço. Foi feita uma revisão dos custos para manutenção do equipamento que visa garantir a integridade da estrutura.
O DNIT afirma que a duplicação da BR 101 está pronta desde Natal até Recife, depois de Recife falta o último lote de 40 km para chegar em Alagoas. O que ainda não está concluído em Natal, no que se refere a BR-101, é um pedaço de marginal do lado direito na saída da Cidade sentido João Pessoa.
Fonte:Nominuto

Uefa deixa Barcelona de fora em seleção dos melhores pela 1ª vez em 10 anos

A Uefa divulgou nesta quarta-feira a seleção com os 11 melhores jogadores de 2013 e não indicou nenhum jogador do Barcelona, que chegou à semifinal da Liga dos Campeões da Europa e havia colocado três atletas no time escalado pela Fifa nesta semana durante a entrega da Bola de Ouro. O Barça não ficava sem representantes nesta lista desde 2003, a primeira e única vez até este ano que isso tinha acontecido.

O argentino Lionel Messi não ficava fora da lista dos melhores da Europa desde 2007. Cristiano Ronaldo, eleito melhor do mundo pela Fifa, marcou presença no ataque ao lado de Ibrahimovic, do PSG.

O Bayern de Munique, que ganhou os títulos do Mundial de Clubes, Liga dos Campeões, Campeonato Alemão, Supercopa da Europa e Copa da Alemanha, foi o time com mais representantes na seleção da Uefa, com quatro jogadores. O goleiro Neuer, os laterais Lahm e David Alaba e o meia Franck Ribéry.

A seleção da Uefa tem ainda a presença de Gareth Bale, que foi envolvido em uma transação recorde entre Tottenham e Real Madrid no meio de 2013. O Brasil apareceu representado por Thiago Silva, do PSG, na defesa.
Confira a seleção de 2013 da Uefa:
Neuer (Bayern); Lahm (Bayern), Thiago Silva (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), David Alaba (Bayern); Bale (Real Madrid), Reus (Borussia Dortmund), Ozil (Arsenal), Ribéry (Bayern); Ibrahimovic (PSG) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).
Fonte;UOL

Sequestradores do empresário Fabinho Porcino pegam de 13 a 17 anos de prisão

Os acusados de seqüestrar o empresário Fábio Porcino Rosado Chaves, no dia 10 de junho de 2013, pegaram penas que varia de 13 a 17 anos de prisão cada.
Veja decisão na ÍNTEGRA.
A sentença assinada pelo juiz Claudia Mendes Junior, da 3ª Vara Criminal de Mossoró, é do dia 20 de novembro de 2013, cinco meses depois do crime.
José Wilson Trajana de Freitas
Condenado 16 anos de reclusão em regime inicialmente fechado pela prática da conduta delituosa de extorsão mediante seqüestro qualificada, tipificada no art. 159, § 1º do Código Penal, absolvendo-o do delito de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tipificado no art. 16 da Lei 10.826/03.
José Carlos Anastácio Leitão
Condenado a pena de 13 anos e 06 meses de reclusão pela prática da conduta delituosa de extorsão mediante sequestro qualificada, tipificada no art. 159, § 1º do Código Penal, absolvendo-o do delito de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tipificado no art. 16 da Lei 10.826/03.
Rivelino Raquel Filho
Condenado a pena de 17 anos de reclusão e 10 dias multa pela prática das condutas delituosas de extorsão mediante sequestro qualificada, tipificada no art. 159, § 1º do Código Penal e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tipificada no art. 16 da Lei 10.826/03.
O seqüestro
O sequestro aconteceu no dia 10 de junho de 2013, às 15h14min, na loja pertencente à família Porcino, na Avenida Mauro Monte, em Mossoró. Fábio Porcino foi sequestrado por pelo menos  5 homens, e foi mantido em cativeiro em uma barraca improvisada no interior da Fazenda Garrote, no município de Canindé/CE. O local foi estourado por policiais da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado – DEICOR, dia 14 de junho, por volta das 14hs, que teve a frente a delegada Sheyla Freiras.  
Sequestradores queriam extorquir R$ 2 milhões da família Porcino
Os seqüestradores obrigaram Fabinho Porcino a escrever um bilhete para a família exigindo pela sua vida o valor de R$ 2 milhões.  O seqüestrador José Carlos Anastácio Leitão disse nas escutas que ajudaram a policia a chegar a quadrilha e libertar o refém, que pretendia trocar o piso de sua casa com o dinheiro do sequestro.  Fabinho Porcino foi encontrado na fazenda de Ezequiel Serafim Leitão, o Quel, que é primo de José Carlos. Quel não foi sentenciado.
Fonte:Defato

Tartaruga-gigante com nadadeira amputada encalha no litoral do RN

Tartaruga-de-couro apareceu nesta quarta-feira (15), na praia de Jacumã. Polícia ambiental removeu o animal para tratamento no Aquário Natal

Uma tartaruga marinha encalhou na praia de Jacumã, município de Ceará-Mirim, no litoral norte do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (15). O animal foi encontrado por banhistas e estava com uma das nadadeiras amputada. A Companhia Independente de Proteção Ambiental da Polícia Militar foi acionada e providenciou a remoção do réptil para o Aquário Natal. A tartaruga é da espécie Dermochelys coriacea, conhecida como tartaruga-gigante ou tartaruga-de-couro.
De acordo com Ricardo Sérgio Feitosa, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e membro do Projeto Tamar, a tartaruga-gigante não tem resistência para ser mantida em cativeiro, mas a remoção dela para o aquário foi necessária para que receba a atenção necessária.
“Ela está com uma nadadeira amputada, precisa de cuidados. Vamos providenciar o tratamento dela para realizar a soltura em alto-mar o mais rápido possível”, explicou Feitosa.
Segundo o Projeto Tamar, a tartaruga-gigante é a maior de todos os indivíduos da família dos quelônios. No Brasil, já foram registrados espécimes com até 182 centímetros de “comprimento curvilíneo de carapaça”, parâmetro de medição usado. A maior tartaruga já encontrada no mundo tinha 2,56 metros de comprimento. Em média, o animal pesa até 700 quilos. A mais pesada já vista, porém, tinha 916 quilos.
A tartaruga-gigante vive sempre em alto-mar e se alimenta preferencialmente de águas-vivas, aproximando-se do litoral apenas para desova. A área de desova regular da espécie fica no litoral Norte do Espírito Santo, com relatos de desovas ocasionais em praias do Rio Grande do Norte, da Bahia, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Há também registros de ocorrências reprodutivas no litoral do Piauí.
Fonte:G1

Para evitar colapso, Caern adota rodízio em cidades da adutora Médio Oeste

A redução da quantidade de água na captação da Adutora Médio Oeste, localizada na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município de Jucurutu, obrigou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) a fazer o racionamento para parte das cidades atendidas pela adutora. A medida operacional tem o objetivo de diminuir o risco de colapso.

A partir das 7h da manhã desta terça-feira (14), as cidades de Paraú e Campo Grande estarão com o abastecimento suspenso durante 24 horas, enquanto Messias Targino e Janduís terão água. 

Já na quarta-feira (15), Paraú e Campo Grande estarão com o abastecimento normal por 24 horas e Messias Targino e Janduís com o abastecimento suspenso. As cidades de Patu e Triunfo Potiguar, também atendidas pela adutora Médio Oeste, permanecerão com seu abastecimento normal. 

O abastecimento das cidades permanecerá sendo alternado, nos próximos meses, até que as condições da captação melhorem.

Acompanhamento

A Caern informou que a partir da adoção das medidas permanecerá fazendo análise do comportamento da situação. “Vamos acompanhar como o sistema se comportará e se houver necessidade poderá haver novas modificações no atendimento”, menciona o gerente da Regional Mossoró, Nehilton Barreto

Segundo ele, uma série de medidas foram tomadas ao longo dos últimos meses para evitar o rodízio, mas foi necessário adotar o mesmo, em razão da estiagem. “Ultimamente as cidades não estavam sendo bem atendidas. Com esta medida esperamos atender bem as cidades como um todo”, ressalta o gerente. 
Fonte:Tribuna do Norte