sábado, 2 de junho de 2012

Criação de banheiro unissex na UFRN causa polêmica

A UFRN agora tem um banheiro unissex coletivo. Fica no Departamento de Artes (Deart). Foi inaugurado depois que o Grupo Universitário em Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades (Guddes) decidiu "extra-oficializar" um fato: o banheiro feminino do segundo andar do prédio era usado tanto por meninos quanto por meninas. A placa "feminino" foi retirada com pompa: teve direito até a peça de teatro e público de aproximadamente 80 pessoas acompanhando o momento histórico no campus. Aconteceu no dia 11 de maio, dia em que ocorreu a 1ª Calourada da Diversidade Sexual da UFRN, com o nome fantasia "Gaylourada".

Outro fator contribuiu para a criação do banheiro unissex de combate ao preconceito no campus universitário: a transexual Leilane Assunção, doutoranda em Ciências Sociais, foi impedida de entrar no banheiro feminino. Um funcionário da segurança do prédio alertou que ela não poderia usar o banheiro destinado às mulheres. Ontem Leilane não foi localizada pela reportagem para comentar o assunto. Como tudo que acontece no ambiente universitário, lugar de pluralidade de opiniões e pensamentos, o assunto virou polêmica.


A polêmica principal é o uso de banheiro público. No caso em questão, uma transexual, ou seja, alguém que nasceu homem e que se assume com identidade feminina, precisou usar o banheiro. Para evitar o constrangimento, o problema foi resolvido com a criação de um banheiro que pode ser usado por qualquer pessoa, independente do sexo. Simples assim, ou quase. "Muitas pessoas questionam se, nesse caso, ela deveria ter ido ao banheiro feminino ou ao banheiro masculino. Acho que o banheiro não tem nada demais. É um banheiro normal, como qualquer outro", afirmou um estudante do Deart, que pediu para não se identificar. Com efeito, o banheiro não difere de outros banheiros públicos. Apenas adesivos, placas e pichações na parte de fora indicam que homens e mulheres podem usá-lo.

Entre os alunos, há quem seja a favor. "Já era um banheiro utilizado pelos dois sexos. Foi algo meio oficializado agora. Como o banheiro era próximo da porta e o outro fica distante, geralmente o pessoal usava rapidamente não para urinar, mas pra lavar as mãos. Por isso ele acabou sendo usado por ambos os sexos. Não costumo usar esse banheiro, mas eu acho normal a criação dele. Talvez a ideia devesse ser levada para toda a universidade", opinou o aluno de design, Anderson Divino. Já Aryellen Dias, se disse contra. "É uma discussão à toa. O normal é ter um banheiro masculino e outro feminino. Virou uma confusão desnecessária. Sempre vem alguém e escreve uma coisa diferente sem necessidade. É só um banheiro como outro qualquer", afirmou ela.

Amanda Pereira, também estudante, disse que o tema é relativo. "Antes, nesse banheiro, havia uma parte comum no corredor de entrada e havia o lado masculino e o feminino. Só que como o feminino ficava sempre fechado, todo mundo usava o masculino mesmo", observou. "Se as pessoas souberem usar o banheiro com educação, souber deixá-lo limpo, será muito bom. Mas o mais provável é que homem e mulher entrem e possam juntos usar o mesmo banheiro. Ai vira bagunça", observou a universitária.
Fonte:dn online

Estudo aponta que exame preventivo da próstata faz mais mal que bem

Embora inúmeros pesquisadores ao redor do mundo venham insistindo que, quando o assunto é câncer de próstata, exames de PSA fazem mais mal do que bem, o alvoroço começou para valer no ano passado.
Uma força-tarefa sobre Medicina Preventiva, formada para analisar as práticas de saúde nos Estados Unidos, anunciou que os médicos deviam deixar de prescrever os exames de PSA regulares para homens saudáveis.
O assunto causou furor, ainda que outras entidades independentes, formadas unicamente por médicos, tenham começado a fazer coro com a decisão, chamando a atenção para o número excessivo de falsos positivos dos exames rotineiros para detecção do câncer de próstata.
Aqui no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer anunciou restrições também ao exame de toque retal.
O assunto amornou, mas promete ferver novamente, agora que a força-tarefa norte-americana publicou seu relatório final.
Apesar da gritaria geral de médicos e dos laboratórios, que temem perder clientes e faturamento, o grupo manteve suas conclusões iniciais.
Segundo o documento, o exame de sangue comumente usado para triagem de câncer de próstata, o teste de PSA, faz mais mal do que bem – ele leva os homens a receber tratamentos desnecessários, e às vezes até perigosos.
Fonte:o xerife

MP quer suspender o São João nos 139 municípios em emergência

Medida tomada priva as prefeituras municipais de contratarem artistas, serviços de “buffets” e montagem de estruturas para eventos.

 Os 139 municípios do Rio Grande do Norte que decretaram situação de emergência declarada por meio do Decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012, assinado pela governadora do Estado estão proibidos de realizar despesas com eventos festivos.

A orientação vem do Procurador Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Martins Guterres, do Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre de Souza Neto, do Procurador Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior e da Procuradora da República, Caroline Maciel da Costa, que assinam Recomendação Conjunta visando a preservação do dinheiro público.

Os procuradores entendem que alguns municípios apesar de se encontrarem em situação de emergência, vêm empregando verbas públicas na contratação de bandas e realização de festas em geral, o que se mostra incompatível com a grave situação de estiagem enfrentada.

A medida tomada priva as prefeituras municipais de contratarem artistas, serviços de “buffets” e montagem de estruturas para eventos, sob pena de adoção de providências cabíveis a cargo de cada uma das Instituições que subscrevem a Recomendação.

O gestor que porventura não acatar a recomendação poderá ser objeto de medida cautelar da Corte de Contas. Os Órgãos de Controle ainda podem solicitar a sustação de atos, contratos e procedimentos administrativos. Além de pedir a suspensão do recebimento de novos recursos, sem prejuízo da aplicação de multa, além de outras sanções.

A exceção fica para o uso de verbas federais recebidas do Ministério da Cultura ou do Ministério do Turismo, quando sua destinação estiver especificamente vinculada à realização de festas ou eventos culturais no município. O documento alerta ainda que, a hipótese não se aplica o art. 24, IV, da Lei 8.666/1993, por não se tratar de bem necessário ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa.

Em tal caso, a documentação relativa à execução do convênio, acompanhada do processo licitatório - inclusive notas fiscais pertinentes -, deve ser encaminhada ao Ministério Público Federal no prazo de 30 dias após a realização da festa ou evento.

Fonte:nominuto

Câmara analisa proposta que acaba com voto obrigatório

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 159/12, do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que torna o voto no Brasil facultativo para todas as pessoas. Hoje o voto só é facultativo para quem tem mais de 16 anos e menos de 18, maiores de 70 anos e analfabetos.
O voto facultativo é um dos temas da Reforma Política e de outras 40 PECs em análise na Câmara.
Filipe Pereira afirma que, por ser obrigatório, a maioria das pessoas vai às urnas para provar que votou e não receber as sanções impostas pelo Estado. “Dessa forma, o número de votantes será diretamente proporcional à conscientização política desenvolvida pela população. E cada candidato terá que convencer as pessoas a votarem nele com argumentos consistentes e programas de governo factíveis de serem realizados.”
O deputado argumenta ainda que, com o sistema eleitoral vigente no Brasil, alguns políticos se aproveitam das pessoas mais pobres e menos informadas para lhes oferecerem algo em troca de seus votos. “Esse comportamento pode ser considerado muito grave em um País como o nosso, devido à quantidade de cidadãos sem consciência política.”
Fonte:Jean Carlos