quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto de lei proíbe venda de refrigerantes a menores de 18 anos

O refrigerante não é alimento e não traz qualquer benefício à saúde. Ao contrário, dizem pesquisadores. Contribui, por exemplo, para a obesidade infantil. Assim como as bebidas alcoólicas e os cigarros, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) apresenta um projeto de lei que proíbe a venda de refrigerantes a menores de 18 anos de idade.
E vai além na determinação de afastar o “inocente” refrigerante e seus acompanhamentos doces, salgados e gordurosos das crianças e jovens. A matéria estabelece a proibição da comercialização num perímetro de 200 metros das escolas de educação básicas da bebida, de massas folhadas, frituras, biscoitos recheados, pipocas industrializadas, sucos artificiais, enlatados, alimentos que contenham gordura trans, balas, pirulitos e gomas de mascar.
Por perto dos estudantes, só sanduíches e sucos naturais, salgados assados, “pelo menos dois tipos de frutas”, água de coco, queijos magros, iogurtes e cereais. Na cantinas escolares, a proibição do fornecimento de mostarda, maionese, ketchup e qualquer outro “molho calórico”. Quem desobedecer estará sujeito a penalidades.
Gonzaga Patriota diz seguir o exemplo de outros deputados que labutam contra a indústria da obesidade. A principal tentativa no Congresso Nacional é a de tirar os refrigerantes, doces e salgados das escolas.
Fonte:O xerife

Dilma, em solo Potiguar, defende programas federais em prol das vítimas da seca

Em entrevista a FM 96, a presidente Dilma Rousseff disse que o Governo Federal agiu de forma diferenciada para socorrer as vítimas da seca na região Nordeste. Destacou os programas federais.
 
 
Segundo falou a presidenta, houve perdas de parte da produção agrícola e do rebanho bovino na região Nordeste, inclusive do Rio Grande do Norte. É fato que a seca ainda está matando o rebanho e dificultando a vida no campo.
 
A presidenta citou a destinação de 432 carros-pipa para distribuir água nas cidades mais afetadas na região Nordeste atraves do Exército. Citou ainda a instalação de 17.700 cisternas, Bolsa Estiagem e do Programa Garantia Safra.
Com relação a falta de alimento para o rebanho bovino, a presidente Dilma Rousseff lembrou da liberação de R$ 235 milhões para subsidiar a compra do milho por parte dos criadores. Entretanto, a chegada deste milho ao território Potiguar enfrentou problemas.
Após a entrevista, a presidente Dilma Rousseff seguiu, de Helicóptero, para a cidade de Ceará Mirim, onde participa de solenidade de inauguração das Unidades do Instituto Federal de Educação Tecnológica na cidade e também nos municípios de São Paulo do Potengi e Canguaretama.
Na mesma ocasião, a presidente Dilma Rousseff vai entregar certificados para 4,5 mil formandos do Programa Pronatec, do Governo Federal.
Fonte:Defato