terça-feira, 5 de março de 2013

Se vivo fosse, Valdetário seria inocentado do crime que o transformou em bandido

Galego Carneiro (foto abaixo), que foi preso e processado junto com Valdetário pelo roubo da Pampa e o duplo assassinato, foi absolvido quarta-feira, dia 27 de fevereiro, em Campina Grande

Se não tivesse sido morto em confronto com a Polícia em dezembro de 2003, José Valdetário Benevides teria sido absolvido quarta-feira, dia 27 de fevereiro, de um dos dois crimes que o empurrou para o mundo do crime, na década de noventa, para se transformar num dos homens mais temidos do Nordeste.
Aguinaldo Benevides Carneiro, o Galego, hoje com 44 anos, foi também acusado de roubar uma Pampa e em seguida matar duas pessoas em São Bento, no Estado da Paraíba, junto com Valdetário. Assim como Valdetário, pela injustiça que sofreu também, Galego terminou no mundo crime até ser baleado e preso no Piaui (PI).
Valdetário e Galego são da segunda geração da família Carneiro, de Caraúbas. A primeira geração também entrou no mundo do crime em função de uma injustiça. Quem conta esta história é Vanzinho Carneiro, que hoje é cantor evangélico.
Vanzinho relata que por uma razão banal o policial militar matou um irmão dele na década de 70. Outro irmão, o Maurício, se vingou, matando-o. “Daí começou toda a perseguição a minha família e não nos restou outra opção se não o crime”, contou em entrevista ao jornalista César Santos.
O que aconteceu de 1980 a 1990 é uma história a parte, que não caberia em um livro.
A segunda geração da família Carneiro no mundo crime começou em 1991 com acusação de que Valdetário, Galego e João Benevides, o Branquinho, haviam roubado uma Pampa em São Bento (PB). Este veículo foi apreendido em Aracati (CE) com Sueldo Ribeiro de Vasconcelos.
E mesmo Sueldo Vasconcelos tendo confessado o roubo ao então delegado Roberto Eduardo, e aos agentes Gurgel e De Sousa, de Mossoró, o Tenente Gabriel prendeu Valdetário, Galego e Branquinho, em Caraúbas, e os acusou do crime. Disse que eles haviam sido reconhecidos no roubo da Pampa.
“Na época, levaram Galego amarrado na carroceria da Pampa para São Bento”, relata Vanzinho Carneiro. Foram condenados por este crime que não cometeram a 7 anos e 6 meses de prisão. Quando já estava prestes a sair da prisão, outro crime, ainda mais cruel, os segurou presos: um duplo homicidio em São Bento.
Geraldo Francisco dos Santos (dono da Pampa) e Antônio dos Santos Batista foram assassinados em São Bento. Novamente a responsabilidade por este duplo homicídio foi atribuída a Valdetário e Galego pelo tenente Gabriel, de Caraúbas, associado aos policiais militares de São Bento.
“Só que não foi Valdetário e nem Galego que mataram Geraldo e Antônio. Até a família da vítima é consciente disto. Valdetário estava preso à época, conforme Certidão assinada por José Risuendo Morais, diretor da Penitenciária de Campina Grande, e Galego estava no Amapá”, diz o advogado Félix Gomes Neto.
Todas as provas foram juntadas e colocadas no processo do duplo homicidio, que foi levado a julgamento quarta-feira, dia 27 de fevereiro, em Campina Grande. Diante das provas e as evidências, o próprio promotor de Justiça voltou a trás e pediu a absolvição de Galego.
Valdetário foi morto em confronto com a polícia no mês de dezembro de 2003, em Lucrécia.
Até 1991, Valdetário e Galego trabalhavam e tinham suas familias. Os dois eram conhecidos em Caraúbas. Se o Estado tivesse feito um julgamento justo na época, talvez, talvez muitas vidas nao tivesse sido ceifadas, muitos assaltos não tivesse acontecido….
Fonte:Retrato do Oeste

UERN - Gabaritos do Primeiro e Segundo dia


A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga o gabarito preliminar do primeiro e segundo dia de provas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013).

Os candidatos que discordarem do resultado de alguma(s) questão(ões) do gabarito têm o prazo de 48 horas (a contar a partir da publicação) para entrar com recurso.

Segue:

Soprando Velinhas

Hoje quem ta soprando velinhas é Marina Oliveira,blog deseja felicidades e sucesso,Prabéns

Conmebol marca julgamento do Corinthians para amanhã a tarde

Corinthians tem um 'Dia D' nesta quarta-feira, quando a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai julgar o recurso do clube na Copa Libertadores da América. Caso o Timão consiga reverter a punição da entidade, a presença de torcedores em jogos da competição estará liberada.
Em contato telefônico com a reportagem da Gazeta Esportiva.Net, o diretor-jurídico corintiano, Luiz Alberto Bussab, confirmou o julgamento para as 16 horas (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Resta à diretoria alvinegra acompanhar a decisão e torcer por um desfecho positivo.
"Nós estamos muito confiantes em uma reversão, evidentemente. Mas, como tudo é muito novo para as duas partes, não há como prever a decisão", explicou Bussab. No entanto, a expectativa no Parque São Jorge é a de que os portões do Pacaembu sejam abertos à torcida já no próximo dia 13. 
Se o recurso do Corinthians for aceito, a equipe do técnico Tite terá o apoio da Fiel contra o Tijuana, do México, pela quarta rodada da competição continental, diferentemente das segunda e terceira rodadas. No último dia 27 de fevereiro, apenas quatro torcedores assistiram à vitória sobre o Millonarios, por 2 a 0.
O público 'inexplicável' no Paulo Machado de Carvalho se deve ao fato de que alguns torcedores, insatisfeitos com a punição da Conmebol, pediram - e conseguiram - uma liminar na Justiça comum, e, com papéis, 'furaram' o bloqueio da cúpula do Timão na entrada da praça desportiva.
A polêmica começou no dia 20 de fevereiro, quando os corintianos estrearam na Libertadores. Contra o San José, da Bolívia, um membro da Gaviões, na arquibancada visitante do Estádio Jesús Bermudez, atirou um sinalizador marítimo, que acabou matando Kevin Spada, de 14 anos.
Após revoltas e comoções, a Conmebol determinou que todas as partidas alvinegras na Libertadores, mesmo na condição de visitante, fossem sem sua torcida. Sentindo-se lesados, já que ingressos já haviam sido vendidos antecipadamente, dirigentes corintianos pediram o recurso.
Fonte:Tribuna do Norte

Sexo oral causa mais câncer de garganta que cigarro e bebida, diz pesquisa


O tabaco, substância presente no cigarro, e o consumo de bebidas alcoólicas sempre foram apontados como um dos principais fatores para desenvolvimento de câncer na região da garganta. Pois agora cientistas afirmam que o sexo oral ocupa o topo da lista entre os comportamentos de risco.
Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas no colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.
Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.
Outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison.
Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. “O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral”, afirmou a pesquisadora.
Fonte:O xerife

AGENTES DE POLICIA CIVIL DE JANDUÍS SÃO TRANSFERIDOS PARA OUTRA DP


Depois da drástica queda nos números de ocorrências policiais registradas em Janduís, após longas investigações que culminou em várias prisões, motivo este, apresentado pela policia civil para a transferência da equipe que atuava na cidade por não haver mais necessidade devido à queda nas ocorrências.
Publicada no mês passado, o diário oficial do Rio Grande do Norte, trouxe a noticia da transferência da delegada titular de Janduís para o município de Santana do Matos, noticia triste para os janduienses que através de redes sociais se lastimavam da grande perca.
Na última sexta-feira (01), foi a vez da transferência dos 2 agentes de policia civil que atuava no município de Janduís, ambos também foram deslocados para o município de Santana do Matos, tornando assim, o município de Janduís conhecido em todo o Estado pela tamanha violência que predomina sem atuação constante da policia civil.

Clique aqui e veja as portarias removendo os agentes de policia civil de Janduís.
Fonte:Carinha da Net


ProUni: candidatos da 1ª chamada da lista de espera devem comprovar informações até hoje


Candidatos pré-selecionados na primeira chamada da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta terça-feira (5) para comprovar as informações nas instituições de ensino. A perda do prazo ou a não comprovação dos dados implicará, automaticamente, a reprovação do candidato.
No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudo. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio, entre outros.    
Aqueles que não forem pré-selecionados terão uma segunda chance no dia 8 de março, quando vai ocorrer a segunda chamada da lista de espera. Os convocados na segunda chamada devem comparecer aos locais indicados entre os dias 8 e 13 de março.
O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos.
Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.
Fonte:Jean Carlos