quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Déficit financeiro do Rio Grande do Norte é de quase meio bilhão de reais, diz governo

Os problemas econômicos que atingem o país e o Rio Grande do Norte e as possíveis medidas para enfrentar o déficit financeiro estadual foram tema de reunião hoje, 22, entre o governador Robinson Faria e base do Governo na Assembleia Legislativa.
O encontro foi realizado na Governadoria.
“Precisamos da união de todos para manter o estado funcionando. O Rio Grande do Norte não é um oásis e sente o reflexo direto da crise nacional. Vivenciamos uma frustração de receitas bastante expressiva e será necessário adotar algumas medidas para amenizá-la”, afirmou o governador Robinson Faria.
Um diagnóstico financeiro foi apresentado pelo secretário estadual de Tributação, André Horta, e pelo titular do Planejamento, Gustavo Nogueira. No encontro, o governador e os deputados discutiram alternativas para amenizar o déficit financeiro que chega a R$ 487,4 milhões. Medidas adotadas por outros estados, assim como pela União, também foram trazidas à pauta da reunião.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, reforçou que o momento requer união.
“Estamos dispostos a discutir com o Governo os melhores caminhos para que o Estado se mantenha de pé diante da crise, sem grande impacto para a população”, afirmou.
Também estavam presentes Fernando Mineiro, Tomba Farias, Gustavo Carvalho, Cristiane Dantas, Márcia Maia, Jacó Jácome, Albert Dickson, Galeno Torquato, Dison Lisboa, Souza Neto e Vivaldo Costa.
Pelo Executivo, também participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Azevedo, a secretária de Comunicação, Juliska Azevedo, a Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e o vice-governador Fábio Dantas.
Fonte:De Fato

Agente Penitenciário é assassinado no centro da cidade de Brejo do Cruz no estado da Paraíba

O Agente Penitenciário da Paraíba, João Paulo, foi assassinado na manhã dessa terça-feira (22), por volta das 10:30 horas, no centro da cidade de Brejo do Cruz/PB.

De acordo com informações repassadas pelo 12º BPM, o Agente foi surpreendido por dois elementos que se aproximaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima, que morreu no local.

Após praticar o crime, a dupla fugiu com destino ignorado. A PM PM fez o isolamento do local do crime e demais PM’s se encontram em diligencias na região.

João Paulo prestava serviço em São Bento e residia em Brejo do Cruz onde nas horas vagas trabalhava com empresa de Internet.

Fonte: Nosso Paraná

A População de Umarizal pede a volta do Agente da Policia Civil Erick Guerra, “O Caçador”

O movimento pela volta do policial civil, Erick Guerra, “O Caçador”, para Umarizal deverá se intensificar depois do duplo homicídio registrado na noite dessa segunda-feira, 21, na praça Helena Lúcia, em meio aos festados alusivos ao padroeiro do município. 

Desde sua saída de Umarizal há alguns meses, a população já cobrava nas redes sociais o retorno do agente, um dos principais responsáveis pela chamada “conquista da paz” em Umarizal. A cidade era tida como a mais violenta do Rio Grande do Norte e após o trabalho dos agentes de segurança, reforçado pela presença do Caçador, a cidade passou a ser uma das mais pacatas da região. 

Segundo relatório da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), até antes da noite de ontem, Umarizal havia registrado apenas dois homicídios, uma redação de quase 90% por cento se comparado ao ano anterior, 2014, quando 17 pessoas foram mortas no município. 

Já na noite de ontem um internauta postou: “Erick Guerra está fazendo uma falta GRANDE por aqui! Ao sairmos de casa, nunca temos a certeza de voltar. O que temos que fazer é pedir muita proteção divina”.

Erick, O caçador, está atuando agora na cidade de Currais Novos na região Seridó do Rio Grande do Norte. Lá o trabalho do policial, junto as demais forças de segurança da cidade já vem surtindo efeito. Isso porque os índices de criminalidade caíram para quase zero e a cidade já é considerada umas das mais seguras do estado. 

“A situação hoje em dia a situação é de redução de todas as estatísticas criminais. Os homicídios estão em zero. Assaltos estão em zero e os furtos estão bem próximos do zero. Para se ter uma ideia, nas últimas duas semanas não aconteceu nenhuma, e a população está manifestando claramente satisfação com a segurança pública, apoiando a polícia. Hoje dá para se dizer que Currais Novos realmente é uma cidade bem calma atualmente. Graças a Deus”, contou Erick por telefone ao Umarizalense. 


Fonte: O Umarizalense

Governo Robson de Farias avalia projeto para terceirização de presídios

O Governo do Estado avalia documentação que poderá culminar na assinatura de Parceria Público-Privada (PPP) para reforma ou construção, operacionalização e manutenção de unidades prisionais no Rio Grande do Norte. Mesmo sem procedimento licitatório aberto, tramita desde o dia 27 de agosto entre as Secretarias de Estado do Planejamento (Seplan) e da Justiça e Cidadania (Sejuc), uma proposta da empresa Civiliza Gestão Prisional Integrada, que se dispôs a elaborar estudos e projetos necessários para a execução de tais serviços, em regime de PPP, ao custo de R$ 2 milhões a serem consumidos ao longo de seis meses. O primeiro trabalho a ser desenvolvido pela empresa vencedora da licitação que deverá ser aberta pela Sejuc nos próximos dias é o ‘Mapeamento dos Presos’ potiguares.
A secretária-chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, comentou que nenhuma possibilidade que tenha como objetivo melhorar a gestão do Sistema Prisional está descartada. Além disso, a assinatura de uma Parceria Público-Privada foi cogitada pelo secretário Edilson França, titular da Sejuc. “O Dr Edilson, que é a pessoa mais indicada a falar sobre este assunto, está estudando várias alternativas. Mas nada ainda foi confirmado”, comentou Tatiana Mendes Cunha. Em recentes entrevistas, o governador Robinson Faria ressaltou que a formalização de uma PPP poderia ocorrer para a mitigação da crise no sistema carcerário potiguar, cujo estado de calamidade foi renovado por mais seis meses semana passada.
Na noite da segunda-feira passada, em entrevista a uma emissora de rádio local, o secretário Edilson França comentou que o ‘Mapeamento dos Presos’ está na fase final das tratativas, autorizada pelo governador Robinson Faria, para contratação de empresa para fazer o trabalho que caracterizou como árduo. A assessoria de imprensa da pasta comentou que “certamente será a Civiliza” a empresa a desenvolver o referenciado serviço. Não adiantou, porém, o custo do contrato. Informou que o Mapeamento deverá começar pelas unidades prisionais da Região Metropolitana de Natal e, à medida em que houver dotação orçamentária, será expandido para as carceragens do interior do estado.
No documento assinado pelo diretor-geral da Civiliza Gestão Prisional Integrada, Francisco Viana Campos Júnior, de 27 de agosto, é solicitada ao secretário Gustavo Nogueira “autorização para a realização dos estudos de viabilidade e modelagem para realização de projeto para Reforma ou Construção, Operação e Manutenção de Unidades Penitenciárias no Estado do Rio Grande do Norte, em regime de Parceria Público-Privada”. Francisco Viana Campos Júnior foi procurado ontem pela TRIBUNA DO NORTE para detalhar o interesse na realização do referido estudo no estado potiguar, mas não estava na sede da empresa e o número do telefone celular funcional não foi disponibilizado pela empresa.

Fonte:Tribuna do Norte