quinta-feira, 24 de julho de 2014

Em nota, Prefeitura de Martins explica por que não haverá Festival Gastronômico em 2014

Em nota à imprensa, a prefeitura de Martins comunica que não realizará o Festival Gastronômico e Cultural 2014 e, em razão desse fato, vem prestar os seguintes esclarecimentos:
Ao assumir a Prefeitura em 2013, a Prefeita Olga Fernandes decidiu definir um calendário de eventos com vistas ao desenvolvimento turístico do Município, realizando em 2013, mais uma edição do Festival Gastronômico e Cultural. Na oportunidade, a Prefeitura teve a ajuda de diversos patrocinadores, dentre eles o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
É importante lembrar que o Município de Martins tem coeficiente 0.6, o que impossibilita o investimento solitário para realização do festival, em razão de prejuízos imensuráveis na manutenção dos serviços públicos essenciais oferecidos à nossa população. Neste ano de 2014, dentre muitas ações do Governo Municipal, uma foi de grande importância para os martinenses, a abertura, com recursos próprios, da Unidade Mista de Saúde de Martins (Hospital Municipal), construída há mais de dez anos e até então não inaugurada.
Para que essa obra de grande alcance social se tornasse realidade, a gestão municipal despendeu uma grande quantidade de recursos públicos, inviabilizando, neste momento, qualquer outro investimento. Para realização do Festival, a Prefeitura sempre contou com a parceira de grandes patrocinadores, dentre eles o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, principal financiador do evento.
Foi solicitada a ajuda e procurado o Governo Estadual, mas até a presente data não foi firmado convênio ou parceria com o Município para realização do evento, sendo alegado para o indeferimento do pleito, impedimentos em razão da legislação eleitoral. A Prefeita Olga Fernandes fará gestão ao novo Governador do Estado, para que o Festival Gastronômico e Cultural, seja, a partir de 2015, incorporado ao calendário turístico do Rio Grande do Norte, com recursos assegurados e garantidos no Orçamento Geral do Estado.
Fonte:O Xerife

Estudantes de Natal prometem novo protesto contra reajuste na próxima segunda-feira

Integrantes da Revolta do Busão são contra reajuste da passagem de ônibus e articulam protesto nas redes sociais


A próxima manifestação da Revolta do Busão está marcada para segunda-feira. Isso se o valor da passagem de ônibus for reajustado no domingo, como prevê a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos.
Na terça-feira passada, o movimento realizou uma plenária no Centro de Convivência da UFRN na qual foi aprovado um indicativo para o ato público acontecer um dia depois da efetivação do aumento na tarifa. “Muda um pouco o caráter do movimento que nós já vínhamos fazendo. Dessa vez o pessoal já vai ter sentido no bolso”, analisou Gabriel Medeiros, 1º coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRN.
Para Medeiros, a decisão do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito Urbano pelo menor reajuste já foi influência das mobilizações que já vinha acontecendo na cidade. A mais recente manifestação ocorreu no dia 17 deste mês. “Em grande parte, foi pelo medo da Prefeitura e do Seturn das nossas mobilizações”, opinou.
Segundo o estudante, o movimento estava acompanhando cada episódio burocrático sobre o reajuste das passagens e não foi pego de surpresa. “A gente também esperava que demorasse um pouco para começar a valer a nova tarifa”, disse, explicando o motivo do movimento previsto para segunda-feira.
O coordenador-geral do DCE da UFRN reforça que a representação estudantil no Conselho é ilegítima. “Esse processo é bastante antidemocrático. Quem está lá não é representante real do movimento estudantil”, afirmou.
Antes do início da reunião realizada ontem, Gleidson Batalha, representante dos estudantes de nível superior, foi questionado pela secretária Elequicina Santos sobre sua condição. “Eu já me formei, mas ainda sou presidente da UEE [União Estadual dos Estudantes]“, explicou o representante.
Na ocasião, Batalha falou a nossa equipe de reportagem que permanecia como conselheiro porque não houve eleição na gestão passada (2009-2012) e que um novo processo eleitoral estaria marcado para a próxima sexta-feira. Os representantes dos estudantes são escolhidos por meio do Fórum de Entidades Estudantis de Natal.
Quem também critica a representatividade do Conselho é a ativista de movimentos pró-transporte público, Géssica Régis. “Ele não representa os estudantes e é ligado a Prefeitura”, acusou. Também para ela, o resultado já era esperado. “O resultado, a gente já sabia qual seria. O que se discutia era se o Seturn iria conseguir o aumento de R$ 2,80″, comentou.
Questão judicial
De acordo com a presidente do Diretório Central dos Estudantes da UNI-RN, Sheyla Claudino, a entidade estudantil entrou com uma ação na justiça logo depois da decisão do conselho pelo reajuste da tarifa para R$ 2,35. Segundo ela, um dos motivos para a ação é “o abuso de poder da secretária da Semob. Ele não deixou que a gente expressasse a nossa opinou”, disse.
O outro ponto para a ilegitimidade da decisão seria a participação do representante dos estudantes de nível superior, Gleidson Batalha. “Esse reajuste não vai doer apenas no bolso, mas também vai ser um desrespeito com as 50 mil pessoas que foram para as ruas no ano passado”, concluiu.
Fonte:JH

Estudantes da Uern estiveram no velório do escritor Ariano Suassuna

Um grupo de universitários do curso de Comunicação Social das turmas de Publicidade e Jornalismo está visitando alguns meios de comunicação de Recife. Na oportunidade, os estudantes estiveram no velório do escritor Ariano Suassuna, que morreu na última quarta-feira, 23, na capital pernambucana.
O professor Esdras Marchezan, que acompanhava o grupo, informou a reportagem do De Fato.com que a visita partiu da professora Paula, pois onde eles estavam era próximo ao local do velório do escritor. Disse também que a presença deles era uma forma da universidade de prestar uma homenagem. “De certa forma, a nossa presença ali era pra levar uma palavra de conforto à família e eles agradeceram a nossa iniciativa”, contou.
O criado do Auto da Compadecida seria homenageado pela Uern com o título de Doutor Honoris Causa, devido a Festival de Teatro Escolar do Rio Grande do Norte (Festuern).
Em nota divulgada, a Universidade explica que com a morte do escritor, além da encenação dos espetáculos de autoria dele pelos estudantes, a UERN dedicará parte da programação para falar da importância que Ariano teve para a cultura brasileira.
Fonte:De Fato

Brasil está entre os 10 mais atrativos para investimento

O Brasil subiu duas posições e ocupa o 10º lugar no índice de atratividade de investimento em energia renovável elaborado pela EY (nova marca da Ernst & Young). O Renewable Energy Country Attractiveness Index, ranking trimestral da EY que analisa o mercado de fontes limpas em 40 países, mostra que leilões previstos para este ano fizeram com que o País subisse ao top 10 pela primeira vez.
A expectativa, segundo análise da EY, é que a energia eólica lidere novamente os investimentos no Brasil, mas o interesse por energia solar está crescendo rapidamente com as novas previsões de capacidade de geração.

Mário Lima, diretor executivo de consultoria em sustentabilidade da EY, afirma que a existência de normas para os leilões de energias renováveis são pontos importantes para atrair mais investimentos no País. “Investidores gostam de regras claras”, destaca.

Segundo ele, um grande obstáculo hoje para o desenvolvimento da geração de energia solar é a exigência de elevado conteúdo local para a concessão de financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) — hoje, 60% dos equipamentos devem ser fabricados no Brasil. “A redução atrairia fabricantes para o mercado. Além disso, a China faz hoje fortes investimentos no setor, o que resulta em queda nos custos dos equipamentos”, afirma. Lima ressalta que a instalação de parques solares é relativamente rápida.

No ranking da EY, o Brasil ocupa o 7º lugar na atração de investimentos para parques eólicos construídos em terra. Além disso, está na 10ª colocação em aportes em usinas termossolares e 15ª em usinas solares fotovoltaicas.

Estados Unidos, China, Alemanha e Japão seguem como os quatro primeiros colocados no índice de atratividade; o Canadá subiu uma posição em relação ao último índice, de 6º para 5º colocado, trocando de posição com o Reino Unido.

Além do Brasil, Chile e África do Sul também são destaques no ranking da EY. O Chile subiu para a 13ª posição, impulsionado pelo fluxo constante de aprovação de projetos e uma proposta de imposto sobre as emissões de carbono. A África do Sul vai aumentar uma pipeline de projetos já em expansão, com as projeções em torno 2.5GW de nova capacidade eólica e até 9GW de energia solar, elevando-o para 17 º lugar. Além disso, a Nigéria é classificada como o novo mercado a ser observado.

Saiba Mais
Os 15 primeiros colocados do ranking de atratividade para investimentos em energia:
1.     Estados Unidos
2.     China
3.     Alemanha
4.     Japão
5.     Canadá
6.     Reino Unido
7.     Índia
8.     França
9.     Austrália
10.   Brasil
11.   Coreia do Sul
12.   Itália
13.   Chile
14.   Bélgica
15.   Holanda


Fonte: EY /Tribuna do Norte