quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Com apoio de peemedebistas, oposição lança frente pró-impeachment

Integrantes de partidos da oposição, como o PSDB, DEM, PSC, PPS e SD, e do PMDB, do vice-presidente Michel Temer, lançaram nesta terça-feira (8) uma frente suprapartidária em apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Por enquanto, o movimento mantém seus nomes sob sigilo, com o argumento de que é preciso evitar a pressão do Palácio do Planalto sobre deputados da base aliada que defendem a saída de Dilma. Mas, segundo informações obtidas pelo Congresso em Foco, o grupo é formado por aproximadamente 250 parlamentares. Desses, cerca de 20 são do PMDB.
A frente planeja buscar na internet apoio ao afastamento da presidente. Na próxima quinta-feira (10), o grupo lançará um site com uma petição pública, atrás de assinaturas pró-impeachment. Esses parlamentares também pretendem utilizar as redes sociais para convencer outros colegas a aderirem à causa. “A ideia é chamar a população para também participar deste processo de impeachment”, afirmou o líder da minoria (oposição), deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).
Fonte:Blog do Xerife

Presos de Alcaçuz ligados ao PCC exigem TV, ventilador, fogão e salgados

Os presos do Presídio Rogério Coutinho Madruga, anexo da penitenciária de Alcaçuz, entregaram uma carta à direção da unidade, na qual fazem uma série de exigências. A carta é assinada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre os pedidos estão a entrada de TV, ventilador, fogão, salgados e outras regalias.
No total, são 13 itens que os presos querem para não promoverem rebeliões nas unidades prisionais. Na carta, eles afirmam que fazem as solicitações de maneira democrática e pacífica. No entanto, deram prazo de oito dias para que as solicitações sejam atendidas.
“Vinhemos reivindicar da melhor forma possível da melhoria da unidade carcerária e caso esta petição não for atendida na forma que estamos reivindicando, iremos faser acontecer da forma que nois sabe faser, paralisando o Nordeste e fasendo rebeliões em todas as cadeias. E assim vocês verão que nois somos a maioria em todo o Brasil e não a minoria que o secretário do Estado do Rio Grande do Norte falou [sic]”, escreveram os presos na carta.
Ainda no papel entregue pelos presos eles elencam os 13 itens que querem, começando por visita íntima televisão, ventilador, pois de acordo com eles a unidade é bastante “calorosa”, bem como fogão de mola, rádio de pilha, aumento do almoço nos dias de visita, entrada de salgados, cigarros, fumo, isqueiros, entrada de materiais artesanais, entrada dos filhos, entrada de sucos e ainda a energia ligada 24 horas.
A reportagem do Portal BO procurou a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania e foi informada que esse tipo de exigência é feita de maneira constante pelos presos. No entanto, o Sistema Penitenciário, de acordo com a assessoria da Sejuc, atual de acordo com o que estabelece a Lei de Execução Penal, atendendo aos direitos dos presos que são estabelecidos por ela, sem ceder nenhum tipo de regalia.


Fonte:Blog do BG

Maior greve da história da Uern expõe descaso com a educação pública no RN

Desde o dia 25 de maio, data em que teve início a paralisação de docentes, técnicos e estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), passaram-se 108 dias que garantiram à Universidade o maior tempo de paralisação em sua história, um recorde que nenhuma instituição de ensino gostaria de carregar.
Para o presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais, a morosidade do governo em resolver este impasse é condenável. De acordo com ele, é muito triste ver mais um recorde negativo imposto à Universidade e saber que foi a falta de compromisso do Executivo que materializou esta triste situação.
"Absurdo é a palavra que eu utilizaria para descrever uma greve que chega a 108 dias sem nenhum sinalização de término. O governador Robinson Faria deixa claro a toda sociedade potiguar a sua falta de empenho e compromisso em resolver este impasse. É preciso lembrar que em 2014, quando tentava se eleger governador, ele garantiu que cumpriria o acordo firmado, o que até agora não aconteceu", disse Valdomiro.
O docente relembra que no ano passado foram realizadas uma série de reuniões que garantiram o acordo com os servidores da Uern e impediriam novas paralisações na instituição. Ele destaca que a greve poderia ter sido evitada se o novo governo estivesse disposto a dialogar sobre o conjunto de pautas de docentes, técnicos e estudantes.
"Em nossa pauta, buscamos o cumprimento do Plano de Cargos e Salários, o que implica em um realinhamento de 12,035%, além disso reivindicamos a realização imediata de concurso público e de uma série de melhorias estruturais nos campi da Uern. Os técnicos também têm reivindicações que tocam à categoria. E os estudantes lutam por avanços como reforma e construção de residências universitárias e restaurantes nos campi", destacou o docente.
A última paralisação na Uern que conferiu números semelhantes aos desta greve aconteceu durante o Governo de Rosalba Ciarlini, ainda em 2011, quando foram necessários 106 dias para que um acordo fosse firmado entre as partes. O mesmo acordo viria a ser descumprido no ano seguinte, causando uma nova paralisação.
O presidente da Aduern à época, Flaubert Torquato, relembrou que durante a última grande paralisação a estratégia utilizada pelo Governo Rosalba foi de enfrentamento direto, diferentemente do atual momento, marcado pela passividade do governador Robinson, que, segundo ele, tenta vencer os servidores pelo cansaço.
"No decorrer dessas paralisações a Aduern e a própria Uern foram alvos de uma campanha de descrédito promovida pelo Governo do Estado na época, que insultou e difamou a Universidade, apontando para seu alto custo, tentando destruir a imagem da instituição e junto a da Aduern. Até então, nunca antes na história deste Estado algum governante chegou a tanto. Mas, felizmente, não obtiveram êxito" lembrou Flaubert.
Servidores realizam twitaço "descomemorando" recorde
A comunidade acadêmica da Uern realizou ontem um twitaço"descomemorando" o recorde de dias de paralisação na Universidade. A atividade movimentou as redes sociais que por vários momentos teve a tag #EmdefesadaUern entre os assuntos mais citados do Twitter em todo o Brasil.
Para os docentes, o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o descompromisso do Governo do Estado com a Uern foi cumprido com êxito, já que o protesto foi visto por milhares de pessoas em todo o país e esteve entre os principais assuntos na internet.
Amanhã os docentes realizam mais um ato público, desta vez na sede da Governadoria, em Natal. Posteriormente ao protesto será realizada uma reunião com o consultor do Estado, o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, o promotor da Educação, Raimundo Caio, o deputado Souza (PHS) que tem ajudado na mediação do impasse, e o reitor da Universidade. O encontro com os segmentos da Uern terá como objetivo buscar soluções imediatas para a paralisação.
GREVE DA UERN DETALHADA
Iniciada no dia 25 de Maio
Pautas: Os docentes reivindicam um realinhamento salarial de 12, 053% que garantirá a implementação do Plano de Cargos e Salários (PCR) da categoria, além da realização imediata de concurso público e de uma série de melhorias estruturais nos campi da Universidade.
Técnicos - Além do reajuste de 12,035%, buscam redução de jornada de trabalho sem perda da insalubridade.
Estudantes - Construção de Restaurante Universitário em todos os campi, Residência Universitária, conclusão das obras em Natal e Caicó entre outros.
A UERN POSSUI:
256 professores substitutos
- 760 professores efetivos
- 94% alocados no interior
- 15,3 mil estudantes matriculados na graduação e pós-graduação
- 6 campi Mossoró, Assu, Natal, Pau dos Ferros, Caicó, Patu
- 11 núcleos desativados: João Câmara, Touros, Nova Cruz, Santa Cruz, Areia Branca, Macau, Apodi, Umarizal, Caraúbas, São Miguel e Alexandria
Cursos
- 35 cursos de graduação
- 15 mestrados
- 2 doutorados
Fonte:O Mossoroense

Juiz mantém afastamento do prefeito de Umarizal e torna os seus indisponíveis

O Juiz de Direito da Comarca de Umarizal, Breno Valério Fausto de Medeiros, deferiu pedido de liminar em Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do Município Carlindson Onofre Pereira de Melo e outras nove pessoas envolvidas em esquema de fraudes ocorridas na Prefeitura nos anos de 2012 e 2013 referentes a contratação de empréstimos consignados firmados como Banco Gerador S/A, descortinado com a deflagração da Operação Negociata, no final de julho passado.

O magistrado determinou o afastamento de “Mano Onofre” da Prefeitura de Umarizal, o que já havia sido determinado no âmbito criminal pelo Tribunal de Justiça, em decisão do desembargador Expedito Ferreira bem como decretou liminarmente a indisponibilidade dos bens de Carlindson Onofre no valor de R$ 200.692,95 e decretou também a indisponibilidade do prefeito e outras nove pessoas no valor de R$ 1.434.100,00 referente aos créditos disponibilizados pelo Banco Gerador S/A, através dos empréstimos consignados firmados de maneira fraudulenta.

A Ação Civil Pública de improbidade administrativa com pedidos cautelares de indisponibilidade de bens e afastamento foi movida pelo MPRN em desfavor de Carlindson Onofre, José Rogério de Souza Fonseca, Vilma Fernandes de Souza, Francisco Edivan de Oliveira, Josberto de Souza Oliveira, Abimael Thiago Bezerra de Melo, Bruno Ewerton Bezerra Leal, Marinaldo Amâncio da Silva Júnior, Ildeneide Pereira de Medeiros e Mauri Celio Moraes.

O MPRN sustenta que os requeridos, entre junho de 2012 e julho de 2013 em Umarizal, em datas diversas, associaram-se para o fim específico de cometer crimes, inseriram declaração falsa em documento, fazendo uso de papéis falsificados, além de obterem para si ou para outros, vantagem ilícita.
O objetivo foi o desvio de dinheiro através do Termo de Convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal de Umarizal e o Banco Gerador S.A, para a concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos. Foram firmados 109 empréstimos dessa natureza na Prefeitura, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34 atualizado até o ano de 2014.
Do site do MPRN./De Fato

Três presos fogem da Cadeia Pública de Caraúbas

Em menos de 24 horas, três unidades prisionais do Rio Grande do Norte registraram fugas ou tentativas de fugas. Depois dos casos de Alcaçuz, onde dois detentos usaram um túnel para tentar escapar e foram recapturados, e cinco das fugas registradas na Cadeia Pública de Mossoró, três presos conseguiram deixar o interior da Cadeia Pública de Caraúbas.

Por volta das 3h de hoje (9), os detentos Cássio Augusto de Souza (Cassinho de Jucurutu), Jorismar Gonçalves Suassuna e Marcos Paulo Nogueira conseguiram deixar a Cadeia Pública de Caraúbas. Os três estavam na área de triagem após serem expulsos do pavilhão pelos outros detentos. 

No local, onde estavam oito presos, o trio serrou as grades da cela e seguiu para a área externa. Lá, eles arrombaram um portão e se aproveitaram de um buraco que estava aberto no chão do corredor da unidade e que servia para escoar água para a área externa da unidade. Pelo acesso, os três conseguiram chegar até a grade da área externa da cadeia, que foi arrombada sem dificuldade.

"O buraco foi aberto pela empresa que faz a reforma da unidade e já havíamos solicitado que ele fosse tapado por causa do mau cheiro e também do risco que algum preso usasse para escapar. Foi o que aconteceu", disse o vice-diretor da unidade, André França.

Cássio Augusto é condenado por tráfico de drogas, Jorismar Gonçalves está detido por homicídio, enquanto Marcos Paulo é condenado por diversos assaltos. A polícia está em diligências, mas ainda não chegou a nenhum dos três foragidos.

Mossoró

Também nesta quarta-feira, mais um preso conseguiu fugir da Cadeia Pública de Mossoró. Por volta das 3h, três homens foram vistos saindo pelo teto da cadeia. A guarda conseguiu interceptar um deles, mas outro, identificado como Daniel Maciel, escapou. 

Ontem, quatro presos haviam escapado da unidade após quebrarem o teto do local em que estão custodiados devido às reformas da unidade. Até a manhã de hoje, nenhum dos fugitivos de ontem havia sido encontrado.

Fonte:Tribuna do Norte