sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Médica paraibana que ligou zika à microcefalia diz que levou 2 meses para ser ouvida

Adriana Melo é médica de gestações de alto risco na maternidade pública de Campina Grande, que atende todos os municípios do sertão da Paraíba. Não é pouca coisa, mas ela se destacou por outro motivo: ela foi a primeira a apresentar provas da relação entre o vírus da zika e os crescentes casos de microcefalia na região, em novembro de 2015.
Adriana levou um dia para achar uma solução para o enigma que intrigava as autoridades de saúde do Nordeste desde agosto, mas demorou quase dois meses para que conseguisse colocar em prática sua ideia. Neste período, conta, conviveu com reprovações de companheiros de jaleco, foi tachada de arrogante e alarmista.
Ainda faltam mais pesquisas para comprovar qual a relação entre o vírus e a má-formação, mas, ao anunciar estado de emergência mundial em fevereiro, a OMS (Organização Mundial da Saúde) usou a “descoberta” de Adriana. O alerta foi dado meses depois da primeira sexta-feira de outubro de 2015 — e é aí que nossa história começa.
Fonte:Blog do Xerife

Poder Legislativo messiense inicia os trabalhos do exercício de 2016

Hoje às 16:00 o Poder Legislativo do Município de Messias Targino, iniciou os trabalhos do exercício de 2016, com a presença dos vereadores: Pompeu Jales Diniz, Maria José Ribeiro Alves, Sebastião Maltez B. Praxedes, Anderson Medeiros Martins, José Manoel de Almeida Filho, Francimar Ferreira da Silva, Juscelino Herculano Jales, Manoel Cardoso Neto e Pedro Ferreira de Almeida. Em pauta a Indicação 001/2016 de autoria do Vereador Juscelino Herculano Jales,que trata da solicitação junto ao DNIT/RN a implementação de acostamentos e melhorias na BR 226,no trecho que liga as cidades de Campo Grande,Janduís,Messias Targino e Patu, a leitura da mensagem anual do Executivo, será apresentada na próxima sessão que acontecerá no dia 19 de fevereiro do corrente ano.Por motivo de força maior o prefeito Arthur Targino e o vice Pola Pinto não estiveram presentes na sessão.Fizeram uso da tribuna os vereadores:Juscelino Herculano Jales;Anderson Medeiros Martins;Maria José Ribeiro Alves;Manoel Cardoso Neto; José Manoel de Almeida Filho; Pedro Ferreira de Almeida;Francimar Ferreira da Silva.O que marcou a sessão foi a pouca presença da sociedade messiense.








Algumas informações do blog da CMMT