terça-feira, 10 de março de 2015

Câmara realizou homenagem ao ex vereador Luiz Jales Dantas

Por iniciativa do Presidente da Câmara de Vereadores de Messias Targino, vereador   José Manoel de Almeida Filho (DEM), foi realizado no último domingo (8), na sede do Poder Legislativo, um Ato Fúnebre em Homenagem   ao ex-vereador Luiz Jales Dantas, falecido no dia 7.
Participaram  da homenagem  vereadores contemporâneos  do edil, como Miguel Arcanjo de Almeida Filho,  Antenor Medeiros, ex-prefeito Epitácio Jales,amigos e familiares
Fonte:Blog do Pola Pinto

Rio Grande do Norte registra redução no índice de homicídios pela 1ª vez desde 2013

Robinson Faria disse que governo está no rumo certo ao priorizar a segurança

A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte (Sesed) contabilizou 107 crimes violentos intencionais letais em fevereiro deste ano. Apesar de ainda ser um número considerado alto, as autoridades de polícia e outros órgãos envolvidos na segurança do Estado, comemoram uma redução, em comparação a janeiro deste ano – quando foram 155 mortes, o que representa uma queda de 30,9% no número de homicídios. Em relação a fevereiro de 2014, quando ocorreram 145 assassinatos, foi registrada uma redução de 26,21%. Os dados relativos a crimes, prisões e operações realizados no mês passado foram apresentados na manhã de hoje (10) à imprensa, no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOSP).
O Governador Robinson Faria, em nota enviada a imprensa, parabenizou os resultados da Segurança Pública no RN e avaliou o relatório estatístico de fevereiro. “A queda nos índices de violência mostra que estamos no caminho certo ao priorizar a segurança pública com a valorização dos policiais, oferecendo melhores condições de trabalho e enfoque na eficiência. Uma equipe técnica que tem o nosso apoio irrestrito. Ainda é pouco tempo, desde o início da nossa gestão, mas o suficiente para mostrar que estamos empenhados em melhorar a segurança pública no Rio Grande do Norte”, disse.
O coordenador de Estatísticas da Sesed, Ivenio Hermes, afirma que é preciso comemorar a redução, pois ela é a primeira desde 2013. “Tivemos um ‘boom’ desse tipo de crime em 2013 e, desde estão, essas estatísticas só faziam crescer”, avalia.
Ainda de acordo com ele, isso só é possível graças ao esforço das polícias Militar e Civil. “Especialmente a Polícia Militar está observando as manchas de crimes e direcionando o policiamento para estas áreas onde as ocorrências são maiores”, avaliou.
Representando o comandante geral da Polícia Militar, o coronel Araújo Lima ressaltou o aumento no número de prisões e apreensões tanto de produtos roubados, como drogas e armas. “Tivemos essa redução no mês do carnaval, que esse ano foi ‘assanhado’, palpitante, teve vários eventos”, considerou, agradecendo aos oficiais comandantes da corporação.
Somente em fevereiro, a PM realizou 84 prisões. O sub-comandante também falou do trabalho do comando de Trânsito, que levou 719 veículos em situação irregular ao Detran. “Estamos causando um transtorno ao Detran, porque não tem mais estacionamento para tantas pessoas”, disse.  As abordagens a ônibus e táxis também foram apresentadas pelo comando da PM.
Em combate aos assaltos a transportes públicos – um dos crimes que mais preocuparam os natalenses nos últimos meses – a polícia realizou 874 abordagens.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler, afirmou que a polícia também aumentou em 176% o número de prisões e mostrou os resultados de quatro operações realizadas no segundo mês do ano.
Os incêndios atendidos pelo Corpo de Bombeiros tiveram uma redução de 29% em relação a janeiro. Foram 140, quando janeiro registrou 196. Para o coronel Luis Monteiro Filho, chefe do Serviço Operacional, a redução de todas as estatísticas tem relação com o trabalho preventivo de fiscalização. “Vemos uma redução porque também aumentamos a fiscalização, as vistorias, então temos menos casos de princípio de incêndio e incêndios”, considerou.
Ao todo, foram 945 atendimentos em fevereiro. Na área de engenharia, a produção aumentou em 24% quando comparado ao mês anterior. Foram 482 atendimentos, sendo 123 análises de projetos e 350 vistorias técnicas. Já o quadro comparativo nos casos de socorro de afogamentos ficou prejudicado porque em janeiro não foram contabilizados os números da Força Nacional, o que agora também entra na estatística.
Itep registra maior avanço entre órgãos da segurança
Um dos órgãos que demonstrou maior avanço no trabalho foi o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). De acordo com o diretor do órgão, somente em janeiro foram feitos 10 vezes mais laudos que em janeiro. Os números do primeiros bimestre de 2015 já representam um terço do que foi feito em 2014, destaca ele. “Apesar do efetivo insuficiente, pedi aos servidores que vencessem as dificuldades através do trabalho. Temos técnicos que estão passando da hora de trabalho para alcançar esses objetivos”, diz.
Um mutirão durante o carnaval examinou 619 armas de fogo. Algumas que tinham pedidos a quase um ano. O processo de emissão de carteiras de identidade também voltou à normalidade. Nos 28 dias do mês foram  13.239 novos registros.
O Itep ainda instalou 18 novas câmaras refrigeradas para armazenar cadáveres em Mossoró. Outras seis, para corpos em avançado estado de decomposição, estão em Natal. Em fevereiro também hove 1000 exames de Traumatologia e outros 563 no Laboratório Forense.
Ivenio Hermes ainda avalia que a divulgação dos dados à população aumenta a sensação de segurança e a confiança nas autoridades. “Dessa forma a população passa a contribuir com as polícias com denúncias e informações”, revela.
Interior do Estado continua violento
Apesar da redução dos crimes, o interior do Estado ainda está fazendo o movimento contrário ao da capital e região metropolitana. Algumas áreas de Natal apresentam, por exemplo, cerca de 80% de redução de crimes, como é o caso da zona Leste, seguida pelas demais. O aumento dos crimes no interior foi de 13,95%. As autoridades vão estudar qual o motivo disso.
Dados iguais
Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Marcos Dionísio Caldas, os dados devem ser comemorados. No entanto, não basta o trabalho das polícias para diminuir a violência. “Uma hora esses dados vão parar de diminuir. É preciso investimentos na área de saúde, educação, cultura, lazer e esporte, para que isso aconteça”, detalha.
Marcos Dionísio ainda considerou positivo o movimento do Governo do Estado em tentar igualar as estatísticas com os da sociedade civil organizada. “Nós já tivemos gestor que ao ser exonerado disse que era obrigado a manipular os dados. Agora vai ser criada uma câmara técnica, em que esses dados não serão mais do governo, mas da sociedade como um todo”, diz.
A assessoria de imprensa da Sesed afirma que as alterações percebidas nos números do Conselho de Direitos Humanos e do governo na gestão passada tinham relação com a classificação e acompanhamentos dos crimes, o que vem tentando ser mudado. Uma prova disso seria a nomeação do coordenador de Estatísticas Ivenio Hermes, que era um dos responsáveis pelos dados do conselho.
Fonte:JH