quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Reitor Milton Marques anuncia criação de dois novos cursos no Campus Avançado da Uern em Assú

ASSÚ - Já está sendo trabalhado na preparação para o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2012, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) a criação dos cursos de Gestão Pública e Geografia, que reforçarão a grade acadêmica do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, na cidade de Assú.
O anúncio foi feito, sexta-feira da última semana, pelo reitor Milton Marques de Medeiros, por ocasião de sua presença na cidade como um dos convidados da audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa.
Proposta pelo deputado estadual George Soares (PR), a audiência pública girou em torno do tema "Desenvolvimento Sustentável do Vale do Açu". A participação do reitor Milton Marques teve o caráter justamente de falar dos projetos de ampliação de cursos da Uern para sua célula local.
"Estamos aqui (...) pra falar sobre a Universidade, sobre novos cursos que serão criados em Assú. Há o desejo de se instalar para o próximo PSV (...) dois cursos para Assú. Isso já está 'engatilhado', já está tudo encaminhado, tudo definido", declarou o professor Milton Marques dentro de sua intervenção.
O reitor da Uern reconheceu que, apesar da determinação de instituir dois novos cursos universitários, existe pleito no sentido de que se verifique uma oferta maior.
Confidenciou que uma reivindicação neste contexto é feita pelo próprio parlamentar republicano. "A cidade quer mais. Nós estamos recebendo por parte da Assembléia Legislativa do Estado uma solicitação encaminhada pelo deputado George Soares para que se tenha mais três cursos em Assú: Medicina, Direito e Enfermagem", revelou o reitor. "Isso significa um custo muito mais alto e consequentemente uma verba ou orçamento mais específico", acrescentou. 

EXPECTATIVA
Entretanto, o professor Milton Marques se comprometeu a desencadear esse processo de expansão na instância da Uern. "Quem sabe Assú possa contar com mais cursos do que os dois que estamos com eles 'engatilhados' pra acontecer no próximo ano", prognosticou. O reitor chamou a atenção para o fato de que o curso de Gestão Pública que chegará ao Campus Avançado do Assú, provavelmente a partir de 2012, representará o primeiro do gênero numa instituição de ensino superior pública do Estado. Por sua vez, a constituição do curso de Geografia atende um pedido apresentado pela direção da 11ª Diretoria Regional de Educação (Dired), com sede em Assú.
FONTE: O MOSSOROENSE

Tim e Anatel terão que dar esclarecimentos ao Ministério Público

O MADECON (Movimento Articulado em Defesa do Consumidor) convidou a TIM e a ANATEL para a próxima reunião do órgão, dia primeiro de novembro, às 9h, no Plenário dos Procuradores do MPE. Apesar de não ser uma audiência pública, a reunião estará aberta à comunidade, ou seja, a população poderá assistir, mas não questionar ou fazer qualquer posicionamento.
Na ocasião, as empresas de telefonia vão prestar informações tanto à população, quanto ao MADECON, sobre os procedimentos que estão tomando para solucionar os problemas relativos ao sistema de telefonia celular no estado. A decisão de convidar as duas organizações aconteceu na ultima reunião, dia 11 de outubro.
O MADECON é uma organização não governamental formado por órgãos e entidades sediados no Rio Grande do Norte que, entre suas atribuições, prezam pelos direitos do cosumidor, planejando suas atividades em reuniões mensais realizadas na sede da Procuradoria Geral de Justiça.
Fonte o xerife

JANDUÍS CELEBRA FESTA DE SANTA TERESINHA A PARTIR DA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, 21

A tradicional Festa de Santa Teresinha, padroeira do município de Janduís, será celebrada entre os dias 21 e 30 de outubro. A comunidade reunida pela devoção e fé católica cumprirá, durante esse período, a programação religiosa, preparada pelas equipes de liturgia, peregrinação e comissão organizadora da festa da padroeira.
A abertura oficial será na sexta, 21, às 18 horas com procissão, hasteamento da bandeira e celebração eucarística com o padre Tarcísio Pereira de Paiva. 
Na programação social, haverá show cultural com artistas da terra, apresentações musicais, leilões, sorteios, e a realização da VI Feira de Santa Teresinha, que já é tradição no calendário local e será realizada na Creche Tia Alice. Uma das novidades para esse ano é que a festa será transmitida ao vivo pela Rádio Comunitária 89,7 FM de Janduís, recentemente inaugurada.
A igreja de Santa Teresinha é datada de 1912. Inicialmente, Janduís teve como padroeiro São Bento. Canuto Gurgel do Amaral, fundador do Município, fez na época uma promessa para o santo, recebendo como benefício a extinção das cobras que habitavam em grande escala a Vila de São Bento. Atualmente, São Bento dispõe de uma capela e da festa do bairro que leva o seu nome.
Santa Teresinha entrou para o carmelo de Lisieux em 9 de abril de 1888, por isso o nome de Teresa de Lisieux. Faleceu no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos de idade. Foi canonizada pelo Papa Pio XI, em 17 de maio de 1925 e proclamada Padroeira das Missões, no ano de 1927. 
Sexta-feira 21/10
NOITE DAS FAMÍLIAS

18:00h- Abertura oficial com procissão e hasteamento da bandeira
19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva
Responsáveis: Raimundo Gurgel e Fátima Morais, Lucineide Albuquerque e Zózimo Almeida, Gaspar Brilhante e Valquíria Veras, Margarth Gurgel e João Bezerra Neto.
Sábado – 22/10
NOITE DOS SERVIDORES PÚBLICOS E COMERCIANTES

9:00h – Missa dos Enfermos
19:00h – Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Stanley (Currais Novos-RN)
Responsáveis: Ivone Ferreira, Zuleide Batista, Zenilda Braga, Socorro Azevedo, Silvanízia e Salviano Meira
Domingo – 23/10
NOITE DA JUVENTUDE E MOVIMENTOS CULTURAIS

19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Tarcísio Pereira de Paiva
Responsáveis: Casa de Cultura, Coordenação Municipal de Cultura, Grupos Culturais, e PROJOVEM e Escola Municipal Aluízio Gurgel
Segunda feira- 24/10
NOITE DA SAÚDE E DOS IDOSOS

19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Iraíldo (Portalegre-RN)
Responsáveis: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social e Pastoral da Pessoa Idosa.
Terça-feira-25/10
NOITE DA EDUCAÇÃO E DAS CRIANÇAS

19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante:Pe. Daguinaldo (Sup. Provincial)
Responsáveis: Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estaduais, Pastoral da Criança, Catequese, PDA Carnaúba, PETI e Conselho Tutelar.
Quarta – feira 26/10
NOITE DOS TRÊS PODERES, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS E ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS

19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. George MSF (Almino Afonso)
Responsáveis: Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Santa Teresinha e Fórum das Associações.
Quinta-feira 27/10
NOITE DOS MORADORES DO BAIRRO SÃO BENTO, CLASSE MOTORIZADA E DIZIMISTAS

18:00h- Procissão da classe motorizada e bênção dos veículos
19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante: Pe; Antonio Marinho (Carnaubais)
Responsáveis: Joana D’arc Vieira, Eugênio Gurgel de Sales, Erinaldo Braga, Reginaldo Gomes, Patrocínio Bezerra, Pastoral do Dízimo e Associação Comunitária do Verde Teto.
Sexta-feira – 28/10
NOITE DAS MÃES, DEVOTOS DE MÃE RAINHA, LEGIONÁRIOS, APOSTOLADO DA ORAÇÃO, TERÇO DOS HOMENS E TERÇO DAS MULHERES 

19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. José Egito Freire SCJ
Responsáveis: Grupos de Mãe Rainha, Apostolado da Oração e Grupos da Legião de Maria.
Sábado - 29/10
NOITE DOS FAZENDEIROS, JANDUIENSES AUSENTES E VISITANTES

19:00h- Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Chagas Costa (Encanto-RN)
Responsáveis: Joaquim Gurgel e família, Tadeu Gurgel e família, Raimundo Nonato e família, Joana Régis e família, Pompéia Régis e família .
Domingo 30/10
8:00h- Batizados
10:00h- Missa Solene
17:00h- Procissão de Encerramento
PROGRAMAÇÃO SOCIAL

21 a 30/10 – Show Musical, Apresentações Culturais e Barraca Delícias da Terra.

21/10- Show com Alexsandro Bandeira

22/10- Show com Tremendões

23/10 – VI - Feirinha de Santa Teresinha
Local: Jardim Escola Municipal Tia Alice
Hora: 8:00h

20:30h- Show Musical com Rodrigo Potiguar

24/10- Show Musical com Márcio Show 

25/10 – Show com Assis Blênio e Luiz Ewerton

26/10- Show Musical com Domilson e Banda

27/10 - Discoteca Irmãos Borges

28/10 - Show Musical com a Banda Sondagem

29/10 – Leilão e Show Musical com a Banda Sondagem
30/10 - Sorteio de Santa Teresinha e Show Musical com a Banda Sondagem
Local: Praça Santa Teresinha
Hora: 21:00h 
Fonte:janduis online

Seis detentos serram grades, pulam muro e fogem do CDP de Pau dos Ferros

Seis detentos conseguiram fugir do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pau dos Ferros, na madrugada de hoje. Três fugitivos já foram recapturados. A informação é do blog Nosso Paraná RN e do DN Online. Todos aguardam julgamento por furtos e roubos na região.
O fato aconteceu quando detentos de duas celas vizinhas conseguiram serrar as grandes e pular o muro do CDP. Quando o agente penitenciário percebeu a ação dos presos, efetuou disparos de advertência e impediu a fuga de outros detentos.
Francisco Niltomar da Silva Lopes foi recapturado por volta das 9h, em Pau dos Ferros. Já os detentos Francisco Danilo Nunes de Aquino e José Leandro de Oliveira Lira foram encontrados às 12h30, na cidade de Água Nova.
Edson Damião Nogueira Diniz da Silva, Luan Vagner dos Santos Carvalho e Suerli Leite Medeiros continuam foragidos, porém, a polícia continua em diligências visando recapturar os detentos.

Fonte:Jean Carlos

Jovens mobilizados pelo Sintraf vão participar da Conferência Territorial de Juventude

Um grupo de 15 jovens articulado e mobilizado pela direção do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino vão participar nesta quarta-feira (19), em Apodi da Conferência Territorial de Juventude, que acontecerá no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Segundo o presidente do SINTRAF
de Messias Targino, o tema da conferência será “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação dos Direitos”. Vão participar da Conferência, jovem dos 17 municípios que são do Território Sertão do Apodi. A previsão da organização do evento é que cerca de 250 jovens possam está participando da conferência.

“Nessa conferência será debatido as políticas de juventude, pois só participando é que a juventude levará suas propostas para a Conferência Estadual de Juventude que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de outubro”
. A Conferência Territorial de Juventude deverá eleger 40 delegados para a etapa estadual.

Fonte:Pola Pinto