terça-feira, 4 de setembro de 2012

Criminosos matam dois policiais e aterrorizam nove municípios do RN

Em menos de 24 horas, ocorreram assaltos, explosão, incêndio e tiroteios.
Foram alvos agências dos Correios, bancos e a própria PM.

 A Polícia Militar do Rio Grande do Norte registrou, durante a tarde e noite desta segunda-feira (3) e madrugada e manhã desta terça-feira (4), uma série de intervenções criminosas em nove municípios potiguares. Os criminosos saquearam caixas bancários, arrombaram prédios públicos, explodiram uma agência bancária, promoveram arrastões em agências dos Correios, incendiaram uma viatura da Polícia Militar e mataram dois policiais civis em um tiroteio. Um assaltante também morreu em confronto com a polícia.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) informou que equipes das Polícias Civil e Militar estão em diligência na tentativa de prender os suspeitos de terem cometido os crimes. As buscas estão sendo gerenciadas pelo Centro de Inteligência da Sesed com o apoio de agentes da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). Além disso, a assessoria confirmou que as divisas do RN com a Paraíba e com o Ceará estão guarnecidas para evitar a fuga dos suspeitos. A expectativa, ainda segundo a assessoria de imprensa da Sesed, é de que até o final da tarde desta terça-feira o secretário Aldair da Rocha emita uma nota oficial sobre os casos.
Na tarde da segunda-feira (3), a Polícia Militar confirmou que as agências dos Correios nos municípios de Bom Jesus, distante 46 quilômetros de Natal, e Lagoa de Pedras, a 50 quilômetros da capital, foram assaltadas por homens fortemente armados. Nas duas cidades, os criminosos entraram nas agências, renderam funcionários e clientes e levaram dinheiro e pertences pessoais. O montante roubado das agências não foi confirmado pelos Correios. A Polícia Militar acredita que os crimes foram cometidos por pessoas diferentes. “Como eles estavam em veículos diferentes, não acreditamos que os assaltos tenham ligação”, afirmou o subtenente da PM João Maria Paiva.
Fonte:G1

Momento Literatura Luís da Câmara Cascudo

Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30 de dezembro de 1898 — Natal, 30 de julho de 1986) foi um historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro.
Passou toda a sua vida em Natal e dedicou-se ao estudo da cultura brasileira. Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Instituto de Antropologia desta universidade tem seu nome. Pesquisador das manifestações culturais brasileiras, deixou uma extensa obra, inclusive o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952). Entre seus muitos títulos destacam-se: Alma patrícia (1921), obra de estréia, Contos tradicionais do Brasil (1946). Estudioso do período das invasões holandesas, publicou Geografia do Brasil holandês (1956). Suas memórias, O tempo e eu (1971) foram editadas postumamente. Quase chegou a ser demitido por estudar figuras folclóricas como o lobisomem.

Posições políticas

Foi monarquista nas primeiras décadas do século XX. Durante a década de 1930, combate a crescente influência marxista no Brasil, e, em parte, sob a impressão causada pela assim chamada Intentona Comunista de 1935, quando Natal foi palco e sede da primeira tentativa de um governo fundado nas idéias marxistas da América Latina, Cascudo aderiu ao integralismo brasileiro e foi membro destacado e Chefe Regional da Ação Integralista Brasileira, o movimento nacionalista encabeçado por Plínio Salgado. Desencantou-se rapidamente com o Integralismo, tal como outro famoso ex-integralista, Dom Hélder Câmara, e já durante a Segunda Guerra Mundial favoreceu os Aliados, demonstrando sua antipatia aos fascistas italianos e aos nazistas alemães. Fiel ao seu pensamento anticomunista, não se opôs ao Golpe Militar de 1964, mas protegeu e ajudou a diversos potiguares perseguidos pelos militares. Muito contribuiu para a cultura na gestão do Prefeito de Natal, Djalma Maranhão.
Câmara cascudo escreveu mais de 40 livros 

Estudantes fecham marginal da BR e buscam apoio contra aumento

O movimento de estudantes autointitulado Revolta do Busão realizou, no final da tarde desta terça-feira (5), um novo protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Natal. Desta vez, eles buscaram o apoio da população, que foi prejudicada com enormes engarrafamentos nas manifestações da semana passada, para legitimar sua luta.

De acordo com pessoas ligadas ao movimento havia cerca de mil estudantes bloqueando as três pistas da marginal da Av. Salgado Filho. Outros dois protestos estão marcados para acontecer na quinta e na sexta-feira.


Reunidos em frente à parada de ônibus do shopping Via Direta, em Mirassol, os estudantes optaram por promover a entrada dos passageiros pela porta traseira dos veículos, evitando que os mesmos pagassem pela passagem.


A proposta foi bem aceita por alguns passageiros que estavam esperando seus ônibus. Para Elbalúcia Mendonça, moradora do bairro de Felipe Camarão, que aguardava um carro da linha 63 para ir para casa, a proposta é válida. “Os transportes são muito ruins, tem que ser feito alguma coisa para que eles melhorem”, declarou.
Na sessão desta terça (4) da Câmara Municipal de Natal, o vereador Júlio Protásio (PSB) apresentou o projeto de Decreto Legislativo Nº 37/2012, que revoga em todos os termos a Portaria Nº 0467/2012, publicada no Diário Oficial pelo poder Executivo do Município, deferindo o aumento na tarifa da passagem dos ônibus de Natal. O projeto será apreciado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, nesta quarta-feira (5), às 9h.
Fonte:De Fato

Grupo quer construir parque temático no RN

A governadora Rosalba Ciarlini se reuniu com o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Luiz Gonzaga Paes Landim, além de representantes do grupo espanhol Alondra, que estão interessados em investir no projeto de um parque temático no Rio Grande do Norte.

De acordo com Adonis Oliveira, coordenador geral de Estudos e Pesquisas de Desenvolvimento da Sudene, a ideia dos espanhóis é investir US$ 2,5 bilhões para construção deste empreendimento "voltado para a consciência ambiental e a preservação dos recursos ambientais".

Para Rosalba Ciarlini, este é um momento oportuno para o Rio Grande do Norte. "Temos localização privilegiada, um litoral dos mais belos e ainda seremos sede de uma Copa do Mundo. Tudo isso conta bastante", comentou, completando que "temos muito que desenvolver, principalmente na área turística".

Para se ter ideia da dimensão do projeto, os investidores planejam 15 mil postos de trabalho diretos e 45 mil indiretos. O superintendente da Sudene, Paes Landim, ressaltou a importância em se investir no Rio Grande do Norte e disse que "a Sudene está disposta a financiar o projeto".

Já o diretor-geral da Alondra, Manuel Rojas Saume, explicou que o modelo do projeto é baseado na sustentabilidade. "Firmado nesta ideia, nossa primeira providência será a despoluição do rio Potengi", afirmou. De acordo com ele, a obra está planejada em quatro etapas: 2012 - anúncio mundial do projeto; 2014 - 40% da construção pronta e pré-inauguração na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014; 2016 - 70% concluído nas Olimpíadas; e 2019 - inauguração definitiva de toda a obra.

Paes Landim disse que vai levar os investidores aos Ministérios do Turismo (MTur) e de Minas e Energia (MME) para que apresentem a ideia junto ao Governo Federal. Já Manuel Saume afirmou que "Natal é perfeita" e a governadora Rosalba Ciarlini complementou dizendo que "o momento ideal é esse de um parque temático instalado no Rio Grande do Norte para todo o Brasil". "Uma de nossas vocações naturais é o turismo", frisou a chefe do Executivo.

Rosalba informou que os secretários do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; do Turismo, Renato Fernandes; do Planejamento, Obery Rodrigues; e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, estarão acompanhando o desenrolar do processo junto aos investidores estrangeiros.

Fonte:Gazeta do Oeste

Por que as mulheres falam mais do que os homens

Além das meninas começarem a falar antes dos meninos, elas ainda desenvolvem antes o gosto pelo culto da palavra, do argumento e como conseqüência, o gosto em expor seus pontos de vistas e, para expor pontos claramente, é preciso de uma eloqüência no uso das palavras.

As mulheres gostam de falar e dar conselhos, elas também possuem uma propensão para criticas, para corrigir, ensinar e outras coisas mais com o uso da palavra. Gostam e fazem com freqüência e descarregam seu stress, falando ou, mesmo quando não tem nada para dizer, dizem assim mesmo.

 simplesmente envolvidos pelo silêncio e por seus pensamentos. É freqüente a mulher ir contra o silêncio do marido, atribuindo a atitude ao mau-humor ou desinteresse pelo que ela diz pensa ou faz. Então, quando o homem sente-se pressionado a falar, mais se isolará ou dirá algo simplesmente para deixá-lo quieto em seu canto. Isso é algo que acontece inconscientemente, seria como uma limpeza da sua psique, se afastar de tudo e de todos para reavaliar seus passos e suas atitudes, ou, compartilhar seus pensamentos com os amigos, pois, como são homens, poderão compreender melhor seu ponto de vista. A mulher neste ponto é o contrário, ela se sente melhor quando expõe seus problemas.
 emoções da melhor maneira possível e, em muitos casos foge de determinados assuntos por não ter como driblá-los ou rebatê-los, isso explica em partes a violência doméstica, que nada mais é que a incapacidade ou a grande dificuldade de sentarem para uma boa conversa esclarecedor
Fonte:Curiosidades10

Depois do celular pré-pago vem aí a conta de luz sob medida

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) quer instituir no início do próximo ano a venda pré-paga de energia elétrica em todo o país. O sistema funcionará de maneira semelhante ao do celular pré-pago, que já conquistou 80% dos usuários.
A agência faz no momento consulta pública para finalizar a regulamentação do sistema. Pela norma, a mudança deve ser gratuita para o cliente. A concessionária instalará um novo medidor, que mostrará a evolução dos gastos e o crédito remanescente.
Não deverá haver limite para a quantidade de recargas. Cada aquisição pode começar com 1 kWh -que custa hoje cerca de R$ 0,50 e é o equivalente a uma lâmpada fluorescente compacta (com iluminação semelhante à da incandescente de 60 W) ligada cerca de duas horas por dia, durante um mês.
Quando o saldo estiver prestes a terminar, o equipamento dispara um alarme visual e sonoro. A recarga poderá ser feita pela internet, por telefone e em pontos de venda cadastrados.
A participação das concessionárias é opcional, e as que aderirem terão até três anos para implantar o sistema.Para a Aneel, as vantagens são reduzir a inadimplência, economizar mão de obra na medição e gastar menos com o envio de faturas.
A agência não divulgou, porém, o número de distribuidoras que já manifestaram interesse no sistema.
Fonte:O xerife

As novas regras do Enem passam a valer a partir deste ano.

Novos critérios para a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), avaliação que dá acesso a diversas instituições de ensino superior do País, foram divulgados recentemente pelo governo federal e já serão utilizados nas provas realizadas este ano (dias 3 e 4 de novembro).
Para facilitar a compreensão das mudanças, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram um manual para explicar a nova metodologia e competências exigidas, além de trazer os melhores textos da edição passada, comentados e analisados.

Para o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, a intenção é tornar o processo o mais transparente possível para participantes como o estudante Luis Eduardo Mendes Bueno, de 22 anos, que acredita nas melhorias. Ele fez o exame no ano passado e não ficou satisfeito com a correção. “A nota não foi a que eu esperava. A correção não foi justa. Achei a mudança excelente e acredito que, a partir de agora, a avaliação vai ser feita de forma mais honesta”. Esta é a primeira vez que o Inep publica um guia específico com dicas e orientações para a produção da redação. 

Na opinião do supervisor de português do Sistema Anglo de Ensino (SP), Francisco Platão Savioli, a mudança é positiva. “Os critérios passam a ser expostos com mais clareza para todos os candidatos, de modo que é de se esperar que se melhore o resultado das correções sob o ponto de vista da justiça, sem depender do ponto de vista do humor ou das convicções pessoais dos corretores.” Cerca de 1,6 milhão de exemplares foram distribuídos em escolas públicas de todo o País. O manual também está disponível no site www.inep.gov.br.
 O Inep informou que 5,7 milhões de pessoas estão inscritas no Enem 2012. A estudante Juliana Rios, de 17 anos, é um delas. “Para fazer bem o Enem, é preciso estar ligada em tudo”, afirmou ela, ao contar que além das matérias curriculares, estuda atualidades e investe em leituras. Sobre as mudanças na correção da redação, entretanto, ela diz ainda não estar totalmente familiarizada. “Imagino que os critérios ficaram menos confusos”, arrisca.
O manual explica que a nota da redação varia de 0 a 1.000 pontos e dois corretores vão dar as notas iniciais. Se a diferença entre elas for superior a 200 pontos, o texto será avaliado por outro examinador. O resultado da terceira correção será comparado com as correções anteriores e o cálculo final deverá ser feito com as duas notas mais próximas entre si. Caso a terceira nota também tenha diferença de mais de 200 pontos em relação às notas iniciais, a redação será avaliada por uma banca de três professores, que decidirá sobre a nota final. A redação será dividida em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos. Caso haja diferença de 80 pontos na correção de cada uma delas, o item também passará pela avaliação do terceiro corretor. Antes, as redações eram corrigidas apenas por dois profissionais e, em caso de diferença de mais de 300 pontos, o texto era avaliado por um supervisor, que dava a nota final ao candidato. “A diminuição da diferença entre as notas dadas pelos avaliadores torna a correção mais justa”, diz Francisco Savioli
Fonte:Folha Universal

VÂNDALOS ATACAM SECRETARIA DE TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL EM JANDUÍS

Vândalos atacaram nesse último final de semana a secretara de Trabalho, Habitação e Assistência social, localizada na Rua Adrião Fernandes, Bairro 12 de Junho. Onde quebraram vasos de plantas que faziam parte da decoração da referida secretaria.
Aos chegarem para trabalhar os funcionários se depararam com os vasos totalmente destruídos.
Vários órgãos públicos de Janduís vêm sofrendo ataques de vândalos, caracterizando-se como crime ao patrimônio público.
A prefeitura municipal de Janduís vai acionar a policia para as devidas providencias cabíveis e identificarem os possíveis autores.
Fonte:Carinha da net

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE RAFAEL GODEIRO FOI ASSALTADA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, 04/09

Na manhã desta terça-feira, 04/09, dois elementos assaltaram a agência dos Correios de Rafael Godeiro. Segundo informações do blog RG NEWS os elementos após praticarem o assalto, fugiram em direção a cidade de Almino Afonso, numa moto que foi abandonada em seguida. 
A moto já foi recuperada pela Polícia Militar. 
 
O valor roubado não foi informado pela gerência da agência. 

Com informações do Blog RG NEWS/ Via Patu News