terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Transplante de fezes pode ser solução para a obesidade

Não foi erro de digitação nem o estagiário se despedindo com uma bomba. Transplante de fezes existe e já é usado para tratar doenças do intestino. O propósito não é suprir uma ausência de fezes – isso todo mundo produz em quantidade mais que satisfatória, obrigado. Mas levar bactérias benéficas do intestino de uma pessoa para a outra.
Cada dia mais está claro que o microbioma do intestino – também chamado de “flora intestinal”, ainda que não sejam plantas – é mais importante do que se acreditava. Estudos recentes indicam que ele pode desde causar rosácea, um problema de pele tido por genético, a até alterar o humor e comportamento das pessoas. Agora, uma equipe do Hospital Geral de Massachusetts pretende testar essa mudança de microbioma como tratamento de obesidade. Eles devem fazer isso num período de 12 semanas, administrando as bactérias de voluntários magros a 20 pacientes obesos, com um grupo de controle recebendo placebo.
A ideia não tem nada de alienígena. Em um estudo de 2013 pegou pares de ratinhos gêmeos, um magro, outro gordo, e conseguiu fazer com que trocassem de lugar – isto é, o magro ficou gordo e vice-versa – alterando as bactérias em seus intestinos. Ano passado, uma mulher que recebeu um transplante de fezes para curar uma infecção recorrente acabou ganhando peso vertiginosamente. Isso indica que o microbioma pode ter um papel crucial naquilo que faz com que alguns tenham o poder mágico de transformar 250 gramas de salada em 2 quilos de gordura, enquanto outros podem viver numa dieta de Big Mac à milanesa e permanecerem fininhos.
Ah, deixamos o “melhor” para o final. O transplante é administrado por via oral, através de fezes liofilizadas – isto é, m… seca – dentro de cápsulas. Quem se habilita?
Super Interessante


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/page/2/#ixzz3xhr0W6ht

Matrículas começam próximo dia 22

O Ministério da Educação divulgou na manhã de ontem (18) um dos resultados mais esperados pelos estudantes de todo o Brasil: o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), na internet. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram para 228.071 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula no período de 22 a 26 deste mês, de acordo com calendário das instituições de ensino. 
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  as matrículas da 1ª chamada para os cursos nos Campi de Natal e Macaíba serão realizadas nos dias 22, 25, 26 e 27 de janeiro. Já a 2ª chamada está prevista para os dias 15, 16, 17 e 18 de fevereiro. O local de matrícula será na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), localizada no Campus Central, na Av. Senador Salgado Filho, 3000.

Já quem passou em 1ª chamada para os cursos ofertados nos campi de Caicó ou no curso multicampi de Medicina deverá efetuar matrícula nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. A 2ª chamada ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro. O local de matrícula será no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES) da UFRN, Campus de Caicó.

Matrículas em 1ª chamada nos cursos de Currais Novos ou Santa Cruz serão feitas nos dias 25 e 26 de janeiro. 2ª Chamada será em 16 e 17 de fevereiro. O local em Currais Novos, será no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES) da UFRN da mesma cidade. Já em Santa Cruz, será na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) da UFRN.

O horário de matrícula será o mesmo para todos os locais em ambas as chamadas. Pela manhã, das 8h às 11h30 e à tarde das 13h30 às 17h. Para conferir a documentação completa e o dia e turno da matrícula correspondente ao curso em que foi aprovado(a), veja edital disponibilizado pela Pró-Reitoria de Graduação através do site www.prograd.ufrn.br.

Este ano, 42.279 pessoas solicitaram inscrição em uma das 6.878 vagas dos 107 cursos ofertados pelos cinco campi da instituição através do SiSU em 2016. As matrículas devem ser feitas na diretoria acadêmica do Campus para o qual se inscreveu.

UERN
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) utilizou o SiSU como única forma de acesso aos cursos de graduação em 2016. Foram ofertadas 2.216 vagas, sendo 1.356 para o semestre 2016.1 e 860 vagas para o semestre 2016.2. Os candidados convocados pelo SiSU deverão requerer matrícula institucional nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. 

As datas e os procedimentos para efetivação da matrícula curricular dos convocados para o primeiro semestre de 2016 serão publicados em edital próprio, no dia 04 de março de 2016. Para os convocados para o segundo semestre deste ano,  o edital será publicado no dia 12 de abril.

IFRN
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que ofertava 750 vagas em 26 cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada do MEC (SiSU), recebeu um total de 54.972 inscrições. A média foi de 73 inscrições por vaga. As matrículas também devem ser feitas em 22, 25 e 26 de janeiro. As vagas remanescentes geradas pelos candidatos que não se apresentarem para a matrícula serão preenchidas por meio de lista de espera a partir de hoje até 29 de janeiro.

Após esse período, os diretores-gerais dos campi publicarão as listas de espera na página dos seus respectivos campi, informando sobre a data e horário da reunião para preenchimento das vagas. Os candidatos que estiverem na lista e comparecerem no momento marcado portando todos os documentos necessários serão chamados conforme a classificação e poderão fazer a matrícula.

Vagas e inscritos  

UFRN
42.279 inscritos
6.878 vagas em 107 cursos

UERN 
45 mil inscritos
2.216 vagas em 31 cursos

IFRN
54.972 inscrições
750 vagas em 26 cursos
Fonte:Tribuna do Norte

Inscrições do Prouni 2016 estão abertas

As inscrições no processo seletivo para bolsas de estudo na primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni) estão abertas. O prazo vai até as 23h59 de sexta-feira (22). A consulta das bolsas e as inscrições devem ser feitas pelo sitehttp://siteprouni.mec.gov.br/.

O programa oferece 203.602 bolsas na primeira edição de 2016, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O total de vagas sofreu uma queda de 4%: em 2015 foram colocadas 213.113 bolsas no sistema. Já número de cursos subiu de 30.549 para 30.931.

O Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Elas são bancadas pelo governo por meio de renúncia fiscal de tributos que deveriam ser pagos pelas universidades.

Também nesta segunda-feira o MEC liberou a lista dos aprovados para 228 mil vagas em universidades públicas que foram selecionados por meio da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016.

Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 começam as inscrições para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma e inscrições do Prouni


O resultado da seleção do Prouni será divulgado em 25 de janeiro. Entre os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro deverá ser feita a comprovação da primeira chamada de aprovados.

A segunda chamada será divulgada em 12 de fevereiro, com matrículas entre 12 e 18 do mesmo mês. O prazo para participar da lista de espera será entre 26 e 29 de fevereiro.

Para se inscrever é necessário ter participado do Enem 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Condições de participação no Prouni


Podem participar estudantes egressos do ensino médio da rede pública; estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência e professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Neste último caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Entenda: Sisu x Prouni x Fies


As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é precisto ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Próximas edições do Sisu em 2016


Nesta primeira edição do ano, o Sisu selecionou candidatos para 228 mil vagas em 6.323 cursos de 131 instituições públicas. Segundo o MEC, houve aumento de 10,9% no número de vagas ofertadas em relação à primeira edição de 2015.

O MEC prepara, pela primeira vez, uma edição extra do Sisu para reduzir as vagas remanescentes na graduação. De acordo com a pasta, mais de 150 mil vagas nas universidades públicas ficaram ociosas em 2014, conforme o Censo da Educação Superior.

A previsão do MEC é selecionar tanto por meio das notas do Enem como pelo desempenho acadêmico do estudante na instituição superior em que ele já estuda, abrindo possibilidade para transferências. O Sisu das vagas remanescentes é parte da estratégia da pasta de diminuir as vagas ociosas e, para isso, o MEC vai mudar a forma com que são repassados recursos para instituições federais: passarão a receber mais recursos aquelas que têm mais vagas preenchidas.

Até o começo de janeiro não havia previsão de data, mas o ministro Aloizio Mercadante afirmou que primeiro o MEC cuidaria das edições do Prouni e do Fies de primeiro semestre para avaliar o Sisu extra. Também não foi divulgada data para o Sisu regular do segundo semestre. No ano passado ela ocorreu em junho e selecionou candidatos para 55.571 vagas oferecidas por 72 instituições.

Fonte: G1