domingo, 24 de junho de 2012

Resumo da Semana

BR 226: MOTORISTA TENTA DESVIAR GATO E PERDE O CONTROLE DO VEÍCULO  Segunda (18/06)

A bancária Paula Patrícia Freitas Oliveira, que já trabalhou na agência do Banco do Brasil de Patu e agora trabalha numa agência de Natal, trafegava pela BR 226 por volta das 19:00 horas da última sexta feira, 15/06, quando passava no trecho da rodovia que corta a zona urbana de Patu, nas proximidades do conjunto Nova Patu, tentou desviar de um gato que atravessava a rodovia e nesse momento perdeu o controle do veículo tipo Corola, saindo da pista e caindo num precipício de aproximadamente cinco metros de profundidade, indo parar a uma distância de aproximadamente 20 metros. O veículo não chegou a virar e a motorista não sofreu nenhum ferimento, provocando apenas danos materiais no veículo pelo forte impacto no solo.   

Clique no Link para ler a postagem na íntegra

Crise na UERN é tema de Audiência na Assembleia Legislativa Terça (19/06)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte irá realizar Audiência Pública com o tema “Crise na UERN”, nesta quinta-feira (21), às 14h30.

O debate, que será realizado através do Centro de Estudos e Debates, no Auditório Robinson Faria, atende um pleito dos segmentos universitários, como uma forma de tentar resolver o impasse da greve dos docentes e técnicos administrativos da Instituição.
A greve dos servidores da UERN foi deflagrada no dia 03 de maio, em virtude do descumprimento do acordo, por parte do Governo do Estado, firmado com as categorias em setembro do ano passado. Além da atual greve, na audiência, ainda deve ser discutida a Autonomia Financeira para a instituição, tendo em vista as dificuldades orçamentárias que a UERN vem enfrentando nos últimos anos.

Clique no Link para ler a postagem na íntegra


Iberdrola e Neoenergia construirão parques eólicos no RN Quarta (20/06)

A imprensa nacional comentou e no Rio Grande do Norte, a notícia repercutiu: os grupos Iberdrola e Neoenergia em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil irão construir novos parques eólicos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) o acordo de financiamento está estimado em R$ 777 milhões para construção de dez parques eólicos no RN e na Bahia com uma potência de 288 megawatts.

Clique no Link para ler a postagem na íntegra

Vestibular da Universidade do Estado do RN deve ficar para março de 2013 Quinta (21/06)

De acordo com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, o vestibular que iria ser realizado em novembro deste ano não deverá mais ocorrer. Março de 2013 é o novo período previsto.
As provas seriam aplicadas pela segunda vez em 2012, para tentar conter o atraso no semestre letivo consequente da greve do ano passado. A paralisação atual, contudo, já inviabiliza a aplicação do certame.

Clique no Link para ler a postagem na íntegra

Cultura messiense Sexta (22/06)

 Hoje estive pensando um pouco a respeito da cultura de nossa cidade,a o município de Messias Targino é uma cidade beneficiada culturalmente desde os tempos de sua fundação os seus proprietários de terras já se preocupavam com a educação de seus filhos,preocupação essa que o saudoso professor Júlio Benedito se destacou na educação daquela época e a escola municipal foi batizada com seu nome,nossa cidade também é berço de músicos como Chiquito do fole que infelizmente não mora mais na cidade,berço do saudoso João Branco que além de músico era poeta,berço da saudosa mãe de Moura que até um dia ates de seu falecimento ainda costurava bonecas de pano, tanto para vender em sua própria residência  quanto para doar para o leilão de nossa senhora das graças

Clique no Link para ler a postagem na íntegra

Juízes, Promotores e policiais envolvidos em operação recebem ameaças Sábado (23/06)

Os profissionais envolvidos na operação Mal-Assombro, deflagrada no dia 1º de junho passado na região do Vale do Açu, receberam ameaças de variadas formas, entre veladas e explícitas. A informação foi confirmada no início da tarde desta sexta-feira (22) pelo procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, durante entrevista coletiva na sede do Ministério Público Estadual.
 O procurador evitou comentar o conteúdo das ameaças, mas detalhou que pelo menos oito pessoas - entre juízes, promotores, agentes da Polícia Civil e policiais militares - foram alvos de ligações, bilhetes, atitudes ou gestos suspeitos que caracterizam uma forma de ameaça.

Clique no Link para ler a postagem na íntegra

Sisu tem disputa de 21 candidatos por vaga; resultado sai na segunda-feira

Brasília – Mais de 642 mil estudantes se inscreveram para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 30 mil vagas em instituições públicas de ensino superior para o segundo semestre de 2012. O prazo foi encerrado ontem (22) e a lista dos aprovados em primeira chamada será divulgada segunda-feira (25). A concorrência ficou em 21 candidatos por vaga.
O Sisu é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em universidades federais por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que substituiu o vestibular tradicional de algumas instituições. Puderam disputar as vagas desta edição os estudantes que fizeram a prova em 2011.
No total, o sistema registrou 1.245.437 inscrições, já que cada aluno pode escolher até duas opções de curso, elegendo sua prioridade. A instituição que recebeu o maior número de inscrições é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 152.196. Na lista das mais procuradas pelos candidatos estão também a Universidade Federal do Ceará (108.574 inscrições), a Universidade Federal do Maranhão (103.829), a Universidade Federal do Paraná (80.483) e a Universidade Federal de Ouro Preto (60.136).
Os candidatos aprovados em primeira chamada terão entre os dias 29 de junho e 9 de julho para efetuar a matrículas nas instituições para onde foram selecionados. Uma segunda chamada está prevista para 13 de julho. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.
Fonte:Agência Brasil

Estudante é o indicado de Shirley para prefeito de Messias Targino

Os pré-candidatos têm até o dia 30 deste mês para oficializar as candidaturas. Em Messias Targino, no médio oeste Potiguar, a convenção será no dia 29, na Boate Festa House. A coligação situacionista é composta por PR, PMDB, PT, PP e DEM.

O nome pela situação, indicado pela prefeita Francisca Shyrley Ferreira Targino, do PR, é o acadêmico de direito Artur Oliveira Targino (PMDB), que tem apenas 22 anos, mas já demonstra maturidade para governar a cidade. Tem apoio.


O candidato vice-prefeito será o vereador Genésio Francisco Pinto Neto, o Pôla Pinto, do PT, que vem de uma sequência de 4 mandatos consecutivos na Câmara Municipal.


A eleição caminha para ser tranquila. A bancada da situação na Câmara tem 6 dos 9 vereadores eleitos na campanha passada. Não acirramento político.


O vereador Juscelino Herculano Jales, do PR, destaca que a prefeita Shyrley Targino conseguiu realizar um governo forte, destacando habitação (mais de 300 casas), saneamento básico, e, além disto, a geração de emprego, com atração de empresas terceirizadas da Hering.


A atração de empregos fez o município Messias Targino, que tem 4,3 mil habitantes, fez se destacar no comércio: Borges Eletromóveis e Dário Eletromóveis dominam o comércio de crediário na região Oeste e parte do Alto Sertão Paraibano.


Pela oposição, apesar de está próximo do fim da oficialização das candidaturas, ainda não existe nomes definidos. Comentas em Élio Jales, que já foi prefeito da cidade e que hoje está filiado ao PSB. O PSDB, que também é da oposição, marcou convenção o dia 30.

Fonte:Jornal de Fato 

Projetos apresentados na Rio+20 podem aumentar os investimentos na caatinga

Diversos projetos ambientais foram apresentados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+20. Entre os projetos que foram mostrados e que deverão influenciar na vida de muitos mossoroenses está um documentário sobre a caatinga.  
Segundo Ramiro Camacho, professor Doutor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e um dos criadores do documentário, o material entregue e exibido na Rio+20 poderá trazer novos investimentos para a região do semiárido nordestino. 
Ele explica que os novos investimentos serão principalmente para a recuperação e preservação da caatinga. Além da verba para preservar a fauna e a flora, parte do dinheiro também deve ser investido em projetos e programas socioambientais, ou seja, aqueles que visam a ajudar pessoas que dependem do meio ambiente para sobreviver. 
“Manifestamos na Rio+20 que temos a necessidade urgente de cuidar do nosso meio ambiente. A minha parte no projeto é mais sobre a recuperação e preservação da caatinga, no entanto, existem outros autores e outros projetos que focaram mais o lado socioambiental. Acredito que novas políticas e investimentos serão traçados para nossa região e no próximo ano já teremos alguma melhora”, comenta o professor Ramiro. 
Para quem mora na zona rural e depende do meio ambiente para tirar o sustento dele e da família, os projetos do Governo não podem demorar. Há 60 anos trabalhando na lavoura, Antônio de Medeiros, conhecido popularmente como Antônio Mossoró, conta que este ano foi de grande prejuízo para quem trabalha e depende da agricultura. 
“Essa foi a pior seca que vi desde 1958. Tudo que a gente plantou se perdeu. Tivemos prejuízos com o milho, feijão e a mamona. Este ano não dá para tirar nem o alimento da gente e nem os dos bichos. O restinho do alimento que a gente tem vai dando ao animal, mas daqui a pouco ele acaba”, afirma o experiente agricultor. 
Para Antônio Mossoró, uma das formas de amenizar os prejuízos da seca é o Governo Estadual diminuir o valor cobrado pela energia elétrica. Ele revela que, se a energia fosse mais barata, os agricultores conseguirem plantar e colher sem ter muito prejuízo, pois poderiam regar a plantação e substituir as chuvas. 
“Se for ligar as bombas para aguar toda a plantação de milho, feijão e mamona, a conta de energia vai dar de R$ 800,00 a R$ 1.000,00. Este preço de energia não compensa para o produtor. Fica muito caro”, dispara. 
O agricultor avisa que o ideal seria que a conta de energia viesse em, no máximo, R$ 300,00. Caso o valor fosse esse, ele garante que irrigar a plantação e garantir a colheita dos alimentos seria algo compensador. “Se a conta fosse menor dava para plantar e poder colher alimento para a gente e para os animais. Se o Governo quer ajudar os agricultores da zona rural devem diminuir o preço da energia”, declara.
Fonte:Gazeta do oeste

Prêmio Cultura Potiguar prestigia artistas do ano nesta quinta

Os últimos detalhes da festa do Prêmio Cultura Potiguar estão sendo definidos. Nesta quinta-feira, 28, a mais prestigiada premiação cultural do Rio Grande do Norte será retomada. Foram quatro anos de intervalo para o resgate da solenidade e do prestígio aos fazedores da arte.
 
Diferentes manifestações artísticas e instituições homenageadas. Humor. Shows. Intervenções poéticas, teatrais e surpresas durante a noite. O Teatro Alberto Maranhão será palco, mais uma vez. E reviverá as quatro edições anteriores do Prêmio, quando mais de 40 artistas/grupos receberam o troféu O Poti, confeccionado pelo artista plástico Flávio Freitas.

"O Diário de Natal sempre acreditou na importância do Prêmio. E este ano foi possível retomarmos. É a principal festa da arte potiguar; a oportunidade de prestar homenagem e reconhecimento aos artistas locais, que tentam plantar a semente do seu talento em um terreno muitas vezes árido", comentou a editora executiva do DN, Juliska Azevedo. O diretor institucional, Deliomar Soares, destaca a repercussão gerada de uma premiação organizada por um veículo de mídia: "Usamos a rádio, o jornal e o portal para divulgar o Prêmio e os homenageados. É uma ampliação do alcance e isso gera prestígio à arte e ao artista".

Continuar lendo clique Aqui
Fonte:DNonline

Orígem da Festa Junina

                                  

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Fonte: Sua Pesquisa.com/padua camos

Candidatos têm de deixar programas de rádio e TV

Obedecendo ao cronograma previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo para as convenções partidárias termina no dia 30 de junho. No momento em que são homologados em convenção, os candidatos ficam proibidos de continuar em programas de rádio e televisão, sob pena de terem suas respectivas candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral.

Em 1º de julho, as emissoras de rádio e televisão ficam proibidas de fazer qualquer tipo de ação que favoreça algum candidato. As propagandas eleitorais serão liberadas a partir do dia 6 de julho, data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos eas coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24h. Também serão liberadas as propagandas na internet.
No dia 7 de julho, os gestores públicos ficarão impedidos de nomear ou exonerar funcionários. Em 10 de julho acaba o prazo para os candidatos requererem registro de candidatura. No dia 21 de agosto, começará o horário gratuito de propaganda eleitoral obrigatória nas emissoras de rádio e da televisão. A partir de 22 de setembro, nenhum candidato, membro de mesa receptora e fiscal de partido poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito. No dia 2 de outubro, a regra será aplicada para todos os eleitores.
A campanha eleitoral no rádio e na televisão terminará no dia 4 de outubro, último dia também para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8 e as 24h. A data limite também vale para debates eleitorais, que poderão se estender até às 7h do dia 5. A eleição será realizada em 7 de outubro.
Fonte: Diário de Natal