quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mister Brasil Universo acontece em Natal

Natal será palco do concurso máximo de beleza masculina, o MISTER BRASIL UNIVERSO. A noite de muita beleza será ainda mais especial esse ano, pois fará parte da comemoração do Jornalista Toinho Silveira que na ocasião será homenageado pelo concurso que realizará dentro da sua festa de aniversário, a edição 2015 do evento. O evento será dia 24 de abril as 21:30 no Boulevard Recepções.
PASSAPORTES Á VENDA:
BANCA CIDADE DO SOL (TOTA) AV. AFONSO PENA, PETROPOLIS.
REST. DOUCE FRANCE, AV. AFONSO PENA, 628, PETROPOLIS.
R.S.V.P das 08:00 ás 14:00 pelo fone: 3091-2051
Fonte:No Minuto

Aluna do RN conquista o segundo lugar no Concurso Internacional de Redação de Cartas

A aluna do 9° ano do CEI Romualdo Galvão, Beatriz Cunha Freire, de 14 anos, foi a segunda colocada na etapa nacional do 44º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios em parceria com a União Postal Universal (UPU). Em novembro do ano passado, a estudante já havia se destacado ao receber Menção Honrosa no Prêmio Literário “Câmara Cascudo e a Identidade Nacional”, promovido pela Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANL).
A redação de Beatriz foi endereçada ao “Senhor Futuro”, e fala sobre suas esperanças e expectativas para futuro, além das inquietudes do presente.
Mais de duas mil escolas públicas e particulares, de todo o Brasil, participaram do concurso deste ano com cerca de 3700 redações de estudantes de até 15 anos. A primeira colocação foi para Leonardo Silva Brito, aluno do 2º ano do Ensino Médio, do Estado de Rondônia e em terceiro lugar ficou Lucas Pereira Calmon, representando o Estado do Rio de Janeiro.
As redações foram avaliadas por uma comissão, que observou, entre outros pontos, a coerência, criatividade, utilização de vocabulário e o desenvolvimento do texto de forma inteligente e clara.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas acontece anualmente e é realizado no Brasil pelos Correios. Seu objetivo é aprimorar a comunicação de jovens de até 15 anos, através da escrita, e fortalecer relações de amizade internacionais.
Fonte:Mais Resenha

Crise no sistema prisional do RN: pressionado governador exonera diretora da Alcaçuz

Rodízio. Essa é a versão oficial para a exoneração da agente penitenciária Dinorá Simas da direção da Penitenciária Alcaçuz, o maior presídio estadual do Rio Grande do Norte. Porém, é certo que a pressão dos apenados desde as rebeliões de março e as fugas em massa agora em abril, obrigou o governo mudar o comando da penitenciária.
A decisão do governador Robinson Faria (PSD) está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23). Para o lugar de Dinorá foi escolhido Eider Pereira de Brito, atual diretor do presídio provisório Raimundo Nonato Fernandes. Ela vai para o cargo que era de Eider.
Os apenados iniciaram o movimento pela exoneração de Dinorá no final de fevereiro, com recados diretos ao governo. Como não foram atendidos, decidiram radicalizar. Em março, promoveram rebeliões nos 12 presídios estaduais, com quebradeira, incêndio e até ataques no lado de fora dos presídios. Nas ruas de Natal quatro ônibus foram incendiados.
O movimento estaria sendo comando pelo PCC, facção criminosa que atua em todo o País.
No momento das rebeliões, o governador Robinson pediu ajuda ao Governo Federal que enviou a Força Nacional. Serviu para acalmar, mas não resolveu o problema. Robinson mandou recado para os grupos organizados afirmando que não iria negociar com bandidos, deixando claro que não exoneraria a diretora da Alcaçuz.
Os grupos criminosos decidiram sequenciar o plano, promovendo fugas em março. Em 15 dias do mês de abril, mais de 60 presos escaparam da Penitenciária Alcaçuz, mostrando que o Estado havia perdido o controle e que o crime organizado estava bem a frente. Mais uma vez, os grupos mandaram recado pedindo a “cabeça” de Dinorá.
O governo exonerou a diretora, mas garante que a mudança já estava prevista e que faz parte do rodízio nas casas de detenção do Estado. Verdade ou não, o fato é que aconteceu o que os apenados queriam.
Fonte:De Fato

MEC prorroga prazo para renovação dos contratos do Fies até 29 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para 29 de maio o prazo para os aditamentos do primeiro semestre de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para as renovações terminaria no dia 30 de abril. Para a adesão de novos contratos, no entanto, o prazo foi mantido no dia 30. Segundo a pasta, o MEC tomou essa decisão, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), "para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema”.

segundo nota divulgada pelo MEC, uma portaria com a mudança de prazo para a renovação dos contratos será publicada nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar.

Os aditamentos devem ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

De acordo com o último balanço divugado pelo MEC, foram firmados 242 mil novoc contratos. Em relação às renovações, dos 1,9 milhão de contratos, 1,6 milhão foram aditados. Faltam ainda 296 mil contratos para serem renovados.

Hoje (23), o ministro voltou a garantir todas as renovações e, após estudantes relatarem dificuldade em acessar o sistema, disse que a pasta está trabalhando trabalhando para assegurar o funcionamento do SisFies.

Em relação aos novos contratos, os candidatos devem ter obtido no mínimo 450 pontos na média do Enem e não terem tirado 0 na redação. Em relação aos cursos, estão sendo priorizados para os novos contratos os que obtiveram nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC. Todos serão atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Fonte:Tribuna do Norte