terça-feira, 23 de junho de 2015

Soprando Velinhas

 Bianca Alencar
Thamires Almeida
O blog Messias Online deseja felicidade,paz e muito sucesso.Parabéns

Novo deputado estadual, Vivaldo adere ao governo Robinson Faria

Nas rodas políticas de Caicó é dada como certa a adesão de Vivaldo Costa (PROS) ao Governo Robinson Faria, logo após assumir a cadeira de Agnelo Alves na Assembleia Legislativa. Vivaldo não teria justificativa junto a maioria de seus aliados políticos para fazer oposição ao Governo que todos eles estão apoiando. E, pra quem conhece a vida política de Vivaldo sabe que ele quase nunca foi oposição a Governo.
Mas, o que a quase certa adesão de Vivaldo ao Governo Robinson Faria pode representar na sucessão do prefeito Roberto Germano? Muita coisa. Vivaldo apoiando Robinson, e defender governo ele sabe como ninguém, abrirá portas para que seu principal afilhado político, Nildson Dantas viabilize dentro do sistema do governador, sua candidatura a prefeito em Caicó.
Fonte: Blog Claudio Oliveira

Sério Mesmo? Hoje o PT só pensa em cargo, diz Lula.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma mudança no Partido dos Trabalhadores (PT) durante seminário nesta segunda-feira, em São Paulo. Segundo Lula, é preciso fazer uma revolução no partido e colocar pessoas mais jovens no PT. No sábado, o ex-presidente, em tom de desabafo, criticou duramente a presidente Dilma Rousseff em reunião no instituto que leva o seu nome. Para Lula, “Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto” e ele próprio está no volume morto.
“Eu acho que o PT perdeu um pouco a utopia. Eu lembro como é que a gente acreditava nos sonhos, como a gente chorava quando a gente mesmo falava, tal era a crença. Hoje nós precisamos construir isso porque hoje a gente só pensa em cargo, a gente só pensa em emprego, a gente só pensa em ser eleito e ninguém hoje mais trabalha de graça”, disse Lula nesta segunda-feira.
Fonte:Blog do Xerife

Termina hoje prazo para matrículas na chamada regular do Sisu

Termina hoje (23) o prazo para matrículas da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Quem que não comparecer na data prevista perderá a vaga. O resultado do Sisu foi divulgado segunda-feira (15), na internet.
Essa segunda edição de 2015 do Sisu terá apenas uma chamada. Quem não foi selecionado na chamada regular pode aderir à lista de espera até o dia 26 deste mês, no site do Sisu. A convocação está prevista para 2 de julho e é feita pela instituição de ensino. Portanto, o candidato deve ficar atendo à chamada junto à instituição na qual tenha manifestado interesse em conseguir a vaga.
A segunda edição de 2015 do Sisu ofereceu 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O número de inscritos chegou a 1.192.622 candidatos.
O curso de medicina foi o mais procurado pelos candidatos, com 185.818 inscrições. Em seguida, ficaram os cursos de direito (128.929), administração (95.272) e engenharia civil (77.085). As instituições mais procuradas foram as universidades federais de Minas Gerais (176.285 inscrições), do Rio de Janeiro (139.406) e do Maranhão (136.480). Cerca de 40% dos candidatos estão na faixa etária entre 18 e 20 anos.
O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
Fonte:Agência Brasil

Jô Soares tem segurança reforçada após ameaças por entrevista com Dilma

Apresentador do “Programa do Jô”, da Globo, Jô Soares tem tido problemas intensos desde que entrevistou a presidenta da República, Dilma Rousseff (PT).
Segundo o jornal Agora São Paulo, desde que passou a receber ameaças nas redes sociais e ainda mais depois de ter a calçada de sua residência no bairro de Higienópolis, em São Paulo, pichada com a frase “Morra Jô Soares”, o comediante terá sua segurança reforçada a pedido da Rede Globo.
A emissora solicitou que Jô seja escoltado por seguranças até as gravações no estúdios. A segurança na emissora também foi ampliada durante as gravações do programa dele, que geralmente acontece nas segundas.
Ao jornal Folha de São Paulo, o apresentador da Globo reagiu com ironia, aparentando estar tranquilo, mesmo com ameaça que recebeu na última sexta (19): “ainda bem que não marcaram a data”.
Com a entrevista de Dilma Rousseff, o “Programa do Jô” teve um aumento de 2 pontos de audiência pelo que marca habitualmente, subindo 5 para 7 pontos.
A atração vai ao ar diariamente, logo após ao “Jornal da Globo”.
UOL
Blog do BG:

Negociação salarial entre Governo e professores e técnicos da Uern avança

A possibilidade de entendimento para o fim do impasse que provocou greve das duas categorias aconteceu nesta segunda-feira, 22, em uma audiência do governador Robinson Faria.
Pela primeira vez, as negociações entre o Governo, Reitoria e representantes dos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deram significativos sinais de avanço. A possibilidade de entendimento para o fim do impasse que provocou greve das duas categorias aconteceu nesta segunda-feira, 22, em uma audiência do governador Robinson Faria com o reitor Pedro Fernandes e representantes da Associação dos Docentes (ADUERN) e Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN).
O reitor Pedro Fernandes voltou a mostrar planilhas, comprovando que, com a política de austeridade adotada pela UERN, a recomposição salarial de 12,035% não impactará na folha de pessoal. “A reposição poderá ser feita dentro do orçamento aprovado para a Universidade sem necessidade de suplementação”, voltou a argumentar o reitor, recordando que o índice mantém a média dos últimos dez anos.
“Gostei da fala do reitor”, expressou o presidente da Aduern, Valdomiro Morais, considerando que os números apresentados facilitam a negociação com o Governo. Para o sindicalista, o atendimento das reivindicações salariais está parecendo bem mais próximo de se tornar real. Esse também é o entendimento da presidente do Sintauern, Rita de Cássia Negreiros, e de outros servidores que participaram da reunião representando o comando de greve.
Já a senadora Fátima Bezerra disse que devem ser esgotadas todas as possibilidades de negociação para acabar a paralisação dos professores e técnicos da Uern. “Estamos rumo a uma solução para as justas reivindicações dos servidores”, acredita. A manutenção do diálogo também é defendida pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, Fernando Mineiro. Segundo o parlamentar, a condução tranquila das negociações resultará em acordo entre o governo e a Uern.
O governador Robinson Faria avaliou a reunião como “cooperativa e produtiva”. Para ele, houve avanço no diálogo e o interesse para a solução do impasse foi manifestado por todos os participantes. A secretária-Chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, também participou das negociações que devem resultar em consenso.
Fonte: Agecom/Uern/Gazeta do Oeste

Diário de Pernambuco tenta desqualificar Rio Grande do Norte na disputa pelo Hub da TAM

A disputa pelo centro de conexões de voos domésticos e internacionais do grupo Latam Airlines, no Nordeste, ressuscitou antigas disputas regionais


Em matéria para lá de tendenciosa, sem citar fonte jornalística, o Diário de Pernambuco afirma que apenas Ceará e PE disputam o HUB da TAM. E que o RN seria carta fora do baralho. Diferentemente do que diz o jornal, tudo leva a crer que o RN está, sim, na disputa. E mais: é forte candidato, o que estaria provocando reações de CE e PE, como esta matéria que segue, com o objetivo desesperado de tentar reverter um quadro que seria altamente favorável ao RN. Afinal, diferentemente do que diz o texto abaixo, o RN lidera folgado dois dos três itens que serão levados em consideração na decisão da TAM: localização geográfica e melhor equipamento aeroportuário. Por conta disso, o RN já teria sido escolhido pela TAM, o inverso do que afirma o Diário de Pernambuco. Confira a matéria tendenciosa do DP.
Do Diário de Pernambuco:
A disputa pelo centro de conexões de voos domésticos e internacionais do grupo Latam Airlines, no Nordeste, ressuscitou antigas disputas regionais, como aconteceu na atração da Fábrica da Jeep. O investimento privado que pode gerar até 12 mil empregos diretos e indiretos – decisão que será tomada até o final do ano – brilha não só nos olhos dos trabalhadores, num momento de crise econômica como este, como de governadores que querem terminar o primeiro ano de mandato com uma marca. Três estados são cotados para ganhar o empreendimento – Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte -, mas os holofotes do meio empresarial e das lideranças políticas estão centrados nos dois primeiros. O desafio de colocar o Nordeste no mapa dos voos internacionais está lançado, portanto, ao governador cearense Camilo Santana (PT) e ao pernambucano Paulo Câmara (PSB), ambos à frente das negociações.
Recife e Fortaleza, respectivas capitais de Pernambuco e do Ceará, têm maior potencial (econômico e político) para conquistar o novo equipamento, que demandará investimentos de aproximadamente R$ 4 bilhões. Denominada hub, em inglês, a nova plafatorma giratória de voos permitirá conexões entre o Nordeste e grande parte da América do Sul e Europa, bem como América do Norte, África e Oriente Médio.
Se algum nordestino quiser viajar para a Argentina, por exemplo, não precisará parar em São Paulo e passar horas esperando por outro voo que leve a Buenos Aires.
Formado pela brasileira TAM e a chilena LAN, o grupo Latam disse que a escolha do estado vai pesar, entre alguns pontos, a localização geográfica, a infraestrutura dos aeroportos e o potencial de crescimento dos terminais. É justamente por estes motivos que o Rio Grande do Norte, segundo informações em reserva de empresários e políticos, começou a ser visto como carta fora do baralho, mesmo sem ter saído oficialmente da disputa. A única vantagem do aeroporto de Natal, capital potiguar, é o pátio de aeronaves. Mas o equipamento do estado vizinho fica longe do centro, sendo distante dos pontos turísticos, como Guarulhos, de São Paulo.
Pernambuco tem uma vantagem sobre os adversários, segundo Paulo Câmara. Está no centro do Nordeste, distante 300 quilômetros de três capitais, e seu aeroporto fica no Recife, sendo considerado o melhor do país na premiação promovida pela Secretaria de Aviação Civil. O desafio pernambucano, contudo, é melhorar a infraestrutura da própria capital (especialmente a mobilidade) e conseguir que a Aeronáutica ceda terreno para ampliar o terminal de passageiros, o que depende de decisão política.
Para o governador do Ceará, contudo, a dianteira permanece com Fortaleza. Integrante da base aliada de Dilma Rousseff, Camilo Santana está confiante na articulação política e no potencial econômico da cidade, bem como nos pontos turísticos.
A presidente executiva da TAM, Cláudia Sender, faz, por sua vez, questão de deixar a disputa em aberta, destacando os critérios técnicos para a escolha do estado. Apesar das paixões e torcidas estarem a mil, o grupo afirma que vai levar em consideração as condições mercadológicas, econômicas e de infraestrutura de cada estado.
Fonte:JH

Datafolha revela que 67% dos brasileiros são contra à reeleição e à obrigatoriedade do voto

Os brasileiros, em maioria esmagadora, são contra à reeleição e à obrigatoriedade do voto.
É o que revela a pesquisa feita pela Datafolha, divulgada nesta terça-feira (23) pelo jornal "Folha de S. Paulo". Os números mostram como os brasileiros mudaram de opinião em relação aos dois itens.
Na primeira pesquisa sobre à reeleição, realizada em 2005, 65% foram a favor do direito do presidente de disputar um novo mandato. Era véspera do ano eleitoral que teria o então presidente Lula concorrendo mais uma vez.
Em 2007, com Lula reeleito, o apoio à releição diminuiu sete pontos, mas ainda era uma opinião da maioria.
Agora, com a presidente Dilma Rousseff recém-eleita, só 30% são a favor da reeleição.
Os que são contra passaram de 39% para 67% desde a última pesquisa.
As opiniões sobre reeleição para governadores e prefeitos são quase idênticas.
Na Câmara dos Depurados, a extinção da reeleição foi aprovada por 452 votos a favor e 19 contra. Para entrar em vigor, a regra precisa passar por nova votação na Casa e, depois, ser aprovada pelo Senado.
A rejeição à obrigatoriedade do voto bateu o recorde da série de pesquisas sobre o tema, que passou de 54% para 66% desde outubro de 2014.
A proposta do voto obrigatório foi derrotada na Câmara por 311 votos a 134.
O Datafolha também quis saber se os eleitores votariam se não fosse obrigatório. De casa dez, seis responderam que não. Os mais pobres e os menos escolarizados são os que mais deixariam de votar.
Entre os que têm renda familiar mensal acima de dez salários mínimos, 62% votariam mesmo se fosse opcional. Já entre os que ganham menos de dois salários, só 35% votariam. Na segmentação por escolaridade também há diferenciação. Entre os que têm ensino superior, 56% votariam. No grupo dos que têm até o fundamental, 34%.
Na pesquisa também abordou a alteração do tempo de mandato dos políticos. A maioria, 53%, é a favor dos cinco anos para todos os cargos eletivos, como aprovado pela Câmara.
O Datafolha entrevistou 2.840 pessoas nos dias 17 e 18 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.
Fonte:De Fato