quarta-feira, 16 de maio de 2012

RN é impedido de transportar gado para Pernambuco

Alex Costa/ Redação Natal O Rio Grande do Norte e a Paraíba são os únicos estados do Nordeste que ainda não conseguiram elevar seu status sanitário com relação a febre aftosa. Por esse motivo, uma portaria publicada pelo Ministério da Agricultura passou a impedir, desde a última terça-feira (15), a entrada de bovinos, ovinos e caprinos em diversos estados da região, inclusive com Pernambuco. De acordo com o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Betinho Rosado, o RN permanece no status de médio risco mesmo com a vacinação, quando a intenção é chegar ainda esse ano ao status livre de febre aftosa. “A procura pela vacinação é consideravelmente boa e elevada, sempre ultrapassando os 90%. O que acontece é que essa portaria criou barreiras cito-sanitárias entre todos os estados nordestinos e parte do Pará para que o trânsito do gado de um estado para o outro não seja feita de forma irregular, pois pode haver contaminação nos outros estados que também lutam para sair da situação de médio risco. Todo o Nordeste está no mesmo patamar”, explica Betinho Rosado. Com intuito de fiscalizar a entrada de animais, o governo de Pernambuco estabeleceu onze barreiras sanitárias fixas nos limites entre os Estados, além de outros 18 postos móveis. Segundo informações divulgadas numa reportagem concedida à Folha de Pernambuco, se os animais irregulares forem pegos na fronteira, serão devolvidos à origem; enquanto os apreendidos dentro do território pernambucano terão de ser sacrificados. As medidas de segurança sanitária visam tirar Pernambuco da classificação de "médio risco", passando para "livre da febre aftosa com vacinação". Em 2012, o Governo de Pernambuco conseguiu autorização do Ministério da Agricultura para realizar a última etapa do processo, que é a coleta do sangue dos animais para exame que constate a ausência da doença. No Rio Grande do Norte, o secretário de agricultura alega que o atraso no processo de apuração da doença é maior do que em outros estados. “Por conta desse atraso, RN e PB estão sendo penalizados adicionalmente. Isso passa pela necessidade de uma quarentena para que os animais daqui possam transitar entre estados nordestinos. Estamos nos preparando que em julho nós possamos convidar do Mapa para fazer uma auditoria no nosso gado”, afirma. Para a mudança de status, o RN precisa ser avaliado em 27 itens, entre eles o percentual de cobertura da vacinação, existência de um cadastro atualizado das inspeções (para mostrar que existe uma capacidade de acompanhamento de todo o rebanho do estado) e a capacidade de responder prontamente a possíveis surtos.
Fonte:jornal de fato

Museu Câmara Cascudo abre só em 2014


A reforma do Museu Câmara Cascudo, fechado desde janeiro de 2011, está em fase avançada e a previsão é que a segunda etapa seja concluída em dois meses, entretanto só deverá ser reaberto ao público até o primeiro semestre de 2014.  Sobre o prazo esticado para reabertura do MCC, a diretora Sônia Othon justifica: "Estavam previstas apenas duas etapas da reforma, e ficaríamos com uma ala nova e outra antiga. Resolvemos aproveitar esse momento de obras para reformular toda a estrutura." A terceira etapa , ainda não orçada, compreende todos os espaços expositivos, e os investimentos até o momento somam R$ 1,2 milhão.
 Criado em 1961, como Instituto de Antropologia, o museu, vinculado à UFRN, a recepção do novo MCC será pela lateral e abrigará lojinha e café. Todo o projeto elétrico e hidráulico foi refeito, acessibilidade e a disposição interna também receberão alterações profundas. "A proposta é criar salões de exposições, climatizados e com iluminação adequada, bem mais versáteis que expor em salas compartimentadas. Inclusive todas as exposições permanentes serão replanejadas", informou a professora Sônia Othon, diretora do museu. 
De acordo com Sônia, o assunto museologia vem sendo bastante debatido dentro da UFRN. "Estamos trabalhando em um relatório que pretende redimensionar o papel do museu em contexto com os diversos cursos da Universidade que podem utilizar esse espaço para estágio, pesquisa ou cursos de extensão". A diretora adianta que também será proposto a criação de um curso de museologia na UFRN. Internamente, os quatro vinculados à instituição deverão passar a atuar de forma integrada - além do MCC, a UFRN mantém o Museu do Seridó, o Museu de Ciências Morfológicas e o Museu Virtual Abrahan Palatinik.

Nos planos de Sônia Othon também está a criação de uma biblioteca, que servirá para dar visibilidade ao acervo da biblioteca particular de Veríssimo de Melo, doada à Universidade em 2008.

 Quanto à programação publicada no catálogo do Ibram, onde figuram a palestra "O Museu no contexto universitário - diretrizes para a UFRN" e o debate "Patrimônio, memória e museus: interfaces acadêmicas e interinstitucionais", foram prorrogadas para o dia 24 - a palestra está marcada para manhã (8h30) e o debate no período da tarde (14h30), ambos no auditório Secretaria de Educação a Distância - Sedis, próximo à capela do Campus.
Fonte:tribuna do norte

Sensacionalismo – Caso Carolina Dieckman ajuda aos brasileiros a esquecer os problemas do País.



A mídia brasileira tem dado nos últimos dias uma excessiva cobertura ao caso da atriz global Carolina Dieckman sobre fotos de nudez da mesma no mundo virtual, o que não é errado. O fato é que a dimensão do assunto consegue ultrapassar valores e conceitos mais importantes de modo que coloca em plano secundário questões mais importantes e pertinentes para a nossa sociedade.
Na contramão dos hackers que inovam a cada dia a nossa justiça sequer possui leis específicas para esse tipo de contravenção. A nossa justiça ainda cega e muda, porém bem remunerada carrega sobre si leis antiquadas que poderíamos conceituar como ultrapassadas ou popularmente falando “do tempo em que se amarrava cachorro com linguiça”.
Mas uma coisa me chama a atenção. A rapidez com que conseguiram resolver e descobrir os culpados. Não vemos essa mesma eficiência dos inóspitos setores de segurança agir com a mesma intensidade e competência para achar pedófilos, hackers mal intencionados, rastrear contas de grandes figuras. O que leva a crer coincidentemente aquilo que já sabemos infelizmente, que cada cidadão vale o que tem. Duvido que haja tanto destaque para algum brasileiro comum em episódio similar se não for da turma do plim plim, do Edir ou de outro (ba)canal televisivo.
O modo como à imprensa se posiciona e dá cobertura a esses fatos e a forma como é aceita pela sociedade leva a uma conclusão de que a única preocupação não é coibir, mas tão somente de expor ainda mais um assunto que particularmente considero pequeno em troca de uma audiência ou acessibilidade de muitos internautas.
Não se pode acreditar que a sociedade ou a imprensa estejam preocupadas com a exposição da vida íntima da atriz. Na verdade os que tiveram acesso às fotos estavam ou estão interessados em vê-la como veio ao mundo e depois emitir a sua opinião do tipo ainda continua um mulherão como na playboy.
Esse caso para mim, não possui nada de inovador, segurança nacional ou preocupação com privacidade, mas tão puro e simplesmente excesso de sensacionalismo.
O que se torna interessante, é que os meios de comunicação que supostamente divulgam, noticiam e repudiam, são os mesmos que colocam em suas telenovelas cenas tórridas de amor e sexo em horário normal para crianças. E isso é correto e moderno.
Enquanto esse assunto estiver na mídia, o nosso Estado não tem problemas de desmandos, secas, greves, descasos, aumento da criminalidade. A nossa Campo Grande não tem falta de professores em colégios estaduais, não se assaltam e tantos outros, que creio devemos agradecer, pois outros problemas não temos, a não ser bisbilhotar a vida dos outros.
Só não reclamem depois quando você de tanto se preocupar hipoteticamente e hipocritamente com a vida do outro, tomarem a sua vida por inteiro de modo que em determinado momento você não se ache uma pessoa, mas somente um zumbi.
É uma pena que enquanto avançamos em alguns setores, uma grande parcela da sociedade ainda se encontra inquieta em descobrir o desenrolar de um caso comum, sem graça, sem mérito e que em nada vai influenciar e mudar sua vida para melhor.
Mudou a sua?
Fonte:blog do caramuru

Soprando Velinhas

Hoje quem está soprando velinhas é nossa leitora Wilma Ribeiro,filha do saudoso Natanael Ribeiro e de Maurila Alves.Wilma reside na Finlândia mas acompanha as notícias de Messias e região pelo Messias Online.O blog deseja muitas felicidades em mais uma data que está começando.Parabéns

UERN: Grevistas dão continuidade às manifestações.

Na última terça-feira, 15, os professores e técnicos administrativos da UERN promoveram uma caminhada com panfletagem pelas ruas de Pau dos Ferros. 

Antes do início da mobilização, os segmentos se reuniram no Campus da Universidade na cidade. De lá, partiram em carreata até a Avenida Getúlio Vargas, de onde seguiram em caminhada pelas ruas do Centro de Pau dos Ferros.

Na ocasião, os servidores explicaram à população o motivo da greve na Instituição, deflagrada pelo não cumprimento do acordo firmado entre a ADUERN/SINTAUERN e o Governo do Estado, em setembro do ano passado, para pôr fim à greve de 106 dias na UERN. 

As pessoas que passavam pelo local ainda puderam ouvir gravação em que a própria governadora Rosalba Ciarlini afirma que pagaria o acordado.

II Marcha pela Educação

Dando continuidade às atividades da greve, os servidores da UERN participam hoje, 16, da II Marcha pela Educação, promovida por estudantes da Instituição. 

A caminhada irá sair do Hotel VillaOeste, às 16h, com destino à Praça do Pax, culminando em um Ato Show no local. 

Os estudantes pedem mais investimentos para a educação, além de uma solução para a greve.

Assembleia

Nesta quinta-feira, 17, será realizada Assembleia Geral Extraordinária, às 9h, na sede da ADUERN em Mossoró, para o repasse de informes, avaliação do movimento grevista e encaminhamentos.
Fonte:politica pauferrense

Estudo aponta que a risada aumenta a tolerância à dor

Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, atesta que a risada aumenta a tolerância à dor. Um primeiro grupo de voluntários assistiu a vídeos cômicos, enquanto outra metade dos participantes viu programas bem chatos. Após a sessão, os especialistas provocaram sensações dolorosas nas duas plateias. Aqueles que deram gargalhadas puderam suportar até 10% mais dor do que os clinicamente entediados.
“O humor é capaz de diminuir as dores devido à liberação de endorfina”, acredita Robin Dunbar, autor do experimento e diretor do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolutiva da Universidade de Oxford. A endorfina é um hormônio que gera euforia, atenuando o incômodo físico e o estresse psicológico. A pesquisa inglesa mostra ainda que existem risadas e risadas em relação à química do bem-estar. “O riso relaxado e social é o único que funciona. Já o polido, que soltamos por educação, não tem efeito nenhum”, sinaliza Dunbar.
A antropóloga Mirian Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, observa: “A risada é uma chave para a intimidade, contato físico e emocional”. Ou seja, rir nos aproxima. Mirian destaca a importância do humor para uma boa qualidade de vida. “Ele é um meio de comunicação, que provoca um verdadeiro prazer físico e mental.”
Para rir à toa
Indicada para todas as idades, a risoterapia ganha cada vez mais adeptos como uma maneira de superar problemas e encarar o mundo sob uma nova perspectiva. “Nós nos baseamos na risada das crianças. Os pequenos riem com o corpo, e não por meio do intelecto”, conta Mari Tereza, uma das fundadoras do Clube da Gargalhada, em Belo Horizonte (MG), grupo pioneiro na América Latina. O riso é induzido por meio de exercícios respiratórios, sons, mímicas e, principalmente, contato olho a olho. Em três meses, o indivíduo já começa a sentir os resultados do bom humor.
Fonte:o xerife

Rio Grande do Norte requer R$ 170 milhões para atender emergência

O pleito total do Governo do Estado frente à União foi de R$ 170 milhões para obras estruturantes nas regiões afetadas pela seca. Os projetos básicos de algumas dessas obras, que podem diminuir o sofrimento com a seca no interior do Estado não somente esse ano, mas em longo prazo, devem ser levados hoje a Brasília. “São vários projetos e estaremos encaminhando isso hoje”, disse o secretário de Recursos Hídricos, Gilberto Jales.
Um dos apelos do secretário é que os municípios façam o cadastro junto a Defesa Civil e prestem as informações necessárias, tanto para receber recursos diretamente do Governo Federal quanto para que seja possível quantificar os prejuízos no Estado. “Existe a possibilidade de transferência direta do Governo Federal através da defesa civil de cada Município”, encerra.
Da Tribuna do Norte

Agencia dos correios em Olho D’Água dos Borges/RN é roubada pela 2ª vez este mês

Pela segunda vez este mês, a agencia do correios do município de Olho D’Água dos Borges/RN, foi roubada, na tarde desta terça-feira(15), por volta das 15:10 horas, um malévolo adentrou na agencia e com uma sacola sem apresentar arma mandou que o funcionário colocasse o dinheiro, montante subtraído não foi  revelado em seguida sai com destino ignorado. 

Esse foi o segundo roubo a agencia durante o mês maio, no ultimo dia 03, um dupla armada aja teria visitado a agencia e levado uma quantia em dinheiro também não revelada. O Sargento Rondes comandante do Policiamento local divulgou a foto do malévolo e solicita a população que identificar esse meliante mesmo de forma anônima entre em contato com a Policia através do 190 ou (84) 3361 – 2511. 
Fonte:nosso parana

RN é destaque no Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor

Prêmio é uma ferramenta de incentivo e reconhecimento ao esforço dos prefeitos na geração de emprego e renda em seus municípios.

 Duas vezes ganhadora do prêmio nacional “Prefeito Empreendedor do SEBRAE” com projetos que incentivaram o uso de dessalinizadores e da energia solar no campo e promoção de eventos culturais como apoio a pequenos negócios para gerar desenvolvimento econômico, a governadora Rosalba Ciarlini ocupou posição de destaque na solenidade de escolha dos novos vencedores. A entrega foi realizada nesta terça-feira, 15, em Brasília e reuniu representantes do governo federal e entidades municipalistas e empresariais.

 Rosalba contou, através de um vídeo institucional, as experiências positivas com os projetos “Água Viva, Luz do Sol” que levou água de qualidade para o campo pela perfuração de poços e uso de dessalinizadores e energia solar; e “Historia, Cultura e Turismo” que mostrou a geração de renda através de um calendário cultural com eventos como Mossoró Cidade Junina e Auto da Liberdade. “O Premio Prefeito Empreendedor é uma ferramenta de incentivo e reconhecimento ao esforço dos prefeitos na geração de emprego e renda em seus municípios e estimulo ao empreendedorismo individual”, afirmou a governadora. A governadora foi convidada para fazer a entrega do premio ao vencedor da categoria Melhor Projeto pelo Nordeste, prefeito Euvaldo de Almeida Rosa, de Santo Antônio de Jesus (BA).

O RN também foi referência na promoção de projetos que incentivam o desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios com a indicação de três prefeitos. Ivan Junior (Assu), Salomão Gurgel (Janduis) e Leonardo Rego (Pau dos Ferros) foram selecionados para a etapa nacional entre os 55 projetos escolhidos dos mais de 5.500 inscritos e 512 selecionados nos Estados.

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, foi outro potiguar que teve destaque na cerimônia como um dos oradores. Garibaldi ressaltou a importância do apoio municipal aos pequenos negócios. “Os prefeitos merecem essa premiação pelo esforço e incentivo ao empreendedorismo”. 

 O presidente do SEBRAE, Luiz Barretto, elogiou a governadora Rosalba Ciarlini dizendo que ela incentiva os municípios a tratarem de maneira diferenciada os empreendedores individuais pelo exemplo como prefeita, e apoio aos pequenos negócios, na posição de governadora. Segundo dados apresentados pelo SEBRAE, o Brasil tem 100 milhões de consumidores. Quase 2,4 milhões são empreendedores. “É essa oportunidade que os municípios precisam levar aos cidadãos. O prêmio Prefeito Empreendedor incentiva os prefeitos a desenvolverem projetos que formalizam empregos e produzem receitas”, completou a governadora.

Entre os presentes na solenidade, o diretor do Conselho Deliberativo do SEBRAE estadual, Silvio Bezerra, que reconheceu o esforço do governo no apoio aos municípios potiguares e iniciativas empresariais

Fonte:nominuto

Ufersa em greve

Os professores da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) aprovaram greve geral. Os docentes cruzam os braços a partir de amanhã (17). Na mesma data, várias universidades brasileiras devem aderir ao movimento grevista, que reivindica melhorias salariais já acordadas anteriormente pelo Governo Federal.
Os professores pedem a incorporação das gratificações em 13 níveis, variação de 5% a partir do piso para 20 horas de acordo com o Dieese. Além disso, lutam por um reajuste de 22,08% e a definição de data-base da categoria para primeiro de maio e uma política permanente de reposição salarial.
A categoria deu até o dia 30 de maio para que as negociações com o Ministério do Planejamento avancem, do contrário, fica mantido o indicativo.
Fonte:jean carlos