terça-feira, 27 de março de 2012

Capela de Nossa Senhora das Graças está sendo reformada


A Capela de Nossa Senhora das Graças da cidade de Messias Targino está sendo reformada, a reforma começou com o apoio da comunidade e da arrecadação da festa do padroeira realizada em 2011. A prefeitura também está apoiando toda reforma.
A igreja ganhará novo telhado, parte elétrica será modificada, portas e janelas serão trocadas. Também será feito uma nova pintura em toda estrutura.
Fonte:pola pinto

Reflexão do dia


Emparn não aconselha plantar milho no Oeste

Uma das culturas mais tradicionais de Mossoró está ameaçada neste ano de 2012. O plantio de milho está sendo desaconselhado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). 
 
O meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, explica que o motivo é a incerteza sobre a quantidade de chuvas suficientes para segurar uma lavoura de milho cultivada agora. "O desenvolvimento de um plantio de milho leva em torno de 80 dias, ou seja, teríamos que ter chuvas frequentes até junho para que a plantação não se perca", argumenta.

Bristot destaca que o mais indicado para os agricultores de Mossoró e toda região Oeste é o plantio de culturas mais perenes como o feijão, de produção mais precoce.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, Francisco Gomes, reconhece ser um pouco tarde para plantar milho. Entretanto, ele observa que os agricultores estão trabalhando com uma semente mais precoce, que leva entre 55 e 60 dias para chegar ao ponto de colheita. "Houve uma retomada das chuvas no final de semana e se continuar assim ainda dá para plantar e tirar uma boa safra", opina o sindicalista.

Entretanto, o mesmo pensamento otimista não é compartilhado pelos agricultores. Na localidade de Passagem do Rio, dois deles se mostraram pessimistas com a safra deste ano.

Seu Nicácio Carmo de Medeiros diz que o inverno está "muito feio", bem longe do que ele esperava. "Estou sem muita fé. A chuva era para ter começado em fevereiro e está acabando março e praticamente nada", justifica o pessimismo.

O agricultor que já fez um plantio de milho em fevereiro, mas a lavoura não vingou. "Mas se o inverno 'pegar' eu volto a plantar de novo", assegura, sem preguiça, no alto dos seus 60 anos de vida.

Já seu Antônio de Medeiros Lopes, ou Antônio Mossoró, como é mais conhecido, foi mais longe e plantou três hectares de terra com milho a partir de meados de fevereiro. Agora, com pés de milho de todos os tamanhos lhe cercando, o agricultor espera pelas chuvas para não perder o seu trabalho. "Se tivesse chovido mais, os pés de milho já estariam bem maior. Mas se voltar a chover dá para salvar a lavoura", pondera.

Se o inverno não for bom, vai prejudicar também o programa de Banco de Sementes do Governo do Estado. Neste ano, estão sendo distribuídas 390 toneladas de sementes para reabastecimento dos bancos, sendo 150 toneladas de milho.

Fonte:tribuna do norte

Isto é Brasil…acredite se quiser!!!

O ex-presidente da CBF e do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Teixeira, terá direito a uma aposentadoria anual da Fifa até os 82 anos. O cartola renunciou ao cargo no Comitê-Executivo da entidade na semana passada, após desistir de seus cargos de dirigente no Brasil.
A saída foi para se afastar da suspeita de receber propina no caso ISL, maior escândalo de corrupção do futebol.
Mas isso não o impedirá de receber a aposentadoria, assim como ocorreu com Jack Warner, que também renunciou após caso de corrupção.
Relatório financeiro da Fifa de 2010 diz: “Um pagamento anual será feito para todos os membros do Comitê-Executivo de longo tempo de serviço que se aposentarem a partir de 2005″. É preciso ficar oito anos no comitê para ter direito à pensão. O benefício é válido pelo período máximo de anos que o cartola serviu a entidade –e começa no ano seguinte à saída.
Fonte:padua campos

Ex presidente Luis Inácio Lula da Silva grava vídeo em homenagem as 90 anos do Pc do B

Carta anônima enviada a justiça foi determinante para reviravolta no caso F. Gomes

Uma carta anônima enviada ao Fórum de Caicó foi determinante para a reabertura das investigações em torno da morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, “F. Gomes”, morto a tiros no dia 18 de outubro de 2010. Duas pessoas foram presas na semana passada e mais uma foi presa no sábado, 24, todas acusadas de envolvimento com o crime. A última pessoa a ser presa foi o advogado Rivaldo Dantas de Farias. O caso já estava na fase processual e foi aberto devido à carta, resultando nas prisões.
O conteúdo da carta não foi revelado pela delegada Sheila Maria de Freitas, que está com a investigação nesta segunda fase. Ela confirma, no entanto, que as denúncias feitas anonimamente foram responsáveis pela reabertura da investigação, a mando do juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça. A Polícia Civil já havia concluído o inquérito com a prisão de Lailson Lopes, “Gordo da Rodoviária”, acusado de ser o mandante do assassinato do radialista F. Gomes, e João Francisco dos Santos, “Dão”, preso um dia após o crime. Dão confessou logo no início da investigação que foi o autor dos disparos.
Assim como fez quando prendeu o policial militar Evandro Medeiros e o pastor Gilson Neudo Soares do Amaral, na semana passada, a delegada não quis entrar em detalhes sobre a investigação. Sheila Maria recusa-se a dizer qual o motivo real da prisão dos três, incluindo o advogado Rivaldo Dantas. Ele foi preso no sábado passado, em Caicó, por força de um mandado judicial. O cumprimento foi dado por policiais militares da cidade. Ele ficou o fim de semana na Delegacia Regional de Polícia Civil de Caicó e ontem foi transferido para o Quartel do Comando-Geral da PM, na capital do RN.
 Após a carta, a investigação foi reaberta e o depoimento de Lailson Lopes foi tomado mais uma vez, porém com um resultado diferente. Sheila Maria confirma que o criminoso, apontado na primeira fase da investigação como mandante, colaborou e confirmou parte das denúncias contidas na carta anônima. Ao ser questionada sobre quais os trechos que foram confirmados pelo preso, a delegada desconversou. Ela disse apenas que esta nova fase da investigação está no final e que vai explicar o motivo das prisões ao término do inquérito. “Se eu falar algo agora, poderá atrapalhar a investigação”, diz Sheila Maria. 
RELEMBRANDO: Na última segunda-feira, 19, o policial militar Evandro Medeiros e o pastor Gilson Neudo foram detidos. O segundo já estava preso por tráfico de drogas e foi informado sobre a ordem judicial no Presídio Estadual de Caicó, que é apelidado de “Pereirão”. O caso foi reaberto mais de um ano após a morte do radialista e alguns meses depois de a investigação ter sido anunciada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) como encerrada. Na época, estavam presos Dão, o atirador (réu confesso) e Lailson, mandante (ele não havia confessado na época).
 
 Fonte: Jornal De fato

Governo Federal anuncia medidas para popularizar o cinema

O governo federal quer popularizar o cinema em áreas onde a população tem pouco ou nenhum acesso a esse tipo de entretenimento. Hoje (26), a presidenta Dilma Rousseff publicou no Diário Oficial da União mensagem instituindo o Programa Cinema Perto de Você, destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição cinematográfica no Brasil e a estimular a exibição de filmes nacionais.
Por meio do programa, serão disponibilizadas linhas de crédito e de investimento para implantação de complexos de exibição e medidas tributárias de estímulo à expansão e à modernização do parque exibidor de cinema.
O governo criou, também, o Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine). Dessa forma, suspende a exigência de diversos tributos para estimular a aquisição de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, destinados a complexos de exibição ou cinemas itinerantes.
Entre os tributos suspensos – para pessoas jurídicas beneficiárias do Recine – estão a contribuição para o PIS/Pasep e a contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente na saída do estabelecimento industrial ou equiparado; o IPI incidente no desembaraço aduaneiro; e o Imposto de Importação, quando os bens ou materiais de construção, sem similar nacional, precisarem ser importados.
Outra medida do programa é o Projeto Cinema da Cidade, que estimulará a instalação de cinemas em zonas urbanas ou cidades desprovidas ou mal atendidas por falta de salas de exibição. Nesses locais serão priorizados os filmes nacionais.
Para se candidatarem ao Projeto Cinema da Cidade, os municípios ou estados precisam estar de acordo com as especificações técnicas definidas pelo Programa Cinema Perto de Você, inclusive no que se refere a acessibilidade. As salas precisam estar implantadas em imóveis de propriedade pública; e a operação das salas deve preferencialmente ser feita por empresa exibidora.
Fonte:jean carlos

Uern anuncia lista de aprovados no PSV na próxima sexta-feira

Mantendo o cronograma de atividades, a Comissão Permanente do Vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Comperve/Uern) confirma para esta sexta-feira, 30, a divulgação do resultado do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV/2012). A solenidade de divulgação ocorrerá às 15h, na Reitoria da Universidade, situada no Centro.

A confirmação da divulgação do resultado do PSV/2012 ocorreu após a Comperve publicar nesta semana o gabarito final das provas do Processo Seletivo Vocacionado depois da análise dos recursos.

De acordo com a Comissão, foram registrados e julgados 23 recursos, em conformidade com o item 15 do Edital nº 012/2011. Do total de recursos, apenas uma questão foi anulada por erro de digitação, sendo a questão 7 do caderno de prova dois e a mesma questão correspondente ao número 27 do caderno de prova um.

"Os demais recursos foram julgados improcedentes pela banca examinadora. Os resultados dos recursos estão sendo enviados pela Comperve aos respectivos candidatos via e-mail ou disponibilizados na sede da Comissão Permanente do Vestibular para sua retirada", informa a Comperve.

Os gabaritos, após os julgamentos dos recursos, estão disponíveis também no portal da instituição, que pode ser verificado no seguinte endereço eletrônico: www.uern.br.

Além da divulgação do resultado da edição 2012 do PSV/Uern, também no dia 30 de março será publicado o edital de matrícula informando sobre datas e toda a documentação necessária para o procedimento. Conforme o Calendário Universitário 2012, a matrícula para os aprovados no PSV 2012, com ingresso no primeiro semestre letivo, ocorrerá nos dias 12 e 13 de abril.

Fonte: O Mossoroense