domingo, 22 de abril de 2012

Veja o que aconteceu essa semana

Motores do Desenvolvimento: Rosalba fala sobre ações do governo para a Copa do Mundo (Segunda) 16/03/012

 A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 está sendo amplamente discutida na 13ª edição do Seminário “Os Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, promovido pelo jornal Tribuna do Norte, Sistema FIERN, Sistema Fecomercio/RN, UFRN e Governo do Estado.
O evento reúne políticos, empresários, profissionais das mais diversas áreas, e convidados especiais da FIFA e do Ministério do Esporte, que irão debater e mostrar principalmente o legado que o maior evento esportivo do planeta irá deixar para Natal e para todo o estado do Rio Grande do Norte.

UFRN adere ao Sistema de Seleção Unificada para acesso em 2013 (Terça) 17/03/012

 A Universidade Federal do Rio Grande do Norte adotará, parcialmente, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso na instituição a partir de 2013 e integralmente a partir de 2014. A decisão foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), em reunião na manhã desta terça-feira, 17, na Sala dos Colegiados, prédio da Reitoria.

ENQUETE DE OPINÃO PÚBLICA SOBRE SATISFAÇÃO DOS MESSIENSES PERANTE A QUANTIDANDE DE VAGAS OFERTADAS NO CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO (Quarta) 18/03/012

 O MESSIAS ONLINE LANÇA ENQUETE SOBRE A ACEITAÇÃO DOS MESSIENSES SOBRE A QUANTIDADE DE VAGAS OFERTADAS NO CONCURSO PÚBLICO DE MESSIAS TARGINO QUE SERÁ O PRÓXIMO MÊS,PARTICIPE DÊ SUA OPINIÃO ELA PODE SER MUITO IMPORTANTE.

Gugu Liberato entrega casa em Riacho da Cruz e é recebido por multidão (Quinta) 19/03/012

 Na tarde desta quarta-feira (18/04), uma multidão, formada por mais de duas mil pessoas, aguardou a chegada de Gugu Liberato, à cidade de Riacho da Cruz, no Oeste Potiguar. Na ocasião, o apresentador da Rede Record gravou o quadro “De Volta pra o Meu Aconchego”. O programa, que deve ir ao ar no domingo (29) na Rede Record, realizou o sonho de Carmecleide Araújo: voltar a morar em sua terra natal, com casa própria, e abrir uma sorveteria.

Bandidos tentaram assaltar outro comércio em Janduis acabaram presos (Sexta) 20/03/012

 A cidade de Janduís ultimamente não tem saído das paginas dos jornais potiguares, devido a falta de segurança.Hoje pela manhã a cidade sofreu mais uma vez nas mãos de bandidos que assaltaram mais um comércio da cidade,dessa vez foi a loja SN 

Festa de Emancipação Política de Messias Targino (Sábado) 22/03/012

 Hoje pela manhã a prefeita de Messias Targino anunciou em seu programa na Fm, a programação da festa de emancipação política de Messias Targino.Além da programação social,a prefeita anunciou a participação do cantor olhod'águese Dorgival Dantas,Caninana do Forró e atrações locais,a festa será no dia 7 de Maio.

Flávio Rocha denuncia clima de hostilidade no RN e diz que Guararapes/Riachuelo estão sendo expulsos do Estado

Sai política partidária, entra política econômica…
O assunto da semana é, sem dúvida, a não ser que o STJ e STF surpreendam com novidades sobre os escândalos do RN, a entrevista do empresário Flávio Rocha à jornalista Andrielle Mendes, da Tribuna do Norte.
Flávio fala em investimentos – média de 35 milhões na ampliação do call center da Riachuelo instalado no Rio Grande do Norte – e do clima hostil com o Estado onde o pai Nevaldo Rocha deu os primeiros passos como empresário.
Versando sobre ‘custo Brasil’, deixa claro que a China é o centro produtor da hora, tanto que o Grupo que controla abriu um escritório de compras por lá, para abastecer as lojas Riachuelo espalhadas pelo Brasil afora. O que provocou mais de 7 mil demissões na fábrica Guararapes, em Natal.
Até aí, nenhuma novidade.
Novidade são as declarações de Flávio Rocha, que hoje define como “hostil ao empresariado” o ambiente no Rio Grande do Norte, ao ponto do Grupo que comanda estar se sentindo “expulso” do seu estado de origem, e anunciando a construção de uma fábrica no vizinho Ceará…quando ela deveria estar no RN.
Eis alguns trechos das declarações de Flávio Rocha à TN de hoje:
*
-Não há sensibilidade, no estado, para este problema. Existem pessoas que acham que estão fazendo bem para o trabalhador, mas estão fazendo um grande mal. Tirando a competitividade do setor. Isto é dramático. Há pessoas que pensam que estão prestando um serviço ao trabalhador potiguar, mas estão prestando um bom serviço ao trabalhador da China. Botaram para fora a Coteminas (que anunciou há alguns meses a desativação parcial de uma de suas unidades fabris no estado). E estão querendo colocar para fora a Guararapes. Para Guararapes e para a Riachuelo, na verdade, tanto faz produzir no RN ou produzir no Ceará. Hoje, por exemplo, nós só temos investimentos industriais no Ceará. No Rio Grande do Norte, paramos todos os investimentos. Estamos construindo uma outra fábrica no Ceará, que poderia muito bem estar no Rio Grande do Norte. Não é isso?
"No Rio Grande do Norte, paramos todos os investimentos. Estamos construindo uma outra fábrica no Ceará, que poderia muito bem estar no Rio Grande do Norte".
*
-A fábrica era para estar no Rio Grande do Norte, mas está no Ceará, porque o ambiente no Rio Grande do Norte é hostil ao empresariado.

*
-Está sendo construída (no Ceará), uma fábrica que emprega 2 mil pessoas. E vamos abrir outra. Estamos buscando outros estados. O Rio Grande do Norte é bem contrastante. Existe uma hostilidade, por parte dos reguladores,  que não existe em outros países. Somos empregadores em 25 estados brasileiros. Mas não existe tanta hostilidade a figura do empregador como existe no RN.
*
-A Riachuelo vai duplicar o número de lojas em dois anos. Ela precisa  se abastecer. Ela podia se abastecer no RN. Isso traria um impacto maravilhoso para o estado. A Riachuelo tem quase 150 lojas. Ela vai ter mil lojas no Brasil. Antes cada loja que a Riachuelo abria, com 100 funcionários, gerava 200 empregos em Natal. Isso mudou completamente.
*
-O que move Nevaldo Rocha, presidente do grupo Guararapes, não é o lucro. O que o move é a geração de emprego no RN. Então, quando ele vê que vários postos de trabalho foram fechados ele fica muito triste. Para Guararapes, tanto faz. Isso não está diminuindo em nada o ritmo de crescimento da Riachuelo. A Riachuelo está de vento em popa. Não está produzindo no RN, mas está importando da China. Está ampliando presença no Ceará e vai construir fábricas no Centro Oeste. Seu Nevaldo fica triste com isso, mas nós como somos os gestores da empresa temos que ser racionais. Eu sou norte-rio-grandense e também sofro um pouco. A empresa está num momento maravilhoso. O RN está perdendo oportunidades. A Guararapes vai muito bem obrigado, agora o Rio Grande do Norte está jogando fora uma oportunidade.
*
-Estamos sendo expulsos. E olha, não falta exemplos de empresas seríssimas que estão sendo expulsas do RN.
Estamos sendo expulsos. E olha, não falta exemplos de empresas seríssimas que estão sendo expulsas do RN
*
-A gente vê no primeiro escalão – governadora e secretariado – uma grande acolhida ao investimento, mas ao mesmo tempo vê uma hostilidade surpreendente na convivência cotidiana com o estado.

Fonte: Thaisa Galvão

Apesar de proibida a discriminação, homens gays não podem doar sangue

Uma norma nacional considera inapto à doação qualquer homem que tenha se relacionado sexualmente com outro homem no período de 12 meses. O mesmo vale para heterossexuais que, no mesmo período, se relacionaram sexualmente com várias parceiras. Entidades de defesa dos direitos dos homossexuais reclamam da restrição e querem reacender o debate sobre o tema.
A regra do Ministério da Saúde, que vigora há mais de sete anos e vale para todos os hemocentros, foi baseada em estudos internacionais que apontam que o risco de contágio pelo vírus da AIDS (HIV) é 18 vezes maior nas relações entre homossexuais masculinos, na comparação com relações entre pessoas heterossexuais. O motivo é a prática do sexo anal, que aumenta o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Em junho de 2011, o ministério baixou uma portaria que proíbe os hemocentros de usar a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) como critério para seleção de doadores de sangue. “Não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”. Mas, na prática, os homossexuais masculinos ativos sexualmente seguem impedidos de doar sangue. Para as lésbicas, não há restrições.
Fonte:O xerife

Agentes penitenciários do RN fazem paralisação de advertência neste fim de semana

Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram realizar uma paralisação de advertência por dois dias, em virtude do não cumprimento da pauta de reivindicações da categoria por parte do Governo do Estado. Com isso, neste fim de semana, o efetivo irá desenvolver a operação padrão, cortando, por exemplo, a revista na alimentação dos presos.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, Vilma Batista, a categoria teve uma reunião com o secretário interino de Justiça e Cidadania, Aldair da Rocha, no entanto, nada de concreto foi resolvido. “Ele ficou de tentar marcar um encontro nosso com a Casa Civil, mas isso não foi feito. Então, decidimos em assembleia de emergência deflagrar essa paralisação de advertência”, afirma.
Fonte:jean carlos