sábado, 29 de março de 2014

Comandante da PM está apreensivo com jogo dos Estados Unidos na Copa em Natal

Comandante da PM revela ser contra redução da maioridade penal e defende implantação de escola em tempo integral no RN

O coronel Francisco Canindé Araújo é um dos homens de maior influência no Estado quando o assunto é segurança. Próximo de completar 4 anos no cargo de comandante geral da Polícia Militar, Araújo concedeu uma entrevista exclusiva para O Jornal de Hoje e não se intimidou a falar sobre diversos assuntos, desde as dificuldades em administrar a corporação até o momento crítico atual da segurança no RN.
Entre os temas mais delicados, estão os preparativos para a Copa do Mundo. O evento começa em junho e terá Natal como uma das sedes dos jogos. Com os atuais índices de violência no Estado, coronel Araújo afirmou que será um grande desafio preparar a segurança para o evento. “Eu tenho 50 anos e nunca tive a oportunidade de acompanhar uma Copa do Mundo em nosso país, muito menos participar de todo o planejamento da competição. Será uma realidade completamente diferente que teremos aqui no RN e em todo o Brasil, pois teremos o mundo todo olhando para nós”, disse.
Se não bastassem as preocupações que um evento como a Copa do Mundo traz, o fato de a seleção dos Estados Unidos jogar em Natal (contra Gana no dia 16 de junho) é um fator que exige ainda mais cuidado. A preocupação do militar tem explicação. O time americano teme sofrer possíveis ataques terroristas, medo que se repete praticamente a cada grande evento esportivo ao redor do mundo.
“A seleção dos Estados Unidos irá inspirar um cuidado maior. Um cuidado não só da polícia, mas de todos os órgãos de segurança municipal, estadual e federal. Vai ser muito importante a integração de todos esses órgãos. Além dos órgãos da Saúde, Defesa Social, Defesa Civil, Poder Judiciário, Ministério Público e OAB. Todos apoiando a realização do Mundial”, finalizou.
FORÇAS ARMADAS
Nos últimos meses, o RN ganhou destaque na mídia brasileira e mundial pelos problemas na segurança. Um ranking divulgado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC, apontou a capital do Estado como a 12ª mais violenta do mundo. A ESPN, um dos principais meios de comunicação esportiva do planeta, classificou Natal como “muito mais violenta que a África do Sul”, ao fazer uma comparação com as cidades que receberam jogos da Copa do Mundo de 2010.
Com os números alarmantes, no início do mês a governadora Rosalba Ciarlini resolveu agir e nomeou o general Eliéser Girão Monteiro como titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Para o Araújo, a escolha não poderia ter sido mais acertada. “O general tem um currículo muito bom para o atual momento da segurança no Estado. Cada instituição tem sua autonomia financeira e de gestão, mas o general agora é o coordenador central”.
Questionado se seria favorável a utilização das Forças Armadas no dia a dia dos municípios do Estado, o coronel respondeu negativamente. “A PM tem uma relação muito forte com as forças armadas e somos reservas e força auxiliar do Exército brasileiro. Então até isso facilita o relacionamento nosso com a pessoa do secretário. Porém, acredito que aqui no RN, a Polícia Civil e Militar estão conseguindo atender a demanda. Claro, tudo dentro de nossas possibilidades”, argumentou.
Quase três décadas de PM
Natural de São Bento do Trairi, no interior do Estado, Araújo tem 50 anos, dos quais 29 dedicados à Polícia Militar, desejo que carregava desde criança. “Eu sempre quis seguir essa carreira. Antes de entrar na PM, eu fui para o Exército. Em 83 eu fiz o Núcleo de Preparação para Oficiais da Reserva (NPOR). Já em 84 eu fiz um estágio e em 85 entrei na Polícia Militar através de um concurso. Como no RN não tinha academia, fui para Pernambuco”, relembrou.
Depois de vários anos na PM, Araújo chegou ao posto de Coronel e em 2010 veio o grande convite. Em março, o então governador do RN, Iberê Ferreira de Sousa, propôs a Araújo que ele assumisse o Comando Geral da PM do Estado. “No começo eu relutei um pouco. Falei que era jovem no posto de Coronel e também no tempo de serviço”, porém, convencido pelo governador, foi nomeado para o cargo em 1ª de abril daquele ano, dia em que realizou um sonho.
“Apesar das dificuldades que eles tinham, meus pais me deram condições de entrar em um escola. Estudei bastante e consegui ir para PM. Quando um cadete entra na corporação, ele tem o sonho de ser um oficial. O oficial tem o sonho de ser um Coronel. Todo Coronel tem o sonho de um dia ser Comandante. Para mim é uma honra muito grande ser o comandante dessa corporação. Este ano a corporação está completando 180 anos de existência, então eu me sinto honrado por ter sido escolhido pelo governador Iberê e depois a governadora Rosalba Ciarlini ter me mantido no cargo”.
Apesar de todo orgulho de ter chegado ao cargo, coronel Araújo tem sentido na pela as dificuldades de administrar a Polícia Militar. Durante os quase quatro anos que ele está à frente da corporação, os desafios sempre estiveram presente. “Tem sido um período de muitos desafios. O Estado passa por dificuldades financeiras e orçamentárias e isso atinge todos os gestores, na PM não é diferente. Superamos essas dificuldades com vontade de trabalhar e criatividade. Muitas vezes o Estado não tem recursos, então buscamos parcerias, públicas e privadas, para trazer os recursos e fazer com que a ‘máquina’ continue funcionando”, afirmou.
Por lei, a PM do RN deveria ter um efetivo de 13.466. Porém, o quadro atual é de 9060, um déficit de 4406. Além das baixas e aposentadorias, o número de PMs que deixaram a corporação por expulsão ou licenciamento também influenciou para a diminuição no quadro de policiais. “Nos últimos quatro anos nós expulsamos ou licenciamos da corporação 95 policiais que cometeram atos ilícitos que vão contra o comportamento da corporação. Além disso, punimos disciplinarmente mais de 700 policiais”, destacou Araújo. Atualmente, aproximadamente 20 PMs estão presos no quartel. Entre os “desvios de conduta” que eles e os que já foram desligados da PM cometeram, estão crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsão e até mesmo estupro.
Para acabar com esses problemas e tirar os “maus” policiais de dentro da corporação, um controle rígido tem sido feito. “Todos os anos temos a seleção de entrada e todos os anos aperfeiçoamos essa seleção. Também fazemos um controle no dia a dia. Em caso de algum problema, tomamos algumas medidas. Caso o PM insista nesse desvio de conduta, ele terá o direito a ampla defesa e contraditório, mas iremos investigar de forma rigorosa e punir da maneira mais certa para cada caso. De todos os policiais que desligamos da corporação, nenhum voltou. Isso mostra como os julgamentos são bem feitos. Por outro lado, nos últimos anos distribuímos mais de 1000 medalhas para policiais por bons serviços prestados”.
Com tanta responsabilidade nas mãos, coronel Araújo está ciente que pode ter feito alguns “inimigos”. “Vez ou outra vem alguém conversando alguma bobagem, mas tomamos medidas de precaução. Corro risco como qualquer gestor ou comandante corre. Não temos nada contra os policiais que transgrediram, apenas cumprimos a lei. A lei diz que eles precisam ter determinada conduta, caso contrário serão punidos”.
‘Sociedade tem que mudar’
Coronel Araújo acredita que apenas melhorar os órgãos que cuidam da segurança não irá resolver o problema da violência. “O produto final que chega para a polícia resolver, não foi causado pela polícia. É uma situação que vem da família, do cuidado dos pais com os filhos. Depois passa pela igreja e pela escola. Digo igreja como um moderador, independente da religião. O jovem precisa ter escola em tempo integral. Os pais precisam saber com quem os filhos andam. Quando isso tudo falha, termina na polícia. A Polícia é chamada para resolver o que falhou lá atrás”, afirmou.
Para Araújo, outro problema importante que precisa ser combatido são as drogas, principalmente o consumo do crack. “O Brasil não é produtor de cocaína. Ela vem de outros países. Ele entra aqui como um subproduto, que é o crack, que está viciando os jovens. Se o jovem não tem escola e nem lazer, ele vai usar drogas. Se ele não tem dinheiro para comprar a droga, ele vai roubar. Aí aumenta o número de homicídios, assaltos a mão armada. Quando consome e não tem dinheiro para pagar, o traficante vai lá e mata. Aí tudo isso sobra para a polícia resolver”.
Em relação à diminuição da maioridade penal, Araújo frisou que isso só irá trazer outros problemas. “Eu sou totalmente contra a diminuição da maioridade penal. Se isso acontecer, depois teremos crianças de 6 ou 7 anos presas nos presídios. O que precisamos mudar é aquilo que falei, as políticas públicas. Os jovens precisam de escola em tempo integral e de lazer. Caso contrário esse cenário atual não irá mudar”.
Fonte:JH

Agenda Cultural

Natal 29/03
Jorge de Altinho
Oswaldo Montenegro
Encantos,Calypso,Cavaleiros,Pegação
Mossoró 29/05
Forró Fest
Campo Grande 29/03
Ferro na Boneca,Farra do Chefe

Marina Silva não aceita a aliança de Wilma com Henrique Alves

Resistência se deve ao discurso da nova política apresentado pela ex-senadora ao lado do presidenciável Eduardo Campos.

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), foi forçada pela direção nacional da legenda a adiar o anúncio formal de sua pré-candidatura ao Senado. Marina Silva, pré-candidata a vice na chapa do presidenciável Eduardo Campos, não aceita a aliança da ex-governadora com o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), informou um dirigente nacional da Rede Sustentabilidade, grupo da ex-senadora do Acre. 
"Henrique Alves representa o que há de pior na política brasileira e isso vai de encontro ao discurso da nova política que Eduardo Campos e Marina estão apresentando ao Brasil neste momento", declarou o assessor de Marina Silva.
Segundo o dirigente da Rede, se a aliança de Wilma fosse com Garibaldi Alves Filho a resistência seria menor. "Henrique Alves é da turma do Eduardo Cunha, a figura que mais representa o atraso e os vícios da política nacional", complementou. Por coincidência, Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara dos Deputados, foi o único representante da cúpula nacional peemedebista que marcou presença no ato que lançou o nome de Henrique ao governo, ontem (28) no Hotel Praiamar.
Além da resistência de Marina, Wilma de Faria enfrenta o mau humor de Eduardo Campos em relação ao quadro eleitoral do Rio Grande do Norte. Na última quinta-feira (27), em Recife, o governador pernambucano demonstrou seu desagrado por não ter sido informado de cada passo das negociações com o PMDB potiguar. "Ele ficou chateado porque gostaria de ter sido avisado antes de qualquer decisão. Ele recebeu um prato feito", comentou o político do PSB/Rede.

Wilma foi orientada a não fechar nada agora com o PMDB. A executiva nacional do PSB vai analisar o quadro e suas consequências para o discurso do presidenciável Eduardo Campos e da vice Marina Silva durante a campanha. A vice-prefeita está decidida a fechar com Henrique Eduardo Alves, mas teme qualquer tipo de intervenção da executiva do partido antes da convenção de junho.
PMDB
Ontem, antes do encontro do PMDB, Wilma comunicou a Henrique as dificuldades que vem enfrentando na executiva do PSB. O deputado peemedebista considerou o adiamento um desastre e cogitou cancelar o evento marcado para o Hotel Praiamar. A conversa entre Wilma e Henrique foi tensa.
Segundo uma fonte do PMDB, o que tranquilizou o deputado foi a certeza de que Wilma de Faria deseja a aliança com o PMDB para disputar a vaga do Senado.
A estratégia de Wilma é ganhar tempo para vencer as resistências de Marina e Eduardo ao entendimento com o presidente da Câmara dos Deputados. "Wilma acredita que na hora H não haverá outra escolha e o partido terá de aceitar o que ela já decidiu", comentou um dirigente partidário que acompanhou os bastidores do encontro do PMDB.
Fonte:Nominuto

Governo inicia pagamento da Arena

O Governo do Estado efetuou o pagamento da primeira parcela de contraprestação pública pela construção e administração do estádio Arena das Dunas à construtora OAS. Até dezembro de 2022, serão depositadas parcelas de R$ 10,2 milhões na conta da construtora. A partir de 2023, o valor sofrerá redução e, ao final dos 17 anos de repasses mensais, o Estado terá pago mais de R$ 1 bilhão à empreiteira.
De acordo com o titular da secretaria de  Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan), Francisco Obery Rodrigues Júnior, o pagamento da contraprestação está garantido até o mês de dezembro deste ano. Até lá, serão R$ 91,8 milhões para a construtora. “Temos os repasses garantidos com verba do tesouro estadual. Como o orçamento é anual, só posso falar sobre o que temos para esse ano, até dezembro”, disse.

O pagamento da contraprestação está garantido através do contrato assinado entre Governo do Estado e OAS para construção da Arena das Dunas – a Parceria Público-Privada (PPP). O equipamento custou R$ 423 milhões, mas vai sair mais caro para o Estado. De acordo com o documento, as mensalidades seriam pagas a partir da entrega do estádio. A segunda parcela será creditada na conta da construtora em abril.

A engenharia financeira feita pelo Executivo para a construção da Arena das Dunas prevê repasses mensais durante 17 anos para a construtora. Esses repasses não terão qualquer ligação e/ou compensações com a possível receita auferida pela OAS da administração compartilhada do estádio.

O contrato de concessão é de 20 anos, mas os primeiros três anos – quando o estádio estava sendo erguido –  é o chamado “período de carência” do contrato Governo/OAS. Para a obra, a construtora contraiu  empréstimo de R$ 300 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e desembolsou mais de R$ 100 milhões do próprio bolso.

 A partir de agora e pelos próximos oito anos, a OAS vai receber, mensalmente, a quantia de R$ 10,2 milhões. Ao final desse período, o total desembolsado pelo Governo à construtora será de R$ 948,6 milhões, ou seja, mais que o dobro investido na construção da Arena das Dunas. A contraprestação pública só sofrerá redução (30%) a partir de 2023. Ao final da contrato de 20 anos, incluindo os três de carência, o Governo do Rio Grande do Norte terá pago R$ 1.288.400.000, ou seja, o equivalente a três estádios.

Divisão de lucros
Apesar da Arena das Dunas ter sido inaugurada oficialmente no dia 19 de janeiro, ter recebido alguns jogos e, na próxima sexta-feira, receber um evento com shows artísticos, não houve qualquer repasse da administração do estádio para o Governo do Estado referente à divisão de lucros prevista no contrato assinado entre as partes.

O titular da secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, informou que o repasse será realizado somente após uma auditoria nas contas da OAS, o que deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano. “Vamos começar o processo licitatório para  contratar uma empresa de auditores. Somente após a Copa, teremos detalhes”, disse.

O secretário garantiu que todas as receitas e despesas referentes aos meses deste semestre estarão contabilizadas. Os valores de divisão de lucros não são utilizados para abater a quantia da contraprestação. “São contas diferentes. Não existe troco”, colocou Demétrio.

NÚMEROS
R$ 10,2 milhões – valor pago à OAS na contraprestação até dezembro de 2022
R$ 91,8 milhões – valor que será pago até dezembro deste ano e já assegurado no orçamento do Estado
R$ 1.288.400.000 valor que será pago pelo Governo à OAS no final dos 20 anos

Fonte:Tribuna do Norte

Ex-goleiro Bruno revela que tentou se suicidar, mas a corda rompeu

O ex-goleiro Bruno, que cumpre pena pela morte de Eliza Samudio, revelou que tentou se suicidar amarrando um lençol em uma ventana. Ao saltar, porém, a corda arrebentou e o ex-jogador caiu no chão. Ao olhar para o lado, Bruno viu uma bíblia e encarou como um sinal
— Foi Deus que não permitiu que eu me matasse 

 Querendo aproveitar a segunda chance que recebeu, Bruno luta contra a Justiça para poder voltar a atuar no futebol
 Bruno, na realidade, já é novamente jogador de futebol. Pelo menos no papel. No dia 28 de fevereiro o goleiro assinou contrato com o Montes Claros Futebol Clube, time que participa da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Ele já está inclusive regularizado junto à CBF
 O nome de Bruno - Bruno Fernandes das Dores de Souza - apareceu na tarde desta sexta-feira no BID (Boletim Informativo Diário), da CBF. Ele assinou contrato válido por cinco anos, até o dia 27 de fevereiro de 2019.
 Os advogados do goleiro levaram o contrato firmado na quinta-feira à Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Com a assinatura de Bruno, o acordo foi registrado na CBF no último dia de inscrições para o Campeonato Mineiro.
 O objetivo da diretoria do Montes Claros é que o jogador esteja disponível para disputar o hexagonal final do Módulo II do Campeonato Mineiro, a segunda divisão do futebol do Estado.
 Cumprindo pena de 22 anos e três meses de prisão pela morte de Eliza Samudio, Bruno precisaria ser transferido para o Presídio Regional de Montes Claros inicialmente. Além disso, a Justiça também deve determinar se o jogador vai poder treinar, viajar com o elenco em partidas fora de casa e se concentrar com o restante do elenco.
 Fonte:R7

Médicos trocam a Argentina pelo Brasil e provocam revolta de governador

O governador da província de Misiones, Maurice Closs, acusou os médicos que pediram licença para ir ao Brasil em busca de melhores salários de ter um "duplo standard moral".
Closs acusou médicos argentinos de tirar licenças médicas para ir ao Brasil e disse que eles poderão perder as licenças na Argentina.
Segundo jornais locais, o êxodo começou no ano passado e obrigou o governo de Misiones a fazer convocatórias públicas para restituir o serviço em vários hospitais da região.
Durante um ato público, o governador disse "que a situação não será admitida" e ameaçou os médicos.
O salário dos médicos na província argentina estaria, segundo a imprensa local, entre os 10 e 27 mil pesos. Muitos médicos estariam deixando o país por salários de cerca de R$ 10 mil (em torno de 40 mil pesos).
Diante da falta de profissionais nas regiões mais remotas do país, o Brasil vem abrindo as portas para profissionais de Cuba, Espanha e da Argentina com o intuito de solucionar os graves problemas que o serviço de saúde pública brasileiro vem atravessando.
Uma das 23 províncias argentinas, Misiones é conhecida pelo lado argentino da atração turística das Cataratas do Iguaçu, fazendo fronteira, no Brasil, com o estado do Paraná.
Fonte:UOL