quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MENOR VICIADO EM CRACK ESTÁ ATERRORIZANDO FAMÍLIAS PATUENSES

 Materiais encontrados em poder do menor furtados em diversas residências que ele invadiu.

Materias furtados e uma marica encontrada em poder do menor
Nota: Marica é um utensílio artesal usado para fumar crack 
.
Um menor de apenas 14 anos de idade que segundo ele mesmo é viciado em crack, está aterrorizando famílias aqui na cidade de Patu, visto que o mesmo tem o hábito de entrar nas residências e furtar tudo que encontra pela frente. Ninguém está livre da ação do menor, pois até a residência de um oficial da Polícia Militar ele invadiu e furtou vários objetos. 
São pelo menos três chamadas diárias para o COPOM da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu de pessoas comunicando que o menor invadiu suas residências e furtou objetos, geralmente objetos de pouco valor como roupas, redes, lençóis, perfumes, celulares, mas é bom tomar cuidado que ele furtou também uma arma de fogo do tipo garruncha e entrou em outra residência de posse dessa arma. 
A Polícia Militar já está cansada de apreender o menor e conduzir para a delegacia de Polícia Civil local, mas o mesmo é liberado em seguida, pois a nossa legislação não permite a prisão de menores, a não ser a internação em instituições próprias, por determinação judicial. 
O mais grave é que o menor sai da delegacia e pouco tempo depois o COPOM já recebe outra ligação de outra vítima, dando conta da presença do mesmo no interior de sua residência. Por ser pequeno e franzino, geralmente as pessoas o detém no interior da residência até a chegada de uma guarnição da Polícia Militar para mais uma vez conduzí-lo para a delegacia de polícia. 
Diante de tantas queixas contra o menor, a autoridade policial resolveu agir e na última terça-feira (07), depois de ser flagrado mais uma vez no interior de uma residência e ser conduzido para pela Polícia Militar para a delegacia de polícia local, a autoridade instaurou oito procedimentos contra o menor, segundo informou um policial ao PatuNews. Esses procedimentos serão encaminhados ao Ministério Público para que providências possam ser tomadas, visto que o próprio menor corre risco de vida. 

Esse menor não é um bandido, mas uma vítima do desajuste familiar que ronda às famílias brasileiras, pois seus pais são separados e a mãe diz que não tem como controlar o menor que apenas com 14 anos já é viciado em crack, a droga terrível.

O menor disse a este blogueiro que pratica os furtos para trocar os objetos por crack. A autoridade policial precisa agora investigar as bocas de fumo que estão abastecendo esse e muitos outros menores de nossa cidade com drogas e por consequência aumentando os índices de violência local.


O poeta ZÉ BEZERRA no poema intitulado "FAMÍLIA, O BEM MAIOR", recentemente publicado no seu blog "Sertão Caboclo - Na Rima e no Repente", ilustrou bem a importância de uma família bem estruturada para a formação de uma pessoa cidadã. Veja abaixo o poema de autoria do professor e poeta Zé Bezerra.

 
FAMÍLIA, O BEM MAIOR


Como a  família é a base  

De toda a sociedade
No lar deve a convivência
Ter muita afetividade
Todos sendo bem amados
E igualmente tratados
Desde o maior ao menor
Sem exclusão de ninguém
Mais que qualquer outro bem
Família é o bem maior.

Se sobre a rocha do amor
A família é construída
Tem tudo para no lar
Permanecer sempre unida
Os pais com seus próprios brilhos
Empenham-se e dão aos filhos
Uma educação melhor
Do que é bom que o mundo tem
Mais que qualquer outro bem
Família é o bem maior.

Pra no lar serem mantidos
Os valores principais
A responsabilidade
É exclusiva dos pais
Que devem manter com jeito
O diálogo, o respeito
A união ao redor
Promovendo a paz também
Mais que qualquer outro bem
Família é o bem maior.

Vê-se que muitas famílias
Vivem desestruturadas
Com isso as crianças vão
Crescendo deseducadas
Quando separam-se os pais
Sempre os filhos sofrem mais
Se o clima fica pior
Tudo de água abaixo vem
Mais que qualquer outro bem
Família é o bem maior.

Autor: Zé Bezerra 
Fonte:patu news

Parto normal libera proteína que ajuda cérebro do bebê, diz pesquisa

Efeito não ocorre na mesma intensidade durante cesariana.
Cientista critica césareas feitas sem motivos médicos.

 Ter um filho por parto natural aciona a produção de uma proteína no cérebro dos bebês que melhora o desenvolvimento do cérebro – um acionamento que não ocorre com a mesma intensidade no parto via cesariana, informa um estudo feito na Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, divulgado nesta quarta-feira (8) na revista especializada PloS ONE.

A equipe liderada por Tamas Horvath estudou as diferenças entre os dois tipos de partos na produção de uma proteína chamada UCP2, que é importante para o desenvolvimento adequado dos neurônios do “hipocampo” – região do cérebro responsável pela memória.
A proteína também atua no metabolismo da gordura. Por isso, os cientistas também acreditam que a sua produção pelo parto natural ajuda os bebês a processarem melhor o leite materno.
Os pesquisadores estudaram camundongos. Na hora do parto natural, os roedores recém-nascidos acionaram a produção da UCP2 nessa área do cérebro. No parto césareo, a produção da proteína foi consideravelmente menor.
“O aumento da prevalência das césareas por motivos de conveniência e não necessidades médicas pode ter tipo um efeito prolongado no desenvolvimento do cérebro de humanos também”, acredita Horvath.
Fonte:Globo.com

Central de Transplantes do RN registra aumento no número de procedimentos

A Central  de Transplantes do Rio Grande do Norte registrou um aumento no número de procedimentos cirúrgicos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre deste ano. Foram realizados 159 transplantes, sendo 24 de rim e  135 de córnea.
O Estado apresenta atualmente 15,2 doadores por milhão de população (PMP), número superior a média nacional de  13,6 doadores.  A nova meta do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores por milhão de população em 2015. Meta já alcançada pelo estado do Rio Grande do Norte.
Segundo o Coordenador da Central , Rodrigo Furtado, o momento é de  sensibilizar  a população, através de campanhas e do trabalho da Organização de Procura de Órgãos (OPOs), que  capacita equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores.
“Conseguimos alcançar no RN em 2011, metas estipuladas pelo Ministério da Saúde para 2015”, afirmou o Coordenador.
Ainda de acordo com dados da Central de Transplantes, no primeiro semestre deste ano, foram doados no estado 26 órgãos e 158 córneas.
“O Ministério da Saúde tem estimulado àqueles estados que vem se destacando nos números, através de capacitação e convênios”, disse Rodrigo Furtado.
Em abril, o Ministério da Saúde possibilitou o aumento de até 60% no repasse de recursos para ampliação do número de transplantes no SUS. Os hospitais que fazem transplante de rim tiveram um reajuste específico de 30% para estimular a realização dos procedimentos e a redução do número de pessoas que aguardam pela cirurgia.
Redes  Sociais
O Ministério da Saúde e o Facebook anunciaram no final do mês de julho, uma parceria para incentivar a doação de órgãos no país. A nova funcionalidade visa estimular os usuários a expressarem seu desejo de ser um doador de órgãos no Brasil.
A funcionalidade tem a missão de agregar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 37 milhões de usuários do Facebook no país. A proposta visa também promover a importância de expressar sua intenção de doar usando o poder das redes sociais.
O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Atualmente, 95% das cirurgias são realizadas pelo Sistema Único de Saúde(SUS) de forma gratuita à população.
Fonte:Portal jh

Inflação medida pelo IPC-S aumenta nas sete capitais pesquisadas

Rio de Janeiro – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu, na primeira prévia de agosto, nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Os dados divulgados hoje (9) mostram que a capital com a maior alta é Salvador, onde a taxa passou de 0,21% para 0,45% entre a última semana de julho e a primeira de agosto. O Recife (de 0,01% para 0,24%) e Porto Alegre (de 0,14% e 0,37%) apresentaram variação de 0,23 ponto percentual no período.
Segundo a FGV, o índice passou de 0,47% para 0,69% no Rio de Janeiro e em São Paulo a taxa ficou em 0,41%, ante 0,26%. Brasília foi a capital onde o índice variou menos, de - 0,03% para 0%. Em seguida, vem Belo Horizonte, cujo índice ficou em 0,17%, 0,05 ponto percentual acima da taxa apurada na última semana de julho.
O IPC-S chegou a 0,4% na primeira prévia de agosto, 0,18 ponto percentual superior à taxa divulgada na apuração anterior.
Fonte:Agência Brasil

Canheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Para Ampliar a foto clique em cima
Fonte:TSE

OPORTUNIDADE: Banco do Brasil prevê lançamento de mais um concurso ainda este ano

Quem perdeu o concurso público realizado no começo de 2012 para escriturários do Banco do Brasil (BB) tem agora nova chance de se candidatar. A assessoria do órgão confirmou que ainda este ano lançará nova seleção para o cargo. Novamente as vagas serão para cadastro reserva. Poderão participar pessoas com nível médio completo.

Ao total, serão quinze estados contemplados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe, Mato Grosso e Santa Catarina. A remuneração inicial atual do cargo é de R$ 1.408 para jornada de trabalho de 30 horas semanais; mas o valor pode chegar a R$ 2.470 se adicionados os benefícios como gratificação semestral e auxílio-alimentação.

Na última seleção pública, foram contabilizados 533.788 candidatos inscritos. Os escriturários atuam com atendimento ao público, contato com clientes, prestação de informações aos usuários, redação de correspondências, conferência de relatórios e documentos, controles estatísticos, divulgação e venda de produtos e serviços oferecidos pelo banco, atualização e manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados e execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

Fonte: DN Online

Decreto assinado por Dilma, Garibaldi e Mantega autoriza antecipação do décimo-terceiro

Foi publicado hoje decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e pelos ministros Garibaldi Alves Filho (Previdência Social) e Guido Mantega (Fazenda), que antecipa o pagamento de metade do valor do 13º dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A parcela virá já com a folha de agosto, que será paga entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro próximos.
Serão contemplados com a atencipação 25.617.695 benefícios em todo o Brasil. A primeira parcela do abono, de 50% do valor do 13º, representa uma injeção extra na economia de R$ 11.220.909.461,78 nos meses de agosto e setembro, além dos cerca de R$ 23.810.835.028,81 bilhões do benefício mensal. O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet a partir do dia 27 de agosto. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em dezembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação natalina.
É a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas. O acordo estabelecia que a antecipação ocorresse até 2010. O governo, atendendo a reivindicação dos aposentados, manteve a antecipação este ano, colaborando, também, para o aquecimento da economia.
Valor da antecipação – Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente.
Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.
Não recebem – Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Fonte:Thaisa Galvão

O temor da retomada da violência na campanha política no RN

Passado o primeiro mês de campanha eleitoral, o acirramento da disputa política no interior do estado já começou a provocar os primeiros atos de violência. O primeiro caso de suspeita de assassinato por causa da disputa ocorreu no município de Pau dos Ferros, onde um militante peemedebista morreu após ser atropelado em movimentação política. A vítima era conhecida como Tico do Perímetro. O fato provocou o pedido de reforço policial para o município durante a campanha, feito pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB). “Chega de violência. É preciso pôr um fim nessa tendência ao vandalismo. É inadmissível que as eleições tenham esse clima aguerrido. Pretendemos ter uma manifestação pacífica e calma, para que cada candidato possa levar suas propostas aos cidadãos. Tenho a obrigação de fazer essa denúncia aqui, não só pela dor de perder um amigo, mas pela sua família, para que não aconteça mais essa violência”, desabafou o peemedebista.
Ontem, o deputado estadual Getúlio Rego (DEM), adversário de Gustavo em Pau dos Ferros, disse que o episódio não teve conotação política. “Nossa vida pública sempre foi pautada pelo trabalho e pelo cumprimento da norma legal. As lideranças políticas de Pau dos Ferros nunca incitaram a violência e nem transformaram a disputa política numa queda de braço. Sempre apresentamos ideias, propostas e respeito ao pleito coletivo”, rebateu o parlamentar.
Nos outros municípios do estado, ainda não foram registrados acidentes mais graves. Temendo o acirramento da campanha eleitoral, juízes eleitorais responsáveis por 105 municípios do Rio Grande do Norte já solicitaram reforço de tropas federais para as eleições. Os pedidos foram encaminhados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que aguarda uma resposta da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), desde o dia 27 de julho, para enviar os pedidos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O TRE fez uma consulta à governadora para saber se existe condições de, somente com a Polícia Militar (PM), o Estado conceder reforço aos municípios que requereram maior segurança. Em caso de a governadora declarar que o Estado não tem como atender a demanda, o TRE solicitará as tropas federais ao Tribunal Superior Eleitoral. Os juízes alegam que o contingente policial dessas cidades é pouco para o período de eleições.
De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, Rosalba Ciarlini ainda não se posicionou sobre o assunto. Enquanto isso, os juízes eleitorais aguardam. Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o governo do estado para questionar sobre o posicionamento referente o assunto. No entanto, a assessoria de comunicação não soube informa e o secretário do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, não atendeu nossas ligações.
Do Diário de Natal

Polícia do RN procura mais um suspeito do caso Porcino, no Ceará

Ontem, policiais prenderam uma mulher, apontada como a responsável pelos afazeres domésticos nos cativeiros e pela compra de alimentos.

 

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigações e Combate ao Crime Organizado do RN continuam na capital cearense procurando por mais um integrante da quadrilha acusada pelo sequestro do jovem mossoroense Porcino Segundo, ocorrido em junho passado, em Ceará-Mirim.

Mesmo com o resgate do jovem no último dia 24 de julho, na praia de Pitangui, Litoral Norte, as investigações continuam e a Polícia cogita a participação de pelo menos 10 pessoas na quadrilha. Até o momento, seis já foram presas, e outro morreu  em confronto com os policiais.

Ontem (8) à tarde, os potiguares conseguiram prender uma mulher, durante um velório em Fortaleza/CE, apontada como a responsável pelos afazeres domésticos nos cativeiros e pela compra de alimentos.

Fonte:nominuto

Justiça Eleitoral divulga balanço parcial e mostra que já 17 pedidos de candidatura a prefeito foram negados

Panorama Político:
A Justiça Eleitoral divulgou o balanço parcial dos registros de candidaturas negados para prefeito no pleito potiguar. No total, foram 17 pedidos rejeitados para a titularidade do Executivo e outras 23 rejeições de candidatos a vice-prefeito.
No entanto, a lista ainda poderá aumentar, já que não figuram nela decisões em primeira instância já conhecidas como é o caso de Bruno Patriota, que disputaria a Prefeitura de Ielmo Marinho pelo PSD e teve o registro negado e Giovannu César, conhecido como Gija, também com negativa para disputar o Executivo de Tangará.

CANDIDATOS A PREFEITO COM REGISTROS NEGADOS

    MAXARANGUAPE – ANTONIO COSTA FILHO – PSB
    JOSÉ DA PENHA -ANTONIO LISBOA DE OLIVEIRA – PMN
    CAMPO REDONDO – CARLOS ROBERTO LUCENA BARBOSA – PR
    CAIÇARA DO RIO DO VENTO – FELIPE MULLER – PP
    MACAÍBA – FERNANDO CUNHA LIMA BEZERRA – PMN
    UMARIZAL- FRANCISCO XAVIER FLORENCIO – PV
    VILA FLOR- GRINALDO JOAQUIM DE SOUZA- PSD
    GUAMARÉ – HELIO WILLAMY MIRANDA DA FONSECA- PMDB
    GALINHOS- JAIME GOMES RIBEIRO – PSB
    BARAÚNA JOSÉ DE ARAÚJO DIAS- DEM
    CURRAIS NOVOS- JOSÉ MARCIONILO DE BARROS LINS – PR
    CANGUARETAMA- JURANDIR FREIRE MARINHO- PSD
    GUAMARÉ – MOZANIEL DE MELO RODRIGUE – PMN
    MONTANHAS – OTEMIA MARIA DE LIMA E SILVA – PSD
    GALINHOS – RICARDO DE SANTANA ARAUJO- PP
    MONTE ALEGRE- SEVERINO RODRIGUES DA SILVA- PMDB
    RAFAEL FERNANDES – MARIO COSTA DE OLIVEIRA – DEM

CANDIDATOS A VICE-PREFEITOS COM REGISTROS NEGADOS

    SÃO FERNANDO- ALLYSSON AGOSTINELLI DANTAS DOS SANTOS- PC DO B
    SÃO GONÇALO DO AMARANTE – ALMIREILE AUGUSTA FARIAS- PRTB
    CAIÇARA DO RIO DO VENTO-CONCEIÇÃO DE MARIA GOMES LISBOA -DEM
    VENHA-VER -ELLAN KLAYTON FERNANDES SALVIANO -PMDB
    GALINHOS- FABIO RODRIGUES DE ARAÚJO- PV
    CAIÇARA DO NORTE-FRANCISCO DE PAULA CORSINO DE SOUZA -PT
    GALINHOS-GILVAN RODRIGUES DA SILVA- DEM
    VILA FLOR-GUARACY FREIRE MARINHO – PDT
    CURRAIS NOVOS -JOÃO GUSTAVO COELHO GOMES GUIMARÃES-PT
    TOUROS -JOÃO JOSÉ DE SOUZA-PT
    FRUTUOSO -GOMES JORGE ASSIS DE FREITAS -PMN
    BARAÚNA-JOSÉ BEZERRA DA SILVA – PSB
    TIBAU-JOSE FRANCISCO DA SILVA- DEM
    UMARIZAL-JOSÉ GEOVANI DE OLIVEIRA- PV
    CAMPO REDONDO JOSINALDO ANSELMO DA SILVA -PSB
    SÃO JOSÉ DE MIPIBU – LUCIANA FELIX DA LUZ PTN
    MONTE ALEGRE- LUCINEIDE MARIA DE SOUZA PAIVA – PR
    ESPÍRITO SANTO – LUIZ ANTONIO DA SILVA -PR
    ITAJÁ – LUIZ CARLOS GUIMARÃES -PR
    GROSSOS – MARGARETH FERREIRA MONTEIRO- PPS
    CANGUARETAMA- MARIA DE FATIMA MOREIRA- PSD
    MONTANHAS- MARIA MARCIONILA DA CRUZ OLIVEIRA – PV
    RAFAEL GODEIRO – MIGUEL CAVALCANTE TORRES – PSB
Fonte:Jean Carlos