segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Deputados propõem sessão solene pelo Dia do Blogueiro

Os deputados Kelps Lima e Fábio Dantas encaminharam à Assembleia Legislativa proposta de sessão solene em homenagem ao Dia do Blogueiro, 2 de setembro. “Por sugestão do blogueiro Marcos Pedroza, encaminhei para a Mesa Diretora o pedido para que seja realizada uma sessão solene para homenagear todos os blogueiros do Rio Grande do Norte. Acho que eles prestam um serviço social muito grande, disseminando a informação às pessoas que não tem acesso aos veículos tradicionais de imprensa”, explica o deputado Kelps.
Segundo Kelps, os blogs, principalmente no interior do Estado, são os meios de comunicação mais vistos pelas comunidades mais distantes das grandes cidades.
“Os blogs levam as informações da atividade política à regiões distantes, democratizando o conhecimento sobre a vida contemporânea e dando oportunidade para que as pessoas avaliem melhor a qualidade dos governantes. Tenho informações de que o Rio Grande do Norte tem 500 blogueiros. Parabéns a todos pela capacidade de empreender na divulgação de notícias em benefício da coletividade. Solicito à Assembleia Legislativa que convide a todos. E mesmo aqueles cujo convite formal não lhes chegue às mãos, devem se sentir convidados”, disse o deputado.
Fonte:O xerife

RN cai para a 4ª posição na lista dos maiores produtores de frutas do Brasil

No Rio Grande do Norte o maior polo produtor da fruticultura irrigada fica nas regiões do Baixo Assu, Mossoró e Chapada do Apodi

O Rio Grande do Norte é conhecido por ser líder na produção de produtos agrícolas como castanhas de caju e frutas tropicais como melão, banana e outros. No caso da fruticultura, o Rio Grande do Norte divide a liderança dos maiores exportadores com o Ceará, a Bahia e Pernambuco que somam 73% das exportações brasileiras de frutas.
A produção potiguar foi – por muitos anos – a maior exportação de frutas do Brasil e vem perdendo posição para os outros estados que garantem mais vantagens na infraestrutura e comercialização internacional, com os vizinhos Ceará e Pernambuco.
De acordo com o Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações vão para os Estados Unidos, países baixos (Holanda) e Espanha. Sendo a exportação para os Estados Unidos maior do que o dobro do segundo e terceiro lugar.
Fonte:RG News

Segundo pesquisa, 43% dos brasileiros não se identificam com a programação da TV

A TELEVISÃO É ASSISTIDA DIARIAMENTE POR 82% DOS BRASILEIROS, MAS 43% DA POPULAÇÃO NÃO SE RECONHECEM NA PROGRAMAÇÃO DIFUNDIDA PELO VEÍCULO E 25% SE VEEM RETRATADOS NEGATIVAMENTE

A televisão é assistida diariamente por 82% dos brasileiros, mas 43% da população não se reconhecem na programação difundida pelo veículo e 25% se veem retratados negativamente. Apenas 32% se sentem representados positivamente. Os dados são da pesquisa de opinião pública Democratização da Mídia, lançada hoje (16) pela Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT. Para o estudo foram feitas 2,4 mil entrevistas domiciliares em zonas rurais e urbanas de 120 municípios, entre 20 de abril e 6 de maio deste ano.
Quase um terço dos entrevistados (29%) disse que nunca vê a defesa de seus interesses na televisão, enquanto que para 55% essa defesa ocorre de vez em quando. Em relação às mulheres, 17% acha que quase sempre são tratadas com desrespeito na programação, problema que ocorre eventualmente para 47% dos entrevistados. O tratamento dos nordestinos também recebeu avaliação semelhante, sendo que foi considerado quase sempre desrespeitoso para 19% e só às vezes para 44%. Sobre a população negra os percentuais foram de 17% e 49%, respectivamente.
De acordo com o estudo, a maioria da população (61%) acha que a TV concede mais espaço para o ponto de vista dos empresários do que dos trabalhadores (18%). Para 35% dos brasileiros, os meios de comunicação, não só a televisão, defende principalmente os interesses dos próprios donos. Na opinião de 32%, a versão que prevalece na mídia é a dos que têm mais dinheiro e para 21% é o interesse dos políticos que é mais defendido pelos meios. Apenas 8% avaliaram que os meios de comunicação estão prioritariamente ao lado da maioria da população.
A maioria dos entrevistados (71%) é favorável a que a programação televisiva tenha mais regras. Para 16%, as regras atuais são suficientes para disciplinar o conteúdo e 10% disse que é preciso reduzir o número de normas. Na opinião de 54%, não deveriam ser exibidos conteúdos de violência ou humilhação de homossexuais ou negros. Para 40% da população, esse tipo de programação pode ser aceita sob determinadas regras. Percentual semelhante ao humor que ridicularizam pessoas, 50% são contra a exibição desse conteúdo e 43% admite desde que normatizado.
Fonte:Novo Jornal

36 mil famílias do RN terão que fazer recadastramento no Bolsa Família

Os beneficiários do Bolsa Família que não atualizaram suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos devem procurar, a partir deste mês e até 17 de janeiro do ano que vem, a gestão municipal do programa para fazer alterações ou confirmar os dados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa, estima que 1,8 milhão de famílias no país estão nessa condição. No Rio Grande do Norte, segundo o órgão, são mais de 36 mil famílias que necessitam fazer a atualização dos dados cadastrais. Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.

No Rio Grande do Norte, exatamente 36.136 famílias terão que fazer o recadastramento. Ao todo, o estado tem 357.890 famílias inscritas no programa do governo federal. Esse equivale a, segundo o MDS, 10,1% da folha de pagamento de julho.

Segundo o secretário Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, manter os dados atualizados é a melhor maneira de acessar os cerca de 20 programas sociais das três esferas de governo que usam o Cadastro Único, e continuar recebendo o Bolsa Família. Ele enfatizou que mesmo que não haja alterações a serem feitas, as famílias devem procurar a rede assistencial do município.

"É fundamental que as famílias procurem a rede, que pode ser o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a área da prefeitura responsável pela assistência social, para atualizar as informações.  O Cadastro Único é a peça chave do Brasil Sem Miséria [plano do qual o Bolsa Família faz parte] e se quisermos superar a extrema pobreza temos que ter os dados sempre atualizados", disse Paiva, ao participar hoje (19) de teleconferência do MDS transmitida ao vivo pela TV NBR.

Ele citou, entre os programas sociais que usam as informações do CadÚnico, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

O secretário também ressaltou que, embora o governo tenha alertado as famílias sobre a necessidade de procurar o órgão local responsável pelo programa, por meio de mensagens nos extratos de recebimento do benefício, no mês de julho, e de correspondências, os gestores municipais devem fazer uma busca ativa para garantir que os dados estejam corretos. Paiva lembrou que a pasta disponibiliza a esses profissionais, por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, informações sobre os beneficiários cujos dados estão desatualizados, para direcionar os esforços.

Ainda de acordo com o secretário Luís Henrique Paiva, o governo está preparando uma campanha nacional, que deverá ser veiculada nos próximos meses, principalmente nas rádios, para alertar as famílias sobre a necessidade da revisão cadastral. Ele destacou que 13,8 milhões de famílias brasileiras recebem os recursos do Bolsa Família.

De acordo com o MDS, as informações a serem atualizadas são: endereço, renda, composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes. A partir deste ano, os gestores municipais também registrarão, caso o responsável familiar possua, o número do telefone celular. A medida, anunciada há um mês,  visa a permitir o contato direto e rápido com as famílias, caso seja necessário.
Fonte:De Fato

Agentes penitenciários descobrem túnel e frustram fuga em Caraúbas

Agentes penitenciários da Cadeia Pública de Caraúbas, no Oeste potiguar, conseguiram impedir uma nova fuga em massa da unidade, ontem à noite. Eles descobriram que os 11 presos da cela cinco, do pavilhão B, estavam abrindo um túnel pelo mesmo local onde tentaram escapar no início do ano. A última fuga registrada na unidade foi em março passado, quando cinco detentos conseguiram escapar após abrir um buraco na parede da cela numero seis, que dá acesso direto para a área externa da cadeia.

Segundo o agente administrativo da unidade, André de França, os agentes penitenciários já haviam percebido uma movimentação estranha entre os presidiários desde o início da semana e, ao revistarem as celas, perceberam que três cômodos estavam com as grades serradas. Eles resolveram a situação, mas, ontem, eles voltaram a perceber nova mobilização entre os presos.
“Desta vez, eles ouviram também barulho semelhantes a pancadas nas paredes, como se estivessem tentando derrubar algo.
Esperamos terminar o banho de sol e as visitas e, no final do dia, os recolhemos ao refeitório para podermos vistoriar a cela. Foi aí que encontramos o buraco do túnel por onde eles planejavam fugir”, explicou André.
O agente administrativo disse que os presos já tinham conseguido ultrapassar toda a parte de concreto do piso e já estavam próximos à faixa de terra, o que poderia fazer com que eles alcançassem o objetivo em, aproximadamente, duas horas. Diante da descoberta, os 11 presos da cela cinco foram redistribuídos para outros cômodos até que seja feito o fechamento do buraco.
“A cela permanecerá interditada até que possamos fechar o túnel e eles não tenham mais condições de abri-lo novamente, enquanto isso, ficarão espalhados nas demais celas e deverão ser chamados para explicar o caso à diretoria da unidade. Depois que foram descobertos, eles ficaram calados, calmos, mas terão que se explicar e também responderão a procedimento administrativo pela tentativa de fuga”, disse André.
Ele afirmou ainda que a direção acredita que os 11 presos tinham em mente ajudar aos demais detentos das outras celas a fugirem também, já que os agentes penitenciários perceberam que as grades de três outros cômodos estavam serradas e, como já são bastante gastas pelas sucessivas tentativas de fuga, seria mais fácil.
André de França explicou ainda que, dentro da cela onde os presos estavam abrindo o túnel, foram encontrados diversos espetos e serras usados para cavar o chão. O material foi recolhido e fará parte do inquérito por danos ao patrimônio público.
Fonte:JH

Ministra demonstra preocupação com desertificação no Rio Grande do Norte

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apresentou palestra cujo tema era a sustentabilidade como desafio para o desenvolvimento do país. Ela destacou que é preciso debater o tema sob dois aspectos: o paradigma da própria sustentabilidade posto em discussão há quase duas décadas e a preocupação global como os processos de desertificação de grandes áreas em curso, além das mudanças climatológicas que alteram temperaturas de forma abrupta. No Rio Grande do Norte, a desertificação atinge enormes áreas do Sertão e Seridó.
Ela destacou, ainda, que o Rio Grande do Norte só poderá pensar em desenvolvimento sustentável quando esgotar todas as possibilidade de discussão em torno do uso racional de água. A falta de água é um problema crônico no estado potiguar, que piora a cada período seco. 
Aos empresários presentes no Seminário, a ministra chamou atenção quanto à necessidade de pensar seus empreendimentos a médio e longo prazo, com a preservação dos mananciais e montagem de estoque de água reutilizável. Conforme descrito por Izabella Teixeira, até mesmo as empresas estão mudando o perfil, assumindo a defesa da natureza para não perder clientes. Ela defendeu que é preciso ampliar o diálogo em torno da celeridade da emissão de licenças ambientais juntos aos órgãos estaduais e federais de Defesa do Meio Ambiente.
Fonte:Tribuna do Norte