quinta-feira, 11 de junho de 2015

Tecnologia que 'faz chover' é discutida em audiência pública em Caicó

Ionização atmosférica já foi utilizada em países como México e Israel.
Empresários paulistas defendem método para acabar com a estiagem.

A Câmara Municipal de Vereadores de Caicó, cidade da região Seridó do Rio Grande do Norte, discute em audiência pública nesta quinta-feira (11) a tecnologia que "faz chover" através da ionização atmosférica como alternativa para o combate à seca. Dois empresários paulistas vieram ao estado para apresentar o funcionamento da metodologia aos caicoenses.

De acordo com Cássio Clemente, Ceo da Rain & Co, empresa que representa a tecnologia no Brasil, o método de ionização da atmosfera através da eletrificação já foi usado com sucesso em países como México, Cuba, Rússia e Israel.

Ele explicou que “cargas elétricas são jogadas na atmosfera e descarregam íons que começam a adensar moléculas de água. As moléculas vão se juntando até que tem a formação de nuvens e a precipitação”. A tecnologia foi desenvolvida em Israel. O uso dela depende da construção de estações compostas por torres: uma de 8 metros e sete menores de 3 metros. “As torres menores são dispostas ao redor da principal, num raio de 150 metros, interligadas eletricamente, e têm uma fonte de energia muito pequena de 1 kilowatt. Essa energia sai de baixo para cima, das torres menores para maiores, e acontece o processo eletromagnético. A energia se dispersa na atmosfera, eletrifica a atmosfera e começa o processo de adensamento”, disse Cássio.

Estima-se que sejam necessárias seis estações no Rio Grande do Norte. A construção de cada uma custa em média R$ 12 milhões e leva de 90 a 120 dias. “Duas semanas após a instalação já  está chovendo”, disse o empresário. Segundo ele, em três anos será possível repor o volume dos reservatórios. “Não é um experimento, um teste, é uma tecnológica que já tem 15 anos e resultados comprovados em outros países”, afirmou.

Para o vereador Leleu Fontes (Pros), a tecnologia pode ser a solução para o problema da estiagem no RN. “Convidamos o governador e todas as autoridades do estado. A ideia dessa audiência é mostrar a importância de se analisar soluções hídricas porque estamos na iminência de sofrermos um colapso. Precisamos analisar esse estudo e dentro da viabilidade técnica, econômica e social encontrar uma saída que possa nos garantir a certeza que não vai faltar água para a sobrevivência do povo de Caicó e de todo o estado”, disse.
Fonte:G1/RN

Pedras Preciosas de Parelhas: Primo de Osama Bin Laden está foragido

Já um dos principais acusados do contrabando de pedras preciosas conhecido como Azizze continua foragido e sem rumo certo. Não se sabe se é ele o nome citado no Fantástico da Rede Globo de Televisão que tem relação com o grupo islâmico terrorista Al Qaeda e que seria primo do terrorista assassinado Osama Bin Laden, responsável pela demolição das Torres Gêmeas de Nova York (EUA).
Fonte:Blog do Xerife

Tentativa de roubo em farmácia na cidade de Messias Targino na madrugada de hoje

GTO de Patu estava em Patrulhamento por volta das 02h:40min da manhã do dia 11/02/2015, quando recebeu informações através de denúncia anônima que, três indivíduos encapuzados estavam tentando adentrar em um estabelecimento comercial na cidade Messias Targino. Chegando no local apontado, nada foi visto, apenas uma motoneta de placa MYO-6564, com queixa de roubo e vestígios de que tinha sido recentemente utilizada,. Tendo observado isso, foi solicitado o apoio da GU de Messias Targino, que enquanto fazia rondas em possíveis rotas de fuga, o GTO de Patu montou uma campana na tentativa de prender os indivíduos que, minutos depois voltaram e adentraram ao estabelecimento, furtando certa quantia em dinheiro. Após constatado o crime, foi dada voz de prisão aos mesmos.
Os três indivíduos foram identificados como:
L.F.D.S.N de 16 ano
J.L.D.S de 15 anos
A.C.D.L de 15 anos
Ambos residentes na cidade de Patu-RN.
Os mesmos foram apresentados as autoridades cabíveis.
Fonte:GTO Patu