sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Matrícula para aprovados no Sisu começa hoje; veja horários da UFRN

Começa nesta sexta-feira (17) a matrícula para os aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressar em instituições de ensino superior. Os estudantes que vão estudar nos campi de Natal e Macaíba da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) devem comparecer das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no prédio anexo ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da UFRN, próximo à Praça Cívica do campus Natal. Com pausa no fim de semana, as matrículas retornam na segunda (20) e vão até a terça-feira (21).
Os alunos que cursarão suas graduações em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz devem se dirigir, nos dias 20 e 21, das 8h às 11h e das 14h às 17h, ao Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (Ceres), nos campi de Caicó e Currais Novos, e à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz, respectivamente.

Em todas as chamadas, os períodos de cadastramento serão divididos de acordo com os cursos. O candidato deve comparecer no dia e horário previsto para seu curso. Para conferir o dia de matrícula dos demais campi, basta acessar o edital de cadastramento.
Fonte:Tribuna do Norte

Anac confirma voos para novo aeroporto do RN na Copa do Mundo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) incluiu o Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, na lista dos terminais que receberão voos para a Copa do Mundo de 2014. No último balanço divulgado em 9 de janeiro pelo consórcio Inframérica, responsável pela administração do aeroporto, as obras estão 78% concluídas. O Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, na região metropolitana, também está na lista na Anac para o Mundial.
Nesta quinta-feira (16) a Anac autorizou 1.973 pedidos de novos voos em 25 aeroportos do país no período da Copa do Mundo, entre junho e julho. De acordo com o presidente da Anac, Marcelo Guaranys, receberão esses voos os aeroportos que ficam nas 12 cidades-sede dos jogos além de outros 13 a até 200 quilômetros de distância dos estádios.

O primeiro pouso no aeroporto de São Gonçalo do Amarante está marcado para abril, no entanto as obras dos acessos para o terminal de cargas e passageiros só devem ficar prontas em maio. O projeto prevê a construção de 33,7 quilômetros de estrada duplicada, ligando o aeroporto à BR-406 pelo acesso norte e às BRs 304 e 226 pelo acesso sul. A obra foi licitada em 2009, mas só teve início em agosto de 2013. O prazo para conclusão atual do acesso norte é em março de 2014. Do acesso sul, será em maio.
VEJA AEROPORTOS QUE TERÃO VOOS PARA COPA

Brasília
Bayeux (PB)
Cabo Frio (RJ)
Caxias do Sul (RS)
Campina Grande (PB)
Confins (MG)
Congonhas (São Paulo)
Fortaleza
Galeão (Rio de Janeiro)
Goiânia
Guarulhos (SP)
Joinville (SC)
Manaus
Pampulha (Belo Horizonte)
Parnamirim (RN)
Porto Alegre
Recife
Salvador
Santos Dumont (Rio de Janeiro)
São Gonçalo do Amarante (RN)
São José dos Campos (SP)
São José dos Pinhais (PR)
Várzea Grande (MT)
Viracopos / Campinas (SP)
Fonte:G1RN

Prazo para inscrições no ProUni termina hoje

Nesta primeira edição do ano são ofertadas 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais.

O prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior, termina hoje (17) às 23h59. Nesta primeira edição do ano são ofertadas 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais.
Até as 18h de ontem (16), o programa registrou pouco mais de 1 milhão de candidatos inscritos. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. No momento da inscrição, o estudante pode fazer até duas opções de curso. 
Os cursos com maior oferta de vagas são administração (21.252), pedagogia (14.773), direito (13.794) e ciências contábeis (10.883). O estado de São Paulo é o que tem o maior número de vagas disponíveis no ProUni - 64,3 mil -, seguido de Minas Gerais, com 19,5 mil, e o Paraná, com 16,5 mil. 
As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade. 
A primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro. O candidato que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode participar da lista de espera. Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista. Agora, o estudante terá de manifestar interesse, pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários. 
Veja abaixo o cronograma do ProUni:
Inscrições: de 13 de janeiro a 17 de janeiro
Pré-selecionados em primeira chamada: 20 de janeiro
Comprovação das informações nas instituições: 20 a 24 de janeiro
Matrícula dos selecionados em primeira chamada: 20 a 29 de janeiro
Pré-selecionados em segunda chamada: 3 de fevereiro
Comprovação das informações nas instituições: 3 a 6 de fevereiro
Matrícula dos selecionados em segunda chamada: 3 a 10 de fevereiro
Adesão à lista de espera na internet: 13 a 14 de fevereiro
Comprovação das informações dos candidatos em lista de espera nas instituições: 19 a 20 de fevereiro
Matrícula dos selecionados em lista de espera: 21 a 26 de fevereiro
Fonte:Nominuto

Neymar ficará de três a quatro semanas sem jogar

O atacante voltou ao Barcelona nesta sexta com auxílio de muletas

Depois de se machucar na vitória por 2 a 0 sobre o Getafe, na última quinta-feira, fora de casa, onde o Barcelona garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Rei, Neymar voltou ao clube nesta sexta precisando do auxílio de muletas para se movimentar. Ele foi avaliado por médicos e, pouco depois de sua chegada, o clube informou que o atacante ficará de três a quatro semanas afastado dos gramados após ter torcido o tornozelo direito.
 Fonte:Veja

TelexFree mira mercado global com Botafogo, mas tem barreiras pelo mundo

Proibida de operar no Brasil por modelo de negócios em pirâmide, nova parceira botafoguense fechou contrato de patrocínio na última semana

Assinado em Miami, nos Estados Unidos, e anunciado por meio de vídeo há uma semana, o contrato de patrocínio da TelexFree com o Botafogo tem dado o que falar. E não é pouca coisa.
Acusado de promover pirâmides financeiras, o braço brasileiro da empresa (Ympactus) que atua em 60 países foi proibido de operar no País pelo Ministério Público do Acre. Todavia, isso não impediu a celebração de contrato de um ano com valores acima da realidade de mercado (especula-se R$ 11 milhões). Com a equipe botafoguense na Copa Libertadores da América, a TelexFree justifica o acordo com uma ambição global.
"Nosso interesse é a expansão pelo mundo. A TelexFree mira o mercado dos EUA, toda a América, o resto do mundo. A relação com o Botafogo já repercutiu na Itália e na Ucrânia em termos de mídia", explica André Andrade, representante da TelexFree no Brasil, em entrevista exclusiva ao Terra.
O noticiário internacional, por outro lado, mostra que a TelexFree atravessa restrições e contestações em alguns países do próprio continente americano, provável alvo para se atingir com a Copa Libertadores. Proibida de operar no Peru, investigada na Colômbia e contestada na República Dominicana (ver intertítulo), por exemplo, a empresa atualmente tenta ajustar o modelo de negócio no Brasil para driblar as proibições judiciais. 
No último ano, impedida de atuar com a Ympactus, a TelexFree adquiriu a empresa capixaba VoxBras. Autorizada a operar pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a companhia recentemente incorporada tem os mesmos proprietários (James Merril e Carlos Wanzeler) do grupo mundial e que também foi vetado no Acre. O modelo de negócio é exatamente igual ao grupo que foi proibido, confirma André Andrade. 
"É o mesmo em todo o mundo. Foi baseado na legislação americana, a mais severa do mundo. A VoxBras é uma empresa de telefonia que cumpre os requisitos legais. Qualquer questionamento cai por terra", diz o representante.
A VoxBras, entretanto, foi recentemente multada pela Anatel por serviço clandestino. O grupo TelexFree não recorreu e pagou a taxa de aproximadamente R$ 4 mil. Atualmente, o Ministério Público investiga as operações da companhia em sete diferentes estados brasileiros.
TelexFree foi proibida de operar no Peru e é alvo de investigações em países latinos
No Peru, a TelexFree e a similar World Capital Market (fechada em Hong Kong) tiveram as atividades vetadas em dezembro do último ano. O negócio que seduzia milhões de peruanos foi proibido pela Superintendência de Banca, Seguros e AFC. As autoridades peruanas ainda informaram que eventuais atividades das duas companhias deveriam ser denunciadas à Polícia Nacional e ao Ministério Público. 
A Colômbia também é outro país onde as atividades são contestadas. Meios de imprensa chamaram a atenção para os métodos da TelexFree e recordaram casos antigos de companhias que funcionavam no esquema pirâmide e foram fechadas pela justiça por danos à economia - D.M.G. Grupo Holding e Proyecciones D.R.F.E.
Fora da zona de disputa da Libertadores, mas ainda no continente, a República Dominicana é outro país onde as atividades do grupo são questionadas. A TelexFree se lançou entre os dominicanos em agosto e recebeu uma enxurrada de críticas. A atuação do grupo é investigada pela Divisão de Delitos Tecnológicos da Procuradoria Geral da República Dominicana. "Nem o tráfico de drogas paga tanto quanto o prometido pela TelexFree", acusou um economista. 
No Acre, 10% da população foi captada para rede de colaboradores da TelexFree
De acordo com informações do Ministério Público do Acre, cerca de 70 mil pessoas foram captadas pela TelexFree até que as atividades fossem interrompidas em junho do ano passado. As contas dos proprietários da Ympactus (braço brasileiro), porém, foram bloqueadas. Os valores retidos são de aproximadamente R$ 600 milhões.
O MP do Acre precisou enfrentar até o lobby do governador Tião Viana (PT) para bloquear os trabalhos da TelexFree. Em meio à polêmica, Viana disse: "o que eu queria lhe dizer e que você [Carlos Costa, proprietário] pode ter assim: 'olha, eu tenho, do governador do Acre, um testemunho a favor dessa atividade. E pode me usar em qualquer tribunal", emendou.
Na Justiça, não houve acordo e a TelexFree segue sem operar com a Ympactus no Acre até os dias atuais. O MP propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com um novo modelo de negócio, com venda direta de Voip e premiações para quem indicasse novos consumidores, mas não foi aceito. O promotor do caso, Rodrigo Curti, recebeu ameaças anônimas de morte
Sátira da internet coloca pirâmide em escudo do Botafogo Foto: Reprodução
Sátira da internet coloca pirâmide em escudo do Botafogo
Fonte:Portal Terra