segunda-feira, 5 de agosto de 2013

34º Escambo de Messias Targino

O município de Messias Targino/RN, vai sediar o 34º Escambo Popular Livre de Rua, no período de 16 a 18 de agosto de 2013, articulado pela Cia. Arte e Ação e demais grupos do movimento.

É a primeira vez que a cidade receberá um encontro do Movimento Escambo que já conta com apoio da comunidade local, prefeito Artur Targino e Secretaria Municipal de Cultura.

A Cia. Ciranduís participará do encontro e dará suporte na articulação e organização da atividade, que com certeza, deixará uma marca cultural forte e expressiva pra comunidade.

Fonte: Blog Companhia Cultura Ciranduís/olhar messiense

Prefeito deixa o cargo para não roubar a prefeitura

Antes de renunciar ao cargo de prefeito de Paranapanema (SP) por considerar a remuneração baixa demais, o ex-prefeito Márcio Faber chegou a enviar à Câmara dos Vereadores um projeto que aumentaria o próprio salário, como mostra a reportagem do Bom Dia Brasil.
Mas o projeto foi barrado pela Câmara. “Ele não deu o reajuste previsto a todos os funcionários públicos, por isso, a Câmara achou por bem não acatar o texto”, afirma o presidente da Câmara, Leonardo de Araújo.
Esta foi a primeira vez na história da cidade que um prefeito renunciou alegando baixo salário. A saída repentina do cargo deixou os moradores preocupados. “A gente não saber o que vai ser de nós agora sem o prefeito. Estamos muito preocupados”, afirma a dona de casa Silvana de Araújo Dantas.
A renúncia teve uma repercussão tão negativa que o ex-prefeito não foi visto mais na cidade desde que largou o cargo. A assessoria de imprensa da Prefeitura confirmou que ele não mora mais em Paranapanema.
Em entrevista ao G1, Faber, que é médico ginecologista, afirmou que sua decisão foi baseada exclusivamente em argumentos financeiros, já que, antes de assumir a prefeitura, tinha uma renda de aproximadamente R$ 30 mil. Com o cargo de prefeito, o salário dele era de R$ 5,8 mil. “Não tive problemas com ninguém, mas financeiramente ficou inviável continuar. Preferi pedir para sair do que roubar dinheiro dos cofres públicos”, explica.

Vacina contra aids começará a ser testada em macacos

Pesquisadores vão testar em macacos uma vacina brasileira contra o vírus HIV, a partir do segundo semestre, informou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) nesta segunda-feira (5). A previsão é que os experimentos durem 24 meses, e o objetivo é encontrar um método de imunização mais eficaz contra a Aids para ser usado em humanos.
O imunizante contido na vacina foi desenvolvido e patenteado por cientistas da Faculdade de Medicina da USP, e batizado de HIVBr18. O projeto teve início em 2001 e foi desenvolvido por três pesquisadores – Edecio Cunha Neto, Jorge Kalil e Simone Fonseca.
O projeto teve início a partir partir da análise do sistema imunológico de um grupo especial de portadores do HIV, que mantinham o vírus sob controle por mais tempo que o normal e apresentavam demora para adoecer, de acordo com a nota da Agência Fapesp.
Fonte:O xerife

Governadora apela para que funcionários da Saúde retornem ao trabalho

A governadora Rosalba Ciarlini apelou para que os funcionários da Secretaria Estadual de Saúde retornem ao trabalho imediatamente. Em entrevista concedida à InterTV Cabugi, na manhã desta segunda-feira (5), Rosalba disse que a paralisação tem prejudicado significativamente o atendimento à população e que o Estado quer negociar.

De acordo com Rosalba, com a suspensão das atividades dos técnicos e funcionários que dão apoio aos procedimentos em hospitais públicos, aumenta a morosidade nos atendimentos e, por isso, somente a população tem sido prejudicada. A chefe do Executivo garantiu que o Governo do Estado tem o interesse em negociar, mas quer o retorno dos profissionais ao trabalho.

"É um apelo que faço: voltem a trabalhar e vamos negociar sem greve. Vamos sentar à mesa e analisar o que os servidores chamam de descumprimento (do plano de cargos e salários), Vamos achar uma solução dentre as possibilidades do Estado. Mas apelo ao esírito humanitário dos servidores e peço que eles retornem ao trabalho", disse Rosalba.

No entendimento da governadora, a situação da saúde dos municípios tem contribuído para o caos no atendimento nos hospitais públicos estaduais. O não funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento da Cidade da Esperança, em Natal, e da de Parnamirim são alguns dos fatores que, para Rosalba, contribuem para a superlotação dos hospitais estaduais.

"A UPA da Cidade da Esperança era para atender 700 pacientes/dia. A UPA de Parnamirim, mais 400. Se os municípios não fazem a parte de assistência básica, termina que tudo vai para os hospitais", disse a governadora.
Na próxima quinta-feira (8), às 10h, na Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), o titular da pasta, Antônio Álber da Nóbrega, vai receber o Sindsaúde em audiência para discutir pontos de reivindicação dos servidores estaduais da Saúde que estão em greve. Os servidores cobram do governo melhores condições de trabalho, incorporação dos 25% da Jornada Especial, prevista na lei do Plano de Cargos e pagamento das gratificações. 

Antes do encontro, está confirmada para a quarta-feira (7) uma vigília da saúde em frente o Walfredo Gurgel, às 17h. Na ocasião, serão acesas 200 velas. Para a vigília, foram convidados representantes dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, vereadores, deputados estaduais, sindicatos, Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Conselho Regional de Medicina (Cremern).
Fonte:Tribuna do Norte

Carreata da Telexfree protesta contra Justiça do Acre nas ruas de Natal

Mobilização da empresa multinível percorre as ruas da capital potiguar.
Decisão do Tribunal de Justiça acreana bloqueou contas de divulgadores.

Uma carreata de divulgadores da Telexfree percorre as ruas de Natal na tarde desta segunda-feira (5) em protesto contra a Justiça do Acre, que bloqueou as contas e proibiu novas adesões à empresa de marketing multinível. "É uma mobilização nacional contra o Estado do Acre, que não quer julgar nosso processo", afirma o divulgador Nestor Case, para quem o tribunal acreano está perseguindo a Telexfree.
A carreata foi iniciada no conjunto Mirassol, na zona Sul de Natal, e seguiu pela BR-101. Os divulgadores estão neste momento na avenida Prudente de Morais, na altura da Cidade da Criança. "Resolvemos fazer a paralisação nas ruas contra essa perseguição. Não tem hora para terminar", avisa Nestor Case. Para ele, a Justiça tem mostrado falta de comprometimento com as pessoas que investiram na Telexfree em todo o país.Decisões recentes de juízes do Acre e de Goiás, bloquearam as contas da Telexfree e da BBom. As determinações valem para todo o país e impedem que as duas empresas paguem a seus divulgadores ou aceitem novos cadastros.
No Rio Grande do Norte, a Promotoria de Defesa do Consumidor instaurou inquéritos civis contra seis empresas do ramo. Além da Telexfree e da BBom, também são investigadas a NNex, Multiclick, Priples e Cidiz. Todas, segundo o Ministério Público, são suspeitas de criar pirâmides financeiras – modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas. As empresas negam e alegam legalidade.
Fonte:G1