quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Com protesto na porta, Dilma Rousseff inaugura a Arena das Dunas

A presidente Dilma Rousseff inaugurou nesta quarta-feira a Arena das Dunas, construída em Natal para a Copa do Mundo. Dilma chegou ao local por volta das 17h15m (horário local, 18h15m de Brasília), acompanhada da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e cerca de meia hora depois as primeiras imagens da presidente apareceram no telão. Às 18h10m (19h10m de Brasília), Dilma cortou a fita inaugural e entrou no gramado para dar o "pontapé inicial" com uma Brazuca, a bola oficial do Mundial.
- Esse país é o país do futebol. Nós nunca deixamos de ir a uma Copa, sempre tivemos uma relação muito forte com a Copa, porque somos um país apaixonado por futebol. Tenho certeza de que o povo brasileiro vai mostrar uma imensa capacidade de receber os visitantes. Oito times vão jogar aqui em Natal, dois campeões mundiais (Itália e Uruguai). Temos muito a apresentar, somos um país que tem não só o que apresentar em termos de desenvolvimento, distribuição de renda, melhoria do nosso povo, mas temos grandes craques. Somos o país do Pelé, do Cafu, do Bebeto... dos novos craques, do Neymar e de tantos outros. Temos um treinador que é campeão, o Felipão. Outro treinador que é campeão, o Parreira. Tenho certeza de que faremos a Copa das Copas. Fiquei encantada com a beleza desse estádio, com o fato de que ele saiu 3% abaixo do preço orçado. Um estádio que vai ganhar o selo da ecologia, é um estádio sustentável, empregou 4.000 trabalhadores. Ele vai servir não só para jogos de futebol, que é a nossa paixão, mas também aqui é um local para convenções, exposições, grandes reuniões. Esse estádio é tão bonito quanto Natal - disse Dilma.
Antes e durante o evento, centenas de pessoas fizeram um protesto na porta do estádio, à espera de Dilma e da governadora, chegando a fechar as pistas na Avenida Senador Salgado Filho e a BR-101. Até uma boneca gigante da presidente foi levada ao local pelos manifestantes. Durante a inauguração da arena, era possível ouvir as reclamações do grupo devido a um potente carro de som. As principais críticas eram em relação aos gastos da Copa e da administração dos governos federal e estadual. (saiba mais no G1).
Uma das primeiras pessoas a receber Dilma no estádio foi o ex-jogador Marinho Chagas, que disputou a Copa do Mundo de 1974 pela Seleção e vive em Natal. Em seguida, a presidente cumprimentou o mandatário da CBF, José Maria Marin, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e os campeões mundiais Bebeto e Cafu, que recebeu um abraço carinhoso de Dilma. A presidente passou pelo camarote presidencial, circulou pelas áreas internas e depois entrou no gramado para cortar a fita da inauguração, dar o pontapé inicial e posar para fotos com operários. Ainda nesta quarta, a presidente embarca para Zurique, onde terá um encontro com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, quinta.
Fonte:G1

Meteorologia Previsão aponta para mais um ano de seca no Nordeste.

Os meteorologistas do Nordeste estão menos otimistas com relação à quadra chuvosa do semiárido em 2014, que começa em fevereiro e vai até maio. Ao final de uma reunião realizada ontem em Fortaleza, o prognóstico apontava a seguinte condição: acima da média 25%; em torno da média 35% e abaixo da média 40%. Os números foram anunciados ontem (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Com a previsão, o órgão faz um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014.

Para chegar à previsão, meteorologistas dos estados do Nordeste, além de especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de institutos dos Estados Unidos (IRI) e Reino Unido (UK Met Office) analisaram condições termodinâmicas dos oceanos Pacífico e Atlântico, condições da atmosfera e previsões de modelos atmosféricos globais, para avaliação prévia do período chuvoso nestes próximos três meses.

Gilmar Bistrot, meteorologista da Emparn presente na reunião, disse ontem que para o RN a maior probabilidade é de chuvas normais, entre 200 mm a 300 mm descentralizadas nas regiões do estado. “A previsão não é conclusiva por definitivo. São dados que ainda podem apresentar evolução”, explica.

Apesar da previsão “um pouco otimista” em relação aos dois anos anteriores, 2012 e 2013, o volume de chuvas “pode não resolver o problema e recuperar os reservatórios do estado”. Para agricultura de subsistência, as chuvas podem ser suficientes, mas “não será suficiente para os mananciais”, afirma Bistrot.

Devido as previsões, e a situação atual dos mananciais e abastecimento de água, o Governo do Estado deverá estabelecer um planejamento para prolongamento do uso da água. Segundo Bistrot, nesta próxima quinta-feira, 23, haverá uma reunião do Comitê da Seca para análise dos dados de previsão concebidos nesta reunião. “Vão discutir e analisar alternativas ou soluções em cima desse prognóstico”, diz.

Os principais reservatórios do RN já causam preocupação. Em Pau dos Ferros, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos registra o volume de 11,24% da capacidade. No Itans, localizado em Caicó, o volume está em 11,24%. A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro, maior represa de água do Rio Grande do Norte, se encontra no pior nível desde sua construção, em 1983, 34,28% de sua capacidade. Pela baixa nos reservatários, 14 cidades, nas região do Alto Oeste e Seridó, continuam com seus reservatários em colapso de abastecimento de água.

Na semana passada, a Caern iniciou um programa de racionamento nos municípios abastecidos pela adutora Arnóbio Abreu, que atende aos municípios de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís e Messias Targino. Os moradores dessas cidades terão água nas torneiras dia sim e outro não.

A adutora capta água da Barragem Armando Ribeiro, que é o maior reservatório do RN, com 2,4 bilhões de metros cúbicos. Na última medição feita pela Secretaria de Recursos Hídricos, a barragem estava com apenas 34% de sua capacidade, volume suficiente para assegurar o abastecimento até somente até o final do ano.
Fonte:Tribuna do Norte.

PANIFICADORA TEIXEIRA

Panificadora Teixeira,a melhor para quem sabe,tudo sortimento de massas,Bolos,Pães,Bolachas,Salgados,Sucos.Estamos localizados na rua Manuel Fernades Jales,centro de Messias Targino.Org;Vanúbia Teixeira.


Arena das Dunas será inaugurada hoje

A Arena das Dunas, sede de quatro jogos da Copa de 2014, será inaugurada hoje a partir das 16h, com a presença da Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini e da Presidenta Dilma Rousseff, que darão o primeiro pontapé na bola no novo gramado potiguar.
O novo estádio é um espaço multifuncional com capacidade para receber vários tipos de eventos, desde workshops a grandes shows nacionais e internacionais. “A Arena não será só para jogos, mas será uma porta de entrada para os investimentos econômicos, eventos e para o turismo”, declarou Rosalba Ciarlini. "Fomos a última arena a começar a ser erguida e somos a primeira das seis que não participaram da Copa das Confederações a ser inaugurada".
Ao todo, trabalharam no estádio cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 10 mil a mais do que quando o Mundial deste ano for encerrado, 21 acessos, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes,1.700 vagas de estacionamento internas e externas.
Além disso, também já estão prontos os ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, campo com medidas de 105 m x 68 m, dois telões eletrônicos de 60m² cada, sistema de sonorização em todo o estádio e bilhetagem moderna, a cobertura do equipamento conta com 20 pétalas que simulam as dunas potiguares.
Após a cerimônia de inauguração desta quarta-feira, a OAS promoverá, em parceria com o Governo do Estado, uma festa de comemoração privada para os funcionários e suas famílias, na ocasião será descerrada uma placa com o nome de todos os trabalhadores, que ficará do lado externo do estádio, voltada para a Av. Salgado Filho.
No domingo, dia 26, a Arena será aberta a todo o público, mediante compra de ingresso, para assistir dois jogos: América x Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo campeonato potiguar. Os ingressos estão à venda na internet, sede dos clubes e na bilheteria da Arena.
Fonte:Jean Carlos

Concorrência do PSV 2014 da UERN já pode ser acessada

Universidade também disponibilizou a listagem dos candidatos beneficiados com o sistema de cotas sociais.


Concorrência para o campus de Patu
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) liberou na manhã de hoje, 21 de janeiro, por meio de sua Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) a concorrência do seu Processo Seletivo Vocacionado 2014 (PSV 2014), que está oferecendo 2.180 vagas nos seus cursos de graduação.
Segundo o documento divulgado, o curso de Medicina para o 2º semestre lida a concorrência geral, com 16.657 inscritos e 127,46 candidatos por vaga. Em seguida, está o mesmo curso, no entanto, para o 1º semestre, registrando 114,15 concorrentes para cada vaga. Logo atrás vem o curso de Odontologia, no campus Caicó, com 53,77 candidatos por vaga. Este último curso também foi o mais buscado no sistema de cota social, com 25,60 inscritos por vaga.
Dos 25.355 inscritos no certame, a COMPERVE confirmou a inscrição de 15.198 candidatos. Também foram publicadas as listas dos candidatos contemplados pelos sistemas de cotas social e para pessoas com deficiência, benefícios comprovados com a entrega da documentação exigida em edital. Veja aqui.
Provas
As provas do PSV 2014 serão realizadas nos dias 02 e 03 de fevereiro, simultaneamente nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó, no período da tarde, das 13h30 às 17h30. O Cartão de Identificação, onde constam os locais de prova, poderá ser acessado ainda esta semana, a partir do dia 24. O candidato deve colar no cartão uma foto 3x4 recente datada a partir de 2011.
No total, 2.180 vagas serão preenchidas, sendo metade por cotistas. Este ano, o número de vagas para Medicina foi ampliado de 26 para 60. Além disso, 5% das vagas foram reservadas a candidatos com deficiência comprovada, através de laudo médico. Detalhes no Edital ou pelos telefones (84) 3315-2153/2172.

Fonte:Supervestibular.com

Carne consumida em Campo Grande vem de abate clandestino

O abate de animais para consumo humano na cidade de Campo Grande começa o ano de 2014 da mesma forma como já vem ocorrendo na última década.
A população que consome carne de bovinos, caprinos e suínos corre sério risco de contrair algum tipo de infecção, já que os animais são abatidos nas margens no rio Umari, sem as mínimas condições de higiene. A carne e as vísceras ficam expostas em lonas ou papelão e depois de lavadas com água do rio, que também recebe os dejetos, são transportadas para os mercados e mercearias em carroças ou carroceria de veículos.
Os moradores da cidade denunciam que desde o dia 10 de julho 2013, o site: campograndern.com.br, editado por Cristiano Almeida, tem denunciado o abate de animais de forma irregular com fotos, mas nenhuma providência foi tomada para coibir esse tipo de irregularidade. 
“Denunciei na minha página de uma rede social o abate irregular de animais na nossa cidade e os sérios riscos oferecidos à saúde dos campo-grandenses – não fui o primeiro, mas o problema parece estar longe de ser resolvido. No dia seguinte, a prefeitura municipal prometeu, através de seu site oficial, que as obras do Abatedouro Público seriam concluídas com recursos próprios em 60 dias, mas passados mais de 120 dias, não houve por parte da prefeitura nenhuma explicação para esse desrespeito”, destaca Cristiano.  
A equipe de reportagem do DEFATO.COM conseguiu manter contato com o prefeito de Campo Grande, Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, o Bibi de Nenca. Ele disse que as obras estão sendo retomadas e que até o dia 5 de abril, data da emancipação política do município, o abatedouro deverá ser entregue. “Foi realizada uma fiscalização e o órgão fiscalizador exigiu alguns equipamentos. Como estamos realizando a obra com recursos próprios, iniciamos o processo de licitação para aquisição desses equipamentos e acreditamos que agora vamos entregar a obra dentro do prazo previsto”, disse o prefeito.
Fonte:Jorna de Fato

Natal poderá sediar mais jogos na Arena das Dunas durante a Copa do Mundo

Caso a Espanha jogue em Natal, a Arena das Dunas abrigaria três equipes campeãs do mundo: Italia, Uruguai e Espanha

A imprensa nacional informa a possibilidade da FIFA cancelar a cidade de Curitiba, capital do Paraná, como subsede da Copa do Mundo. O motivo será a não conclusão das obras do estádio “Arena da Baixada”. Caso Curitiba deixe de ser cidade sede da Copa do Mundo de 2014 existe a possibilidade dos jogos serem direcionados para outras cidades sede.
Diante de tal circunstância, a cidade de Natal poderá ser opção para jogos de equipes do nível como a Espanha e a Rússia. Além desses países jogariam em Curitiba, a Nigéria, Irã, Honduras, Austrália e Equador.
O PROCON-RN sugeriu a SECOPA/RN que sejam feitas, rapidamente, sugestões junto a FIFA, a partir de hoje por ocasião da inauguração do estádio Arena das Dunas, no sentido de que Natal seja uma das alternativas para sediar jogos inicialmente previstos para o estádio Arena da Baixada.
Caso a Espanha jogue em Natal, a Arena das Dunas abrigaria três equipes campeãs do mundo: Italia, Uruguai e Espanha. ”É preciso partir na frente imediatamente e dar início a este diálogo no sentido de viabilizar novos jogos em Natal. A hora é esta, já que todos estão aqui envolvidos na inauguração da Arena das Dunas”, disse o coordenador geral do PROCON/RN Ney Lopes Jr.
Fonte:JH