terça-feira, 3 de dezembro de 2013

REBECA NÃO RESISTIU E FALECEU AO DAR ENTRADA NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA EM MOSSORÓ

TÁLLYSON JÔNATHA ALVES DA SILVA, mais conhecido por "REBECA", 25 anos de idade, não resistiu aos graves ferimentos provocados por arma de fogo, quando por volta das 20:00 horas desta terça-feira (03), foi atingido por vários disparos de arma de fogo quando se encontrava no alpendre de sua residência, localizada às margens da BR 226, no sítio Lagoa, nas proximidades do conjunto Nova Patu, nesta cidade. 
As informações ainda são desencontradas, mas segundo comentários, dois homens chegaram numa moto preta, usando capacetes e um deles abriu fogo contra Rebeca, que foi atingindo por pelo menos três disparos. Logo após o fato os elementos saíram em disparada pela BR 226 no sentido Almino Afonso ou Catolé do Rocha-PB.
Não há informações de inimizades por parte da vítima e o delegado Dr. Sandro Reges pode estar com mais um abacaxi para descascar.
O corpo de REBECA estar sendo transferido para o ITEP para ser submetido a autopsia e em seguida será liberado para sepultamento.
Este foi o nono homicídio ocorrido em Patu no ano de 2013.
Fonte:Patu News

Brazuca revelada: Bola da Copa-2014 é lançada, com presença de Cafu, Brocador e Seedorf

A "Brazuca", bola oficial da Copa do Mundo de 2014, foi apresentada em um evento nesta terça-feira à noite, no Parque Lage, no Rio de Janeiro...
 A "Brazuca", bola oficial da Copa do Mundo de 2014, foi apresentada em um evento nesta terça-feira à noite, no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Os jogadores Hernane Brocador (Flamengo) e Seedorf (Botafogo), além de Cafu, capitão do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, participaram do lançamento promovido pela fabricante Adidas.
 O nome da bola da Copa no Brasil foi escolhido após votação popular no ano passado. A Brazuca teve 77,8% da preferência, com 1.119.539 votos, e superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%).
A apresentação contou com luzes, vídeos e imagens projetadas nas paredes e relembrou os modelos de bolas de Copas anteriores. Outros atletas, como Barcos (Grêmio), Victor, Josué e Leonardo Silva (todos do Atllético-MG), também estavam presentes. O atacante Fred, do Fluminense, que seria uma das estrelas da festa, cancelou a sua participação no dia.
As cores (verde, azul e laranja) e o design dos seis painéis da bola foram inspirados nas fitas da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia e simbolizam a paixão e alegria associadas ao futebol no Brasil. A bola, que pesa apenas 437 gramas,  passou por um completo processo de testes durante mais de dois anos e meio, envolvendo mais de 600 dos melhores jogadores do mundo e 30 equipes de 10 países espalhados por três continentes.
A Brazuca vai rolar pela primeira vez no Mundial do próximo ano no dia 12 de junho, data da abertura, na Arena Corinthians, em São Paulo. A final será disputada em 13 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio.
Em uma ação de marketing da empresa, todos os bebês nascidos nesta terça, dia 3 de dezembro, poderão ganhar uma bola de presente. Para isso, os pais devem levar a certidão de nascimento do filho (e uma cópia) em 12 postos de trocas em cada uma das cidades-sedes do Mundial (Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Cuiabá, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador e Belo Horizonte), entre os dias 6 e 7 deste mês. Os endereços dos postos estarão no site www.adidas.com.br/eusoubrazuca.
Fonte:ESPN

ATENTADO A BALA OCORRIDO EM PATU HÁ POUCOS INSTANTES, A VÍTIMA FOI A PESSOA CONHECIDA POR REBECA

Há poucos instantes a pessoa conhecida por "REBECA" foi vítima de vários disparos de arma de fogo, quando a mesma se encontrava na área de sua residência, localizada no sítio Lagoa, às margens da BR 226, nas proximidades do conjunto Nova Patu. 
A vítima foi socorrida para o hospital municipal de Patu e em seguida transferida para Mossoró em estado grave. Ainda não sabemos por quantos disparos "REBECA" foi atingido, mas uma grande quantidade de sangue ficou no local onde aconteceu o atentado. 
Em instantes, mais informações.
Fonte:Patu News

Libertadores já tem 28 classificados; veja quem tem a vaga assegurada

Com Grêmio, Libertadores já tem 28 classificados; veja quem tem a vaga assegurada

 Grêmio garantiu a vaga no domingo e se tornou o quarto brasileiro já classificado; veja todos que vão jogar a Libertadores.VÉLEZ SARSFIELD (Argentina) - Supercampeão argentino de 2012/13,NEWELL'S OLD BOYS (Argentina) - Campeão do Torneio Final (2º turno argentino) em 2012/2013,ARSENAL DE SARANDÍ (Argentina) - Campeão da Copa da Argentina,LANÚS (Argentina) - Melhor argentino da Copa Sul-Americana,BOLÍVAR (Bolívia) - Campeão do Clausura boliviano em 2013,ORIENTE PETROLERO (Bolívia) - Vice-campeão do Clausura boliviano em 2013,EMELEC (Equador) - Campeão equatoriano em 2013,ATLÉTICO NACIONAL (Colômbia) - Campeão do Apertura colombiano em 2013,UNIÓN ESPAÑOLA (Chile) - Campeão do Torneio de Transición chileno em 2013,INDEPENDIENTE DEL VALLE (Equador) - Vice-campeão equatoriano em 2013,SANTOS LAGUNA (México) - Melhor time do Apertura mexicano não classificado para a Champions da Concacaf,LEÓN (México) - 2º melhor time do Apertura Mexicano não classificado para a Champions da Concacaf,MORELIA (México) - 3º melhor time do Apertura mexicano não classificado para a Champions da Concacaf,CERRO PORTEÑO (Paraguai) - Campeão do Clausura paraguaio de 2013,NACIONAL (Paraguai) - Campeão do Apertura paraguaio de 2013,REAL GARCILASO (Peru) - Campeão ou vice do Torneio Descentralizado peruano,UNIVERSITARIO (Peru) - Campeão ou vice do Torneio Descentralizado peruano,SPORTING CRISTA (Peru) - 3º colocado UNIVERSITARIO do Torneio Descentralizado peruano,PEÑAROL (Uruguai) - Campeão uruguaio,DEFENSOR SPORTING (Uruguai) - Vice-campeão uruguaio,NACIONAL (Uruguai) - Melhor time do Campeonato Uruguaio não classificado,ZAMORA (Venezuela) - Campeão venezuelano de 2012/13,DEPORTIVO ANZOÁTEGUI (Venezuela) - Vice-campeão venezuelano de 2012/13,CARACAS (Venezuela) - Melhor time do Campeonato Venezuelano que ainda não havia garantido a vaga.

Fonte:ESPN

 

Genoino renuncia ao mandato na Câmara

Preso por envolvimento no mensalão, Mesa Diretora da Câmara discutiria nesta terça se abriria processo de cassação contra o petista

O deputado licenciado José Genoino (PT), preso desde o dia 15 de novembro por envolvimento no mensalão, renunciou ao mandato. No início da reunião da Mesa Diretora da Câmara, nesta terça-feria, 3, o vice-presidente da Casa, deputado André Vargas (PT-PR), apresentou a carta de renúncia do petista.
No encontro desta tarde, a Mesa Diretoria iria discutir a a abertura de um processo de cassação contra o deputado, condenado a 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto. Ele estava licenciado do cargo desde julho, após ser submetido a uma cirurgia cardíaca.
Fonte:Estadão

Brasil cai em ranking de corrupção em ano de mensalão

No ano em que processo do mensalão, considerado um dos maiores escândalos políticos da história do país, começou a caminhar para um desfecho, com a prisão de parte dos condenados, o Brasil voltou a ser mal avaliado sobre a corrupção no setor público.
O país ficou em 72º lugar entre 177 países segundo o Índice de Percepção de Corrupção (IPC), divulgado nesta terça-feira pela Transparência Internacional. A edição deste ano conferiu ao Brasil a nota 42, em uma escala que vai de zero (mais corrupto) a 100 (menos corrupto).
Em 2012, o Brasil ocupou a 69ª posição entre 176 nações, com nota 43.
O ranking é baseado em opiniões de especialistas e pesquisas de 13 entidades internacionais de acordo com o nível de percepção percebida nos governos de cada um desses países.
O resultado deste ano, apesar de apontar uma ligeira queda, foi considerado 'estável' pela entidade e posiciona o Brasil em empate técnico com a África do Sul, Bósnia Herzegovina, Sérvia e São Tomé e Príncipe.
O país permanece, contudo, atrás de vizinhos sul-americanos, como o Uruguai (19º lugar) e o Chile (22º), e de outros emergentes, como Arábia Saudita e Gana (ambos na 63ª posição).
Imagem negativa
Para o diretor regional para as Américas da Transparência Internacional, Alejandro Salas, a má avaliação 'destoa' da posição geopolítica que o país conquistou no cenário internacional nos últimos anos.
'A queda na nota foi residual. O que chama atenção, por outro lado, é o descolamento entre a percepção da corrupção sobre o Brasil e sua importância geopolítica', afirmou Salas em entrevista à BBC Brasil.
'Em outras palavras, o país tornou-se, nos últimos anos, uma das economias emergentes mais importantes do mundo, mas, mesmo assim, ainda tem problemas em combater a corrupção', acrescentou ele.
'Uma das razões por trás dessa imagem negativa sobre o país tem a ver com a dificuldade de o governo de aproveitar o progresso econômico para minimizar as desigualdades sociais. Esse desequilíbrio guarda estreita relação com a corrupção', disse.
Salas, que elogia o julgamento do mensalão, considerado por ele um dos maiores escândalos políticos na história do país, assinalou, no entanto, que o Brasil tem de 'garantir o bom funcionamento de suas leis'.
'O Brasil é hoje o maior adversário de si mesmo. É preciso mostrar que a Justiça funciona e que as leis são cumpridas. Do contrário, a população fica descrente das instituições do país, o que fragiliza a democracia.'
'Nesse sentido, deve haver uma combinação de esforços entre governos, partidos políticos e população para combater a corrupção', conclui Salas.
Apesar da avaliação ruim, o Brasil ainda está à frente de outros Brics (com exceção da África do Sul, com quem divide a liderança) quando se analisa o nível de corrupção percebida no setor público.
No índice deste ano, a China obteve 40 pontos (80º), a Índia ganhou 36 (94º) e a Rússia ficou com 28 (127º).
Já entre os vizinhos do continente americano, o Brasil conquistou a 13ª posição entre 32 países, atrás do Canadá, Estados Unidos e Cuba, mas à frente da Colômbia, México, Argentina e Venezuela.
Resultados gerais
No quadro geral, Dinamarca e Nova Zelândia dividiram o topo do ranking neste ano, ambos com 91 pontos. Em 2012, os dois países, mais a Finlândia, foram listados como os menos corruptos do mundo.
Na outra ponta, três nações voltaram a aparecer na lanterna: Afeganistão, Coreia do Norte e Somália, cada uma com oito pontos.
Segundo a Transparência Internacional, cerca de 70% dos 177 países que compõem o ranking obtiveram avaliação inferior a 50 pontos, o que indicaria a dificuldade no combate à corrupção.
Entre os destaques no ranking deste ano, segundo Salas, está a Espanha, que caiu 10 posições, do 30º para o 40º lugar, na comparação com 2012.
Por outro lado, a Grécia, que ainda se vê às voltas com a crise financeira, subiu 14 colocações (do 94º para 80º lugar), em parte devido às medidas anticorrupção executadas pelo governo do país, destacou Salas.
'Nenhum governo têm o monopólio de combate à corrupção. Para combatê-lo, é preciso um trabalho duradouro e consistente', afirmou ele à BBC Brasil.
Índice
Criado em 1995, o Índice de Percepção da Corrupção é divulgado anualmente pela Transparência Internacional, entidade com sede em Berlim, na Alemanha.
O ranking é considerado a mais importante avaliação sobre como a corrupção é percebida no setor público de cada país.
Como a corrupção é difícil de ser medida, uma vez que inexistem dados estatísticos sobre o montante de recursos desviados, escolheu-se estabelecer a classificação com base em pesquisas e opiniões de analistas de 13 entidades internacionais, como o Banco Mundial e do Fórum Econômico Mundial.
A partir de 2012, a Transparência Internacional decidiu mudar a metodologia da pesquisa, o que impede a comparação com pesquisas de anos anteriores.
Fonte:BBC Brasil

Impeachment contra a governadora não deverá prosperar na Assembleia.


Em que pese o desgaste da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) perante os deputados estaduais, a pouca fundamentação jurídica no pedido de impeachment formulado à Assembleia Legislativa por sindicalistas e vereadores ligados à esquerda deverá resultar no arquivamento do pedido. A informação é do Jornal de Hoje.
O relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a ser apresentado nesta terça-feira, durante reunião da comissão, deverá apontar falta argumentos jurídicos para a abertura de processo de responsabilidade contra a chefe do executivo estadual. O relator da matéria é o presidente da CCJ, deputado estadual Hermano Morais (PMDB).
Segundo informações apuradas junto aos deputados, entre as incongruências apontadas no pedido de impeachment, constam solicitações absurdas, como o pedido para que, em vez de o vice-governador, Robinson Faria (PSD), assumir o poder, em caso de afastamento de Rosalba, quem assume seria o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino.
Além disso, fatos atribuídos à governadora nada foram considerados de natureza tão grave, de maneira que não justificariam a abertura de processo de impeachment, com o consequente afastamento dela do poder.
Apesar de não recomendar a abertura de impeachment, é possível que o relatório traga sugestão de medidas. Entre essas medidas, não se descarta a criação de uma Comissão Especial, com o objetivo de acompanhar temas polêmicos da gestão estadual.
Fonte:Política Pauferrense

MEC vai suspender o vestibular de mais de 200 cursos

Além do vestibular suspenso, as instituições podem ser penalizadas com a redução no número de vagas nos cursos mal avaliados

 Mais de 200 cursos de ensino superior devem ter os vestibulares suspensos no próximo ano, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Isso porque os cursos não obtiveram desempenho satisfatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC), pela segunda vez consecutiva.

Além do vestibular suspenso, as instituições podem ser penalizadas com a redução no número de vagas nos cursos mal avaliados. No caso das faculdades privadas, elas deixarão de ser beneficiadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais, e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O MEC divulgou hoje (2) os dados gerais do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Os cursos são avaliados a cada três anos e recebem conceitos de 1 a 5. Os que obtiveram conceito 1 ou 2 em 2009 e em 2012 serão punidos. Neste ciclo, foram avaliados os cursos de humanidades: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, comunicação social, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também foram avaliados.
O CPC mede a qualidade do curso, levando em consideração a nota do aluno concluinte, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica, o regime de trabalho dos docentes e a proporção de mestres e doutores. No total foram avaliados 1.762 instituições de ensino superior e 8.184 cursos. Segundo os dados divulgados, em 2009, 27% dos cursos avaliados obtiveram conceitos 1 ou 2. Em 2012, a porcentagem caiu para 12%.
Mercadante atribui a melhora ao rigor do MEC na suspensão de vestibulares de cursos com conceito insatisfatório, aos estímulos dados pela pasta com bolsas de estudo e financiamento estudantil para as instituições consideradas satisfatórias, e à própria concorrência entre as instituições, que buscam um bom desempenho para atrair os alunos.
Nesse conceito, de 2009 para 2012, a proporção de cursos com a nota 1 passou de 0,6% dos cursos avaliados para 0,2%. No caso da nota 2, a proporção caiu de 26,4% para 11,8%. Aumentram também as proporções das notas 3 - de 39,8% para 48,4% - e 4 - de 10,5% para 21,7%. Os cursos com conceito 5, considerados de excelência, cresceram de 1,2% para 1,5%.
O IGC 2012 mostra o desempenho parcial da instituição em humanidades a partir dos conceitos obtidos pelos cursos que oferece. Foram avaliadas 2.171 instituições. O índice também apresentou avanço em relação a 2009. A porcentagem de instituições com desempenho 1 passou de 0,6% para 0,5%; com 2, passou de 32,1% para 16,7%. Foram consideradas satisfatórias, com índice 3, 57,8% das instituições em 2012, em 2009 eram 44,3%. Com 4, a porcentagem passou de 5,8% para 14,5%. As instituições de excelência, que obtiveram 5, caíram de 1,2% para 1,1%.
"Analisando o que aconteceu de 2009 para 2012, quando fechamos um ciclo de avaliação, houve uma importante melhora na qualidade dos cursos, uma grande concentração na nota 3 e na nota 4, que são os dois conceitos satisfatórios de curso e uma redução muito drástica das notas insatisfatórias", disse Mercadante
Fonte:Nominuto

Apesar de avanços na educação, Brasil ocupa baixa posição no Pisa

Apesar de ter conseguido uma evolução significativa nos itens avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking. Entre os 65 países comparados, o Brasil ficou em 58º lugar. No entanto, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos na performance em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012, segundo os dados divulgados hoje (3).
A avaliação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mede o desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento – leitura, matemática e ciências. Em 2009, o Brasil ficou na 54ª posição no ranking.
Entre os pontos destacados em relação ao Brasil também está o aumento percentual de estudantes matriculados. De acordo com o estudo, em 2003, 65% dos jovens com 15 anos frequentavam a escola. Em 2012, o país conseguiu matricular 78% dos adolescentes nessa faixa etária.
"Não só a maioria dos estudantes brasileiros melhorou o desempenho, mas também o Brasil aumentou a taxa de matrículas nas escolas primárias e secundárias", informa o relatório. Segundo o texto, as taxas de escolaridade para jovens de 15 anos aumentaram de 65% em 2003 para 78% em 2012. "Muitos dos alunos que agora estão incluídos no sistema escolar vêm de comunidades rurais ou famílias socioeconomicamente desfavorecidas, de modo que a população de alunos que participaram na avaliação do Pisa 2012 é muito diferente da de 2003", destaca o documento .
Mesmo com a evolução dos alunos em relação à matemática, o Brasil ainda está abaixo da média da OCDE, ficando no patamar de países como a Albania, Jordânia, Argentina e Tunísia. Comparando com a América Latina, a performance brasileira está abaixo do Chile, México, Uruguai e da Costa Rica. Porém, o país se saiu melhor do que a Colômbia e o Peru. A pesquisa ressalta que metade dos ganhos obtidos pelo Brasil em matemática se deve ao desenvolvimento econômico, social e cultural dos estudantes.
Apesar dos avanços, o Pisa mostra que há desafios em relação ao aprendizado de matemática. Na área, são seis os níveis de proficiência, sendo que o sexto nível é atingido apenas por 4,2% dos estudantes dos países que participaram do exame. A média brasileira atinge apenas o nível 1. Em um gráfico mais detalhado é possível observar que pouco mais de 60% dos estudantes brasileiros que participaram do exame estão no nível 1 ou abaixo dele. Pouco mais de 20% atingiram o nível 2. A porcentagem de estudantes que atingiu os níveis de 3 a 6 não chega a 20%.
Em leitura, o Brasil subiu de 396 pontos em 2000 para 410 pontos em 2012, colocando o país no mesmo patamar da Colômbia, da Tunísia e do Uruguai, abaixo da média da OCDE. Na América Latina, os estudantes brasileiros tiveram performance inferior aos colegas chilenos, costa-riquenhos e mexicanos. Mas, se saíram melhor do que os argentinos e peruanos. O estudo atribui a evolução do Brasil nesse item somente aos avanços econômicos e sociais no período.
A pesquisa mostra que 49,2% dos estudantes brasileiros conseguem, no máximo entender, a ideia geral de um texto que trate de um tema familiar ou fazer uma conexão simples entre as informações lidas e o conhecimento cotidiano. Apenas um em cada duzentos alunos atinge o nível máximo de leitura. Ou seja, cerca 0,5% dos jovens são capazes de compreender um texto desconhecido tanto na forma quanto no conteúdo e fazer uma análise elaborada a respeito.
Em ciências, o desempenho brasileiro também ficou abaixo da média, no nível da Argentina, Colômbia, Jordânia e Tunísia. O Brasil ficou, nesse item, atrás do Chile, da Costa Rica, do Uruguai e do México, mas à frente do Peru. Desde 2006, a performance brasileira saiu dos 390 pontos e chegou aos 405 em 2012. O estudo mostra que cerca da metade dessa evolução deve ser atribuída a mudanças demográficas e socioeconômicas da população.
Fonte:Agência Brasil

STJ não aceita reclamação ajuizada pela TelexFree

O ministro João Otávio de Noronha, da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não aceitou reclamação ajuizada pela Ympactus Comercial, administradora da TelexFree, contra decisão que considerou deserto recurso interposto por ela no juizado especial de São Paulo.
 
A deserção ocorre quando a parte não recolhe – ou recolhe a menor – as taxas judiciárias necessárias para a interposição do recurso.

A empresa afirmou que a decisão monocrática da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo contrariou entendimento adotado em julgados do STJ. Para a Ympactus, a pena de deserção não poderia ter sido imposta sem antes lhe ter sido dada a oportunidade de complementar o recolhimento.

Segundo o ministro João Otávio de Noronha, a reclamação disciplinada pela Resolução 12/09 do STJ somente é cabível contra acórdão de turma recursal estadual, não contra decisão monocrática de juiz.

Além disso, ele afirmou que a administradora da TelexFree aponta a existência de divergência jurisprudencial quanto a matéria processual, “cuja apreciação não é cabível em reclamação”. O uso da reclamação para dirimir divergências entre turmas recursais estaduais e a jurisprudência do STJ é restrito a questões de direito material.

Ainda que não fosse assim, acrescentou o ministro, a admissão da reclamação exige contrariedade à jurisprudência firmada pelo STJ em súmulas ou no julgamento de recursos repetitivos. “Não se admite a propositura de reclamações com base apenas em precedentes exarados no julgamento de recursos especiais”, disse Noronha.
Fonte: Robson Pires

OPORTUNIDADE: POLÍCIA FEDERAL ABRE INSCRIÇÕES DE CONCURSO COM 566 VAGAS

A Polícia Federal abre neste domingo (1º) as inscrições do concurso público para 566 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 3.316,77 a R$ 5.081,18.

No site do Cespe/UnB, é possível ver o edital (acesse o edital).

Os cargos de nível superior são para administrador (curso superior de bacharelado em administração), arquivista (curso superior de bacharelado em arquivologia), assistente social (curso superior de bacharelado em serviço social), contador (curso superior de bacharelado em ciências contábeis e ou ciências atuariais), psicólogo (curso superior de bacharel em psicologia). Esses cargos têm salário de R$ 4.039,32.

Os outros cargos de nível superior são de engenheiro civil (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia civil), engenheiro eletricista (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia elétrica), engenheiro mecânico (curso de graduação de nível superior de bacharel em engenharia mecânica). Os cargos de engenheiro têm salário de R$ 5.081,18.

O cargo de nível médio é de agente administrativo. O salário é de R$ 3.316,77.

As 32 vagas de nível superior são para o Distrito Federal. As 534 vagas de nível médio são para todas as unidades da Federação – 274 são para o Distrito Federal.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo de 1º a 23 de dezembro. As taxas são de R$ 60 para nível médio e de R$ 70 para nível superior.

A seleção será realizada em etapa única: provas objetivas para todos os cargos e prova discursiva para cargos de nível superior.

As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de nível superior terão a duração de 5 horas e serão aplicadas na data provável de 16 de fevereiro de 2014, no turno da manhã. As provas objetivas para os cargos de nível médio terão a duração de 4 horas e serão aplicadas na mesma data, no turno da tarde.

Na data provável de 7 de fevereiro de 2014, será publicado no "Diário Oficial da União" e divulgado na internet, no endereço eletrônico:http://www.cespe.unb.brconcursosdpf_13_administrativo, edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

As provas e a perícia médica serão realizadas no estado da Federação no qual o candidato optou pelo cargo.

As provas objetivas e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência, para os cargos de nível médio, serão realizadas nas 26 capitais dos estados da Federação e no Distrito Federal. As provas objetivas, a prova discursiva e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência, para os cargos de nível superior, serão realizadas somente em Brasília/DF.

As disciplinas de conhecimentos básicos para agente administrativo são língua portuguesa, noções de informática, raciocínio lógico, atualidades, noções de direito administrativo e noções de direito constitucional. As disciplinas de conhecimentos específicos são noções de administração pública, noções de administração financeira e orçamentária, noções de gestão de pessoas nas organizações, noções de administração de recursos materiais, noções de arquivologia e legislação aplicada à Polícia Federal.

Os últimos concursos para os cargos foram realizados em 2004 e organizados pelo Cespe/UnB. Para agente administrativo foram 276.060 inscritos para 1.244 vagas (média de 221,91 por vaga). Para administrador foram 1.850 inscritos para 35 vagas (52,86 por vaga). Para arquivista foram 230 inscritos para 10 vagas. Para assistente social foram 844 para 19 vagas (44,42). Para contador foram 677 para 16 vagas (42,31 por vaga). As carreiras de engenharia e psicologia ofereceram vagas em várias áreas.

Fonte: G1RN