quarta-feira, 11 de maio de 2011

NOVO QUADRO A GATA DA SEMANA

Apartir desta sexta o MESSIAS ONLINE vai valorizar as meninas de nossas cidade,o blog vai criar um quadro intitulado A GATA DA SEMANA,onde postaremos todas as sextas uma foto de uma bela garota de Messias Targino,e o bom é que já começaremos sexta que vem,é só olhar e se deliciar.

CAJIM/UERN ESTÁ OFERTANDO 60 VAGAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  Foto: Aluísio Dutra

Os professores em exercício na rede pública de educação básica já podem realizar, no período de 02/05/2011 a 22/05/2011, suas pré-inscrições em cursos de licenciatura presenciais ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial.
O Parfor Presencial é uma ação organizada e financiada pela Capes para atender os objetivos da Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída pelo Decreto 6.755, de 29 de janeiro de 2009.
O objetivo principal do Parfor Presencial é garantir aos professores em exercício na rede pública de educação básica uma formação acadêmica exigida pela Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional – LDBEN/1996, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.
Os cursos ofertados no âmbito do Parfor Presencial são os seguintes:
  • primeira licenciatura: para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior;
  • segunda licenciatura: para professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e
  • Formação pedagógica: para professores em exercício na rede pública da educação graduados mas não licenciados.
Para saber quais as Instituições de Ensino Superior - IES, cursos e número de vagas que estão sendo ofertados, bem como realizar a pré-inscrição na Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação, os professores em exercício na rede pública de educação básica deverão:
  • Acessar a Plataforma Freire no endereço eletrônico http://freire.mec.gov.br;
  • Para quem nunca acessou a Plataforma, clicar em “Primeiro Acesso à Plataforma Freire” para cadastrar o currículo;
  • Para aqueles que já tiverem currículo cadastrado na Plataforma, clicar em “Já sou cadastrado” para a pré-inscrição.
As inscrições deverão ser validadas pela Secretaria de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor em exercício estiver vinculado, no período de 23/05/2011 a 10/06/2011.
Em caso de dúvidas ligar para 0800 616161, opção 7, ou enviar e-mail para parfor@capes.gov.br .

Segundo informações repassadas ao Blog pelo professor doutor Jozenir Calixta de Medeiros, diretor do Campus Avançado Professor João Ismar de Moura - CAJIM/UERN, o campus ofertará 60 vagas para a formação de professores da educação básica da rede estadual e municipal de Patu e região, atendendo a 32 municípios.
Os cursos ofertados pelo CAJIM serão matemática e química com 30 vagas para cada um, destinados especificamente aos professores que já tenham uma formação acadêmica, mas que é divergente da que ele(a) está atuando em sala de aula há pelo menos três anos.
Para os professores da educação básica que ainda não têm um curso superior a formação ficará a cargo do Campus da UERN da cidade de Assu e o curso ofertado será matemática.
A coordenadora do PARFOR em Patu é a professora FÁTIMA DUTRA, chefe do Departamento de Matemática do Campus da UERN de Patu.
Qualquer informação adicional os interessados deverão procurar a professora Fátima Dutra ou alguém da sua equipe no Departamento de Matemática do CAJIM.
A partir desta terça-feira (10/05), a professora Fátima Dutra começará a percorrer as escolas estaduais e municipais de Patu e região para esclarecer melhor os professores sobre o projeto PARFOR que tem o objetivo de qualificar os professores da educação básica e assim os estados e municípios poderão ofertar uma educação de melhor qualidade às nossas crianças e adolescentes, atendendo também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Qualquer dúvida entrar em contato com o Departamento de Matemática do Campus da UERN de Patu através dos telefones: 84 - 3361 - 2461; 3361 - 2209 ou 3361 - 2262.
Vale salientar que a pré-inscrição só poderá ser feita pela internet através do endereço eletrônico: http://freire.mec.gov.br mas é fundamental a validação da inscrição pela Secretaria de Educação estadual ou municipal em que o professor ou professora esteja vinculado(a).

Por Josemar Vieira, com informações do Portal do MEC, Jozenir Calixta e Fátima Dutra.

Hoje Fazem 30 anos da Morte de Bob Marley

Por FAMOSIDADES
RIO DE JANEIRO - Há exatamente 30 anos, Bob Marley deixou milhares de fãs órfãos. E mesmo depois de tanto tempo, o cantor e compositor jamaicano ainda é lembrado por muitas pessoas por suas filosofias e músicas.
Por isso, o Famosidades decidiu fazer uma homenagem com fotos da vida e da carreira de Bob Marley, que morreu aos 36 anos de idade no dia 11 de maio de 1981, em Miami.
Com mais de 200 milhões de discos vendidos, ele inspira centenas de novos artistas.
Acompanhe o Famosidades no Twitter: http://twitter.com/Famosidades

Maior emissora de esportes do mundo chama Copa 2014 e Rio 2016 de Jogos Mortais

Nota da ESPN Internacional, intitulada como ‘Jogos Mortais’, expõe mentiras e problemas do Rio e diz que estes foram escondidos nas candidaturas nacionais:


Manchete do site da ESPN sobre o Rio de Janeiro (Reprodução)
Um artigo assinado pelo jornalista Wright Tompson, da rede americana ESPN, publicado no site espn.com, criticou com veemência as candidaturas do Brasil para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo a reportagem, intitulada “Deadly Games” (Jogos Mortais, na tradução livre do inglês), foi vendida uma imagem do país para o restante do mundo durante os processos de seleção mas, por outro lado, a organização brasileira escondeu problemas, sobretudo no Rio de Janeiro.
A artigo aponta que, diferentemente do que foi passado quando da época da candidatura brasileira, o Rio de Janeiro é uma cidade que convive constantemente com problemas de violência, principalmente por causa das organizações criminosas que comandam a periferia da cidade. Alguns dados também foram trazidos pelo texto, como o número de pessoas que foram assassinadas no Rio de Janeiro. O montante, sozinho, é quatro vezes maior do que a quantidade de pessoas mortas em todo o território americano em 2010. “O Rio de Janeiro tem menos de três anos para corrigir uma crise que já dura um século. O relógio está correndo”, alerta a publicação.
Fonte:o xerife