sábado, 25 de junho de 2011

Leite de cabra estimula produtores

Os produtores de caprinos de Governador Dix-sept Rosado estão conseguindo aumentar de forma significativa a renda a partir de investimentos na venda do leite de cabra.
O conhecimento e o interesse de investir começaram há um ano, quando os produtores receberam orientações de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
Diante do interesse de empresas que beneficiam leite de cabra na região, a secretaria foi procurada para iniciar um cadastramento dos produtores interessados em negociar leite de cabra e teve de mostrar o potencial desse negócio aos criadores.
"No início, os produtores tinham receio de investir no negócio. Mas hoje percebem que o produto, além de exigir um investimento menor, é mais valorizado do que o leite de vaca, por exemplo", ressalta Sanimarcos Firmino, secretário de Agricultura.
Um destes produtores é Raimundo Melquíades de Melo, do Projeto de Assentamento Terra de Esperança, conhecido também como sítio Pitomba, zona rural do município. Seu Raimundo planta na lavoura, mas também investe na criação de caprinos. Após receber as instruções para investir na produção de cabras leiteiras, decidiu construir um cercado para a ordenha das cabras.
"Ainda estou produzindo pouco, cerca de dez, doze litros por dia, mas minha meta é aumentar os animais e conseguir 20 litros de leite de cabra por dia", entusiasma-se Raimundo.
Se atingir essa meta, Raimundo vai conseguir apurar mais de setecentos reais por mês só com o leite de cabra a um custo muito reduzido de menos de 20% desse valor.
Atualmente ele está com trinta animais e espera aumentar o rebanho de caprinos assim que a produção de leite de cabra for aumentando. "É um negócio que tem dado certo pra mim e está me ajudando a crescer o rebanho", ressalta Raimundo.
Depois de cadastrados e de montada, a Associação dos Produtores de Leite de Governador (ASPROLGOV), os criadores de caprinos passaram a contar com uma organização nas negociações e conseguem vender para a indústria de beneficiamento o litro de leite de cabra ao preço de R$ 1,30 - cinquenta centavos a mais do que o que é pago hoje pelo leite de cabra. Hoje a produção média semanal que é entregue à Associação é de 300 litros de leite de cabra e vem crescendo de forma gradativa. A meta é que em breve essa quantia possa chegar a 600 litros de leite de cabra por semana. No total são entregues 900 litros de leite - 600 litros de leite de vaca.
O motivo dessa valorização se deve ao mercado consumidor nacional que já percebeu os benefícios nutricionais do leite de cabra, menos gorduroso e mais nutritivo que o de vaca, além de ser produzido a um custo bem menor. "Hoje a indústria de lacticínios vem se mostrando disposta a comprar a produção de leite de cabra disponível para usar em diversos produtos, incluindo o leite em pó, queijos e outras variedades", ressalta Sanimarcos

Fonte:jornal de fato

A Gata da Semana

Olá cuecas de plantão a campeã desa semana da enquete A GATA DA SEMANA foi a jovem  Késsia Dantas.Nesta enquete concorreram as gatas,Sheila Jales,Roberta Targino e Viviane Jales veja agora quantidade de votos que cada uma obteve.
Késsia Dantas-obteve 74% dos votos ficando com 89 votos.
Sheila Jales-obteve 6% dos votos ficando com 8 votos.
Viviane Jales-obteve 7% dos votos ficando com 9 votos.
Roberta Targino-obteve 11% dos votos ficando com 14 votos.
Queriá-mos agradecer a cada uma das meninas que participaram da enquete,e agradecer também a todos que votaram,a enquete recebeu entre os dias 18 a 23 a quantidade de 120 votos,desde já agradecemos a participação de todos.Só lembrnado que neste sábado começa outra enquete da gata da semana.

MUNICIPIO DE MESSIAS TARGINO CONTEMPLADO COM O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

O site do Governo do Estado divulgou a relação dos 125 municípios do RN que serão contemplados com a construção de casas do programa Minha Casa, Minha Vida.

Veja a relação completa:
Acari, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Arês, Areia Branca, Augusto Severo, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Coronel Ezequiel, Cruzeta, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Galinhos, Dix-Sept Rosado, Grossos, Guamaré, Ielmo Marinho, Itajá, Itaú, Jandaíra, Janduís, Japi, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Câmara, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lagoa D´anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Maxaranguape, Messias Targino, Olho D´água dos Borges, Ouro Branco, Paraná, Paraú, Parazinho, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pedro Velho, Pilões, Poço Branco, Portalegre, Porto do Mangue, Presidente Juscelino, Pureza, Rafael Fernandes,Rafael Gedeiro , Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rio do Fogo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Bento do Trairí, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Venha-Ver, Vera Cruz, Viçosa e Vila Flor.

UFRN publica edital do vestibular 2012

A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN (Comperve) publicou nesta sexta-feira o edital do Vestibular 2012. O processo seletivo oferecerá 6.209 vagas no Vestibular 2012, As inscrições serão realizadas no período de 25 de julho a 28 de agosto de 2011.
Alguns cursos tradicionais tiveram acréscimos de vagas, como Direito que passou de 180 para 200 vagas; Administração também terá 200 vagas neste vestibular assim como Turismo. Já o curso de Medicina permaneceu com as memsas 100 vagas.