sexta-feira, 31 de maio de 2013

Por falta de estrutura, corpos estão empilhados no pátio do ITEP

Restos de material biológico e de cadáveres em decomposição  continuam em urnas que ficam expostas e amontoadas no pátio interno do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), na Ribeira. A situação foi constatada ontem pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. Mas uma solução para ampliar a estrutura do órgão só deverá ocorrer a partir do segundo semestre deste ano, estima o diretor geral do órgão, Nazareno de Deus Medeiros Costa.
“Infelizmente, não temos onde colocá-los, mas já está sendo aberto um processo de licitação para ampliação do espaço físico do necrotério”, afirmou Nazareno de Deus. Ele disse por telefone, ontem de manhã, a licitação está à cargo da Secretaria Estadual da Infraestrutura e que, por isso, não tinha condições de afirmar qual será o custo financeiro dessa obra, que vai humanizar o local de guardar as urnas e de acessos do “rabecão”, o veículo do Itep usado para recolhimento dos corpos de pessoas que morreram de forma violenta.
Nazareno de Deus afirmou que esse material biológico guardado nessas urnas, são restos mortais, principalmente ossadas em alto estado de decomposição, que precisarão passar por exames laboratoriais, inclusive de DNA, para a sua identificação legal.
“As ossadas, quando são encontradas, a gente não pode colocar na câmara frigorífica para não contaminá-la”, disse nazareno de Deus, a respeito do fato de que é um risco também para os servidores, como peritos, necrotomistas e pessoal de apoio, que manuseiam os cadáveres recolhidos para exames de necrópsia. “As câmaras destinam-se para armazenar corpos frescos, não aqueles que estão em estado de putrefação”, explicou.
Segundo Nazareno de Deus, no Itep também existe um tanque com água para a colocação de cadáveres e restos de mortais que precisam passar pelo processo de maceração. “Quando os ossos ficam limpos, são guardados em algumas urnas para posteriormente haver identificação, saber se a ossada era de homem ou mulher”, exemplificou ele.
Fonte:Jean Carlos

Partido sonha com Joaquim Barbosa para candidato à Presidência

20130302014741_cv_Joaquim_Barbosa_gdeO PMB (Partido Militar do Brasil) poderá se transformar no 32º partido político inscrito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo de registro está em tramitação na Justiça Eleitoral e, segundo o seu idealizador, capitão Augusto Rosa, já houve a publicação do estatuto no Diário Oficial da União, já tem CNPJ e mais de 300 mil assinaturas em todo o país. Pela regra do TSE, o partido precisa ter 485 mil nomes e abrangência nacional para obter o registro.
O idealizador do partido qualifica a sigla de centro-direita e revela um sonho: obtendo o registro o PMB vai convidar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, para ser o candidato da agremiação nas eleições presidenciais de 2014. Para lançar candidato às eleições do próximo ano, o PMB precisa entregar a composição de sua chapa ao TSE até setembro.
“A postura do ministro Joaquim Barbosa diante de grandes escândalos, como no caso do mensalão, comprova a sua intolerância quanto à corrupção. Essa postura vem ao encontro aos ideais do PMB, que está em busca de candidatos que possam resgatar a moralidade na política nacional”, concluiu o militar.
Fonte:O xerife

Termina prazo para escolas públicas selecionadas aderirem ao Programa Mais Educação

As escolas públicas pré-selecionadas para participar este ano do Programa Mais Educação têm até hoje (31) para fazer a adesão. O programa garante aos estudantes do primeiro ao nono ano a participação em atividades orientadas no turno oposto ao matriculado, além de reforço escolar. A meta do Ministério da Educação é que a ampliação da jornada diária escolar para sete horas seja uma realidade em 45 mil escolas até o fim de 2013.
As atividades oferecidas são voltadas para as áreas de meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. A adesão implica a escolha de até cinco das 70 atividades previstas no programa.
As instituições foram escolhidas por ter a maioria dos alunos atendida pelo Programa Bolsa Família, do governo federal, bem como unidades com Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) maior que 3,5 pontos e menor que 4,6 nos anos iniciais e entre 3,9 e 4,6 pontos nos anos finais do ensino fundamental. Também foram contempladas para adesão todas as escolas com menos de 3,5 pontos no Ideb.
As prefeituras das cidades que sediam as escolas foram informadas, por meio de carta, no ano passado, sobre a possibilidade de adesão ao programa. A adesão deve ser feita diretamente pelo gestor da unidade na página do Simec. No site é possível consultar a lista de escolas pré-selecionadas.
O Mais Educação teve início em 2008, com a adesão de 1.380 escolas públicas. Atualmente está presente em 32 mil unidades de ensino — 10 mil em áreas rurais. Para este ano foram pré-selecionadas 34 mil escolas.

Fonte:Agência Brasil

Asteroide passa perto da Terra nesta sexta-feira

O asteroide 1998 QE2, de 2,7 quilômetros de comprimento, vai passar perto da Terra nesta sexta-feira (31). Às 17h59 (horário de Brasília), momento da aproximação máxima, o asteroide vai ficar a apenas 5,8 milhões de quilômetros da Terra, ou cerca de 15 vezes a distância da Terra à Lua. Astrônomos da Nasa afirmam que o objeto não representa perigo para o planeta e poderá ser visto em telescópios de 70 metros de diâmetro.
Esta será a maior aproximação em dois séculos do asteroide 1998 QE2, descoberto em agosto de 1998 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (na sigla em inglês, MIT), dos Estados Unidos. Em fevereiro deste ano, outro asteroide, o 2012 DA14 passou ainda mais perto da Terra – a 27,7 mil quilômetros de distância, ou um décimo dos 384 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. No mesmo dia, coincidentemente , um meteorito atingiu a região dos Montes Urais , na Rússia, provocando grande estrago.

Fonte: iG/JH