sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Índice que reajusta aluguéis recua na primeira prévia de novembro

A QUEDA NA PRÉVIA DE NOVEMBRO FOI INFLUENCIADA PELO RECUO NOS PREÇOS DOS PRODUTOS VENDIDOS NO ATACADO

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como referência para o reajuste dos contratos de aluguel, registrou alta de 0,30% na primeira prévia de novembro. A variação ficou bem abaixo da registrada no mesmo período de outubro, de 0,85%, conforme divulgou hoje (08) a Fundação Getulio Vargas (FGV). No ano, o indicador acumula alta de 4,89% e no período de 12 meses, de 5,36%.

A queda na prévia de novembro foi influenciada pelo recuo nos preços dos produtos vendidos no atacado. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), responsável por 60% da formação do IGP-M, registrou variação de 0,29%, contra 1,14% registrado no mesmo período de outubro. De acordo com a FGV, a principal contribuição para este movimento veio do subgrupo de alimentos processados, cuja taxa passou de 2,93% para 0,08%.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do total do IGP-M, apresentou alta de 0,39% na primeira prévia de novembro, contra taxa de 0,25% no mesmo período de outubro. O destaque foi para o grupo alimentação, cuja taxa passou de 0,14% para 0,55%.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que contribuiu com 10% na formação do IGP-M, apresentou variação de 0,15% na primeira prévia de novembro, taxa inferior ao resultado do mês anterior, de 0,35%. A influência para o resultado veio da parcela relativa a materiais, equipamentos e serviços, com variação de 0,32%, contra a taxa de 0,73% registrada na primeira prévia de outubro.

Novo Jornal

Vereador Juscelino Herculano Jales (PR), apresentou INDICAÇÃO Nº 044/2013.

O Vereador que esta subscreve, nos termos regimentais vigentes, INDICA ao Governador do Estado do Rio Grande do Norte, através da EMATER-RN, que seja viabilizado o processo de ampliação da quantidade de leite distribuído no município de Messias Targino.



JUSTIFICATIVA


O município de Messias Targino, vem crescendo num ritmo acelerado e atrelado a esse crescimento, segue também na mesma velocidade o surgimento de outros fatores. Em conseqüência desse avanço, temos por exemplo o crescimento da população e o surgimento de várias demandas. O programa do Leite passou a ser uma ação indispensável na ida da população Norteriograndense e em especial aos messienses.
Somos sabedores do aumento do número de pessoas que se enquadram no programa, mas que passam a fazer de um cadastro de reserva por não haver leite suficiente.
Sabemos ainda que esta existindo um processo de municipalização no programa, mas a parte que cabe a ampliação do número de cadastro, compete ao Governo do Estado, por meio da EMATER.
Tendo conhecimento da atenção dispensada pela Srª Governadora Rosalba Ciarline e o seu espírito municipalista, acreditamos na agilidade na resolução do referido pleito.


JUSCELINO HERCULANO JALES

Vereador - PR
Fonte:Câmara Municipal de Messias Targino

Enquete mexe com a cabeça de alguns vereadores messienses

Chega uma informação ao blog que tem alguns vereadores de nossa cidade pedindo foto para eles  no facebook,queria informa que essa enquete não é uma plataforma eleitoral,por isso o blog pede encarecidamente a esse ou esses vereadores que deixem o povo votar,pois só assim ele saberá se seu desempenho na câmara ta sendo ou não reconhecido,ao contrário do que valerá certo vereador ganhar a enquete se ele mesmo saberá que a maioria dos votos foi por ele pedido nas redes sociais?lembrem-se essa enquete não é uma pesquisa eleitoral e nem um palanque,não precisam compra a população e nem induzirem ninguém a votar,pois de nada valerá esses votos,tenham caráter e sejam realmente pessoas cultas e públicas.

Grupo de trabalho vai acompanhar exumação dos restos mortais de João Goulart

O governo criou um grupo de trabalho no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para providenciar a exumação dos restos mortais do ex-presidente João Goulart e a realização de exames e atividades periciais. A exumação  ocorrerá na próxima quarta-feira (13).
A portaria que cria o grupo de trabalho, assinada pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (7). O grupo é composto por representantes da própria secretaria, da Comissão Nacional da Verdade e da Polícia Federal, que vai coordenar a equipe de peritos. Os especialistas designados pela família do ex-presidente também participarão de todos os procedimentos de exumação e análises.
Segundo a portaria, o grupo de trabalho encerrará suas atividades após a entrega do laudo oficial conclusivo das atividades periciais à ministra Maria do Rosário e à Comissão Nacional da Verdade.
Deposto pelo regime militar (1964-1985), Goulart morreu no exílio, no dia 6 de dezembro de 1976, na Argentina. O objetivo da exumação é descobrir a real causa da morte e se ele foi assassinado. Por imposição do regime militar brasileiro, João Goulart foi sepultado em sua cidade natal, São Borja, no Rio Grande do Sul, sem passar por uma autópsia.
Existe a suspeita de que sua morte pode ter sido articulada pelas ditaduras do Brasil, da Argentina e do Uruguai, na chamada Operação Condor. Após os exames, os despojos voltarão para São Borja no dia 6 de dezembro, data de morte do ex-presidente.
Fonte:Agência Brasil

Caetano em letra, música e essência,Show amanhã no largo do teatro Alberto Maranhão

Letra e música se combinam no Festival Literário de Natal – Flin – que seguirá até sábado com programações durante tarde e noite na Praça Augusto Severo, Ribeira. Além das mesas e debates com escritores locais, nacionais e estrangeiros, o evento  conta com apresentações musicais como a de Caetano Veloso, que fechará o evento no sábado com  o show de seu novo disco, “Abraçaço”, às 23h. O acesso é gratuito. 
Caetano Veloso, além de cantar, também vai falar. No mesmo sábado, às 19h30, ele fará parte da mesa “A poesia na canção, a canção na poesia”, dividindo a palestra com o poeta carioca Eucanaã Ferraz, professor de literatura, autor e editor, já tendo organizado livros para o próprio Caetano, como “O mundo não é chato” e “Veneno antimonotonia”, ambos de 2005. Música e poesia para eles são a mesma coisa. 
“Abraçaço” foi lançado em 2012, e completa a trilogia dedicada às experimentações sonoras “indie/rock” feitas por Caetano , iniciadas com “Cê” e “Zii e Zie”. O disco traz destaques como “A bossa nova é foda”, “Um abraçaço”, “Estou triste”, “Um comunista”, “Funk melódico”, “O império da lei”, entre outros. Caetano deverá tocar alguma coisa de seus discos anteriores, apesar do foco ser totalmente no novo disco. 

Serviço: Festival Literário de Natal. Sexta e sábado, a partir das 14h. Praça Augusto Severo, Ribeira. Palestra e show de Caetano no sábado à noite. Acesso gratuito.   
Fonte:Tribuna do Norte

Arena das Dunas tem 91% de obras concluídas e inauguração está próxima de acontecer

Jornal de Hoje informa que com 18 frentes de trabalho e cerca de 1,8 mil trabalhadores na obra, a Arena das Dunas, palco de Natal para a Copa 2014, atingiu a marca dos 91% de conclusão, segundo a OAS, construtora responsável pela construção do estádio. A inauguração oficial está prevista para 31 de dezembro deste ano. Antes, três eventos-teste devem ocorrer no local.
O gramado, que  começou a ser plantado mecanicamente em 14 de agosto deste ano, já deu uma cara de estádio à Arena das Dunas. a grama do tipo bermuda Tifway 419 já recebeu o primeiro corte, inclusive. Ela foi cultivada em uma fazenda de Touros, município localizado no litoral potiguar, distante 90 quilômetros de Natal, e possui certificação internacional quanto a pureza genética.
As cadeiras, todas em tons de azul, estão sendo colocadas e já alcançou o percentual de aproximadamente 30% dos 32 mil lugares. Para a Copa serão colocadas mais 10 mil cadeiras (arquibancada móvel) por trás dos gols, ampliando a capacidade para 42 mil. Na terça-feira (5) começou a montagem do primeiro telão. A estrutura, que tem 60 metros quadrados (12×5), tem telas em led e fica localizada na extremidade do setor Leste, próxima do Centro Administrativo. O segundo telão será instalado até o final desta semana, em uma linha diagonal ao primeiro, próximo à avenida Lima e Silva.
Fonte:O xerife

Cruzex Flight 2013, tem base montada em Pau dos Ferros/RN

Em sua sétima edição e com objetivo em treinamentos,  estratégias e táticas da guerra aérea moderna, reunindo  mais de dois mil homens e mulheres, entre aviadores, mecânicos, forças especiais e pessoal de apoio.

Segundo  o site sertão informado Durante a manhã desta quarta-feira (06), aeronaves da Operação Cruzex Flight 2013, sobrevoaram os céus da cidade de Sousa, onde está sediada uma base militar. Até o próximo dia 15 novembro o Nordeste brasileiro está sediando o maior exercício de guerra aérea da América Latina, com cerca de 90 aeronaves do Brasil e de mais oito países em bases estratégicas montadas em alguns estados do País.

Entre essas bases uma está montada no campo de pouso em Pau dos Ferros/RN, não foi confirmado  se as aeronaves  irão sobrevoar o céu pau ferrense, mesmo assim veja no portal G1/RN, algumas imagens, clicando  AQUI.

Fonte:Nosso Parana