quinta-feira, 16 de julho de 2015

Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer completa 66 anos nesta sexta-feira

A Liga Contra o Câncer vem hoje rompendo fronteiras e conseguindo conjugar excelência com filantropia

A Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, referência em tratamento do câncer no Rio Grande do Norte e no Nordeste, completará 66 anos amanhã. Fundada em 17 de julho de 1949, passou de uma simples casa de recolhimento de cancerosos para se tornar um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.
A instituição hoje é formada por cinco unidades, sendo uma de apoio humanitário: o Centro Avançado de Oncologia (Cecan), Hospital Dr. Luiz Antônio, Policlínica, Hospital de Oncologia do Seridó (em Caicó) e a Casa de Apoio Irmã Gabriela.
Reconhecida pela democratização do acesso à oncologia de ponta, atingindo quase 70% de volume de serviços destinados a pacientes do SUS, a Liga Contra o Câncer vem hoje rompendo fronteiras e conseguindo conjugar excelência com filantropia.
A Instituição comemora seu aniversário com um nível de excelência raro para uma filantrópica, além de ter conseguido dar conta do crescimento da demanda. Só nos últimos três anos aumentou o número mensal de procedimentos realizados em cerca de 20%.
Fonte:JH

Mais Médicos abre novas vagas no RN; inscrições vão ate o dia 19

De acordo com o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte têm 07 vagas abertas desde o último chamamento, realizado em janeiro deste ano. Para o estado são quatro vagas para Natal, uma para Mossoró, uma para Bom Jesus e uma para São Gonçalo do Amarante. Em todo o Brasil, o número de vagas chega a 276 em 200 municípios.
O número divulgado nesta quarta-feira (15) é resultado da adesão dos municípios, que confirmaram o interesse em manter os postos abertos a partir de desistências ou desligamentos. Os médicos brasileiros interessados em participar desta etapa poderão se inscrever até o dia 19 de julho, por meio da página do programa.
No total, o Nordeste foi a região com o maior número de vagas, com abertura de 124 oportunidades em 86 cidades. O Sudeste solicitou 72 médicos em 54 municípios, seguido do Centro-Oeste (28 em 14), Norte (27 em 23) e Sul (25 em 23).

No primeiro chamamento de 2015, os médicos formados no Brasil ou com diploma revalidado e os brasileiros graduados no exterior preencheram todas as 4.139 vagas ofertadas em 1.289 municípios e 12 distritos indígenas. Com a inclusão dos novos municípios, o programa contará com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.
No momento do cadastro, os candidatos deverão escolher entre a pontuação adicional de 10% nas provas de residência, atuando na unidade básica por, no mínimo, 12 meses, ou permanecer no município por até três anos e obter benefícios como auxílios moradia e alimentação pagos pelas prefeituras. Nos dias 20 e 21 de julho, os profissionais inscritos deverão indicar até quatro cidades de diferentes perfis onde desejam atuar conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrerão somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes em outra oportunidade (em agosto). O cronograma completo também está disponível no site maismedicos.saude.gov.br.

Para a classificação na concorrência das vagas foram estabelecidas as mesmas regras adotadas no edital lançado em janeiro deste ano: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho – PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); do VER-SUS; do ProUni ou do FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.

Não podem ingressar neste edital candidatos que participaram das chamadas anteriores do Mais Médicos e que tenham sido desligados por descumprimento de normas ou das regras do Programa. Caso as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros. A previsão é que os primeiros profissionais brasileiros selecionados nesta etapa iniciem as atividades em agosto. Os próximos editais estão marcados para meses de outubro deste ano e janeiro de 2016.
Confira aqui a lista das cidades e vagas ofertadas.
Fonte:De Fato

TJRN convoca 21 estagiários para Natal, Parnamirim e Pau dos Ferros

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte já começou a convocar os primeiros dos 500 estagiários previstos para os próximos dois anos. Nesta quinta-feira (16) foram convocados 21 estagiários de direito para atuar em Natal, Parnamirim e Pau dos Ferros.

O Judiciário também definiu hoje a distribuição dos estudantes. A comarca de Natal receberá 106 estagiários e as varas do interior terão 93. Os Os Juizados Especiais serão contemplados com 50 estagiários, enquanto a administração receberá outros 30.

Em agosto, mais 300 estudantes serão convocados, provenientes da última seleção realizada pela Escola de Magistratura (Esmarn). As vagas são destinadas às áreas de Direito, Psicologia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Administração, Pedagogia, Biblioteconomia, Estatística, Comunicação Social e Ciências da Computação.

As bolsas pagas são de R$ 774,80 para 20 horas semanais e R$ 1.113,80 para 30 horas semanais. A carga horária é definida pelo próprio estagiário e, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a rubrica de contratação de estagiários não corresponde a gastos com pessoal.

Fonte:Tribuna do Norte