terça-feira, 12 de setembro de 2017

Prefeita de Messias Targino reúne vereadores e vice-prefeito e anuncia várias ações.

Nesta segunda-feira (11), a prefeita Shirley Targino (PR), despachou em seu gabinete na Prefeitura Municipal, onde recebeu pessoas da comunidade, secretários e lideranças politicas.
Na parte da tarde a prefeita Shirley se reuniu com os vereadores, Anderson Medeiros (Presidente da Câmara), Juscelino Jales, Kisinho, Bal, Neto de Baé e o vice-prefeito Pôla Pinto, onde fez o anuncio de várias ações que serão implementadas até o final do ano pela sua gestão.
Shirley, informou da parceria firmada com o governo do estado, onde no dia 21 deste mês, o município de Messias Targino receberá os serviços do projeto Vila Cidadã. Serão ofertados os serviços de emissão de carteira de identidade, CPF e carteira do artesão, ações da Secretaria de Saúde com a realização de testes rápidos de HIV/Aids, sífilis, glicemia, distribuição de preservativos, verificação de pressão arterial, além da distribuição dos cheques do programa Microcrédito do Empreendedor, entre outras ações.
A prefeita disse que ainda esta semana será feita a identificação com placas indicativas de todos os espaços públicos do município.
Outro anuncio feito por Shirley durante o encontro, foi referente a construção ainda este ano de 50 banheiros para atender a famílias carentes. Ela também reafirmou a construção e reformas de casas que vão atender os moradores da cidade e da zona rural.
Outro projeto importante discutido com os vereadores, já que vai ser discutido no âmbito da Câmara de vereadores é um projeto que prever a perfuração de um poço com 1000 metros de profundidade , entre os municípios de Upanema e Campo Grande para abastecer cinco municípios da região, através de uma adutora de engate do qual Messias Targino será contemplada. Também foi discutido sobre a doação de um prédio público por parte da prefeitura para ser construído a nova sede da Câmara de vereadores.
Para o mês de novembro, no dia 17, será o grande evento do casamento comunitário que acontecerá, dentro do programação Justiça na Praça.
A prefeita aproveitou a oportunidade para falar de uma parceria que o município de Messias Targino vem buscando junto ao Ministério do Trabalho, onde o município passará ser a cidade polo para emissão de Carteiras de Trabalho.
Já a decoração natalina do município que já é tradicional este ano será feita no mês de novembro oportunidades das festividades da padroeira.
Foi um encontro muito positivo, onde diversas ações foram anunciadas e questões importantes referente ao desenvolvimento de nossa cidade foram discutidas.

Fonte:Pola Pinto

PMDB: PF aponta grupo criminoso formado por Temer, Moreira, Padilha, Geddel, Cunha e Henrique Alves

A Polícia Federal concluiu inquérito e remeteu para o Supremo Tribunal Federal. 
E atribuiu prática de crimes ao presidente da República Michel Temer, aos ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, e aos ex-ministros e ex-deputados Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Henrique Alves, todos do PMDB.
As investigações apontaram para indícios de formação de organização  criminosa.
O grupo forma o PMDB da Câmara.
Todos foram deputados.
Temer, Henrique e Cunha presidiram a Casa
Fonte:Thaisa Galvão

Vereador messiense, apresenta Projeto de Lei em benefício dos Artistas da Terra,

O projeto que será apresentado pele vereador Juscelino Herculano na sessão de hoje da câmara municipal de Messias Targino,Projeto de lei,que cria oportunidades aos artistas de terra  nos eventos públicos da cidade.

Em nota, Rogério Marinho diz que indicou Clécio para o Ibama pelas suas ‘qualidades profissionais’

Padrinho político do superintendente do Ibama no Rio Grande do Norte, Clécio Santos, afastado hoje em operação da Polícia Federal e MinistérioPúblico Federal, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) emitiu nota de esclarecimento.
Eis:
NOTA

O deputado Rogério Marinho destaca que a indicação de Clécio Santos para o Ibama se deu pelos critérios técnicos e pelas qualidades profissionais do indicado reconhecidos, inclusive, pela sociedade potiguar.
Ademais, é necessário esclarecer que todo agente político deve estar sujeito às fiscalizações dos órgãos de controle merecendo a ampla defesa nas investigações.
O deputado Rogério Marinho acredita na idoneidade de Clécio Santos e que ao final tudo restará esclarecido.
Fonte:Thaisa Galvão

Lula depõe amanhã em Curitiba com esquema de segurança reforçado

O esquema de segurança montado para o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece amanhã (13) em Curitiba, será semelhante à estratégia utilizada em maio, quando o petista depôs pela primeira vez ao juiz federal Sérgio Moro. A audiência desta quarta-feira está marcada para as 14h na sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR).
"As circunstâncias são muito parecidas. No entanto, o dimensionamento foi menor, por conta da notícia de que nós teremos menos ônibus envolvidos e uma quantidade menor de pessoas. Mas o esquema básico é o mesmo, com um volume menor de policiais", explicou o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.
Para atuar no esquema de segurança, serão destacados cerca de mil policiais militares, além de representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (Diep), Guarda Municipal, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outros órgãos. A expectativa é que 50 ônibus cheguem a Curitiba com cerca de 5 mil manifestantes. 
No depoimento prestado por Lula em maio, a Sesp-PR esperava mais de 60 mil pessoas. Naquela ocasião, o esquema montado envolveu cerca de 1,7 mil policiais militares, além dos agentes dos outros órgãos de segurança.
Assim como no esquema anterior, o trânsito será novamente alterado desde cedo, com bloqueios a partir das 6h da manhã a duas quadras da JFPR. "O bloqueio mais imediato [acontece] a partir do meio-dia, ao redor da Justiça Federal. Ali sim, respeitando o interdito proibitório que já foi decretado pela Justiça. Quem não tiver sido cadastrado, não terá acesso", garantiu Mesquita.
A Sesp-PR também espera que não haja qualquer contato entre os grupos simpatizantes e contrários ao ex-presidente. Para isso, o órgão orienta que os apoiadores de Lula se concentrem na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba, e que aqueles favoráveis à condenação do petista fiquem nas proximidades do Museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.
A assessoria de imprensa da JFPR informou que terá expediente normal apesar do esquema de segurança e dos bloqueios no trânsito.
O processo
Lula será ouvido no segundo processo a que responde no âmbito da Operação Lava Jato. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber vantagens indevidas do Grupo Odebrecht para beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras.
Segundo a denúncia do MPF, a Odebrecht comprou um terreno em São Paulo para a construção do Instituto Lula e uma cobertura em São Bernardo do Campo, vizinha ao apartamento onde o ex-presidente mora. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, o valor das vantagens indevidas recebidas por Lula se aproxima dos R$ 13 milhões.
Fonte:Agência Brasil

Governo quer concluir privatização da Eletrobras até o primeiro semestre de 2018

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse hoje (12) que o governo quer concluir a privatização da Eletrobras ainda no primeiro semestre de 2018. O detalhamento do modelo de desestatização e as condicionantes devem ser apresentados este mês. Uma dessas condicionantes, segundo ele, é que parte dos recursos financeiros das usinas no Rio São Francisco fique para um amplo programa de revitalização do rio.
Coelho Filho explicou que o processo de recuperação da empresa ocorre paralelamente à privatização, com a venda de distribuidoras e ativos para dar liquidez às contas da empresa. “O tempo é curto e este é, por si só, um grande desafio”, disse. O ministro participou de teleconferência a veículos da mídia internacional para falar das mudanças que estão ocorrendo nos segmentos de petróleo e gás, mineração e energia elétrica.
Em agosto, o governo federal anunciou a privatização da Eletrobras, com a redução da participação da União no capital da empresa, a exemplo do que já foi feito com a Embraer e a Vale. O ministro reafirmou que a Eletronuclear e a Usina Hidrelétrica de Itaipu ficarão de fora do processo, mas os demais ativos da Eletrobras serão colocados no mercado acionário.
A ideia é pulverizar o controle da empresa, abrindo o capital para que investidores privados injetem dinheiro na companhia, na bolsa de valores. Segundo Coelho Filho, o governo só venderá ações da Eletrobras se a entrada de investidores não for suficiente para que a União fique com menos de 50% das ações na distribuição final da companhia. “A venda direta de parte das ações da União pode ser analisada pelo governo”, disse.
Com 47 usinas hidrelétricas, 114 termelétricas, duas termonucleares, 69 usinas eólicas e uma usina solar, a Eletrobras é responsável por um terço do total da geração de energia do país. Também é a maior empresa de transmissão de energia, com quase metade das linhas de transmissão. De acordo com o ministro, a Eletrobras e a Petrobras são as empresas públicas do setor maiores vítimas da recessão e da má gestão dos últimos anos.
Para Coelho Filho, os leilões programados para este ano ajudarão no processo de recuperação da Petrobras. Em setembro, será feita a 14ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, com a participação de mais de 30 empresas. Em outubro, serão duas rodadas de leilão do pré-sal. “Também foi anunciado leilões para 2018 e 2019, dando previsibilidade para as empresas e a indústria que se movimenta em torno do setor de óleo e gás”, acrescentou o ministro.
Extinção da Renca
Sobre a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), entre o Pará e Amapá, e a abertura da área para exploração mineral, o ministro Coelho Filho explicou que ela pode ajudar a combater o garimpo ilegal. “Mostraram recentemente que tem mais de 30 mil garimpeiros trabalhando de forma ilegal, 28 pistas de pouso clandestinas, e ninguém nunca reclamou”, disse. “A presença do Estado e da iniciativa privada vai expelindo a atividade que acontece de forma ilegal”.
Ele explicou que a ideia é manter intocadas as reservas ambientais federais e estaduais e as reservas indígenas da região. “Com a permissão de se pesquisar, estudar e, possivelmente no futuro, explorar a área, que aconteça dentro da legislação ambiental”, afirmou, explicando que cabe ao Ministério de Minas e Energia fazer a fiscalização de atividades de mineração reguladas. A repressão a atividades ilegais é feita pelos órgãos ambientais competentes.
Em agosto, o presidente Michel Temer assinou decreto que extinguiu a Renca. A decisão gerou questionamento e, com a repercussão negativa, o governo informou que editaria um novo decreto para descrever, de forma mais detalhada, como será extinta a reserva. O Ministério de Minas e Energia também suspendeu a análise de processos minerários na área da Renca até que seja feita discussão com a sociedade e prestados esclarecimentos sobre as condições que levaram à extinção da reserva.
A área de proteção foi criada em 1984 pelo governo de João Figueiredo, último presidente do período militar. Na ocasião, foi definida a proteção da área de 47 mil quilômetros quadrados, incrustada em uma região entre os estados do Pará e do Amapá.
Desde então, a pesquisa mineral e a atividade econômica na área passaram a ser de responsabilidade da Companhia Brasileira de Recursos Minerais (CPRM – Serviço Geológico Brasileiro) ou de empresas autorizadas pela companhia. Além do cobre, estudos geológicos apontam a existência de ouro, manganês, ferro e outros minérios na área.
Fonte:Agência Brasil

Apple anuncia nesta terça-feira nova linha de iPhones

A Apple lança nesta terça-feira seu mais novo iPhone, o celular que este ano chegou ao seu décimo aniversário. Boas surpresas são esperadas — e uma das principais está no preço, com o aparelho sendo o primeiro da história da companhia a nascer com preço de venda de mais de 1.000 dólares.
Mas há outras. O evento acontece em um lugar novo. O presidente da companhia, Tim Cook, lança o iPhone na primeira apresentação pública do Teatro Steve Jobs — uma sala de apresentações no mais novo quartel da Apple, com capacidade para 1.000 pessoas, além de cadeiras reclináveis de 14.000 dólares e sala de demonstrações para a imprensa, tudo no maior estilo Apple.

Morando nos EUA, Claudia Leite detona e chama brasileiros de povo mal educado

O deputado estadual José Adécio (DEM) comentou, na sessão desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, a reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, veiculada no domingo (10), apontando para desvio de recursos públicos e pouco uso do equipamento. Adécio lembrou que no período em que se discutia o projeto, ele sempre se mostrou contrário à derrubada do estádio Machadão.
“Eu fiquei sozinho na luta. Apareceram vários pais e várias mães desse elefante branco”, afirmou Adécio, justificando que uma reforma no antigo estádio, no valor do que pode ter sido desviado, seria suficiente para Natal sediar jogos da Copa. “Uma obra que nada trouxe para o Rio Grande do Norte. Para que hoje serve a Arena das Dunas?”, questionou o deputado.
No seu discurso, José Adécio reforçou que é engenheiro civil, e que por ter conhecimento no assunto sempre se posicionou contrário ao projeto do novo estádio. “Naquela época eu perdi votos por isso, mas hoje eu vejo que eu estava certo”, disse o parlamentar, afirmando que o poder público gastou, mas a conta ficou para ser paga pelo contribuinte, referindo-se à conta que supera  R$ 1,2 bilhão a ser quitada pelo Governo do Rio Grande do Norte
Fonte:Blog do Xerife

Governo convoca candidatos para Exame de Avaliação de Condicionamento Físico

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 12, traz o resultado definitivo da Avaliação Médica e Odontológica e a convocação para 3ª etapa - Exame de Avaliação de Condicionamento Físico do concurso público para soldados. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, por meio da Comissão Especial do Concurso Público para provimento de vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte.
Segundo o documento, o Exame de Avaliação de Condicionamento Físico será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, no CAIC, localizado na avenida Jerônimo Câmara, s/n, Lagoa Nova.
O candidato deverá comparecer na data, local e horário determinados, com roupa apropriada para a prática de exercício físico, munido de documento de identidade original e atestado médico original específico para tal fim. Não será permitida a entrada no local de realização do Exame após o horário determinado para cada candidato.
O Exame de Avaliação de Condicionamento Físico (EACF) constitui-se na realização de um conjunto de testes, com cargas de exercícios físicos que avaliam parâmetros de força, coordenação, capacidade aeróbica e anaeróbica, permitindo classificar o estado físico no momento da execução dos testes, devendo o candidato cumprir com habilidade o que lhe é exigido, obtendo os índices previstos nas respectivas tabelas para o masculino e para o feminino.
Foram convocados para realização do Exame de Condicionamento Físico todos os candidatos considerados aptos na 2ª etapa – Avaliação Médica e Odontológica. Ao todo, 208 candidatos participarão da 3ª etapa do concurso.
A lista completa com os convocados está disponível no DOE desta terça-feira, 12.
Fonte:De Fato

Superintendente do Ibama no RN é afastado; PF investiga irregularidades

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, 12 de setembro, a operação “Kodama” para investigar crimes de prevaricação, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro dentro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio Grande do Norte. O superintendente do órgão, Clécio Antônio Ferreira dos Santos, foi afastado do cargo.
O afastamento do diretor do Ibama RN foi determinado pela 14ª Vara da Justiça Federal/RN.
Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão nas cidades de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha e Tibau do Sul. A Operação Kodama visa apurar e combater contra o meio ambiente no RN.
A PF informou que a investigação foi iniciada nos primeiros meses deste ano e teve como ponto de partida os dados constantes no relatório de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) e em um processo administrativo disciplinar instaurado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando várias irregularidades restaram atribuídas ao Superintendente desse órgão no RN.
Foram identificadas, ainda, em um primeiro momento, pelo menos 10 condutas de favorecimento ilícito a pessoas físicas e jurídicas, as quais teriam sido beneficiadas indevidamente por meio da anulação de autos de infração, desembargo de atividade e restituição de bens apreendidos.
Os policiais federais apuraram a aparência de regularidade na aquisição de aproximadamente oito toneladas de lagosta de origem não comprovada. O Ibama RN também conferiu legitimidade ao funcionamento irregular de empreendimento hoteleiro construído em área de preservação permanente e localizado na praia de Tibau do Sul.
O nome da operação remete ao folclore japonês, em que Kodama é um espírito que habita em árvores e protege o meio ambiente. Nesta terça-feira, às 10h, será concedida entrevista coletiva na sede da Superintendência Regional da PF, em Lagoa Nova, Natal, para dar detalhes sobre a Operação.
Fonte:O mossoroense