quinta-feira, 21 de maio de 2015

Soprando Velinhas

Hoje o Messias Online parabeniza a todos os aniversariantes que fazem parte de sua rede social.
 Fran Andrade
 Iuri Douglas
Thalita Rangel

Presidente Dilma vai anunciar plano de emergência contra seca no Nordeste

Um plano emergencial de combate à seca nos estados mais afetados pela estiagem no Nordeste deverá ser anunciado nos próximos dias pela presidenta Dilma Rousseff, disse hoje (20) o governador do Ceará, Camilo Santana, após encontro com Dilma, no Palácio do Planalto.
“Ela [Dilma] já vai anunciar nos próximos dias, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste que estão nessa situação, recursos tanto para ações de adutoras emergenciais como para carros-pipa. Isso vai amenizar inicialmente o planejamento que o Ceará fez”, disse.
A preocupação com a estiagem no estado é grande, já que o período de chuvas de 2015 terminou e foi, segundo o governador, o quarto ano consecutivo abaixo da média e a pior recarga dos reservatórios em 17 anos. De acordo com Camilo Santana, o plano é uma resposta às necessidades apresentadas pelos estados, nos últimos meses, para ações de combate à seca que consideram emergenciais e também de longo e médio prazo. 
Outro compromisso assumido pela presidenta foi com a conclusão de parte das obras de transposição do Rio São Francisco. “Ela afirmou claramente que será prioridade do governo dela concluir e [fazer] chegar a água do São Francisco até o sul do Ceará até meados do ano que vem”, disse o governador. 
Camilo Santana aproveitou, também, a reunião com Dilma para se queixar do “subfinanciamento” dos recursos federais em saúde repassados ao estado. Em 2006, a cada R$ 1,00 recebido do Sistema Único de Saúde, o Ceará entrava com o mesmo valor. Hoje, o governador informou, que a proporção de investimentos do estado é quatro vezes maior. 
“Ela compreendeu os números da saúde e recomendou avaliação”, disse. Quanto à divergência entre o volume de recursos repassado aos estados para o setor, Camilo disse que vai aguardar uma resposta da presidenta. 
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também participou da reunião da presidenta Dilma com o governador cearense. Após o encontro, o Ministério da Cidade informou, em nota, que a pasta “apoiará o estado do Ceará na questão emergencial”, por exemplo, com carro-pipa, adutoras de engate rápido e obras estruturantes como o projeto de integração do Rio São Francisco.
Fonte: Agência Brasil

Momento Fisioterapia

Objetivos da fisioterapia na dor lombar


Pode-se considerar a lombalgia como um quadro de desconforto álgico na porção inferior da coluna vertebral, na região entre a última vértebra torácica (T12) e a primeira vértebra sacral (S1)1. É uma disfunção que acomete tanto homem quanto mulher, podendo variar de dor aguda, subaguda e crônica.
Essa dor provoca uma redução da amplitude de movimento e a diminuição do padrão da flexibilidade e leva a um padrão funcional causada por fadiga precoce dos músculos paravertebrais. Podemos classificar as lombalgias pelas causas: traumáticas; músculo-esqueléticas; degenerativas; reumáticas; defeitos congênitos; inflamatórias; neoplásicas; viscerais reflexas; doenças ósseas e metabólicas.

O objetivo principal do tratamento fisioterapêutico na dor lombar é o controle do quadro álgico, a promoção do bem-estar e o retorno das atividades de vida diária (atividades funcionais), tratando com ênfase a causa do problema, se o mesmo estiver diagnosticado.

O tratamento da lombalgia é complexo, preciso e minucioso, o que faz a intervenção fisioterápica um recurso fundamental para a reabilitação do paciente, existindo vários recursos capazes de atuar diretamente sobre a dor e incapacidade, como por exemplo, as técnicas de terapia manual, manipulação osteopática, entre outras, melhorando assim, a qualidade de vida dos indivíduos acometidos.

Há uma grande variedade de recursos e técnicas, sobretudo, técnicas de terapia manual utilizadas na prática fisioterapêutica que objetivam prevenir e tratar diversos distúrbios osteoneuromusculares, e que algumas dessas técnicas se destacam quando referidas ao tratamento de dores na coluna lombar, dentre elas, estão, a manipulação articular e a mobilização neural, sendo estas, ainda pouco estudadas e avaliadas criticamente.

A manipulação articular é uma técnica de terapia manual utilizada para aliviar a dor, melhorando a amplitude de movimento causada por disfunções articulares, agindo principalmente nas alterações geradas sobre mecânica articular.  Já a  opção da mobilização neural é um conjunto de técnicas utilizadas na prática de terapia manual que impõe um tensionamento do sistema nervoso, por meio de determinadas posições para que, em seguida, sejam realizados movimentos lentos e rítmicos direcionados aos nervos periféricos e à medula espinhal, fator este que ocasiona melhora da transmissão do impulso nervoso.

A dor na coluna é um incômodo presente no dia a dia de milhões de pessoas e fisioterapeuta é o profissional que ajuda as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida.
Fonte:Blog FisioBrasil

Prefeito de Natal confirma Gilberto Gil e Maria Bethânia em Festival Literário

O prefeito Carlos Eduardo (PDT) utilizou seu perfil no Twitter para confirmar duas atrações no Festival Literário de Natal (Flin): Gilberto Gil e Maria Bethânia. O evento ocorrerá em novembro e a data ainda não foi oficialmente confirmada.
Na postagem, Carlos Eduardo afirmou que os dois artistas estão confirmados, mas não informou quais serão as participações de Gil e Bethânia na Flin. De acordo com o prefeito, a baiana também irá recitar poesias durante o festival.
A Capitania das Artes e Secretaria Municipal de Cultura ainda não confirmaram as atrações da Flin 2015.
Fonte:Tribuna do Norte

Lula diz que FHC ‘não tinha direto de falar as bobagens que falou’ em programa do PSDB

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu, na noite desta quarta-feira, as acusações feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa de televisão do PSDB e disse que ele “não tinha direto de falar as bobagens que falou”. O petista afirmou ainda que o tucano deveria contar a história da aprovação da emenda que permitiu a sua reeleição.
— Eu vi o programa do nosso adversário. Eu fico triste porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele, não tinha direto de falar a bobagem que ele falou. Pois, se ele quisesse falar de corrupção, ele precisaria contar para este país a história da sua reeleição —- disse Lula, ao participar de evento promovido pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), em São Paulo.
No programa do PSDB, exibido na noite de terça-feira, Fernando Henrique disse que “nunca antes na história deste país se errou tanto e se roubou tanto em nome de uma causa”. Afirmou ainda que os “enganos e desvios começaram no governo Lula”.
No seu discurso nesta quarta-feira, Lula desafiou o tucano a adotar a mesma postura “usada para agredir o PT” para falar da reeleição.
—- Se não quiser dizer para mim, não tem problema, eu sei como é que foi. Senta na frente do seu neto e conta para ele, seja verdadeiro.
O petista também se queixou de estar sofrendo ataques por medo de que ele volte a disputar a Presidência da República em 2018.
—- Eles estão assustados. Agora eles já não querem mais atacar a Dilma, agora já estão pensando que têm que balear o Lula, pensando que o Lula vai voltar em 2018. Eu nem sei se eu vou estar vivo.
Lula atacou ainda as pessoas que têm aderido a panelaços, ocorridos durante pronunciamentos da presidente Dilma Rousseff e o programa de televisão do PT este mês.
—- Essas pessoas que estão batendo panela deveriam saber que democracia tem que ser respeitada e a Dilma foi eleita presidente da República pelo voto direto. Quem não gostar dela e quiser eleger o seu, espere as próximas eleições.
Antes do discurso de Lula, o presidente da Contraf, Roberto von der Osten, atacou o ajuste fiscal do governo federal e chegou a fazer referência a uma frase dita por Dilma na campanha: “não vão tirar os nossos diretos, nem que a vaca tussa”.
Lula, por sua vez, defendeu a presidente e o ajuste, dizendo que as medidas eram necessárias e que o país vai se recuperar.
— Estou convencido de que essa angústia que vocês estão vivendo será superada. A companheira Dilma sabe que o país precisa de um prorgama de desenvolvimento, de um programa de infraestrutura.
O ex-presidente, porém, cobrou empenho da Petrobras para retomar a exploração do pré-sal.
— A Petrobras não tem que ficar um século discutindo Lava-Jato.
Fonte: O Globo


Médica Cubana, que atua em São Bento, revela que violência é o que mais lhe causa susto no Brasil

Atuando no Brasil há mais de um ano, a médica Cubana, Dra. Sandra, que trabalha no PSF Eulâmpio Cândido da Silva, no município de São Bento, no Sertão da Paraíba, concedeu entrevista ao Jornal Correio da Manhã, da Rádio São Bento FM, nesta quarta-feira (20), onde falou de diversos assuntos, dentre eles a violência, destacando que o tema é o que mais lhe causa impacto na região.

Vinda ao país pelo Programa Mais Médicos, a médica cubana relatou, também, sobre os serviços prestados na Unidade Básica de Saúde onde atua, afirmando que atende em torno de quarenta usuários por dia, de segunda a sexta-feira, o que resulta num total de mais ou menos 800 atendimentos mensais. Além da saúde, ela abordou as diferenças e semelhanças entre o Brasil e o país de origem, dizendo que, em Cuba, não se tem o hábito de comer farofa nem cuscuz, comidas tradicionais do Nordeste Brasileiro.

Quando fez referência às atividades de lazer, Sandra disse que gosta muito de baladas, mas que não participa de festividades em São Bento, temendo a violência, aproveitando pra fazer um comparativo com seu país, onde as pessoas andam livremente pelas ruas, a qualquer hora do dia ou da noite, sem nem um temor.

Sandra acrescentou que é da região oriental de Cuba, afirmando ser um lugar de clima quente também, porém, com temperaturas mais amenas, em relação ao clima do Sertão da Paraíba.

Por fim, a cubana disse que gosta dos trabalhos desempenhados na Terra da Rede, dando destaque à Farmácia Básica do município e ao Laboratório Municipal, onde os pacientes têm direito a medicamentos e realização de exames de forma gratuita.
Fonte:Catolé News

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), torna pública a abertura de inscrições para o Processode Seleção Simplificada para professor (a) substituto(a), considerando a demanda de sala de aula do semestre letivo 2015.1. 
Clique Aqui para ver o Edital. 

Via Portal do CAP / UERN/Erivan Moraes

Acarí recebeu o prêmio de cidade mais limpa do Brasil

O InovaCidade 2015, premiação que faz parte do Smart Business America – Congress & Expo 2015, foi entregue a projetos e iniciativas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida nas Cidades, nas áreas de sustentabilidade, inovação tecnológica, governança, energia e mobilidade urbana.

Acari, Rio de Janeiro e Florianópolis foram as únicas cidades presentes no seleto grupo dos doze agraciados com o prêmio. A solenidade de premiação aconteceu durante jantar na noite de ontem (20), no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná.

As 12 organizações vencedoras desta edição e seus respectivos projetos premiados são:


1 – BASF do Brasil – CasaE
2 – Brookfield Energia – Sistemas Agroflorestais Sustentáveis
3 – Dow Chemical do Brasil – Telhados Frios
4 – Globo News – Programa Cidades e Soluções
5 – Vision Research Lab – Projeto GET IN – Gerenciamento de Transito Inteligente
 6 – Prefeitura de Acari-RN – A cidade mais limpa do Brasil
7 – Prefeitura de Florianópolis-SC – PLANUS – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis
8 – Prefeitura do Rio de Janeiro-RJ – Porto Maravilha
9 – Rede Mobilizadora Meu Rio – Meu Rio
10 – Renova Energia – Parques Eólicos
11 – Sabesp – Projeto Tietê
12 – São Paulo Negócios – PPP da Iluminação Pública
Fonte:Blog do Xerife

Viatura Policial de Messias Targino está parada por causa de 60 reais

A única viatura policial disponível para Messias Targino está quebrada. No último assalto ocorrido na cidade, no dia 18 de maio de 2015, a Polícia Militar de Belém do Brejo do Cruz-PB chegou à cidade primeiro que a PM de Messias Targino. O motivo era justamente a falta de viatura.

Preocupados com a situação os vereadores,buscaram saber quanto custaria o conserto da viatura policial. Foi informado que havia sido rompida uma peça, que custa quarenta reais, e que a mão de obra paro o conserto custa vinte reais, totalizando assim sessenta reais todo o conserto.

De pronto, os vereadores se disponibilizaram a pagar do próprio bolso os sessenta reais. No entanto, quando tudo parecia que iria ser resolvido, o comando da Companhia de Polícia Militar de Patu informou que o procedimento não poderia acontecer, pois a viatura é locada pelo Estado junto a uma empresa particular, que não permite o conserto dessa forma, em razão de possível perda da garantia.

Como se vê, o Estado do Rio Grande do Norte deixa que Messias Targino fique sem viatura policial por causa de sessenta reais.

Os últimos acontecimentos em Messias Targino deixaram toda a população preocupada. As autoridades públicas locais também ficaram.

Mesmo sendo de responsabilidade do Estado o serviço de segurança pública, o prefeito Arthur Targino (PMDB), o presidente da Câmara Municipal, José Manoel de Almeida Filho ("Zé de Zezinho") e outros vereadores da base aliada do prefeito estão se movimentando para a busca de melhorias para o serviço de segurança pública no Município.

O prefeito e o presidente do Poder Legislativa esperam ser recebidos nesta semana pela Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite Gonçalves, em audiência já solicitada, para a discussão de soluções em torno do problema.

No dia 5 de junho, a Câmara Municipal estará realizando uma audiência pública, em que o tema discutido será a segurança pública (clique aqui).

Enquanto isso, nenhuma autoridade estadual da área de segurança se pronuncia sobre a onda de violência que se abateu sobre os Municípios do interior do Rio Grande do Norte e, de modo particular, sobre Messias Targino, que tem sofrido com assaltos e explosões a banco e empresa privada.

Fonte: O Messiense