sexta-feira, 1 de junho de 2012

POSSE DO NOVO PREFEITO DE CARAÚBAS/RN ACONTECERÁ NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (05)

De acordo com informações, a solenidade de posse do novo prefeito do município de Caraúbas/RN será realizada na sede do Legislativo municipal, na próxima terça-feira (05).

Após a cassação do mandato do prefeito Ademar Ferreira, que deixou o PSB para ingressar no PMDB, o vice Alcivan Viana (PMDB) será empossado pelos vereadores e deve ficar no comando das ações no município até o final deste ano.
Fonte:caraubas hotnews

Paralisia por lesão na medula é curada em cobaias

Neurocientistas do instituto suíço EPFL conseguiram recuperar o movimento de ratos que estavam totalmente paralisados por lesões graves na medula espinhal.
Segundo Grégoire Courtine, líder da equipe, a medula espinhal possui uma espécie de “cérebro” – ele o chama de “cérebro espinhal”.
O experimento mostrou que, ativando essa inteligência inata é possível produzir uma capacidade regenerativa da medula espinhal, que reconstrói-se sozinha para superar a lesão.
Ainda não está claro se a técnica funcionará com os mesmos resultados para seres humanos, mas o crescimento dos nervos observado nos animais já é suficiente para dar esperança de novas técnicas para tratamento das paralisias por lesão na medula.
Fonte:o xerife

Docentes da Ufersa fazem protesto na Praça

Agenda da greve envolve visitas às escolas públicas, assembleia e atividade cultural na próxima semana
Os docentes em greve da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) realizaram um ato público na tarde de ontem. A intenção foi mostrar os motivos que levaram à paralisação iniciada no dia 17 deste mês e pedir o apoio da sociedade.
Várias faixas foram espalhadas na Praça Rodolfo Fernandes, mais conhecida como Praça do Pax. Vestidos com camisas brancas com os dizeres "Professores federais em greve", os docentes ainda espalharam faixas próximo aos semáforos e cruzamentos.
A manifestação iniciada por volta das 17h ainda teve distribuição de panfletos aos motoristas e pedestres que passavam pelo local, apitaço, carro de som e pessoas usando narizes de palhaço. Estudantes da universidade apoiaram o movimento.
Segundo José Torres Filho, vice-presidente da Associação dos Docentes da Ufersa (ADUFERSA), a adesão dos professores tem sido muito satisfatória. "Estamos com os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros parados. No campus de Mossoró, a adesão está superior a 90%", informa.
O representante da categoria lamenta a falta de compromisso do Governo Federal com os educadores. "A reunião que estava marcada para o último dia 28 foi cancelada e eles não deram qualquer justificativa. Estamos aguardando uma proposta deles para depois fazer uma contraproposta", informa acrescentando que já são 52 associações de professores de universidades federais com as atividades paralisadas. "Nunca teve uma greve tão forte como essa", completa Torres.
Hoje, os professores farão um trabalho diferente. Eles vão visitar várias escolas públicas para apresentar aos estudantes o funcionamento de uma instituição universitária. Depois, a intenção, é levar os alunos dessas escolas para conhecer a estrutura da Ufersa.
Na segunda-feira, 4, os docentes realizam mais uma assembleia geral para discutir o movimento e fazer encaminhamentos. Na quarta-feira, 6, a programação engloba uma atividade cultural a partir das 18h na sede da Adufersa.

REUNIÃO - Amanhã, os servidores técnico-administrativos da Ufersa realizam assembleia geral da categoria. Na ocasião, será votado o indicativo de greve para o próximo dia 11 de junho e a escolha do delegado para participar da Plenária da Fasubra e dos Servidores Federais, além da escolha dos caravaneiros que vão a Brasília. A assembleia vai acontecer às 9h, no Auditório Amâncio Ramalho.

Fonte:gazeta do oeste

Vacinação contra a gripe acaba hoje em todo o país

Idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, índios e profissionais de saúde têm até hoje (1º) para procurar os postos de saúde e se vacinar contra a gripe.
A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a 80% do público-alvo. Até ontem (31), apenas três estados haviam alcançado a marca: Santa Catarina (85,92%), Acre (81,7) e Alagoas (80,16%). O último balanço indica que 20,6 milhões de pessoas foram vacinadas (68,34% do público-alvo).
A dose protege contra os três tipos de vírus que mais circularam no Hemisfério Sul em 2011, inclusive o causador da influenza A (H1N1) – gripe suína. Os grupos foram escolhidos para tomar a vacina depois que estudos demonstraram que eles são mais suscetíveis a doenças respiratórias.
Crianças que serão imunizadas pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado devem receber apenas uma este ano. Os demais grupos devem tomar dose única.
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo ou apresentou reações adversas às doses anteriores. Pacientes com doenças agudas, neurológicas ou febre devem consultar um médico antes de tomar a vacina. O Ministério da Saúde garante que a dose não provoca efeitos colaterais.
A pessoa pode sentir apenas dor leve ou sensibilidade no local da injeção. 
Fonte: Agência Brasil

Economia brasileira começa 2012 com crescimento de 0,2%

Rio de Janeiro – O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, totalizando R$ 1,03 trilhão. O dado foi divulgado hoje (1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa de crescimento é a mesma do trimestre anterior (0,2%). Entre os setores da economia, a maior expansão foi observada na indústria (1,7%). O setor de serviços cresceu 0,6%. Já a agropecuária teve uma queda de 7,3% no primeiro trimestre deste ano.
Sob a ótica da demanda, foram observadas altas no consumo do governo (1,5%) e no das famílias (1,0%). Já a formação bruta de capital fixo teve redução de 1,8% no período. As exportações aumentaram 0,2% e as importações, 1,1%.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2011, houve uma expansão de 0,8%. No acumulado de 12 meses, o PIB brasileiro cresceu 1,9%.
Fonte:Agência Brasil