sexta-feira, 22 de junho de 2012

Soprando Velinhas

                                                         Viviane Medeiros

Semente de pitanga possui composto ativo contra leishmaniose

Um extrato da semente de pitanga inibe a atividade da enzima arginase, associada ao metabolismo e à reprodução da Leishmania amazonensis, protozoário causador da leishmaniose.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, em Pirassununga.
As sementes são um resíduo não aproveitado pela indústria de alimentos e correspondem a 31% do peso total da fruta.
O extrato poderá ser utilizado na produção de fármacos contra a leishmaniose, doença que atinge a população de países tropicais e subtropicais.
A pesquisa também revelou que o extrato da semente de pitanga possui ação antioxidante e antimicrobiana.
“A atividade antimicrobiana também apresentou excelentes resultados”, ressalta Débora. “Com esses resultados em mãos, agora é possível caminhar no sentido de chegar ao grupo de substâncias que exercem bioatividade no extrato supercrítico”.
Fonte:o xerife

Cultura messiense

Hoje estive pensando um pouco a respeito da cultura de nossa cidade,a o município de Messias Targino é uma cidade beneficiada culturalmente desde os tempos de sua fundação os seus proprietários de terras já se preocupavam com a educação de seus filhos,preocupação essa que o saudoso professor Júlio Benedito se destacou na educação daquela época e a escola municipal foi batizada com seu nome,nossa cidade também é berço de músicos como Chiquito do fole que infelizmente não mora mais na cidade,berço do saudoso João Branco que além de músico era poeta,berço da saudosa mãe de Moura que até um dia ates de seu falecimento ainda costurava bonecas de pano, tanto para vender em sua própria residência  quanto para doar para o leilão de nossa senhora das graças,berço também de violeiros como Abreu,Damião,Nequinho de vários intérpretes de músicas e compositores onde podemos destacar quase toda família Tomaz de Almeida,onde seu maiores nomes da atualidade são Nonato e Zé Tomáz,o primeiro é responsável pela composição e melodia do hino do nosso município, onde ele mesmo na companhia da intérprete Gabriela também messiense canta a belíssima letra,o segundo recentemente gravou um CD com musicas de sua autoria em estilo MPB,essa músicas são bem conhecidas por aqueles que gostam da boa música brasileira,entre outros que esquecemos de citar mas que também fazem parte da cultura de Messias Targino.Pois bem a finalidade desse pequeno texto e mostrar que nosso município é rico culturalmente,mas que infelizmente vem deixando de lado essa cultura,quem não lembra das disputas de gincanas e de futebol que existia entre as duas escolas públicas de nossa cidade, que tinha dia que parava o movimento da cidade, e grande parte da população ia assistir as disputas?quem não lembra dos desfiles de 7 de Setembro onde os alunos passavam o mês de Agosto todo se preparando para um dia de apresentação mas que todos os habitantes da cidade iam assistir?quem não tem saudade de ir para o extinto campo do Bode ou o campo do Salobro assistir os confrontos entre os times messiense da turma  FC e Volta Redonda FC, onde as torcidas ficavam dividas nos lados do campo,onde dessa época podemos destacar o jogador Coca que tanto nos encantou com suas jogadas.Para finalizar queremos aqui fazer-mos um apelo as autoridades políticas de Messias Targino, para que não construam praças centros de culturas ou quadras de esportes e nem escolas apenas para servirem de Elefantes brancos, construam esses centros para que possa ser incentivada a cultura que a tempos vem sendo esquecida em nosso município,pois cidade sem cultura é cidade sem identidade e seu povo ficará na ociosidade e consequentemente cometeram atos que irá mexer com sua integridade Física e Psíquica.

Escola Estadual de Messias Targino promove ciclo de gincana em homenagem ao rei do baião

A escola estadual  Apolinária Jales vem promovendo durante a semana um ciclo de gincanas envolvendo todos os alunos,gincana essa, que tem como tema o centenário do rei do baião o saudoso Luiz Gonzaga,a escola dividiu os alunos em dois grupos um par e um impar,para disputarem entre si,a final da gincana acontece hoje,e é hoje também que acontecerá o arraiá da referida escola,contamos com a presença de todos.

Notícias da Capital


Wilma anuncia chapa com Carlos Eduardo criticando Micarla

Ex-governadora inicia discurso citando que Prefeitura está de costas para o povo.

 A ex-governadora Wilma de Faria, líder do PSB no Rio Grande do Norte, anunciou oficialmente que a legenda indicou seu nome para a composição de chapa com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT).

"Estamos aqui unidos por Natal. Sabemos da necessidade que a população tem em relação às demandas. A Prefeitura está de costas para o povo e precisamos resgatar Natal", disse no início de sua fala.

Além de Wilma, compõem a mesa de anúncio o vice-governador Robinson Faria (PSD), o deputado federal Fábio Faria, os vereadores Raniere Barbosa (PRB) e Júlio Protásio (PSB), o ex-deputado Wober Júnior (PPS) e o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT). 

Emparn afirma que final de semana será de chuva

 A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou a previsão de chuvas para este final de semana. De acordo com Gilmar Bistrot, responsável pelo setor de meteorologia da Emparn, haverá precipitações durante as madrugadas e manhãs de sábado e domingo (23 e 24).

“Essas chuvas e a queda de temperatura é normal nesse período”, disse Bistrot. A chuva passa para a faixa litorânea e alguns municípios da região do agreste.

O responsável por esse setor da Emparn disse que durante as tardes, as chuvas irão diminuir. Também constatou que os municípios de Apodi e Serra do Mel, que fica na região Oeste, também choveram. 

Fonte:nominuto

 

Inscrições para o Sisu terminam nesta sexta-feira


Termina nesta sexta-feira (22) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem disputar as 30 mil vagas em instituições públicas de ensino superior oferecidas para o segundo semestre deste ano os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. 

Os interessados devem acessar o site do programa até as 23h59. O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação em 2009 para unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Enem. Ao acessar o sistema, o candidato pode escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. 


Ao longo do período de inscrições, ele pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso e sua classificação parcial. As opções de curso escolhidas previamente podem ser alteradas se o candidato achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição. A lista dos aprovados será divulgada no dia 25 deste mês, e os alunos selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 29 de junho a 2 de julho. Está prevista ainda uma segunda chamada para 6 de julho. 


Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será usada pelas universidades para selecionar os alunos em caso de sobra de vagas.

Fonte:Agência Brasil

Médicos rejeitam proposta e greve continua no RN

Governo do Estado apresentou uma proposta de aumento de 22%, mas a categoria não aceitou e movimento continua
Na noite de terça-feira passada, 19, os secretários de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino, e da Administração e dos Recursos Humanos, Álber Nobrega, participaram de uma reunião com membros do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED) no sentido de negociar o encerramento da greve no setor, que se arrasta há mais de 50 dias. Uma nova proposta foi apresentada, mas negada pela categoria dos profissionais em Saúde. A reunião, que poderia trazer novidades para o movimento grevista da categoria, não teve êxito e o Governo retroagiu nas negociações.
Pela nova proposta do Governo, os médicos receberiam um reajuste de 22%, divididos entre fevereiro e setembro de 2013 e fevereiro de 2014. A criação da Gratificação de Atividade Médica teria um impacto anual superior a R$ 27 milhões. Apenas em 2011, a categoria dos médicos do Estado foi contemplada com um aumento de 31% e, em relação a maio de 2011, os profissionais já obtiveram um ganho de 11%.
Além da proposta, o Governo adotará a tabela remuneratória da Lei Complementar 323/10, a qual vai incorporar a gratificação de alta complexidade para 427 médicos, com implantação gradual entre julho e dezembro do corrente ano. A ação se refletirá no pagamento de R$ 16.794.887,92 por ano.
Atualmente, os médicos representam 14% do corpo funcional da área da Saúde do RN e os servidores 86%. Os 2.196 médicos que atuam no serviço público representam 36% do desembolso com a folha do Estado com Saúde, contemplando um percentual maior do que o crescimento da folha (31%). Por outro lado, os 13.317 servidores perfazem 64%. 
Continuar lendo Clique Aqui

Polícia Civil combate guerra entre famílias em Frutuoso Gomes

O delegado Odilon Teodósio, da Divisão de Polícia do Oeste, acredita que chegou aos autores da execução do chefe da guarda municipal de Frutuoso Gomes, Orlando Rafael de Sousa.

Orlando foi executado por dois homens numa moto na manhã do dia 8 de janeiro. Segundo Odilon Teodósio, Orlando foi morto porque era um colaborador da polícia.

Depois aconteceram outras 4 execuções em decorrência deste crime. Segundo o delegado Odilon Teodósio, a morte do Orlando deu início uma guerra entre famílias.

Depois que Orlando foi executado, o cidadão conhecido por Naldinho de Chico Bento fugiu para São Paulo, onde terminou sendo executado. Outros três homicídios na mesma linha de vingança.

Outro envolvido no crime, conforme apurou Odilon Teodósio é o Josenildo Nascimento de Oliveira, conhecido por "Chapolim” ou “Veinho", de 21 anos.

Veinho (foto) morava em Alto Santo e tem relação próxima com a família das pessoas (nome ainda não revelado pela Polícia) que executaram o chefe da guarda municipal no dia 8 de janeiro.

Na manhã de hoje, o delegado Odilon Teosódio cumpriu mandados de busca e apreensão em dois endereços e apreendeu um revólver calibre 38, possivelmente usado na morte de Orlando.


“Vamos continuar trabalhando e a nossa meta é prender todos os envolvidos nas mortes das duas famílias. Vamos combater este quadro de impunidade”, destaca o delegado Odilon Teodósio.


Janduis – O quadro de guerra entre família também existe em Janduis, já tendo acontecido várias mortes. “Realmente é uma situação que requer uma ação investigativa que resulte na prisão e na condenação dos culpados, mas como estas cidades ainda não tem equipes da Polícia Civil, os assassinos terminam impunes e as famílias partem para a vingança”, explica.

Fonte:Jornal de Fato

Homem morre ao tentar percorrer a nado o percurso de Grossos a Areia Branca


Ontem à tarde, o senhor Elias Oliveira Alves, 52, morreu afogado ao tentar percorrer a nado o percurso entre Grossos e Areia Branca. O corpo foi encontrado boiando próximo ao Cais do Porto, no lado de Areia Branca.

Segundo informações, por volta das 13h trabalhadores avistaram a vítima se debatendo no meio da travessia e saíram para socorrê-lo, mas quando o trouxeram para próximo da prancha de embarque da balsa ele já estava morto.

Populares contaram que "Irmão Elias", como também era chamada a vítima, que residia na rua Floriano Peixoto, Areia Branca, teria ido de bote, junto com um filho, à comunidade de Barra, que fica no outro lado, onde iriam pegar uma linhas de madeira, que haviam comprado. Chegando lá, carregaram o bote com a madeira e o filho voltou para descarregar as linhas e em seguida retornaria para pegar o pai, que não esperou a embarcação e resolveu voltar a nado, morrendo no caminho.
Peritos do Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) removeram o corpo para necropsia.

Fonte:o mossoroense