segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Revista Istoé acusa Henrique Alves de fazer campanha com dinheiro público.

A revista Istoé de circulação nacional publicou uma nota na edição número 2342 intitulada "Campanha com dinheiro público". A nota acusa o candidato ao Governo do Estado, Henrique Alves (PMDB), de usar o dinheiro público na campanha no Rio Grande do Norte.

O fato narrado pela revista é o pedido de ressarcimento de uma nota de combustível no valor de R$ 7 mil referente a mais de 500 litros de gasolina comum e 900 litros de óleo, combustível usado no abastecimento dos carros da equipe do parlamentar.

Henrique solicitou a Câmara dos Deputados o reembolso do valor que ele gastou no mês de setembro, em plena campanha política no RN. 

A regra da Câmara admite o reembolso do valor de R$ 4,5 mil, quantia financeira estabelecida como teto para a devolução aos parlamentares.
Fonte:Política Pauferrense

Símbolo da fé,imagem da padroeira já foi quebrada em mais de 200 pedaços

Nem todo mundo sabe, mas a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a que foi encontradada por pescadores no rio Paraíba e é considerada símbolo da fé católica no país, já sofreu um atentado que a quebrou em mais de 200 pedaços. 'Salva' após restaurações, atualmente ela é protegida por um nicho e atrai mais de 10 milhões de devotos por ano ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.

O atentado à imagem da Padroeira do Brasil aconteceu em 16 de maio de 1978 na Basílica Velha em Aparecida. Enquanto a missa das 20h era celebrada, os fiéis não poderiam imaginar que estavam prestes a vivenciar uma “tragédia religiosa”.

Durante a missa, um jovem visivelmente transtornado, avançou em direção à Santa no altar. Saltou a uma altura de dois metros até o cofre de ouro com frente de vidro onde estava a imagem. Na terceira tentativa, a força do “possesso” deixou os vidros em estilhaços e Nossa Senhora foi tirada do altar.

O homem correu até a rua e apesar de ser alcançado por um guarda, consegui lançar Nossa Senhora ao chão. A imagem quebrou em centenas de pedaços. O suspeito foi detido e tratado como doente mental. Já a imagem da Santa, naquela altura, tinha seu futuro incerto. 

A história está registrada em diários de padres e memórias de católicos da cidade. Agora, também volta à tona pelas mãos do jornalista Rodrigo Alvarez, correspondente da TV Globo em Jerusalém e autor do livro “Aparecida: a biografia da santa que perdeu a cabeça, ficou negra, foi roubada, cobiçada pelos políticos e conquistou o Brasil”, em que são relatados casos curiosos ligados a Padroeira.

Neste episódio em que a imagem é quebrada, ele conta que foi necessário reconstruí-la. "Nem dá para chamar de restauração, foi uma reconstrução. Nossa Senhora teve que ser refeita. Ela não tinha pequenos defeitos, problemas de pintura ou um nariz quebrado. Ela não existia mais”, afirma Rodrigo Alvarez.


Fonte:G1

Trombose mata 1 milhão por ano; profissionais de saúde estão despreparados

Em todo o mundo, milhões de vidas são perdidas e bilhões de dólares gastos para tratar e cuidar de pessoas acometidas pela trombose. E ainda é expressiva a desinformação sobre o problema, inclusive entre profissionais de saúde. Hoje, pela primeira vez, a Sociedade Internacional de Hemostasia e Trombose lança luz sobre o assunto, anunciando o Dia Mundial da Trombose, cuja programação inclui ações informativas e educativas em vários países. O foco maior é na conscientização em torno da trombose venosa profunda (TVP), que acomete as veias dos membros inferiores e causa embolia pulmonar, potencialmente fatal se não diagnosticada a tempo.
A incidência da TVP é de um caso para mil pessoas, e a frequência de embolia pulmonar de 60 a 70 casos por 100 mil habitantes. “De acordo com estudos científicos, a TVP é responsável pela morte de 1 milhão de pessoas todos os anos, sendo cerca de 300 mil nos Estados Unidos e 544 mil na Europa. Esses dados podem ser ainda maiores nos casos dos pacientes idosos submetidos à cirurgia ortopédica de grande porte, como de quadril e joelho. Nesses casos, a trombose chega a atingir de 40% a 60% dos pacientes, ou seja, metade pode desenvolver TVP e 1% pode ter embolia pulmonar”, detalha Francesco Evangelista Botelho, presidente da regional mineira da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Fonte:O Xerife

SÍTIO NOVO/RN: CABRA NASCE COM APARÊNCIA HUMANA

Em Sítio Novo, um nascimento de um animal chamou a atenção da população da cidade, é que, uma cabra pariu um filhote com aparência humana, o animal tinha apenas um olho e a cabeça arredondada parece a de uma pessoa. especialistas foram para a cidade de Sítio Novo para verificar o fato, o animal nasceu morto e o mesmo foi doado para a UNP para ser estudado, pode ter havido uma má formação genética no animal para ter havido essa mutação, vamos acompanhar esse caso.

Fonte:TN 

Assembleia Legislativa garante votação de reajuste salarial dos professores da Uern

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), deputado Ricardo Motta, se comprometeu a incluir o projeto de Lei do Executivo concedendo reajuste salarial de 57,53% aos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na pauta de prioridades da Casa.
A confirmação foi dada ao reitor Pedro Fernandes, vice-reitor Aldo Gondim, no exercício da Reitoria; e aos representantes dos Sindicatos do Docentes e Técnicos Administrativos, em audiência nessa sexta-feira, 10, em Natal.
Ricardo Motta disse que logo que o projeto seja encaminhado pelo Governo do Estado, ele convocará uma reunião com os líderes de bancada para assegurar a provação do projeto que escalona o reajuste de salários da UERN em quatro parcelas de 12,035, a partir de maio de 2015 até maio de 2018.
“A UERN tem toda nossa atenção. A Casa está aberta a essa instituição”, afirmou o deputado Ricardo Motta, ouvindo do reitor Pedro Fernandes agradecimentos. “O Parlamento se soma ao diálogo que foi estabelecido entre a administração da UERN, segmentos acadêmicos e governo do Estado”, destacou Pedro Fernandes.
Participaram da audiência o professor Geraldo Carneiro, da ADUERN; Elineudo....., vice-presidente do SINTUAUERN e Aloísio Veras, diretor do Sindicato dos Técnicos Administrativos.
O presidente da AL também se comprometeu a mobilizar os deputados para apresentação de emendas ao Orçamento Geral do Estado (OGE). Nesta sexta-feira os deputados Getúlio Rego e José Dias, presidente da comissão de orçamento também asseguraram emendas para a UERN em 2015.
Encaminhamento – Logo que terminou a audiência, o reitor Pedro Fernandes e o vice, Aldo Gondim, foram recebidos em audiência pela governadora Rosalba Ciarlini que assegurou encaminhar o projeto ao Legislativo tão logo seja permitido pela legislação eleitoral.
Pela primeira vez a proposta do governo do estado foi acatada sem qualquer alteração pelos servidores que também negociaram, sem greve “Esse foi um processo de diálogo , transparência e responsabilidade de todas as partes envolvidas”, elogiou o reitor Pedro Fernandes. A governadora Rosalba Ciarlini também destacou o diálogo que resultou em amplo entendimento entre Governo, reitoria, professores e técnicos administrativos da UERN. A governadora também assegurou que uma das duas emendas coletivas do governo ao Orçamento Geral da União (OGU/2015) será para a UERN, a exemplo do que ocorreu este ano.
O orçamento de 2015 da UERN já contempla a primeira parcela do acordo salarial
Fonte:De Fato

Chegada de locomotiva histórica é recepcionada com fogos

A chegada da Catita nº 3 ao Rio Grande do Norte, no início da tarde deste sábado (11), foi saudada por uma queima de fogos discreta e um público não muito grande, mas bastante interessado em sua história. 

Uma dos primeiras locomotivas a vapor a cruzar o solo potiguar e a única que sobrou para contar a história das estradas de ferro que rasgaram o Estado na virada do século 19 para o 20, a Catita nº 3 estava encostada há 39 anos no Museu do Trem em Recife, sem receber os devidos cuidados, e retornou ao RN após uma luta encampada há 11 anos pelo Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC).

Para recepcionar a locomotiva, o presidente do IAPHACC, Ricardo da Silva Tersuliano, convidou o Clube de Carros Antigos de Natal, o Jipe Clube do RN, representantes da Federação dos Motociclistas do RN e ferroviários, que se concentram a partir das 13h na frente da Igreja Católica de Parnamirim, na Avenida Castor Vieira Regis, e seguiam em carreata, saindo às 15h, pelas principais vias de Natal até as Rocas.
 
Na verdade, segundo Tersuliano, a locomotiva chegou em Natal ainda ontem (10) a noite e ficou guardada na garagem do Grupo Duarte, que além de ceder gratuitamente a carreta para o transporte, também fez a higienização da Catita nº 3. "O empresário Alexandre Duarte foi muito sensível a essa causa", registrou o presidente do IAPHACC.

Para o presidente do Clube dos Carros Antigos, Eriberto Gomes, o retono da locomotiva é tão importante que ele e parte dos membros do clube deixaram de participar do Encontro Norte-Nordeste de Carros Antigos, em Gravatá, para receber a Catita nº 3. "Esse é um acontecimento importantíssimo para Natal, cidade carente de história e de museus".      

A devolução da Catita nº 3 foi determinada pelo juiz federal Janílson Bezerra de Siqueira no último dia 11 de setembro. A locomotiva será restaurada para figurar como atração principal do Museu Ferroviário, nas Rocas, cuja inauguração está prevista para maio de 2015.

O nome do museu, Manoel Tomé de Souza, é uma homenagem ao mecânico que salvou a pequena locomotiva de virar sucata no final da década de 1950, quando a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) resolveu substituir todas as locomotivas a vapor por máquinas a diesel.

Fabricada na Inglaterra em 1902, a Catita nº 3 chegou ao RN em 1906. Em 1916 fez a travessia inaugural na antiga ponte de ferro sobre o rio Potengi, puxando a velocidade média de 15km/h a composição que conduzia figuras importantes do cenário local, como o então governador Joaquim Ferreira Chaves, Januário Cicco, Henrique Castriciano e Juvenal Lamartine. Ainda participou da inauguração da ponte de Igapó, em 1970, antes de se aposentar definitivamente em 1975, quando seguiu para 
Pernambuco. 

“A central regional da RFFSA era no Recife, e quando viram a Catita funcionando ficaram loucos com aquela preciosidade e mandaram buscar”, disse Ricardo da Silva Tersuliano, presidente do IAPHACC. 

A locomotiva ficará sob a guarda da entidade civil em parceria com o IFRN-Cidade Alta, que está à frente da reforma da antiga oficina de trens nas Rocas, a rotunda, que irá abrigar o Museu Ferroviário.

Fonte:Tribuna do Norte