sábado, 23 de março de 2013

Secretaria de Segurança do RN cria força tarefa para investigar execuções



A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) criou uma força-tarefa de investigação aos crimes de homicídios com autoria desconhecida e indícios de execução. Os "elevados índice de ocorrências policiais envolvendo os crimes de homicídios na região metropolitana de Natal", segundo a portaria que cria a força-tarefa, foram levados em consideração.
A portaria número 069/2013 está publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário oficial do Estado (DOE). Essa é a primeira medida de segurança pública adotada depois que o Rio Grande do Norte passou a integrar o Programa Brasil Mais Seguro, do Ministério da Justiça.
Segundo o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, a força-tarefa é o primeiro passo para a implantação da Divisão Especializada em Investigações aos Crimes de Homicídios no estado.
“É uma preparação. A criação da Divisão vai levar uns 90 dias. Então não podemos ficar parados até lá”, disse ele, frisando a necessidade de o estado combater os chamados esquadrões da morte. “Principalmente os grupos de extermínio e os assassinatos com características de execução”, pontuou.
Segundo Aldair, cinco delegados irão compor essa força-tarefa. Segundo Aldair, além da Polícia Civil, fazem parte da força-tarefa o Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope), o Centro de Inteligência da Sesed e o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep). A coordenação do grupo será da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor).
O secretário frisa que a força-tarefa será extinta quando for implantada a Divisão Especializada em Investigação aos Crimes de Homicídios.

Fonte: G1-RN

Mensagem:

Pegadas na Areia

Uma noite eu tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor
e através do Céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados
dois pares de pegadas na areia;
Um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou
Diante de nós, olhei para trás, para as pegadas
Na areia e notei que muitas vezes, no caminho da
Minha vida havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também, que isso aconteceu nos momentos
Mais difíceis e angustiosos do meu viver.
Isso entristeceu-me deveras, e perguntei
Então ao Senhor.
"- Senhor, Tu me disseste que, uma vez
que eu resolvi Te seguir, Tu andarias sempre
comigo, todo o caminho mas, notei que
durante as maiores atribulações do meu viver
havia na areia dos caminhos da vida,
apenas um par de pegadas. Não compreendo
porque nas horas que mais necessitava de Ti,
Tu me deixastes."
O Senhor me respondeu:
"- Meu precioso filho. Eu te amo e
jamais te deixaria nas horas da tua prova
e do teu sofrimento.
Quando vistes na areia, apenas um par
de pegadas, foi exactamente aí que EU,
nos braços...Te carreguei."

Língua inglesa pode sair do currículo escolar em 2015


A língua inglesa pode ser retirada do currículo escolar brasileiro a partir de 2015, se a Câmara dos deputados aprovar um projeto de lei que considera o ensino da disciplina irrelevante. O projeto inicial do deputado federal Francisco Praciano (PT-AM) foi aprovado no último dia 15 de março.
Em seu relatório, Praciano destacou que é notável o fracasso do processo de aprendizagem da língua estrangeira no ensino médio e criticou a forma como a disciplina vem sendo lecionada em sala de aula. Para esclarecer e debater sua afirmação, a comissão parlamentar solicitou uma audiência pública.
“Na verdade, o inglês é hoje um mero acréscimo, principalmente nas escolas da rede pública, em que tem carga horária reduzida, deficiência quanto à formação de professores, ausência de um ambiente propício para o aprendizado da língua, por conta, principalmente, da superlotação das salas de aula”, criticou o parlamentar.
Fonte:O xerife

CBF divulga a tabela completa do Campeonato Brasileiro 2013


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (22) a tabela do Brasileiro 2013. Clássicos serão disputados na primeira rodada, marcada para os dias 25 e 26 de maio, entre eles, Santos X Flamengo e Corinthians X Botafogo.
O Fluminense, atual campeão, estreará contra o Atlético Paranaense, que está voltando da Série B.
A CBF decidiu inchar as rodadas com clássicos regionais, preferindo distribuir ao longo da competição. Outra decisão é que a última rodada do campeonato não será feita por clássicos, como vinha ocorrendo nos últimos dois anos.
Veja os jogos da primeira rodada:
Vasco X Portuguesa
Fluminense X Atlético Paranaense
Corinthians X Botafogo
Vitória X Internacional
Grêmio X Náutico
Ponta Preta X São Paulo
Cruzeiro X Goiás
Criciúma X Bahia
Coritiba X Atlético Mineiro
Santos X Flamengo
Veja a tabela completa clicando aqui.
Fonte:De fato

Ausências de Garibaldi, Walter, Betinho e deputados expõem fragilidade de aliança


Maior liderança política do Rio Grande do Norte, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), e o seu filho, o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves, ignoraram a solenidade de posse dos novos secretários de Agricultura, Saúde e Recursos Hídricos do governo do Estado. Garibaldi e Walter faltaram à festa da posse, ontem, na Escola de Governo, cada qual com uma “desculpa” diferente.
Garibaldi agendou sua chegada ao Estado apenas para a madrugada de hoje. Já o deputado Walter Alves não foi por, segundo ele, estar representado pelo presidente da Assembleia, Ricardo Motta. Hoje de manhã, Walter brincou com o fato, ao ser abordado pela reportagem de O Jornal de Hoje. “Não fui porque eu sou do baixo clero”, disse ao repórter Ciro Marques hoje em solenidade do PMDB na Câmara Municipal.
O fato é que este é o segundo encontro da base governista que Walter deixa de ir. E o primeiro que Garibaldi evita participar. Ontem, em seu pronunciamento, o presidente do PMDB potiguar, Henrique Alves, pregou a união e disse, em dado momento, que falava em nome dele e de Garibaldi. Em conversas reservadas, é o próprio ministro que diz que não comporta mais o PMDB ficar dividido no RN, como ocorreu nas eleições de 2010.
Na verdade, Garibaldi e Walter abriram mão de participar das novas indicações ao governo. A única indicação garibaldista na gestão Rosalba, atualmente, é a do secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), Luiz Eduardo Carneiro Costa. A dupla havia endossado a nomeação do antigo secretário de Turismo, Ramzi Elali. Mas, após Ramzi pedir para sair após o episódio da sua exclusão de uma viagem internacional, o PMDB não indicou o seu substituto, com o espaço vindo a ser ocupado pelo PR, que indicou o atual secretário, Renato Fernandes.
Em entrevista recente, Luiz Eduardo disse que Garibaldi não fazia questão de cargos no governo Rosalba Ciarlini. Na reunião do sábado passado, foi a vez de Walter Alves deixar de ir ao encontro do conselho político. Além da distância entre o chamado PMDB do G do governo Rosalba, outro destaque foi a ausência do deputado federal Betinho Rosado, ontem, na posse dos novos secretários.
Betinho perdeu as indicações que tinha na Secretaria de Agricultura e perderá, provavelmente, a indicação da Emater, órgão que administra o Programa do Leite, de R$ 72 milhões por ano. Irmão de Carlos Augusto Rosado, o deputado do DEM vem sendo cotado para ser indicado pelo governo para o Tribunal de Contas do Estado, como espécie de premio de consolação, na vaga que está aberta e que cabe à governadora indicar. Contudo, é o parlamentar que não tem demonstrado interesse em assumir.
Além das falhas na base, outro destaque do evento de ontem se deveu à baixa presença de deputados estaduais, o que confirma a insatisfação da base política do governo com a condução política da governadora Rosalba Ciarlini. Apenas o presidente da Assembleia, Ricardo Motta, o líder do governo, Getúlio Rego (DEM), e os deputados Raimundo Fernandes (PMN), Hermano Morais (PMDB), George Soares (PR), Gilson Moura (PV) e Antonio Jácome (PMN) compareceram.
Fonte:Jornal de Hoje

Petrobras diz que mantém interesse em investir no RN

Acusada pelo Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte de reduzir os investimentos em exploração e provocar a demissão de milhares de terceirizados no estado, a Petrobras afirmou ontem, através de nota encaminhada à TRIBUNA DO NORTE, que "possui interesse em se manter na região e por esse motivo continua investindo em projetos de desenvolvimento de produção e atividades de exploração de petróleo na Bacia Potiguar". 
A companhia, que não divulgou o valor a ser investido este ano no RN, afirmou que os investimentos realizados nos últimos anos estão voltados para a instalação de projetos de recuperação da produção e também para a perfuração de novos poços - o que poderá reaquecer a atividade petrolífera, em baixa no estado.


A desaceleração da produção de petróleo no RN é apontada por representantes dos setores de comércio e serviços como responsável por uma onda de demissões em Mossoró. Só o Sindicato dos Petroleiros do RN homologou 1.130 demissões de terceirizados da Petrobras no último ano. O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e o dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários também homologaram demissões.


A economia já sente os efeitos dessa desaceleração. Os hotéis em Mossoró, cuja clientela é formada principalmente por pessoas que trabalham na indústria do petróleo, registram queda na taxa de ocupação de até 55% em dois anos, segundo o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Mossoró. "Restaurantes, supermercados e farmácias devem ser os próximos a sentir os efeitos", afirma Alexandrino Lima, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró.


O problema, segundo uma fonte ligada à Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, teria se agravado com a saída da Skanska de Mossoró. A multinacional que atua na indústria do petróleo, gás, mineração, energia e infraestrutura e está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela, teria desistido de prestar serviço à estatal, rescindido o contrato e demitido parte dos petroleiros terceirizados. Procurada pela reportagem, a empresa afirmou que "como empresa contratada, mantém cláusula de sigilo que impede a divulgação de informações de contratos junto à Petrobras".


O baque sofrido pela economia de Mossoró e que foi tema de pronunciamento na Câmara de Deputados em Brasília, na semana passada, mobilizou também várias entidades no estado.


O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Município solicitou uma audiência com a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina. Fernando Mineiro, deputado estadual membro de comissão de Energia da Assembleia Legislativa, se reuniu ontem com o Sindicato dos Petroleiros do RN e a Redepetro, que reúne empresas que atuam na cadeia de petróleo, para discutir o problema. "Esse não é um problema só de Mossoró. É um problema do Rio Grande do Norte", afirmou Mineiro. A demissão dos terceirizados também foi discutida na reunião de diretoria da Federação das Indústrias do RN (Fiern).

Apetite por novos blocos é mantido em sigilo

A Petrobras não respondeu se participará da 11ª licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás do país - espécie de leilão de 'campos petrolíferos' - agendada para maio pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A informação, segundo a assessoria de comunicação da estatal, é considerada estratégica. 

A companhia, no entanto, afirmou em entrevista concedida à TRIBUNA DO NORTE em fevereiro de 2012, que aposta na aquisição de novas áreas para alavancar a produção petrolífera no Rio Grande do Norte e que perfurará o primeiro poço de petróleo em águas profundas no Estado ainda neste semestre. Outros dois serão perfurados em 2014.

Para Doryan Filgueira, presidente da Rede Petro, o quadro de demissões dos petroleiros terceirizados pode ser revertido com a descoberta e exploração de novas reservas no estado. O Rio Grande do Norte, que está entre os maiores produtores de petróleo em terra do país, é o quarto com maior oferta de áreas (em quilômetros quadrados) no leilão da ANP.

Sandra Cavalcanti, gerente da Unidade de Economia e Estatística da Fiern, acredita que a produção voltará a subir e diz que o problema envolvendo os terceirizados não é tão ruim quanto se imagina. "Apesar das demissões homologadas pelos sindicatos, a cadeia de petróleo fechou o ano de 2012 contratando mais do demitindo". A atividade, reconhece Sandra, fechou o primeiro bimestre de 2013 com um saldo de empregos negativos, "mas o quadro não é tão grave quanto dizem", afirma.

"A indústria de petróleo é muito dinâmica e a mobilidade de postos de trabalho entre unidades operacionais é um fato normal e atende as necessidades dos projetos em desenvolvimento na companhia. Em 2009, a Petrobras no Rio Grande do Norte, contava com 2.543 empregados e atualmente são 2.826", comparou a companhia, que não registrou baixa no quadro de concursados.

A deputada federal Sandra Rosado, natural de Mossoró, quer mais respostas, e já solicitou uma audiência - ainda sem data definida - com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para tentar reverter a situação.
Fonte:Tribuna do Norte

Papas Francisco e Bento XVI rezam juntos em Castelgandolfo


Pela primeira vez, um papa emérito e outro em plenos poderes se reuniram para um almoço. O papa Francisco foi hoje (23) a Castelgandolfo, onde o papa emérito Bento XVI mora desde que renunciou em 28 de fevereiro.
Os dois se cumprimentaram e fizeram uma oração ajoelhados lado a lado. Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, antes de se ajoelhar, o papa Francisco disse a Bento XVI: “Somos irmãos”.
Em seguida, os dois papas mantiveram um encontro privado. No início da reunião, o Papa Francisco ofereceu uma imagem de Nossa Senhora da Humildade ao papa emérito, explicando que o presente era uma forma de agradecer os gestos de humildade de Bento XVI durante o seu pontificado.
Desde que assumiu o comando da Igreja Católica, o papa Francisco tem manifestado admiração pelo trabalho do papa emérito, chamando-o de “meu predecessor, o querido e venerado Papa Bento XVI”.
Na sua primeira aparição na varanda central da Basílica de São Pedro, o pontífice pediu aos fiéis: “Rezemos pelo nosso bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e a Virgem Maria o proteja”.
* Com informações da Rádio Vaticano
Fonte:Agência Brasil